Cão de Água Português em expansão no EUA mas esquecido em Portugal
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Infelizmente estou a falar a sério... no período conturbado do pós-25 e com medo das nacionalizações selvagens e das ocupações que ocorriam a torto e a direito, esta foi uma das medidas que ela tomou (pelo que reza a história que me contaram), porquê não sei... há 30 anos atrás a canicultura era muito diferente e muito mais elitista, pelo que apenas um criador podia representar o grosso de uma raça, mesmo uma raça portuguesa, pelo que para a raça foi um rude golpe... fazer a raça renascer foi um árduo trabalho e foi baseada sobretudo nos exemplares que estavam nos EUA.
O trabalho de criadores como a Carla Molinari foi excepcional para a recuperação da raça, mas e sem a colaboração dos criadores e proprietários americanos teria sido infrutífero.
O trabalho de criadores como a Carla Molinari foi excepcional para a recuperação da raça, mas e sem a colaboração dos criadores e proprietários americanos teria sido infrutífero.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Júnior
- Registado: segunda abr 19, 2004 3:42 pm
Então quem tem razão?casadiscaes Escreveu: O trabalho de criadores como a Carla Molinari foi excepcional para a recuperação da raça, mas e sem a colaboração dos criadores e proprietários americanos teria sido infrutífero.
Porque os Portugueses, ainda não pegarão na raça, e a melhorarão em 30 anos?
Só o grande nome, de Dona Carla Molinairi ficou e ficará como a primeira e única que pegou nesta raça, mas parece que não tem o apoio de outros portugueses, porque nunca mais ouvi nada sobre a raça ou esta grande senhora, na América.
Viva Portugal e viva Carla Molinairi
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Talvez iso se deva ao facto de Portugal ficar na Europa...Grandcoyote Escreveu: mas parece que não tem o apoio de outros portugueses, porque nunca mais ouvi nada sobre a raça ou esta grande senhora, na América.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
Sim pelo que sei há uns anos atrás o cão de água esteve em vias de extinção. Cá em portugal haviam pouquitos.casadiscaes Escreveu: O trabalho de criadores como a Carla Molinari foi excepcional para a recuperação da raça, mas e sem a colaboração dos criadores e proprietários americanos teria sido infrutífero.
Agora já há criadores portugueses a trabalhar para que isso não volte a acontecer.
-
- Membro Veterano
Existem alguns criadores de cão de água em portugal, portanto mais que um.Grandcoyote Escreveu:
Dona Isabel,
Existem mais criadores em portugal?
Parece que entende, do que estou a falar, diga-se se poder, então, quais são os outros criadores conhecidos, e aonde.
Onde? Deixe-me pensar...hum...
Diga-me uma coisa a net é tão grande e portugal tão pequenino, porque não procura o coyote?!

Passar bem porque o sr só quer é conversa. Até porque quase que aposto que é tão imigrante como eu sou prima do Bush.
Vc diverte-me... obrigado e continueGrandcoyote Escreveu:Então quem tem razão?casadiscaes Escreveu: O trabalho de criadores como a Carla Molinari foi excepcional para a recuperação da raça, mas e sem a colaboração dos criadores e proprietários americanos teria sido infrutífero.
Porque os Portugueses, ainda não pegarão na raça, e a melhorarão em 30 anos?
Só o grande nome, de Dona Carla Molinairi ficou e ficará como a primeira e única que pegou nesta raça, mas parece que não tem o apoio de outros portugueses, porque nunca mais ouvi nada sobre a raça ou esta grande senhora, na América.

Boa semana
Tiago Fortuna
A forma é a imagem plástica da função
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Obrigado Gonçalo, não fazia ideia disso...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Só me ocorre um comentário ao Sr. Coyote... não há que melhorar a raça, mas sim preservar a raça... se o Sr. não percebe isso, por favor fique fora dos cães.
Obrigado.
Obrigado.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Também o soube por acaso, em conversa com amigos relacionados com raças portuguesas... mesmo em tertulias com alguns copos à mistura aprende-se sempre alguma coisaCasadeAnaval Escreveu: Obrigado Gonçalo, não fazia ideia disso...

