Barbado da Terceira e Cão de gado Transmontano finalmente reconhecidos no CPC

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

terça jan 13, 2004 11:00 pm

SeaLords??

Por acaso tem alguma coisa contra mim?? :|
Não percebo realmente... :o

Agora a sério, não acha bem as raças serem reconhecidas?? Pelos vistos não...mas ainda bem que existem opiniões diferentes umas das outras. Assim o mundo não tomba :lol: ;)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jan 13, 2004 11:05 pm

Não, não tenho nada contra si, e (re)não, não acho bem que se inventem raças novas quando as que existem andam pelas ruas da amargura. Veremos em quantos séculos se atingirão os critérios para que a FCI reconheça estas raças (isto partindo do princípio, claro, de que não vai haver influências pessoais pelo meio).
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Ana_Bela
Membro Veterano

terça jan 13, 2004 11:19 pm

Eu percebo aquilo que quer dizer e concordo com a sua opinião quando diz que as existentes andam nas ruas da amargura. Tal como o CasadeAnaval disse e eu concordei, as oito raças portuguesas reconhecidas deviam de se fortificar e preservar.

Infelizmente e como sabe...este País é assim!! Nem sei se a culpa é do Paìs se até é das pessoas... :? :|
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta jan 14, 2004 12:27 am

Sou um apaixonado por cães e como tal fico contente pelo passo dado em frente em relação ao reconhecimento destas duas raças, mas, por favor, não transformem estas duas magnificas raças em cães de "passerele" como se tem feito com muitas outras.
Conheço bem o cão de gado transmontano. É um animal nobre, nascido e criado para lutar com os lobos e que vive em semi liberdade. Transformar um animal destes num ser decorativo não deixa de ser outra forma de extinção.
Pelos motivos atrás apresentados temo pela futura criação destes cães, baseada em exposições. Não acredito nesse tipo de selecção.

A este propósito veja-se o que se passou com o mastim espanhol.
A canicultura moderna baseada nas exposições foi criando um animal cada vez maior (o que interessa é dar nas vistas " que a burra ande ou não ande o que importa é que seja grande"), linfatico, pesadissimo...
Com o reaparecimento do lobo em algumas regiões, os ganaderos espanhois estão a procurar de novo o mastim e levados pela publicidade vão atrás dos campeões, mas estes só se têm mostrado campeões a dormir e lá se vão as ovelhas e principalmente os cães, que são tão gordinhos.
Ainda há pouco tempo os lobos comeram três destes "campeões" na zona de Zamora. Eu estou minimamente por dentro destes assuntos de lobos e cães de gado e digo-vos que para que aconteça uma coisa destas é preciso que os cães sejam campeões, mas é da inutilidade.

CUIDADO com a moderna criação dos cães de gado e PARABENS ao magnifico trabalho feito pelo parque de Montesinho e pelo grupo Lobo. O resto são feiras de vaidades.
Ana_Bela
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 12:42 am

Os lobos comeram três na zona de Zamora?? Coitados... :o :cry:
Nem quero pensar :cry:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 14, 2004 9:38 am

não me parece que haja grandes motivos para festejar a invenção de raças novas.
Sealords,

ninguém inventou nada.
As raças já existiam a questão é se interessa preservá-las ou não.
Pessoalmente acho que é sempre válido tentar preservar o património.
Se o estado e as pessoas não são sensíveis a esta questão o problema está no estado e nas pessoas, não no património.

Outra questão - muito bem colocada - é transformar cães de trabalho em cães de companhia
os ganaderos espanhois estão a procurar de novo o mastim e levados pela publicidade vão atrás dos campeões, mas estes só se têm mostrado campeões a dormir e lá se vão as ovelhas e principalmente os cães, que são tão gordinhos.
Ainda há pouco tempo os lobos comeram três destes "campeões" na zona de Zamora. Eu estou minimamente por dentro destes assuntos de lobos e cães de gado e digo-vos que para que aconteça uma coisa destas é preciso que os cães sejam campeões, mas é da inutilidade.
Talvez se devesse pensar que um cão fora do seu ambiente e das necessidades que lhe deram origem perde as suas valiosas características.
E que ser campeão sem provas de trabalho, não significa grande coisa !
SeaLords
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 10:01 am

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 7:17 am, editado 1 vez no total.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta jan 14, 2004 11:43 am

Olá

Em primeiro quero dar os meus parabéns a quem se dedicou, teimosamente, a um tipo de cão, e que agora vê o seu trabalho reconhecido. É sempre bom quando reconhecem o nosso trabalho. E como não conheço mais ninguém,vai o meu apreço para o Gonçalo.

Em segundo, e nós aqui já discutimos isto, para quê reconhecer mais raças?. Não tem logica, as existentes estão precárias, para quê mais?

