O que é o Mondioring ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta jul 01, 2004 2:47 pm

CelsoAlves Escreveu: Caro Pedro
...
No entanto, como tudo em Portugal existem pessoas que continuam a fazer este tipo de trabalho ilegal, sem terem qualquer tipo de penalização, até ao dia que algo corra mal e ai é que eu quero ver essas pessoas a resolverem o problema.
Celso
Pois é, temos as leis mas não há quem as faça cumprir, é sempre a mesma coisa! Depois os cães é que levam má fama, pela má conduta das pessoas!

Grata pelo tópico nunca tinha ouvido falar nesta modalidade e é sempre bom ter alguma noção do que se vai passando!

Cumprimentos a todos!
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sexta jul 02, 2004 12:28 pm

Pois é, ha sempre pessoas que, pouco acostumadas com a modalidade do Ring, que parece impressionante, na determinação do cão a atacar o homem de fato, mas isso faz parte das varias caracteristicas que se pedem no Ring, coragem, valentia e obediencia. Mas ca fora é outra coisa, e mais uma vez digo lhe por ter tido colegas de trabalho com cães Ring (e não so um), que não valem grande coisa em intervenções reais !

E verdade, ha venda de cães de Ring e até sem ter praticado modalidade nenhuma que são vendidos uma fortuna para os EUA, por exemplo, e que so tem o bem de vir da Alemanha, ou da Belgica, ou de França, os principais paises que praticam essas modalidades e é so uma referencia genetica que eles compram, e mais nada; não ha um cão parecido um com outro cada um tem seu comportamento, e cada um reage em função do seu carater, mas o treinamento de Ring não é "a" referencia para treinar um cão policial para via publica. Os que dizem o contrario, não tenho a certeza que tiveram experiencia de intervenções reais na via publica para dizer que os "Ringueurs" são eficazes para defesa pessoal na rua. O Ring, Mondioring é perfeito como desporto, mas não iria confiar num cão de ring para me defender na rua/

Abraços,
Jordan
Membro Veterano

sexta jul 02, 2004 1:36 pm

Pedro adr, desculpa, mas tenho que te perguntar isto!
Estive a ver a tua foto com o rott (álbum) e não resisto a perguntar, vocês na tropa qd trabalham com os cães, ficam mesmo encarregues de um único cão, ou têm de tanto em tanto tempo outro cão... não sei
se percebes a pergunta, nem sequer sei se é correcto estar a perguntar isto, se não puderes responder, não há problema, é só mera curiosidade minha!

Os cães são treinados e depois destacados para unidades respectivas para desempenharem determinadas funções?

... :?:
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 02, 2004 2:25 pm

Ola Jordan,

Nesta foto, era agente cinofilo no serviço de segurança privada duma camara municipal em França; O Rott, Junior, é meu e treinado comigo em varias situações, que chamamos a "civil", fato de protecção escondido por baixo da roupa e exercicios praticos perto da realidade.
Não sei como se passa em Portugal, mas sei que em França, o cão militar é comprado a pessoas particulares, ou criadores que se especializaram na venda de pastores belgas aos serviços do exercito, e depois segue um treinamento com os militares. Cada militar tem o seu cão, no seu proprio canil, e depois do tempo, cada militar pode ficar ou não com o cão. Se não o cão fica e vai para outro condutor; assim, é facil de compreender porque é que algumas raças, bastantes eficazes como cães de guerra, mas muito desconfiado com estranhos e novos donos, tais como o Dobermann, são deixados a favor dos cães pastor.

Abraços,
Última edição por pedro_adr em sexta jul 02, 2004 3:10 pm, editado 4 vezes no total.
Jordan
Membro Veterano

sexta jul 02, 2004 2:57 pm

Obrigada pela atenção Pedro! Desculpa pensei que fosses militar de carreira. mas a explicação já me matou a curiosidade. ;)

Pois aqui em Portugal tb não sei como se processam essas coisas!
Talvez apareça algum participante que nos possa dar uma ideia!

mais uma vez, obrigada!
Labor
Membro Júnior
Registado: sexta jul 02, 2004 12:50 pm

sábado jul 03, 2004 4:15 pm

Bom dia a todos. Antes de fazer alguns comentários peço desculpa por qualquer coisa de errado que possa escrever uma vez que sou novo no mundo canino e também como participante neste fórum.

