Alguma vez foram atacados por um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Alguma vez foram atacados por um cão

Votação encerrada em sexta jan 23, 2004 4:13 pm

Sim
38
52%
Não
35
48%

Total de votos: 73
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

sexta jan 09, 2004 12:20 pm

Olá a todos,

Desculpe Nuno mas não podia estar mais em desacordo consigo.
Pt_men Escreveu: Agora gostava de vos alertar a todos para um facto curioso que salta deste tópico: a grande maioria dos relatos começa com algo do género: quando eu era miudo(a)...
Se analisar os posts dos foristas verifica que a maior parte deles foram atacados em adultos:
eu própria;
Doll que estava gravida;
Rmarques pelo Rottweiller da namorada;
Ladyxzeus pelo rottweiller da empregada;
Dogue por uma matilha;
Last_Kiss não era bem adulta mas uma pré-adulta(14 aninhos);
Isabelnobre atacada por um cliente;
mãe de besourinha;
texuga pelos cães de guarda;
aninhas2000;
cgtorres com 19 anos.

Pt_men Escreveu: Atentem na análise cuidada do PauloC e vamos lá reflectir.
Vai-me desculpar mas apesar do respeito e consideração que tenho pelo forista PauloC pela sua experiência, não o considero um supra-sumo que sabe tudo acerca do comportamento canino.
Até porque o objectivo deste tópico é a partilha de experiências e não fazer um qualquer juízo de valor acerca da perigosidade dos cães e nomeadamente da raça rottweiller.

Um bom dia para todos!
Caterina
Membro
Registado: segunda mar 24, 2003 10:34 am

sexta jan 09, 2004 12:59 pm

Olá,

Até hoje nunca foi mordida por nenhum cão, mas na quarta-feira passada, a minha cadela foi mordida por um dálmata. Não percebi a razão do ataque (talvez alguém me possa dar algumas dicas sobre o que terá motivado o cão a atacar ;) ). Eu e o meu marido estavamos a terminar o passeio da noite (caminhamos cerca de 45 minutos) quando passamos ao largo do dálmata e do seu dono. Continuamos, a minha cadela nem os viu, e depois de uma curva qual é o meu espanto quando surge o cão a correr e a mostrar os dentes :evil: . Ferrou a primeira vez, e eu e o meu marido tentamos afastá-lo, mas não foi fácil porque o Luís ficou enrolado pela trela da cadela e quanto mais esta tentava fugir, maior era a confusão. Eu lá fui tentando afastar o cão (como pude) até chegar o dono. O facto é que apesar dos ganidos da cadela, não foi grave (valeu-lhe o espesso pêlo dos samoyedos), mas poderia ter maiores consequências. Pela reacção do dono, pareceu-me que o cão não deveria ter comportamentos violentos com frequência, pois ficou surpreso, com um ar incrédulo (o cão é que tinha na boca a prova do crime, estava cheia de pêlo branco :( ).
Não percebi a razão da perseguição e do ataque, espero é que a partir de agora, o cão passe a andar sempre de trela, porque mora no prédio próximo e eu não gostaria de repetir o encontro.

Relativamente às raças perigosas, nunca me dei ao trabalho de saber quais são, até porque acho que a haver listagens, estas deveriam ser sobre os donos perigosos. Há cães que pela sua fisionomia e porte impõem mais respeito, mas isso não quer dizer que sejam mais agressivos ou menos dóceis.
Não sei se o dálmata também pertence ao clube dos perigosos, mas se não pertence, então só pode haver uma explicação: o que atacou a minha cadela devia ser um rott a experimentar o disfarce para o próximo carnaval ;) .
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 09, 2004 1:15 pm

