A minha pesquisa sobre as rações. Qual a melhor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
picolata
Membro
Registado: domingo jun 28, 2015 10:59 pm

sexta out 02, 2015 7:02 pm

ruivt, mostra-me o estudo científico que comprova que o excesso de proteína dá cabo dos rins e etc. Em humanos, o excesso de proteína é mau quando há realmente um excesso grande, como mais de 3g/kg de peso corporal. E é mau por tornar a dieta extremamente acidificante, provocando desequilíbrios no pH e células. Lá por os nutricionistas e os médicos dizerem que dá cabo dos rins não significa que seja verdade. Também dizem que os ovos fazem mal ao colesterol e ao fígado e que o pãozinho é bom e que se deve comer cereais aos montes. E nada disso é verdade!
Além disso, o que o gasto energético tem a ver? Então se já se gastar não faz mal? Isso é incoerente.

Aletheia, claro que não se abastecem no supermercado! Mas caçam regularmente e comem como não houvesse amanhã, pois não sabem quando voltarão a comer. E dizes bem, o alpha como até se satisfazer. E o alpha é o líder, o mais dominante e não tem problemas de rins nem de fígado por comer um monte de carne e gordura. É o que lhes é natural, são carnívoros e têm um organismo carnívoro.
Mas claro, o milho não lhes faz mal. Uma porcaria transgénica, com glúten provavelmente e que o organismo nem consegue processar correctamente.

Attila_portugues, provoca uma sobrecarga em excesso se comerem em excesso. Dizer que o Orijen tem muita proteína, quando só tem mais 8% de proteína que as restantes normais, é falacioso.
Como assim incomparável? Apesar de terem estilos de vida completamente diferentes, a genética é praticamente igual e são ambos carnívoros. Um cão não deveria sequer tocar em carboidratos. Se se conseguem adaptar a eles? Conseguem, minimamente. Mas não lhe é natural, de modo algum.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta out 02, 2015 11:01 pm

picolata Escreveu:
Aletheia, claro que não se abastecem no supermercado! Mas caçam regularmente e comem como não houvesse amanhã, pois não sabem quando voltarão a comer. E dizes bem, o alpha como até se satisfazer. E o alpha é o líder, o mais dominante e não tem problemas de rins nem de fígado por comer um monte de carne e gordura. É o que lhes é natural, são carnívoros e têm um organismo carnívoro.
Mas claro, o milho não lhes faz mal. Uma porcaria transgénica, com glúten provavelmente e que o organismo nem consegue processar correctamente.
Como já lhe disseram o estilo de vida de um lobo em cativeiro nada tem a ver com a sua vida na natureza. Na natureza, os lobos chegam a durar metade do tempo (6 a 10 anos) do que duram em cativeiro, com uma vida muito mais sedentária e alimentação dada pelo homem.
O milho não faz mal, assim como glúten. A partir dos 4 meses de idade começa a introduzir-se o glúten ( através das papas com glúten) na alimentação dos bebés humanos.
Na natureza, os lobos chegam a percorrer dezenas de quilómetros para encontrar uma presa. Para não falar no sprint que têm de fazer para apanhar a presa.
A realidade dos nossos animais domésticos nada tem a ver com isto. São sedentários, alguns dão a sua voltinha higiénica e outros há, que nem isso. Estão sobrealimentados comem todos os dias ( alguns é o único exercício que fazem).
Os nossos cães nada têm a ver com os lobos na natureza.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
picolata
Membro

sábado out 03, 2015 12:21 am

Mas o que o estilo de vida tem a ver com os alimentos que se consome e o que acontece ao organismo quando se consome? Quer dizer, se eu for ao McDonalds todos os dias, comer chocolates, beber refrigerantes e gastar essas calorias através de exercício, não me fazem esses "alimentos"? Só faz mal a quem é sedentário? Boa teoria...

Ai o glúten não faz mal? Pois, aí está um dos problemas da humanidade! Sabe que o glúten é um pró-inflamatório, que constantemente lança citocinas que causam inflamação crónica? Acha que a asma em crianças pequenas vem de onde? E aquelas alergias todas? Já para não falar que o glúten aumenta a permeabilidade dos intestinos, fazendo com que entrem substâncias para a corrente sanguínea que nunca deveriam entram. Sabe a quantidade de casos que reverteram por completo a diabetes, hipertensão, maus valores de colesterol, artrite reumatóide, obesidade, etc, eliminando a panóplia de alimentos com glúten que se consome a toda a hora? Parece-me que não tem noção.
O glúten não existe na Natureza. Foi criado pelo homem ao mudar geneticamente o trigo e as consequências estão à vista. Quando se deu a revolução industrial e se começou a comer cereais em grandes quantidades e se deixou as gorduras de lado, começaram a surgir em larga escala as doenças modernas que conhecemos. É pura estatística, à qual qualquer um pode ter acesso.

