Chamo a atenção novamente para a lagarta do Pinheiro.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Eu não sabia sequer o que era a lagarta do pinheiro até há cerca de um ano e meio, quando o meu cão que ainda nem tinha 1 ano, lambeu uma. E isto numa rua na cidade ladeada por algumas árvores, entre as quais pinheiros. A sorte foi que passados 15 minutos começou a espumar e liguei imediatamente para o vet da UZ que me mandou ir imediatamente para lá. Não fosse essa rápida intervenção (anestesiaram-no, lavaram-lhe a boca n vezes, injecções e tratamentos) e disse-me o vet poderiam ter caído bocados da língua. É extremamente perigoso. Ainda de manhã no megafone estava um membro a queixar-se do mesmo, só que ao cão dela já caiu um bocadinho da lingua e ainda está em observação.
esta informação foi sem dúvida estremamente importante já que nem todos têem uma exacta noção do problema e ele existe e em grande escala
o lindo chapimpoupa predador da lagarta

Última edição por Oconde em segunda mar 03, 2008 1:54 pm, editado 1 vez no total.
cumprimentos do conde
-
- Membro Veterano
Oconde. Foi o maior susto da minha vida. Nem consigo descrever como o FLuffy estava, parecia mesmo que estava a morrer. E o vet disse-me que também era perigoso para humanos, se bem que não tendo as mesmas repercussões que para cães ou gatos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
É importante alertar as pessoas para o perigo desta lagarta, a Processionária.
Devido à característica dos seus pêlos urticantes, provocam alergias na pele, olhos e no aparelho respiratório no Homem e pode originar o mesmo em animais domésticos.
Após atingirem o seu grau de desenvolvimento, as lagartas abandonam os ninhos e em procissão descem das árvores para se enterrarem no solo, daí o nome Processionárias. Isto acontece no final do Inverno
A minha irmã trabalha no parque florestal de Monsanto, na divisão de matas e tem lidado com estas lagartas. Vejam este texto escrito por ela:
http://webserver.cm-lisboa.pt/pmonsanto ... ia.htm#pro
Recordo-me de um caso, de uma senhora que não tinha conhecimento acerca destas lagartas. Estas tinham feito um carreiro à porta de sua casa
e a senhora resolveu varrê-las. Passados alguns minutos, começou a passar mal, muita comichão, principalmente mãos e face. Lacrimejava muito e mal conseguia abrir os olhos. A sua face inchou muito e começou a sentir falta de ar, deve ter inalado os tais pêlos urticantes. Teve de ser internada no hospital.
Devido à característica dos seus pêlos urticantes, provocam alergias na pele, olhos e no aparelho respiratório no Homem e pode originar o mesmo em animais domésticos.
Após atingirem o seu grau de desenvolvimento, as lagartas abandonam os ninhos e em procissão descem das árvores para se enterrarem no solo, daí o nome Processionárias. Isto acontece no final do Inverno
A minha irmã trabalha no parque florestal de Monsanto, na divisão de matas e tem lidado com estas lagartas. Vejam este texto escrito por ela:
http://webserver.cm-lisboa.pt/pmonsanto ... ia.htm#pro
Recordo-me de um caso, de uma senhora que não tinha conhecimento acerca destas lagartas. Estas tinham feito um carreiro à porta de sua casa
e a senhora resolveu varrê-las. Passados alguns minutos, começou a passar mal, muita comichão, principalmente mãos e face. Lacrimejava muito e mal conseguia abrir os olhos. A sua face inchou muito e começou a sentir falta de ar, deve ter inalado os tais pêlos urticantes. Teve de ser internada no hospital.
Estas lagartas podem ser perigosas até para as pessoas, especialmente crianças , que pela piada de as ver em fila indiana ( daí serem tambem conhecidas como processionárias) lhes podem mexer.
Não é à toa que na escola primária da minha fila todos os anos por estas alturas interrompem durante + ou - uma semana as aulas, para exterminarem as tão "religiosas" lagartinhas.
