calor e pelo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

domingo abr 18, 2004 11:32 pm

Quando o pelo está muito curto há que ter muito cuidado com o sol, por causa das queimaduras solares, não esquecer que eles também têm pele e esta fica menos protegida sem pelo.
Já os alentejanos dizem que o que protege do frio também protege do calor ;) .
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda abr 19, 2004 5:08 am

Nunca percebi porque é que as pessoas querem ter cães de pêlo comprido se depois os tosquiam. Alguém por aí me explica ?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda abr 19, 2004 8:08 am

aisd Escreveu: À casadofarol e outros,

Estive a falar com a dona de um Golden que me disse que não ia cortar o pêlo do seu Golden porque depois já não nasce igual.
Segundo ela, não fica com a mesma sedoside e mesmo as ondas naturais do pêlo não são tão bonitas.
Eu não sei se é mito ou não, e apenas disse o que fazia, não o recomendo, até porque se os meus cães têm muita sombra, outros podem não ter. Em relação ao que constato com os meus, não me parece que o pelo fique diferente. Aliás, se assim fosse, os cães andavam todos às manchas. Repare: um cão tem uma ferida, é rapado. Faz uma eco, é rapado. Vai dar sangue, é rapado. Há uma série de situações médicas em que se tem que rapar uma zona ao cão. Se o pelo nascesse diferente nesse sítio... ainda ficavam mais ridículos.

Sealords, eu gosto muito do pelo dos cães comprido. Agora se eles andarem 2 mesitos carequinhas, e isso facilitar a vida a todos, sacrifico facilmente a estética.
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

segunda abr 19, 2004 8:20 am

SeaLords Escreveu: Nunca percebi porque é que as pessoas querem ter cães de pêlo comprido se depois os tosquiam. Alguém por aí me explica ?
Não há explicação!
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda abr 19, 2004 9:05 am

casadofarol Escreveu: os meus, como também não gostam muito de calor, e no verão tomam banho na sua piscina (uma manilha, mas é mais fino dizer piscina ;) ) diariamente, quando o calor chega pego na máquina e rapo-os todos. Ficam um pouco ridículos, é verdade, mas pelo menos andam fresquinhos e felizes, e não tenho que os andar a escovar todo o santo dia.
Os meus também tem uma piscina dessas. :D :D :D Mas olhe que a deles está pintada com tinta especial de piscina e tudo. :D :D :D
casadofarol
Membro Veterano

segunda abr 19, 2004 9:33 am

AndLemos Escreveu:
Os meus também tem uma piscina dessas. :D :D :D Mas olhe que a deles está pintada com tinta especial de piscina e tudo. :D :D :D
E a tinta não descasca? eu tive medo de pintar, a tinta começar a descascar e eles comerem. Se não descasca, também quero :lol:
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda abr 19, 2004 10:05 am

casadofarol Escreveu:
AndLemos Escreveu:
E a tinta não descasca? eu tive medo de pintar, a tinta começar a descascar e eles comerem. Se não descasca, também quero :lol:
Não, eu comprei mesmo tinta própria para piscinas.
Pûs a manilha parcialmente enterrada, por dentro eu própria a pintei segundo as indicações do vendedor, agora não me recordo mas a primeira pintura tem de ser com "não se quantas" partes de diluente. A parte de fora que ficou desenterrada de verde. Tem un furo no fundo para esvaziar a àgua.
Ficou giro.
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

segunda abr 19, 2004 10:41 am

SeaLords Escreveu: Nunca percebi porque é que as pessoas querem ter cães de pêlo comprido se depois os tosquiam. Alguém por aí me explica ?
É mais ou menos pela mesma razão de adorarmos certos casacos quentissimos e de Verão não os podermos usar.
Eu adoro o Tó e o pelo dele mas não gosto de o ver sofrer naqueles dias de calor insuportavel que se faz sentir por ca. Antes um Tó careca e feliz do que um Tó com um pelo lindissimo mas pasmado e a sofrer. Claro que é apenas o que eu acho.

