Problema com vizinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

clourinho
Membro
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm

quarta mai 06, 2015 9:53 am

Aletheia Escreveu:
clourinho Escreveu:
sarinhasc Escreveu:Por aqui há uma vizinha muito chatinha e parva também.
Quando trouxe a Lana informei-me, se houver queixa, a GNR ou PSP podem notifica-la para resolver o problema do barulho ou enviam um comunicado para a câmara e esta pode aplicar-lhe uma coima ou não. Tente perceber se o seu cão fica mesmo a ladrar, fale com outros vizinhos.
Olá sarinhasc, Obrigada por partilhar a experiência. Pois.. gente parva há por todo o lado. Esta é o mesmo, chegou a implicar por causa dos meus filhos, que segundo ela eram hiperativos, por causa das parvoíces e queixa deixei mesmo de lhe falar já há uns 5 anos. Agora já não implica tanto com os miúdos, excepto quando o meu filho de 7 anos lhe atira uma bola para o quintal, mas mesmo aí não é comigo que fala... faz queixa na vizinhança... Calculo que a GNR tenha melhores coisas para fazer mas confesso que estou preocupada com as chatices que me possa vir a arranjar. Raramente saímos á noite, foi uma situação pontual porque o meu filhote queria ver Anselmo Ralph.. vamos ver quanto vai custar a brincadeira.
Desculpe, mas o que coloquei a bold, mostra falta de respeito para com a vizinhança. Olhe, que ouvir ladrar um cão de 40 kg, durante umas horas é obra e à noite ainda pior. Você quis ir ao concerto e obrigou a vizinhança a ouvir o concerto do seu cão. Já existe um ambiente de má vizinhança, por isso não se admire se esses vizinhos levam a lei à letra. O confronto com os vizinhos é de evitar.

Olá Aletheia, Bom dia,

Não tem nada que se desculpar. Eu até estou de acordo consigo, foi de facto uma falta de respeito e eu quero mesmo evitar o confronto com ela, alias é o que tenho feito ao longo destes anos. O que eu acho engraçado é ela só implicar com o meu quando existem outros nos quintais ao lado que fazem o mesmo. Ainda ontem á noite eram umas 23:30 e a cadela do lado, que também tem uns 40 kgs andava a brincar com um garrafão da água de 5 L e a embater com ele nas paredes do quintal. Ora isto também é ruído, alguém se queixou? claro que não... o meu se ladra quando está sozinho porque ouve um carro na rua está a ir contra a lei e a Sra. quer apresentar queixa porque tal como ela referiu está "comigo e com o cão pelos cabelos".
Ela que faça queixa ´de mim e do cão, que cá estou eu para arcar com as consequências. Não posso fazer mais nada em relação a isso.

Peço agora ajuda a quem tenha conhecimentos neste sentido, como posso ensiná-lo a não ladrar na nossa ausência? Normalmente quando estamos em casa e ele ouve um carro na rua e começa a ladrar, eu vou até ele e digo "Shiu", se ele não pára dou-lhe um toque na zona do ombro e volto a repetir o "shiu", isto não tem dado muito resultado, mesmo porque quando ele está sozinho não há ninguem para fazer "shiu". Alguém me pode ajudar a ensiná-lo a não ladrar quando ouve barulhos na rua, existe algum tipo de treino que possamos fazer e que resulte na nossa ausência?
A coleira posso estar enganada mas parece-me cruel...

Hoje liguei o computador com uma webcam para graver o que se passa em casa durante a minha ausência. Saímos de casa ás 8:20, e ele como sempre assim que nos ouviu subir para o carro começou logo a ladrar. Ás 8:40 voltei á porta de casa para ver se o ouvia ladrar e a verdade é que não se ouvia nada, ou estava a dormir ou então estava por conta da webcam :lol: .

O meu obrigada a todos os que têm vindo falar da sua experiência e dar sugestões.
AngusOg91
Membro
Registado: sábado jul 19, 2014 7:15 pm

quarta mai 06, 2015 11:45 am

Aletheia e clourinho, expliquei-me mal, não me apetecia escrever muito, desculpem-me. Como é óbvio correu mal e acabei a escrever ainda mais: o barato sai caro.

Face ao ruído produzido pelos vizinhos, uma pessoa apresenta uma queixa e a polícia desloca-se ao local, altura em que pode (ou não) fixar um prazo para a pessoa fazer cessar o ruído, mas nunca aplicar imediatamente uma coima por produção de ruído. A coima só é aplicada de pois de ser incumprida a ordem de cessação de ruído dentro do prazo imposto pela polícia.