Sou defensor do Mondioring, tenho o meu cão a ser treinado numa escola que merece todo o meu respeito com cães a competir nesta modalidade. Embora o meu não fassa este tipo de trabalho (longe disso: é um Labrador) já vi outros cães a trabalhar. Posso adiantar que já vi os tais cães que se dizem muito perigosos no meio de todos nós a brincar com crianças e adultos e também já vi cães mimados que passam o dia sobre a sua almofada e que, quando saem à rua ladram e só não mordem porque estão presos à trela. Penso que não devem ser confundidos os termos: "Força" e "determinação" com "agressividade".
Os cães de Mondioring são na minha opinião cães muito equilibrados que só mordem com motivo e com a respectiva ordem. Sinto-me seguro perto deles. Já vi uma demonstração de ataque precedida do convívio com crianças.
Quanto àqueles que dizem que estes cães não reagem a uma situação quotidiana, bom deixem de teclar e vão buscar o cestinho ou a caixinha guardada por estes cães...

Se me permitem, deixo uma questão aos mais entendidos: Se é proibido o treino para cães de ataque, como é permitido o Mondioring?

Cumprimentos,

Gonçalo
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

domingo jul 04, 2004 4:20 am

Quem ler o que o forista Celso Alves está para aqui a escrever dá ideia que ele é o Santo e está colocado no inferno.

Eu enfiei a carapuça na parte das pessoas que critica a CaneUtile e que encontrou outro sitio para treinar.

Encontrei sim sr. Treino com o Vergilio Ramos na Future Dogs e devo dizer que tanto eu como o meu cão estamos contentes.

Mas não fui lá pelo Celso me ter mandado embora por eu ser, eventualmente, conflituoso. Fui para a Future Dogs por ter ido, em 1º lugar, á CaneUtile, que, segundo o Celso, é "uma associação sem fins lucrativos".
O que se passou foi que cheguei lá com o meu cão e com a cadela da minha namorada, sem perceber nada de treinos. Estive uns 20 minutos á espera que alguem me dissesse alguma coisa até que o que Celso (que nem sabia que era o Celso) fez foi mandar-me para a recepção. Seguidamente falei com a Magui, que se limitou a dizer 3 coisas:

1º Meta os cães no carro ou leveo-os daqui... (dava ideia que apareci ali com 2 cães de lutas...)
2º Neste momento não temos vagas disponiveis... (pelo que depreendo através das palavras do Celso que já não existiam vagas para o pessoal mudar os objectos da pista de agility ou ajudar a organizar provas...)
3º Se quiser... apareça daqui a 2 meses. Ai o preço será de 60 e tal euros por mês e tem direito a não sei quantas aulas por mês (mas supostamente é uma organização sem fins lucrativos...)

Mediante a forma arrogante, pedante e ridicula como se apresentaram os responsaveis da CaneUtile, agarrei e simplesmente fui para a escola seguinte que aparecia na revista. Gostei e continuei.

Por isto mesmo entendo que o problema em Portugal não está na falta de pessoas para treinar o seu cão. Está é na falta de treinadores com pedagogia suficiente para lidarem com pessoas e saberem ensinar o que sabem. Neste momento devem existir umas boas dezenas de treinadores em portugal mas, na maioria, acontece sempre uma de 2 situações:
Ou sabem bastante sobre cães e não têm jeito nenhum para ensinar; Ou têm jeito para ensinar e não percebem nada sobre cães.

O ideal de treinador será aquele que percebe bastante sobre cães e que sabe passar o seu conhecimento aos outros. Se não for assim nada feito.
Agora virmos aqui com hipocrisias de que temos uma escola sem fins lucrativos e que se a escola não funciona melhor é por causa das pessoas que lá vão... acho que é injusto e, acima de tudo, é não saber auto-avaliar aquilo que se consegue (ou não) produzir.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jul 04, 2004 9:29 am

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 7:22 pm, editado 1 vez no total.
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 04, 2004 2:01 pm

