Por acaso tem alguma coisa contra mim??

Não percebo realmente...

Agora a sério, não acha bem as raças serem reconhecidas?? Pelos vistos não...mas ainda bem que existem opiniões diferentes umas das outras. Assim o mundo não tomba

Moderador: mcerqueira
Sealords,não me parece que haja grandes motivos para festejar a invenção de raças novas.
Talvez se devesse pensar que um cão fora do seu ambiente e das necessidades que lhe deram origem perde as suas valiosas características.os ganaderos espanhois estão a procurar de novo o mastim e levados pela publicidade vão atrás dos campeões, mas estes só se têm mostrado campeões a dormir e lá se vão as ovelhas e principalmente os cães, que são tão gordinhos.
Ainda há pouco tempo os lobos comeram três destes "campeões" na zona de Zamora. Eu estou minimamente por dentro destes assuntos de lobos e cães de gado e digo-vos que para que aconteça uma coisa destas é preciso que os cães sejam campeões, mas é da inutilidade.
Olácasadiscaes Escreveu: Felizmente o cão de gado está protegido pela necessidade legal dos pastores fazerem os rebanhos serem acompanhados por eles... sem o cão e no caso de ataque de lobo as seguradoras não pagam se não houver cãozinho...
Gary, quem está mesmo envolvido com a raça é o meu irmão (foi por causa dele que nos envolvemos) e que faz parte da sub-comissão do CPC que trata do reconhecimento do Cão de Gado...
Nota curiosa, nesta fase do reconhecimento, o papel primordial foi para a Associação de Criadores do Rafeiro Alentejano, para evitarem miscigenações (consta que alguns "inteligentes" estavam a ir buscar cachorros de Cão de Gado e a venderem como Rafeiros Alentejanos criados por eles, com um significativo prejuizo para a raça)... apoiar uma nova raça pode ser o meio de preservar outra? talvez...