O que normalmente acontece é que, por causa da última parte do art. 3º/r, que exige que o ruído, "pela sua duração, repetição ou intensidade, seja susceptível de afectar a saúde pública ou a tranquilidade da vizinhança, se o ruído não está sequer perto dos limites de ruído a polícia não ordena a cessação, a não ser que haja várias queixas, ou que estas sejam a horas mais sensíveis do dia, daí que tenha dito que os cães podem fazer ruído durante o dia, desde que dentro dos limites de ruído. Ou seja, não é em qualquer caso que a polícia ordena a cessação do ruído. Devia ter escrito "podem".

clourinho sobre o treino pode ler alguns artigos que a podem ajudar:
http://pets.thenest.com/dog-stop-barkin ... -4620.html
https://www.petfinder.com/dogs/dog-prob ... eft-alone/
http://www.cesarsway.com/dog-behavior/a ... on-Anxiety

e um vídeo: https://youtu.be/s0A9SpCdRZg?t=5m54s
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mai 06, 2015 12:53 pm

LFGomes Escreveu:
srYuki Escreveu:
clourinho Escreveu: Agradeço a sugestão da coleira... essa por acaso já tinha aparecido durante a pesquisa que fiz na internet, como não tenho experiência, não sei o que pensar acerca do produto :| .
Pode pensar bem.
Assisti à reeducação de um cão que ladrava... porque sim!! E a situação gerou um grande stress na dona. E no cão, obviamente. Porque quanto mais ladra mais stressado fica e mais ansiedade gera com a ausência da dona.

Em boas coleiras pode regular a potência do equipamento. Enquanto ele ladrar é porque aguenta um pouquinho mais. Não compre uma coleira baratucha, porque pode não ter potência/duração de bateria suficiente, sendo um cão maior.

E é muito rápido a ajustar o cão.
Em questão de dias tem o problema resolvido. Adiante pode deixar a coleira colocada mas desligada, até que poderá tirar. Ou não. No caso que conheço o cão ainda fica muitos dias com coleira.

A coleira que está a sugerir emite choques ou vibrações?
Eu penso que é choque. A que imite vibrações causa desconforto? Mas eu experimentei em mim. É semelhante àqueles aparelhos que nós humanos compramos, com o propósito de perder gordura por estimulo eléctrico. Na verdade, experimentei uma destas últimas no máximo, muito difíceis de aguentar, de longe, mto mais do que a do cão.

Como sabe, eu não sou purista. Uso reforço positivo (ou não!) conforme o cão que se apresenta. Eu sei que prefere as coisas de outra forma.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta mai 06, 2015 1:37 pm

srYuki,

Ainda bem que referiu as minhas preferências porque aproveito para esclarecer o seguinte: o adestramento positivo baseia-se nos 4 quadrantes do condicionamento operante que para quem não sabe, um deles é o castigo positivo. Aquilo que eu defendo (e quem trabalha desta forma) é que não se utiliza o castigo positivo (C+) caso as outras opções possam ser aplicadas (R+, R- e C-).

Mas utiliza-se.
Há quem pense que profissionais que se baseiam neste método só sabem atirar biscoitos aos cães, para essas pessoas, aconselho a lerem e informarem-se para não dizerem asneiras.

Dito isto, vamos ao que interessa:

Se a coleira é de vibrações, causa algum impacto de início, mas depressa o cão habitua-se à vibração e volta a ter o mesmo comportamento. Para além de que não estamos a educar, estamos a inibir um comportamento.

Se estivermos a falar de uma coleira de choques, nunca devemos (como sugeriu) ir aumentando a frequência. Se recorremos ao castigo positivo, então que seja eficaz para que o cão não tenha que ser castigado com frequência, ou seja, se é para dar choque, é para dar logo um choque à séria.

Mas, havendo outras opções, desaconselho totalmente até porque não sabemos o motivo pelo qual o cão ladra.
É ansiedade por separação? É por proteger o território?

Se for esta ultima opção por exemplo, o cão ladra aos carros, sempre que o carro se afasta reforçou o comportamento do cão. Na cabeça dele, o carro afastou-se porque ele ladrou.

Uma dica para ajudar com que o cão fique em silêncio, é insinar o comando ladrar\fala.

O que a forista faz, do “shiu” sempre que ele ladra, é errado e reforça também este comportamento, pois o cão recebe atenção.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
clourinho
Membro

quarta mai 06, 2015 2:29 pm

LFGomes Escreveu:srYuki,

Ainda bem que referiu as minhas preferências porque aproveito para esclarecer o seguinte: o adestramento positivo baseia-se nos 4 quadrantes do condicionamento operante que para quem não sabe, um deles é o castigo positivo. Aquilo que eu defendo (e quem trabalha desta forma) é que não se utiliza o castigo positivo (C+) caso as outras opções possam ser aplicadas (R+, R- e C-).