Com a mudança do estilo, e de hábitos, da vida das populações, o desaparecimento de raças é mais do que certo. Ainda por cima com o ataque feroz, de quem tem poder legislativo, que fazem a raças milenares e que vai , se o juízo não entrar na cabeça dos "inteligentes", fazer diminuir o número de indivíduos, com isso fazer perigar a diversidade genética imprescendível para a manutenção de uma espécie.

Aqui é que levanto duvidas em relação a novas raças! Não são poucos individuos para garantir a diversidade genética? daqui a alguns anos não vamos produzir uma série de abortos? (não percebo patavina de genética e afins).
Depois, é como o FBC disse, os melhores cães guardadores de rebanhos que temos, porventura não terão capacidade de sobreviver no seu meio natural!
Creio que em Portugal ainda temos espaço para fazer renascer este tipo de cães ( pelo menos os existentes). A pergunta é se o vamos fazer? para isso temos que ter rebanhos , pastores, óbviamente o lobo e espaços amplos na montanha, mas sobretudo de gente que os queira.
Não estou a ver futuro na pastorícia!
Mas era bom, e o Lobo agradecia.

O Serra da Estrela e o Castro Laboreiro vão ter a vida mais dificil!
Um abraço
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta jan 14, 2004 11:59 am

Felizmente o cão de gado está protegido pela necessidade legal dos pastores fazerem os rebanhos serem acompanhados por eles... sem o cão e no caso de ataque de lobo as seguradoras não pagam se não houver cãozinho...

Gary, quem está mesmo envolvido com a raça é o meu irmão (foi por causa dele que nos envolvemos) e que faz parte da sub-comissão do CPC que trata do reconhecimento do Cão de Gado...

Nota curiosa, nesta fase do reconhecimento, o papel primordial foi para a Associação de Criadores do Rafeiro Alentejano, para evitarem miscigenações (consta que alguns "inteligentes" estavam a ir buscar cachorros de Cão de Gado e a venderem como Rafeiros Alentejanos criados por eles, com um significativo prejuizo para a raça)... apoiar uma nova raça pode ser o meio de preservar outra? talvez...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta jan 14, 2004 4:11 pm

casadiscaes Escreveu: Felizmente o cão de gado está protegido pela necessidade legal dos pastores fazerem os rebanhos serem acompanhados por eles... sem o cão e no caso de ataque de lobo as seguradoras não pagam se não houver cãozinho...

Gary, quem está mesmo envolvido com a raça é o meu irmão (foi por causa dele que nos envolvemos) e que faz parte da sub-comissão do CPC que trata do reconhecimento do Cão de Gado...

Nota curiosa, nesta fase do reconhecimento, o papel primordial foi para a Associação de Criadores do Rafeiro Alentejano, para evitarem miscigenações (consta que alguns "inteligentes" estavam a ir buscar cachorros de Cão de Gado e a venderem como Rafeiros Alentejanos criados por eles, com um significativo prejuizo para a raça)... apoiar uma nova raça pode ser o meio de preservar outra? talvez...
Olá

Bom, afinal conheço mais gente ligada às novas raças :lol:

Concordemos ou não com o reconhecimento de novas raças, elas estão aí!
Cabe agora a quem tem o dever de as fazer vingar, o controle, que adivinho não vai ser fácil, dos exemplares que nascerem.

E quando a gente pensa que está bem informado, sai-lhe uma destas;

"Felizmente o cão de gado está protegido pela necessidade legal dos pastores fazerem os rebanhos serem acompanhados por eles... sem o cão e no caso de ataque de lobo as seguradoras não pagam se não houver cãozinho... "

não sabia de todo da obrigatoriedade desta preceito legal. Tem lógica, as seguradoras formaram-se para dar lucros, e com um cão guardador de gado o risco de um ataque que tenha exito diminui substancialmente ;).

Já cá estão, são nossas, bons êxitos!

***E se vingarem, como é com as provas de trabalho?
Um abra&ccedil;o
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 14, 2004 7:31 pm

Se querem um cão de gado tenham uma coisa em consideração:

NÃO É UM CÃO PARA CIDADE OU APARTAMENTO! necessita de espaço para andar e de estar à solta, e é demasiado grande para se sentir confortável em pequenos espaços.

É um bom cão de quinta, bom guarda, rústico, dominante mas não excessivamente, alerta e é frugal (come pouco comparado com cães da mesma envergadura - tipo Dogue Alemão).
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 15, 2004 1:38 pm

Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
SeaLords
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 1:51 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 7:17 am, editado 1 vez no total.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 15, 2004 1:59 pm

Aqui está uma selecção das minhas com o Pardal e do meu irmão com o Gavião:

http://www.123dog.net/servlets/gateway/ ... /dogs.html
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jan 15, 2004 1:59 pm

Ainda falta um tempo.
Mas deixe que quando estiver perto disso, a cara não vai estar tão feliz... penso eu de que ;)
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”