fiquem bem
Ana
SeaLords
Membro Veterano

segunda abr 19, 2004 10:57 am

Pos, mas então porque é que não escolhem logo uma raça sem pêlo? Rapar um cão de pêlo comprido é, para mim, um desrespeito pela raça.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

segunda abr 19, 2004 11:06 am

isso ai tem a ver com cada pessoa. Eu não escolhi cão...ofereceram-me. Aliás...todos os cães que até hoje tive nunca os comprei...ou eram abandonados ou dados...o que não implica que eu não goste de todos por igual.
Temos de ver é que alguns destes cães necessitam mesmo de ser tosquiados...alguns são de origem em paises muito frios e dificilmente estão bem no calor que se faz sentir em algumas zonas do pais no verão. outras porque realmente se usam certos cortes.
de qualquer forma acredito que não é um corte de pelo que desvaloriza um cão ou uma raça.
Mas como já disse...são opinioes

fiquem bem
Ana
casadofarol
Membro Veterano

segunda abr 19, 2004 11:06 am

SeaLords Escreveu: Pos, mas então porque é que não escolhem logo uma raça sem pêlo? Rapar um cão de pêlo comprido é, para mim, um desrespeito pela raça.
nós, se não nos rapássemos, também tinhamos pelo por todo o lado, e cabelo até aos pés ;) Não vejo onde está o desrespeito!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda abr 19, 2004 11:26 am

Olá

Embora os meus cães sejam de pêlo curto, não necessitando por isso de ser tosquiados, vou dar a minha opinião sobre o assunto.
Julgo que a justificação da tosquia se deve a dois factores: um funcional e outro estético. O funcional julgo que tem a ver com a temperatura. Nos meses quentes de verão, presumo que os cães tosquiados se sentirão mais confortáveis. O outro factor, o estético, não o discuto, isto é, não tenho opinião formada sobre isso.
Em certa medida, acho que esta atitude se assemelha ao corte das orelhas e do rabo, onde se conjugam igualmente os dois factores, o funcional e o estético. Eu disse, cautelosamente, "em certa medida", pois não quero abrir aqui a velha polémica. De qualquer modo, mais bonito ou menos bonito, julgo que a tosquia pode contribuir para o bem-estar do cão...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda abr 19, 2004 11:27 am

aqui neste ponto, desculpem-me mas concordo com a sealords. Tenho cães com pelo comprido, e nuca senti que tivessem mais ou menos calor do que cães com pelo curto.

Faz-me um bocadito de impressão.... uma coisa enfim, é aparar o pelo, cortar mais de metade para o pelinho ficar mais curto... agora rapar???

Enfim, são gostos e gostos não se discutem
SeaLords
Membro Veterano

segunda abr 19, 2004 11:32 am

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 8:50 am, editado 1 vez no total.
casadofarol
Membro Veterano

segunda abr 19, 2004 12:11 pm

SeaLords Escreveu:
Pois, isso é o que está por provar. Eu cá acho que não se ganha grande coisa tosquiando o cão. Como disse a isabelnobre, o que protege do frio protege do calor. Fica sempre o factor "comodismo", claro. Mas aí voltamos ao princípio: se as pessoas não querem chatear-se a tratar do pêlo do cão, porque é que não adoptam logo um cão de pêlo curto?
Pela simples razão de gostar de determinada raça. É evidente que se os cães não andarem todo o dia dentro de água, as escovadelas normais e um cortezito servem. Mas se, para conforto deles, se lhes arranja uma "piscina", então não há como manter o pelo em condições. A piscina está à disposição, pelo que era necessário estar várias vezes ao dia a desenredar aquilo tudo, e eu prefiro que eles se consolem. Um deles até costuma ir sentar-se e ficar lá durante algum tempo ;)
Responder

Voltar para “Cães”