Basset Hound 1 mês e meio - ração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta fev 18, 2016 11:28 am

jdhome Escreveu:...

Mas deixo aqui um texto de uma compilação que publiquei em um grupo do face (Rafeirinhos do Algarve) que é resultado de de falar com caçadores, alguns treinadores e pesquisas.

Código: Selecionar todos

“Eu quero um caõzinho pai!” É normal escutar essa frase.
Levar um cachorro para casa é uma das fazes mais importantes na educação e socialização do cãozinho. A mudança vai designar muito sobre como será o seu cão no futuro e os erros pagam-se caros.
(maioria das vezes para o proprio animal, resultando no seu abandono etc...)

É habitual os filhotes serem separados da mãe por volta dos 40 dias a (mês e meio) de idade, ou até menos,(muitas das vezes assim que ocorre o desmame). O perigo está em achar essa prática normal, porque as pessoas querem um peluche rechonchudo e fofinho.

Vamos entender o que ocorre com um filhote ao ser separado precocemente da sua família original.

Existe no mundo animal e no nosso também (para lembrarmos de que também somos animais) um processo chamado imprinting e ele é de tempo diferente para cada espécie se estabelecer. Essa fase nada mais é do que a “copia” do ser em questão, ou seja, o tempo que o filhote demora para aprender que ele é um cão igual aos seus proginitores e como deve se comportar e agir perante eles.

Existiu um senhor austríaco chamado Konrad Lorenz, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1973, foi quem descobriu e estudou sobre o imprinting e ao pesquisar sobre gansos, ele revelou que o imprinting ocorria em um período muito curto, no início da vida das aves, chamado de período crítico ou período sensível.

No mundo canino é neste tempo que se consolida o entendimento sobre a hierarquia e principalmente sobre a comunicação com outros cães. O filhote aprenderá sobre aspectos sociais e psicológicos da espécie e isso só é possível com a sua matilha original.

Nós humanos temos muita dificuldade em educar e corrigir de forma correta um cão e depois la temos de ir recorrer a treinadores para reabilitação e des-sensibilização.

Retirar um canito muito cedo do convívio com sua família canina certamente afetará a oportunidade dele se desenvolver socialmente, pois o aprendizado da linguagem para comunicar com outros cães e a habilidade em se posicionar na hierarquia do grupo ficará em níveis dificeis e como consequência disso esse animal terá grandes dificuldades em se socializar e estabelecer dentro de um grupo. 

Nesse início de vida, o cãozinho precisa de intenso contato com a mãe e irmãos, para a formação da sua “personalidade”. 
É nesse período que o cãozinho tem a oportunidade de aprendizagem mais importante que acontece nesta idade do animal. 
No caso dos cães o período sensível ou crítico é bastante curto,de 1 a 4 meses de idade. 
Existem pesquisas que relatam um tempo bem maior, porém, o que se tem hoje como concreto, são 4 meses de imprinting.

Essa aprendizagen vem por meio de correções vindas da mãe e dos mais velhos. E as habilidades adquiridas são importantíssimas para a adaptação do canito na sua futura matilha humana. 

O filhote, já está com todo seu sistema nervoso formado e dará início ao primeiro conhecimento efetivo e funcional, o de como ser um cachorro. Pelas retificações dadas pela mãe e oportunidades de erros e acertos com os irmãos esse filhote estará evoluindo grandiosamente na escala de experiências essenciais para se tornar um adulto equilibrado.

Pronto para um imprinting bem conduzido? É fácil e simples, deixe o filhote ficar com a mãe e os irmãos até pelo menos o 3º mês de idade (4 é bem melhor). 
Agora, e se durante o tempo do imprinting, o cãozinho for colocado somente na companhia de humanos e/ou ficar isolado do contato social com outros animais, ele reconhecerá somente as pessoas ao seu redor como sendo seu “semelhante”. Uma cria com essa janela de aprendizagem restricta poderá tornar-se agressivo ou excessivamente social com outros cães e com pessoas estranhas, além da apresentar dificuldades para aprender.(depende do instinto e estalão da raça, pois alem dos seus traços fisicos tanbem existe a personalidade dos cão que determina o seu nome na RAÇA Cão) 

Sebdo assim o ideal é sempre esperar um pouco mais (vesitando o animal varias vezes durante este precurso analizando as suas reacções e falando com quem trata deles) antes de levar o filhote para casa e não esperar somente o final do desmame ou porque o achou engraçado. 
Desta forma o cão será maduro o suficiente para superar a separação e irá interagir de forma coerente e equilibrada para com todos, pois de certa forma já foi educado pela natureza.