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Boas,Grandcoyote Escreveu:
Sem querer entrar em discussões, até porque não conheço de maneira nenhuma Carla molinari, nem os cães por ela criados, devo confessar que as ultimas vezes que a vi ao pé de tais cães, foi só como representante do CPC ... como no Porto este ano, a sr. Carla Molinari estava realmente lá, ao lado de cão de agua, mas que eu saiba não tem absolutamente nada a ver com tal canito ... e olhe que esse canito ganhou as raças portuguesas lá
Mas enfim, é mesmo, viva .... viva o Porto

Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
A sua questão deveria ser colocada à Associação para a Protecção do Cão de água português, entidade que representa a raça em Portugal e a maioria dos criadores dessa raça.Grandcoyote Escreveu: Senhores Criadores,
Como podem ter deixado os EUA, serem agora fonte de "sangue", para os Criadores de Cão de Água em Portugal???.....
Eles afirmam, e confirmam com "pompa e circunstância" que ultrapassaram os Criadores Portugueses.
Como eles adoram, trabalham e lutam por um ideal!!!!... e nós Portugueses?????
Pode pesquisar na internet que encontra o site.
Bem vinda ao CYBER espaço do forum dos cães.
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
- Contacto:
Isto realmente só visto, porque contado ninguém acredita...Grandcoyote Escreveu: Senhores Criadores,
Como podem ter deixado os EUA, serem agora fonte de "sangue", para os Criadores de Cão de Água em Portugal???.....
Eles afirmam, e confirmam com "pompa e circunstância" que ultrapassaram os Criadores Portugueses.
Como eles adoram, trabalham e lutam por um ideal!!!!... e nós Portugueses?????
Você já que “sabe” tanto do que se passa com os cães de água nos EUA, até admira que não se tenha informado da realidade da raça em Portugal!
Sim, existem criadores da raça em Portugal, e alguns preocupam-se mais com a mesma do que os americanos...
É verdade que os americanos ajudaram na recuperação da mesma, após o período conturbado que a mesma atravessou na década de 70, mas não sei se sabe que os cães que havia lá tinham ido todos daqui.... Por isso se calhar os Tugas até não tinham andado a fazer um mau trabalho com a raça...
O problema é que como já aqui foi dito, os americanos não têm só cães bons, também têm muita porcaria, da qual deixo aqui alguns exemplos que nem como cães de água deviam estar registados (para quem sabe o estalão, e partindo do pressuposto que o Grandcoyote sabe....)
Quantidade não é definitivamente sinónimo de qualidade, e no caso do cão de água português, mais vale poucos e bons do que muitos e assim...

Também não sei onde foi buscar estes nomes a titulo de exemplo (CAROUSSEL STORM SURGE, ROUGHRIDER S JUST ADD WATER, NAUTIQUE S TATOOINE LUKE, ROBEL ABRAHAM OF HIGH WOOD, DEL SUR S PACIFIC), pois nem sequer são dos cães e criadores mais conceituados nos EUA...
Não sei também porque ficou “desiludido” com o que viu em Santarém, pois teve oportunidade de ver um dos melhores Cães de Água da actualidade, e não falo apenas em Portugal.
Procure informar-se mais antes de começar logo a criticar...
E já agora se gosta verdadeiramente da raça, porque não compra exemplares a criadores portugueses? Sempre dava uma ajuda...
Mas se quer mesmo trazer dos EUA, certifique-se que não traz “gato por lebre”...
-
- Membro Veterano
Ana, adorei fartei-me de rir. Não que ainda não tivesse visto fotos similasres...
Pois é ao menos se o/a coyote vem para portugal com cães novos (vindos dos states), ou seja a fazer o mesmo de que nos acusa
, a usar sangue deles. Ao menos que não traga nenhum descendente dos cães das tuas fotos.
Mas como cá para mim ele não vai trazer nada! É só garganta mesmo.
Pois é ao menos se o/a coyote vem para portugal com cães novos (vindos dos states), ou seja a fazer o mesmo de que nos acusa

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
isabelnobre Escreveu: Ana, adorei fartei-me de rir. Não que ainda não tivesse visto fotos similasres...
Pois é ao menos se o/a coyote vem para portugal com cães novos (vindos dos states), ou seja a fazer o mesmo de que nos acusa, a usar sangue deles. Ao menos que não traga nenhum descendente dos cães das tuas fotos.
![]()

Se aqueles são Cães de Água, eu sou a Madre Teresa de Calcutá.
Deixem lá o sr, trazer para cá uns quantos!!!!
Se forem iguais aos das fotos, eu prontifico-me a investigar a origem deles

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
- Contacto:
isabelnobre Escreveu: Ana, adorei fartei-me de rir. Não que ainda não tivesse visto fotos similasres...
Pois é ao menos se o/a coyote vem para portugal com cães novos (vindos dos states), ou seja a fazer o mesmo de que nos acusa, a usar sangue deles. Ao menos que não traga nenhum descendente dos cães das tuas fotos.
![]()

Bem, tendo em conta que o sangue dos cães americano é de origem portuguesa, não percebo o porquê da acusação...
Mas também tendo em conta as "misturas" que por lá andaram a fazer, é bom que o senhor tenha mesmo muito cuidado com a escolha, pois quem vê caras não vê corações...