Claro que os nossos cães têm a ver com os lobos na natureza... O código genético é correspondente. Pode-se cruzar um lobo com um cão doméstico e resultar um cão-lobo saudável. O organismo é praticamente igual
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sábado out 03, 2015 7:02 am

picolata Escreveu:Mas o que o estilo de vida tem a ver com os alimentos que se consome e o que acontece ao organismo quando se consome? Quer dizer, se eu for ao McDonalds todos os dias, comer chocolates, beber refrigerantes e gastar essas calorias através de exercício, não me fazem esses "alimentos"? Só faz mal a quem é sedentário? Boa teoria...

Ai o glúten não faz mal? Pois, aí está um dos problemas da humanidade! Sabe que o glúten é um pró-inflamatório, que constantemente lança citocinas que causam inflamação crónica? Acha que a asma em crianças pequenas vem de onde? E aquelas alergias todas? Já para não falar que o glúten aumenta a permeabilidade dos intestinos, fazendo com que entrem substâncias para a corrente sanguínea que nunca deveriam entram. Sabe a quantidade de casos que reverteram por completo a diabetes, hipertensão, maus valores de colesterol, artrite reumatóide, obesidade, etc, eliminando a panóplia de alimentos com glúten que se consome a toda a hora? Parece-me que não tem noção.
O glúten não existe na Natureza. Foi criado pelo homem ao mudar geneticamente o trigo e as consequências estão à vista. Quando se deu a revolução industrial e se começou a comer cereais em grandes quantidades e se deixou as gorduras de lado, começaram a surgir em larga escala as doenças modernas que conhecemos. É pura estatística, à qual qualquer um pode ter acesso.

Claro que os nossos cães têm a ver com os lobos na natureza... O código genético é correspondente. Pode-se cruzar um lobo com um cão doméstico e resultar um cão-lobo saudável. O organismo é praticamente igual
Que grande confusão que para aqui vai!
Ao afirmar que o glúten não faz mal, estava a referir-me ao glúten produzido pelo milho, diferente do das proteínas do trigo, sendo considerado, assim como o arroz "sem glúten".
O glúten ( proteinas de gliadina,esta em particular, glutenina, albumina e globulina) presentes no trigo, cevada, centeio e aveia só são prejudiciais a quem tenha doença celíaca ou intolerância aquelas proteínas e inofensivas desde que consumidas com conta peso e medida, como em tudo na vida.

Como sabe o cão só é classificado como pertencente à ordem dos carnívoros filogeneticamente. Metabolicamente é omnivoro.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
picolata
Membro

sábado out 03, 2015 8:25 am

A maioria do milho nem contem gluten, embora comece a aparecer algum. Mesmo o milho sem gluten faz mal. Ja viu o indicek glicemico do milho? Sabe o stress que isso provoca ao pancreas e os resultados oxidativos que dai advem?

Desculpe, mas isso é uma falacia. O gluten faz mal a toda a gente, mesmo com conta e medidia. Ja referi os problemas do mesmo anteriormente e nao se aplicam apenas a celiacos e intolerantes. Aplicam-se a todos sem excepcao. Basta comer gluten num dia para provocar ma absorcao de nutrientes durante uns dias, entre outros problemas. E, a maioria da populacao, come gluten a praticamente todas as refeicoes.

Sim, mas isso so significa que se adaptam a uma pequenissima quantidade de hidratos. Humanos tambem sao omnivoros e nao toleramos a quantidade de hidratos da alimentacao moderna, quanto mais os caes.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado out 03, 2015 9:19 am

Só posso partilhar a minha experiência. Nunca dei rações que não fossem premium e não experimentei muitas marcas. A pior experiência que tive com cães e gatos: Proplan que provocou vómitos, fezes moles e abundantes e caspa. Ainda esperei 3 meses até desistir.
A melhor experiência: Canidae para os cães e Felidae para os gatos. O oposto da Purina, pelo espectacular sem necessidade de suplementos quer nos pastor alemão de pelo comprido, quer nos persa.
Quanto à TOW, belíssimos resultados. A minha mãe começou por experimentar na cadela dela há 7 anos, eu há 5 anos. Maioritariamente usamos a de salmão
Maria João
Uranak
Membro Júnior
Registado: sexta set 22, 2006 1:39 pm

sábado out 03, 2015 3:48 pm

Ainda quanto ao post inicial, as criticas negativas que andam espalhadas pela Internet tem o seu valor e não devem ser ignoradas, qualquer das formas, para cada um que diz mal existem muitos outros que certamente ficaram satisfeitos e não realizaram qualquer comentário positivo.