Embora alguns dos efeitos do imprinting, mal conduzido, possam ser revertidos, leva tempo e muito trabalho. Um cão que não aprendeu habilidades sociais em idade precoce pode até ser socializado, mas isso requer muita paciência, esforço e técnica correta e mesmo assim não ser 100% reestabelecido acarretando custos para o seu dono.

E isto são coisas que certos treinadores/criadores de varandas e marquises/associações não divulgam as pessoas que querem adoptar/comprar um animal.

Nós humanos temos muita dificuldade em educar e corrigir de forma correta um cão, afinal de contas somos espécies diferentes com linguagens diferentes, por isso deixe a natureza fazer a parte dela e não separe um filhote de sua mãe e irmãos precocemente.

Eu não sou uma pessoa experiente em Canídeos, simplesmente sou um amigo que já teve 3 cães a meu cuidado (Laika.1992/2008 Bobby.17-09-1998/17-03-2015, incluindo a actual Lady.27-03-2015)e mais 3, Puphy 17-09-1998/2013,Thuria (mãe de Bobby e Puphy) e Rex (filho de Laika e Bobby) que estiveram sempre com meus pais excepto Thuria que viveu com Laika cerca de 1 ano (não me lembro bem) mas não se davam muito bem.
Quando tiver tempo logo vos conto a história de onde a fui buscar Lady a um senhor bem desleixado.
Este texto é muito interessante, poderia ser publicado aqui nos artigos da arca de noé?

Em relação a si lmpb, eu própria estou longe de saber tudo sobre cães e também cometi e cometo certamente alguns erros, mas o que eu acho é que esse, de ter separado a cria da mãe prematuramente, ainda poderá talvez reverter, levando-a novamente para a mãe uns tempos. Mas pronto não sei em que condições se encontra, se calhar até nem pode... Mas caso possa acho que valeria a pena fazer isso.
Eu fiquei com a Flash já ela era uma marmanjona de 4 meses e não estou nada arrependida, acho que lhe fez muito bem estar com a mãe e irmãos e ela ainda é bebé o suficiente para nos divertirmos com a sua infantilidade (e suspeito que assim continuará a ser por uns bons tempos).
jdhome
Membro Júnior
Registado: segunda fev 11, 2008 11:23 pm
Bobby...(17-09-1998 / 17-03-2015)
Lady.....(27-03-2015)

quinta fev 18, 2016 1:02 pm

lmpb Escreveu:
@jdhome, na tiendaanimal a RC 15kg + 3kg grátis está a 56€. Se se comprar 2 ainda fica mais barato, a 49€ para ração de 18kg cada. Para além disso também já encontrei a RC junior 15kg em alguns sites portugueses a cerca de 52€. Será que por esses preços não compensará em relação à que falou?
Olhe eu já utilizei varias marcas, Até com meus outros cães que infelizmente já estão R.I.P.

Se for só ponderado pelo preço claro que compensa, mas a qualidade da ração (e eu não dou só ração á minha) não se vê só pelo preço nem pela quantidade que o animal come.
Há que ponderar as digestibilidade da mesma, assim como a sua composição e o que realmente é assimilado pelo organismo do animal.
Traduzindo-se isso em muito menos fezes, estado do pelo, alergias etc...)
Mas isso vc é que tem que decidir isso, se está disposta a pagar mais ou menos e isso mais cedo ou mais tarde vai-se reflectir na saúde da sua cadelinha.

OBs: ATENÇÃO QUE EU NÃO GANHO NADA COM ISTO E É SÓ A MINHA OPINIÃO

Assim como falei nessa (Kennels) poderia dar outros nomes que sei que são óptimas, não por mim mas por pessoas que sei que as utilizam com óptimos resultados

Exclusion Mediterraneo
Golden Food
Kanemaster Premium
Kennels` Favourite
Kennels` Favourite Cold Pressed
Perkane Platinum
Perkane Super Premium
Sam´s Field
Wildfield
hecep Escreveu: Este texto é muito interessante, poderia ser publicado aqui nos artigos da arca de noé?
Claro que pode sim, sem problema...
Responder

Voltar para “Cães”