Mas utiliza-se.
Há quem pense que profissionais que se baseiam neste método só sabem atirar biscoitos aos cães, para essas pessoas, aconselho a lerem e informarem-se para não dizerem asneiras.

Dito isto, vamos ao que interessa:

Se a coleira é de vibrações, causa algum impacto de início, mas depressa o cão habitua-se à vibração e volta a ter o mesmo comportamento. Para além de que não estamos a educar, estamos a inibir um comportamento.

Se estivermos a falar de uma coleira de choques, nunca devemos (como sugeriu) ir aumentando a frequência. Se recorremos ao castigo positivo, então que seja eficaz para que o cão não tenha que ser castigado com frequência, ou seja, se é para dar choque, é para dar logo um choque à séria.

Mas, havendo outras opções, desaconselho totalmente até porque não sabemos o motivo pelo qual o cão ladra.
É ansiedade por separação? É por proteger o território?

Se for esta ultima opção por exemplo, o cão ladra aos carros, sempre que o carro se afasta reforçou o comportamento do cão. Na cabeça dele, o carro afastou-se porque ele ladrou.

Uma dica para ajudar com que o cão fique em silêncio, é insinar o comando ladrar\fala.

O que a forista faz, do “shiu” sempre que ele ladra, é errado e reforça também este comportamento, pois o cão recebe atenção.
Boa tarde LFGomes, pois :oops: já calculava que o "shiu" não estava a ser muito bom :roll: . Como já disse anteriormente a minha experiência é zero. Fizemos treino de obediência básica com uma treinadora de évora e resolvemos alguns problamas de "dominância" que existiam com o meu filho mais novo. Quando fizemos estas sessões, há um ano atrás, o Spark nunca ficava a ladrar, alias era raro ouvi-lo ladrar. Este tipo de comportamento começou o ano passado depois das férias. No primeiro dia de regresso ao trabalho ele começou com este comportamento do ladrar quando saíamos. No ínicio começava a ladrar assim que me via calçar os sapatos ou pegar nas chaves antes de sair de casa, depois começámos a fazer essas acções mas em vez de sairmos de casa íamos por exemplo sentar-nos no sofa, e com o passer do tempo ele deixou de ladrar quando nos via mexer nas chaves ou nos sapatos. Ficou foi o comportamento do ladrar assim que ouve as portas do carro :cry: . Acredite, estou desesperada, não quero problemas com ninguém, neste momento só quero perceber o que o leva a ladrar e resolver para evitar problemas futuros. Hoje deixei uma webcam a gravar o que ele faz durante a manhã. Quando saímos ladrou durante uns 10 minutos, depois deitou-se na cama a tentar tirar os biscoitos de dentro do kong. Quando terminou, foi buscar uma garrafa pet que lhe deixei com uns furos e 3 biscoitos lá dentro e andou a tentar tirá-los, esteve a roer um brinquedo, até que se aborreceu e se deitou na cama a dormir, ladrou uma vez ou duas por ouvir uns barulhos na rua que não consegui perceber o que eram, e entre coçadela e esticadela dormiu o resto da manhã. Poderá isto ser ansiedade de separação? O que me aconselha? Agradeço toda a ajuda que me possam dar.
clourinho
Membro

quarta mai 06, 2015 2:38 pm

AngusOg91 Escreveu:Aletheia e clourinho, expliquei-me mal, não me apetecia escrever muito, desculpem-me. Como é óbvio correu mal e acabei a escrever ainda mais: o barato sai caro.

Face ao ruído produzido pelos vizinhos, uma pessoa apresenta uma queixa e a polícia desloca-se ao local, altura em que pode (ou não) fixar um prazo para a pessoa fazer cessar o ruído, mas nunca aplicar imediatamente uma coima por produção de ruído. A coima só é aplicada de pois de ser incumprida a ordem de cessação de ruído dentro do prazo imposto pela polícia.

O que normalmente acontece é que, por causa da última parte do art. 3º/r, que exige que o ruído, "pela sua duração, repetição ou intensidade, seja susceptível de afectar a saúde pública ou a tranquilidade da vizinhança, se o ruído não está sequer perto dos limites de ruído a polícia não ordena a cessação, a não ser que haja várias queixas, ou que estas sejam a horas mais sensíveis do dia, daí que tenha dito que os cães podem fazer ruído durante o dia, desde que dentro dos limites de ruído. Ou seja, não é em qualquer caso que a polícia ordena a cessação do ruído. Devia ter escrito "podem".

