Caro Labor,
Não tenho assim tanta experiencia como diz, mas em 10 anos "nos cães" posso dizer que o cão de ring ou de competição, tem treinamento desde jovem, aos três meses, ja vi cachorros assistir aos ataques para ver e aprender o que se passa no terreno de treino. O cão ja fica mais concentrado quando se encontra no terreno. Ele assimila o ring como um jogo, como um desporto, a mesma coisa que uma pessoa que pratica artes marciais. No terreno, ele aprende varias tecnicas, mas o cão não é burro, e vê sempre o fato, o que ja é um condicionamento para, e principalmente quando ha um ataque no meio de varias pessoas, como no Mondioring, basta ter concentração para o ou os homens que estão de fato de protecção.
No nosso treinamento, o que conheço, fazemos trabalhar os cães em locais parecidos com a via publica, garagem, etc ... Para o treinamento o homem usa um fato mais fraco que o de competição, mas que evita as mordeduras fundas, e um casaco de cabedal com umas calças, tal como se fosse na rua. nestes treinos, um dos meus colegas que tinha um cão de Ring 3, conseguiu ensinar varias tecnicas de intervenção no furto dum carro por exemplo. Mas vimos que ele ficou surpreendido quando começou, porque não via o fato de treino e ficou um bocado destabilizado. Depois da intervenção o cão vai para o carro e nem sequer vê o agressor depois. O Homen neutralizado acabou se o trabalho e não ha amizade como se fosse no ring depois dos exercicios. Isto reforça a ideia do cão que era uma interveção real; isto são pequenos pormenores mas que fazem com que o cão esteja pronto em qualquer situação a intervir. Tambem usamos muito o açaimo de ataque para defesa frente a um agressor sem arma. Quando o cão bem treinado com o açaimo, num ataque a 20 metros = costelas partidas garantidas. Em alguns cães, esse tipo de treino é perigosos, porque o cão esta privado de não poder morder e fica frustrado e potencialmente perigoso depois, alguns ja morderam o dono depois depois do ataque e ter tirado o açaimo. Isto é em fnção de cada cão, e não de cada raça. Alguns reagem com muita agressividade e devemos minimizar os treinos, e outros 100% equilibrados; posso lhe dizer que os de Ring nem são dos mais equilibrados, e não venham dizer que o adestrador é fraco, ele competiu em Ring ( Sr. Krahoula, para quem conhece...) e ganhou finais de ring.
Protecção de ataque com açaimo
Fato de treino Ring
Fato de treino de decondicionamento (novo modelo tipo fato treino)
Abraços,