O impulso de ir reclamar é muito maior do que ir dizer bem. Isto não só para rações como para todos os produtos/serviços.
Attila_portugues
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

domingo out 04, 2015 1:32 pm

ruivt Escreveu:a orijen nao faz parte da minha lista, por muito boa que seja, devido ao alto teor de proteina e devido ao preço. Talvez preferisse experimentar a Acana primeiro. Mas continuo a ler topicos de hoje e ontem onde falam em diarreias e mau estar. Ou o cao se da bem com muita proteina, ou a coisa pode correr mal. Para já continuo a achar que a ProPlan foi a melhor opção.
Deduzi mal então ^^
Quais ponderaria? Fiquei curioso.
picolata Escreveu:(...)
Attila_portugues, provoca uma sobrecarga em excesso se comerem em excesso. Dizer que o Orijen tem muita proteína, quando só tem mais 8% de proteína que as restantes normais, é falacioso.
Como assim incomparável? Apesar de terem estilos de vida completamente diferentes, a genética é praticamente igual e são ambos carnívoros. Um cão não deveria sequer tocar em carboidratos. Se se conseguem adaptar a eles? Conseguem, minimamente. Mas não lhe é natural, de modo algum.
Tendo em conta que eu disse que 30% já é puxadinho, não, não é falacioso...
Um cão pode ser maioritariamente carnívoro, mas é omnívoro. Eu não falei em lado nenhum sobre carboidratos, mas posso dizer que tenho as minhas duvidas quanto à filosofia/moda grain free.
picolata Escreveu:Claro que os nossos cães têm a ver com os lobos na natureza... O código genético é correspondente. Pode-se cruzar um lobo com um cão doméstico e resultar um cão-lobo saudável. O organismo é praticamente igual
Lamento, mas isso não quer dizer nada. O motor fisiológico e mental de um cão já é suficientemente divergente do lobo (c/ excepções). De qualquer das formas, como já foi dito, nós não queremos para os nossos animais o mesmo que eles têm em estado selvagem, queremos melhor, mais anos de vida! E as rações convencionais até agora têm-no conseguido.

picolata, até me parece que tem bons conhecimentos, do que fala, mas parece-me que anda a aplicar-los incorrectamente. (Não querendo dizer que eu sou dono da verdade, pelo contrario...)
mjoaomarques Escreveu:Só posso partilhar a minha experiência. Nunca dei rações que não fossem premium e não experimentei muitas marcas. A pior experiência que tive com cães e gatos: Proplan que provocou vómitos, fezes moles e abundantes e caspa. Ainda esperei 3 meses até desistir.
A melhor experiência: Canidae para os cães e Felidae para os gatos. O oposto da Purina, pelo espectacular sem necessidade de suplementos quer nos pastor alemão de pelo comprido, quer nos persa.
Quanto à TOW, belíssimos resultados. A minha mãe começou por experimentar na cadela dela há 7 anos, eu há 5 anos. Maioritariamente usamos a de salmão
Por acaso vi pouco sobre a Canidae, é equivalente a Acana e congéneres?
Uranak Escreveu:O impulso de ir reclamar é muito maior do que ir dizer bem. Isto não só para rações como para todos os produtos/serviços.
Bem lembrado!

Cump.
<p><strong></strong></p>
picolata
Membro

domingo out 04, 2015 7:59 pm

Falou sobre milho--- Milho é um carboidrato.

Eu sei que não quer dizer nada! Estavam era a dizer que não se pode comparar o incomparável. enquanto um lobo e um cão é mais que comparável. De incomparável não tem nada.
Claro que queremos o melhor, só continuo a querer debatera tese que a Orijen tem demasiada proteína. Para casos específicos, pode ter. Mas também vai depender do que a sua linhagem genética já comia anteriormente. Se teve uns pais a ser alimentados com Orlando... É normal que venham a ter problemas com rações mais proteicas.