Olá Angusog91, boa tarde,

Obrigada pela sua ajuda e por ter perdido tempo a procurar os artigos e o video para me enviar. Já tenho trabalho de casa para logo :wink: . Obrigada.
chico762
Membro
Registado: domingo set 01, 2013 8:26 am

quarta mai 06, 2015 7:32 pm

Coleiras de choque? Experimentem por uma á volta do pescoço e depois digam-me alguma coisa.. acho totalmente errado usarem isso.
"Com Arrogância e prepotência tu até podes ir longe.. Agora com humildade e respeito tu chegas aonde quiseres."
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta mai 06, 2015 7:37 pm

AngusOg91 Escreveu:Aletheia e clourinho, expliquei-me mal, não me apetecia escrever muito, desculpem-me. Como é óbvio correu mal e acabei a escrever ainda mais: o barato sai caro.

Olhe, o que coloquei a bold e sublinhado não foi o que presenciei.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
LFGomes
Membro Veterano

quinta mai 07, 2015 10:57 am

Clourinho,
Já em tempos a ajudei em privado, se bem se recorda.
Tendo em conta o histórico, neste momento não posso avançar com sugestões pois não sei qual é exatamente o problema.
Porque não volta a contratar um profissional na sua área para a ajudar?
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
clourinho
Membro

quinta mai 07, 2015 3:03 pm

LFGomes Escreveu:Clourinho,
Já em tempos a ajudei em privado, se bem se recorda.
Tendo em conta o histórico, neste momento não posso avançar com sugestões pois não sei qual é exatamente o problema.
Porque não volta a contratar um profissional na sua área para a ajudar?
Boa tarde LFGomes, recordo-me perfeitamente (e agradeço-lhe imenso), fizemos tudo como nos disse e resultou até certa parte: já não ladra assim que percebe que vamos sair, ladra unicamente depois de já termos saído. O problema é ele ladrar na nossa ausência. Acha que se continuarmos a insistir no treino mas desta vez em vez de ser com as chaves e os sapatos for com as entradas no carro conseguiremos reduzir este comportamento? Por exemplo: abrir a porta do carro (que é a altura em que ele começa a ladrar) e em vez de entrar fechar a porta e ir embora voltamos a entrar em casa?

Já tinha pensado nisso, o problema é que agora não há ninguem aqui na zona a fazer treino com ela e ser só eu a pagar a deslocação fica muito caro, na altura eramos 3 pessoas a pagar a deslocação pois ela fazia as 3 sessões no mesmo dia (em horário diferente). Mas caso não consiga resolver por mim terei mesmo que optar por isso.

Obrigada
LFGomes
Membro Veterano

sexta mai 08, 2015 1:32 pm

Olá,

Tentar dessensibilizar à saída com o carro mal não fará…experimente.
Agora veja com vai fazer isso, porque se sai para abrir as portas e ele fica em casa e começa a ladrar e vocês depois voltam para trás, reforçam.
Como diz que esse comportamento começou depois de estarem de férias, poderá ser ansiedade por separação, pois provavelmente passaram muito mais tempo com ele.
O ideal antes de terminarem as férias é reduzirem consideravelmente a atenção que lhe dão.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta mai 08, 2015 1:56 pm

LFGomes Escreveu:
Se estivermos a falar de uma coleira de choques, nunca devemos (como sugeriu) ir aumentando a frequência.
Olá!
Não, eu não falei em ir aumentando a frequência.
Penso que se tem que procurar a menor possível, que faz efeito com o cão em causa. No entanto para saber isso, é preciso testar. Não é preciso "meter no máximo" só porque é possível!

Não uso porque tenho uma raça que quando ladra, me envergonha :D mas se ficasse com algum bicho levado da breca, até ao momento, sou 100% a favor.

Efectivamente, a coleira desmotiva o cão de ladrar, seja porque sim, por carros ou ansiedade. Efectivamente, por exemplo no caso de ansiedade ou de um cão pouco exercitado ele irá procurar outra forma de canalizar a frustração. Mas, caso a coleira seja bem colocada e não deslize solta pelo pescoço, funciona na grande maioria.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta mai 08, 2015 1:58 pm

chico762 Escreveu:Coleiras de choque? Experimentem por uma á volta do pescoço e depois digam-me alguma coisa.. acho totalmente errado usarem isso.
Efectivamente. Já experimentei. E o senhor?
chico762
Membro
Registado: domingo set 01, 2013 8:26 am

sexta mai 08, 2015 8:23 pm

srYuki Escreveu:
chico762 Escreveu:Coleiras de choque? Experimentem por uma á volta do pescoço e depois digam-me alguma coisa.. acho totalmente errado usarem isso.
Efectivamente. Já experimentei. E o senhor?
Experimentei, com o nível 1 e já sentia um desconforto, com o nível 8 a dor prolongou-se até o meu peito, experimente o nível mais alto pra ver :roll:
"Com Arrogância e prepotência tu até podes ir longe.. Agora com humildade e respeito tu chegas aonde quiseres."
Responder

Voltar para “Cães”