Se alguem as tiver no quintal ou as vir, alem de não deixar o cão aproximar-se , se as quiser eleminar não lhes toque e se as queimar não fique a respirar o fumo.Um bom insecticida , pode ser uma solução.
Não é à toa que na escola primária da minha fila todos os anos por estas alturas interrompem durante + ou - uma semana as aulas, para exterminarem as tão "religiosas" lagartinhas.
Se alguem as tiver no quintal ou as vir, alem de não deixar o cão aproximar-se , se as quiser eleminar não lhes toque e se as queimar não fique a respirar o fumo.Um bom insecticida , pode ser uma solução.
Boa tarde.O meu nome é Vania e tenho um rottweiler com 3 mesitos.na semana passada fomos para um parke de campismo perto da quinta do conde onde a minha sogra adquiriu a pouco tempo uma casa.no nosso quintal nao ha pinheiros mas na casa da frente ha.mesmo a porta da nossa casa estava um carreiro delas e nos kuando nos apercebemos ja o nosso cachorrinho tinha uma na boca.por sorte o meu marido apercebeu-se da situaçao e conseguiu tirar a maldita lagarta da boca do nosso menino.Nao sabiamos sequer o mal k aquele bicho poderia fazer.por uma kestao de segundos o nosso menino comecou a espumar-se.ligamos de imediato para a veterinaria dele.que nos mandou ir de imediato para o veterinario mais proximo.por sorte tinhamos um hospital veterinario a 2km do parke e fomos pra la de imediato.meteram-no logo a soro ,anestesiaram-no de 30 em 30 min faziam-lhe lavagens a boca.teve la mais de 24horas.agora ja ta em casa continua medicado e a fazer lavagens da lingua mas ja caiu o bocado k ficou afectado.por sorte foi so a pontinha e ate ficou direitinha.
Nem de propósito este tópico. No Alentejo já começaram as procissões. E a maluca da minha porca sai da cerca e anda por onde quer. Hoje, quando telefonei para o HVA,não gostei nada do que ouvi. Tambem lhe pode fazer mal a ela.......
Tambem me disseram que uma maneira eficaz de as eleminar é regar a fila com alcool e puxar fogo. É mais uma maneira....
Tambem me disseram que uma maneira eficaz de as eleminar é regar a fila com alcool e puxar fogo. É mais uma maneira....
-
- Membro Veterano
Canuca01. Como está o Boris?
Pois é, infelizmente é mesmo assim. Eu moro na Marisol, junto à Charneca da Caparica, e estou rodeado por pinhais. Para além da vigilância e do tóxico que utilizo nos muros para evitar a subida das lagartas, neste período os meus cães deixam de fazer os passeios na rua.
Por aqui todos os dias vão surgindo novos casos, mas não é por isso que os donos deixam de levar os cães para os pinhais
Por aqui todos os dias vão surgindo novos casos, mas não é por isso que os donos deixam de levar os cães para os pinhais

Sofia Almeida
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)
É verdade a lagarta do pinheiro é mesmo muito perigosa para os nossos amiguinhos , todo o cuidado é pouco , a minha Wendy chegou mesmo a ficar sem um bocadinho da lingua derivado a uma lagarta do pinheiro , já para não falar no que pode acontecer se lher der para brincar com um bichinho desses !
Beijocas
Sónia , Whispper e Marlon !
Beijocas
Sónia , Whispper e Marlon !
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm
Este ano, parece que está pior que os anteriores.
Com o calor elas desceram mais cedo e vê-se muito mais ninhos que os outros anos
Muito cuidado, pois parece uma verdadeira praga
Com o calor elas desceram mais cedo e vê-se muito mais ninhos que os outros anos

Muito cuidado, pois parece uma verdadeira praga

<p><strong>"O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
Aqui esta um tópico feito para ajudar as pessoas! Eu não fazia ideia que estas lagartas sao perigosas, ainda bem que4 nos sitios onde passeio a minha cadela não há pinheiros! Mas quando fo ao Parque da Cidade do Porto(custumo ir la tdx os Domingos) vou ter mt cuidado! Vou avizar td a gente que coneço para terem cuidado!