Não existem donos da razão :). Existem opiniões divergentes, e ainda bem.
ruivt
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

domingo out 04, 2015 9:19 pm

o que acho importante é dizermos como cada um dos nossos caes se deu com determinada ração.
A minha:

Criadores: deu-se mal
ProPlan: deu-se bem

gostava de experimentar Acana, mas para já vou-lhe dar descanso.
Attila_portugues
Membro Veterano

segunda out 05, 2015 1:07 am

picolata Escreveu:Falou sobre milho--- Milho é um carboidrato.
Até posso estar enganado, mas pode dizer-me onde?

De qualquer das formas acho que já conseguiu explicar melhor o SEU ponto de vista na ultima resposta.

No MEU ponto de vista continuo a achar a alimentação e necessidades alimentares de um cão domestico e um lobo incompatíveis.

Cump.
<p><strong></strong></p>
picolata
Membro

segunda out 05, 2015 7:36 am

Claro que é um carboidrato. Tem 75g de hc's por cada 100g de milho. E 9g de proteina, de baixo valor biologico, e 4g de gordura, que é irrelevante. Acha que pertence ao grupo de qual macronutriente, tendo em conta estes valores?

E eu continuo a achar, que com a devida adaptçao, podem comer exactamemente como os seus nativos, e ser ate mais saudaveis. Nao se esqueçam que os animais selvagens nao têm cuidados medicos, como os nossos animais. Dai tambem haver menor esperança de vida. Exactamente como os seres humanos! Se comessemos como os nossos nativos eramos todos mais saudaveis. Eles nao tinham diabetes, nem cancro, nem hipertensao, nem problemas com colesterol, nem artrose, nem nada. Mas depois morriam por coisas que hoje se resolvia com um antibiotico, ou por lutarem com animais, ou por escassez de comida.
Attila_portugues
Membro Veterano

segunda out 05, 2015 1:34 pm

picolata Escreveu:Claro que é um carboidrato. Tem 75g de hc's por cada 100g de milho. E 9g de proteina, de baixo valor biologico, e 4g de gordura, que é irrelevante. Acha que pertence ao grupo de qual macronutriente, tendo em conta estes valores?
Fiz-me entender mal, estava a questionar onde eu falei de milho. ^^

Quanto ao resto, concordo, simplesmente não é a historia toda.

Cump.
<p><strong></strong></p>
picolata
Membro

segunda out 05, 2015 3:20 pm

Peço desculpa, confundi com o(a) user Aletheia :D

Como assim? Não entendi "simplesmente não é a história toda".
Noimal
Membro
Registado: domingo mai 17, 2015 9:01 pm

segunda out 05, 2015 3:43 pm

picolata Escreveu:Peço desculpa, confundi com o(a) user Aletheia :D

Como assim? Não entendi "simplesmente não é a história toda".
Desiste. O que estas a tentar explicar ja eu o fiz, nao vale a pena.

A maior parte daqui nem percebe de nutriçao humana, nao sabem coisas basicas como o IG dos alimentos, nem o que causa diabetes nos caes.

Se for preciso aparece ai alguem a dizer que os lobos tambem tem diabetes na Natureza.

Que muita proteina faz mal (nos humanos e preciso uma dose brutal de proteina para fazer mal quanto mais no cao que e um animal carnivoro), os ovos aumentam o colesterol mau, etc, os tipicos mitos dos tempos dos velhos.

O argumento do lobo ja eu usei, mas eles nao atinam, inventam dizendo que sao animais completamente diferentes, dizem que o cao e um animal OMNIVORO e outras baboseiras.

Nao existe volta a dar, essas pessoas vao continuar a alimentar os caes com porcarias com IG elevado, como arroz branco, trigo e milho e se um dia tiverem diabetes vao ter a lata de culpar a proteina.

Defender produtos baratos e bem melhor, afinal pesam muito menos na carteira.

Eu nem falo do gluten (algo que nem o Homem consegue digerir quanto mais o cao), se a maior parte daqui nem sabe o que e o IG nem vale a pena estar a falar no gluten.

Agora, imagina a dieta dos users da maior parte daqui. So em HC devem ser uns 75% da dieta e tudo a base de produtos processados e as poucas gorduras que ingerem devem ser as unicas que fazem mal (as gorduras trans).

Quem defende as raçoes a base de cereais sao pessoas que nem sequer têm cuidado com a propria alimentaçao. Muitos secalhar ate pensam que tem uma boa alimentaçao, "ahh e tal mas eu como alimentos ligh e com pouca gordura", é o erro mais comum.
Responder

Voltar para “Cães”