Bom dia,
Parece-me que entendeu que o facto de eu citar a sua afirmação queria dizer que não concordo de alguma forma com ela, mas não é esse o caso!
Limitei-me, fazendo relação com o assunto central do tópico ( que quis salientar no meio de um tópico extenso e que já havia ficado para trás), a afirmar que nenhum cão ataca sem uma razão , que pode não ser válida para nós, mas para ele é certamente. Não vejo em que é que isto vai contra a sua afirmação de que os cães atacam sem razão APARENTES! Antes pelo contrário, a minha afirmação pretendia apenas completar dizendo o que existe para além da aparência. Isto é, nem você negou que podem existir razões para além da aparência, nem eu neguei que as razões de um cão por vezes não são válidas para nós ( e daí não serem aparentes).
Por isso não estou a ver em quê discordamos neste ponto e qual a necessidade do esclarecimento!!
Nenhum dos foristas tinha interesse que os animais fossem abatidos independentemente da raça. Devo-lhe dizer que não concordo com a classificação RAÇAS PERIGOSAS mas tem que concordar comigo que uma dentada de um rottweiller provoca mais estragos do que uma dentada de um chihuahua e logo tem maior cobertura televisiva. Por outro lado é um tema actual acho que é como o caso Casa Pia, está na linha da actualidade e não podemos fazer nada para mudar.
Devo concluir, ao ler a primeira parte desta intervenção, que só denuncia os ataques à comunicação social quem tem interesse em que os animais sejam abatidos? É que se é assim ainda me sinto mais discriminado, porque isso quereria dizer que há interesse em abater os cães de determinadas raças ( uma vez que parece que só estes são denunciados)!!
Concordo consigo se me disser que uma dentada de um Rottweiler provoca mais estragos que a de um Chihuahua, mas não vejo o porquê se se compararem raças com uma disparidade tão grande quando existem CENTENAS de outras raças e de cães sem raça (SRD) com capacidade de provocar estragos igualmente graves. Aliás, mesmo uma dentada de Chihuahua se for dada em determinadas zonas do corpo ( olhos, por exemplo) também pode ser muito perigosa. Não conheço casos de dentadas de Chihuahua, mas já ouvi falar de alguns de raças pequenas e SRD pequenos que morderam os donos ( sobretudo crianças) em zonas sensíveis, causando danos graves e em alguns casos permanentes.
Já concordo inteiramente consigo, aliás é isso mesmo que eu estou a afirmar, é que as 'raças perigosas' são um tema actual e seja esse mediatismo que as torna alvo das noticias mais 'fabulásticas' e mirabolantes! Aliás, por ironia do destino, a imagem de horror que dão dessas raças só contibui para que as procurem as pessoas erradas e pelas razões erradas. Acaba por ser um ciclo vicioso, em que os media em vez de contribuirem para acabar com essa violência só fazem é com que ela aumente.
Vai-me desculpar mas apesar do respeito e consideração que tenho pelo forista PauloC pela sua experiência, não o considero um supra-sumo que sabe tudo acerca do comportamento canino.
Até porque o objectivo deste tópico é a partilha de experiências e não fazer um qualquer juízo de valor acerca da perigosidade dos cães e nomeadamente da raça rottweiller
Eu não percebi muito bem a que "análise do PauloC" é que o Ptmen se referia! No entanto, e embora também considere que estou muito longe de ser um "supra-sumo que sabe tudo acerca de comportamento canino", vai-me desculpar também mas eu gostava de saber no que é que exactamente você não está de acordo comigo. Não que eu ache que tenha de concordar com tudo o que eu disse, só gostava era de saber com o que é que não concorda.
Quanto ao facto do que é que pode ser discutido neste tópico, vai-me desculpar que lhe diga...mas isso não depende de si. Desde que o assunto seja relacionado com cães, cabe neste forum. É muito comum um tópico começar a falar em alimentação, passar pela saúde, pelas raças e acabar a falar de desparasitantes.... Por isso não estranhe que num tópico sobre dentadas se fale em "perigosidade" de cães e/ou de raças, e consequentemente de discriminação ( não se admire até se aparecer aqui gente a falar de legislação!) .
Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - Parece-me que desapareceu qualquer coisa de uma das respostas, mas também não faz mal ;)
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta jan 09, 2004 1:36 pm

Eu fui Mordida há uns 4 anos por um Cocker, com alguma gravidade.... Não sei se deva culpar o cão, se os donos ou se mesmo a mim própria!

Os donos daqueles cockers não lhes dão educação nenhuma, mas a situação até foi um bocado caricata... Estava eu a passar na rua quando um cocker cai de uma janela de um 1º andar e depois desatou a correr para dentro das escadas do prédio! eu conhecia o cão e por isso fui ter com ele e até tive uma aproximação algo cuidadosa... mas valeu-me vários pontos e uma grande infecção.... fiquei sem poder fazer frequencias naquele ano por não poder escrever! :cry:

Os donos nem uma palavra me deram e sabiam por vizinhos que eu tinha ficado mal :evil:
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

sexta jan 09, 2004 1:51 pm

Rmarques pelo Rottweiller da namorada;
Calma!!! Secalhar não me expliquei bem, quando falei mordida, não pense que foi de "arrancar braços" :evil: , foi numa brincadeira e a culpa foi minha não foi do cão, quero deixar isto bem explícito.

Foi numa brincadeira e não uma mordida propositada.
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

sexta jan 09, 2004 2:36 pm

Bom dia a todos, caros foristas!

Estou a adorar a forma como cada um de vós vem aqui e partilha um pouco da sua vivência com os restantes. Obrigado.

Agora para o forista PauloC

Parece-me que entendeu que o facto de eu citar a sua afirmação queria dizer que não concordo de alguma forma com ela, mas não é esse o caso!

Eu não entendi que não tinha concordado com a minha afirmação mas que tinha suprimido a parte aparente fazendo com que o meu post ficasse um pouco desprovido de sentido, pois todos nós sabemos que o que despoleta o ataque é qualquer coisa que nós por vezes não entendemos e até desculpamos (fique descansado RMarques eu tinha entendido que foi no meio da brincadeira mas só o referi no post anterior para reforçar que era adulto).

Devo concluir, ao ler a primeira parte desta intervenção, que só denuncia os ataques à comunicação social quem tem interesse em que os animais sejam abatidos? É que se é assim ainda me sinto mais discriminado, porque isso quereria dizer que há interesse em abater os cães de determinadas raças ( uma vez que parece que só estes são denunciados)!!

Devo dizer-lhe que não denunciaria qualquer ataque à comunicação social (até porque gosto pouco de protagonismo) pelo simples facto de que não tenho qualquer interesse em que os cães sejam castigados sequer quanto mais abatidos.

vai-me desculpar também mas eu gostava de saber no que é que exactamente você não está de acordo comigo. Não que eu ache que tenha de concordar com tudo o que eu disse, só gostava era de saber com o que é que não concorda.

Não concordo por exemplo que surja sempre em defesa de uma raça que nem sequer foi atacada, com argumentos (cobertura televisiva) totalmente despropositados.

Quanto ao facto do que é que pode ser discutido neste tópico, vai-me desculpar que lhe diga...mas isso não depende de si.

Infelizmente considero que muitas vezes os tópicos perdem o interesse e acabam por descambar porque as pessoas não se limitam a comentar o que é pedido :roll:

Desculpem o testamento,

Um bom dia para todos!
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 09, 2004 2:50 pm

Caros,

Atenção ao facto de as denuncias não serem feitas á comunicação social mas sim á PSP ou GNR.
Há jornalistas destacados para diariamente averiguarem que casos interessantes deram entrada para depois poderem pegar nos mais "vendáveis" e ir em busca de ... sangue!

E se aqui no Forum todos gostamd e animais lenbrem-se que não estão em maioria. A maioria das pessoas mordidas por cães de grande porte faz queixa. Arrisco-me a dizer que se o cão for um Rott ou outro da lista é queixa imediata.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta jan 09, 2004 2:53 pm

nynf Escreveu: Arrisco-me a dizer que se o cão for um Rott ou outro da lista é queixa imediata.
No meu caso, o cão era meu e era rafeiro.
Era mau como as cobras e muito dominante. Não está em nenhuma lista, obviamente. Neste caso, como se procederia? era indiferente?
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

sexta jan 09, 2004 3:04 pm

Também faço parte do grupo que já foi mordido.

Estava grávida quase de fim de tempo e fui mordida ´na barriga, por um Serra da Estrela adulto, que me conhecia. Era Inverno e por isso eu tinha mais que uma camisola vestida e também uma cinta de grávida. A verdade é os dentes trespassaram todas as camadas de roupa, mas só me tocram ao de leve na pele.

Na altura fiquei com a ideia que o cão teria sentido a bébé a mexer e se assustou. Mas após este incidente, o cão foi demonstrando cada vez mais sinais de agressividade, tendo mordido com gravidade o dono por duas vezes.

Sempre tive ideia que este (como outros Serras) seria fruto de cruzamentos à balda,para fazer dinheiro e que tanto abundam, muitas vezes consaguineos, o que muitas vezes dá inúmeros problemas.
RMarques
Membro Veterano

sexta jan 09, 2004 3:04 pm

Era mau como as cobras e muito dominante.
Coitadas das cobras :lol: elas não são más :lol: :lol: ;)
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta jan 09, 2004 3:09 pm

RMarques Escreveu:
Era mau como as cobras e muito dominante.
Coitadas das cobras :lol: elas não são más :lol: :lol: ;)
:oops: era só uma maneira de dizer...
O cão era mesmo mau... :(
RMarques
Membro Veterano

sexta jan 09, 2004 3:11 pm

Ok eu também só estava a brincar ;) :) :D :lol:
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta jan 09, 2004 3:13 pm

Eu nunca fui mordida por um cão, mas o Dylan já foi atacado por um casal de ferozes caniches, a fémea ladrou e o macho atirouse ao meu maluquinho que levou um valente susto, por sorte não chegou a ferrar o dente e eu consegui afastar-lho com uma patada leve nas patas traseiras (embora tivesse vontade de o patear um bocado mais forte :oops: ) até a dona chegar e prender-lho á trela.
É espantoso cá em Faro o facto de ser rarísimos os donos que (como eu) levamos os cães á rua com trela, o mais corrente é, de manha, os donos abrir as portas dos predios para deixar os cães sair a fazer as suas necessidades á rua, onde calhar, sem controlo nenhum :evil:

Alicia
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta jan 09, 2004 4:08 pm

Atenção! Eu não fui só mordida pela Xena! Também fui mordida pelo Dunga e pela Peggy ( a minha falecida cadela). E devo dizer que eu fui a culpada de todas as mordidelas (apesar de o Dunga ter apanhado uma belíssima palmada, à conta do assunto). E eu sou pré-adulta. ;) :P
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta jan 09, 2004 4:10 pm

repetida :oops:
Última edição por ladyxzeus em domingo jan 18, 2004 3:31 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”