Amigo Labor,

Nunca foi questão de dizer que os cães de Mondioring são perigosos, longe disso ! So no Mondioring, o cão tem que demostrar caracteristicas dum bom cão de defesa. Mas não é, e se você ja viu alguns dos meus posts, falo claramento de situações de intervenção na via publica com colegas que ja tiveram cães de ring, e é flagrante ver a que ponto estes cães reage mal a uma situação real, que se situa fora do terreno de adestramento e com um agressor sem fato !! Isto sim, foi visto, por eu mesmo, em varias intervenções contra agressões. Não falo disso atras do meu computadorzinho, e como lhelembro, o Mondioring é e parece um desporto muito impressionante, e é verdade, mas, repito, na realidade é outra coisa !! Um cão de intervenção que esta condicionado para defesa e protecção, nunca vai fazer amigo com a pessoa que vem de atacar, o que é contrario ao cão de ring. Assim, como ja disse igualmente, ha cães de ring que fazem uma boa defesa pessoal ca fora na rua, mas são raros, e na grande maioria, ficam surpresos em situações reais.

PS: Mais uma vez repito, tenho experiencia na via publica ca em França desse genero de desporto que existe aqui em França ha mais de ue tempos, e não me aventuro a inventar como, alguns tentam fazer por aqui sem saber do que falam :!:

Abraços
Labor
Membro Júnior
Registado: sexta jul 02, 2004 12:50 pm

domingo jul 04, 2004 5:55 pm

Caro Pedro_adr:

Desde já quero agradecer oa seus comentários que são sempre muito positivos de quem como você está nisto à muito tempo, tem grande experiência e conhecimento de causa. Por isso pergunto-lhe se em breves palavras me consegue transmitir a diferença dum treino de Mondioring e de Protecção real para intervenções reais.

Obrigado.
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

terça jul 06, 2004 2:42 am

e acabou o topico por aqui...
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 06, 2004 7:37 am

Caro Labor,

Não tenho assim tanta experiencia como diz, mas em 10 anos "nos cães" posso dizer que o cão de ring ou de competição, tem treinamento desde jovem, aos três meses, ja vi cachorros assistir aos ataques para ver e aprender o que se passa no terreno de treino. O cão ja fica mais concentrado quando se encontra no terreno. Ele assimila o ring como um jogo, como um desporto, a mesma coisa que uma pessoa que pratica artes marciais. No terreno, ele aprende varias tecnicas, mas o cão não é burro, e vê sempre o fato, o que ja é um condicionamento para, e principalmente quando ha um ataque no meio de varias pessoas, como no Mondioring, basta ter concentração para o ou os homens que estão de fato de protecção.

No nosso treinamento, o que conheço, fazemos trabalhar os cães em locais parecidos com a via publica, garagem, etc ... Para o treinamento o homem usa um fato mais fraco que o de competição, mas que evita as mordeduras fundas, e um casaco de cabedal com umas calças, tal como se fosse na rua. nestes treinos, um dos meus colegas que tinha um cão de Ring 3, conseguiu ensinar varias tecnicas de intervenção no furto dum carro por exemplo. Mas vimos que ele ficou surpreendido quando começou, porque não via o fato de treino e ficou um bocado destabilizado. Depois da intervenção o cão vai para o carro e nem sequer vê o agressor depois. O Homen neutralizado acabou se o trabalho e não ha amizade como se fosse no ring depois dos exercicios. Isto reforça a ideia do cão que era uma interveção real; isto são pequenos pormenores mas que fazem com que o cão esteja pronto em qualquer situação a intervir. Tambem usamos muito o açaimo de ataque para defesa frente a um agressor sem arma. Quando o cão bem treinado com o açaimo, num ataque a 20 metros = costelas partidas garantidas. Em alguns cães, esse tipo de treino é perigosos, porque o cão esta privado de não poder morder e fica frustrado e potencialmente perigoso depois, alguns ja morderam o dono depois depois do ataque e ter tirado o açaimo. Isto é em fnção de cada cão, e não de cada raça. Alguns reagem com muita agressividade e devemos minimizar os treinos, e outros 100% equilibrados; posso lhe dizer que os de Ring nem são dos mais equilibrados, e não venham dizer que o adestrador é fraco, ele competiu em Ring ( Sr. Krahoula, para quem conhece...) e ganhou finais de ring.

Protecção de ataque com açaimo
Imagem
Imagem
Imagem

Fato de treino Ring
Imagem

Fato de treino de decondicionamento (novo modelo tipo fato treino)
Imagem

Abraços,
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jul 06, 2004 8:44 am

Olá bom dia

Desde a oportuna abertura deste tópico fiquei absolutamente fascinada com o Mondioring e, mais fiquei depois de fazer alguma pesquisa.

Mas agora uma pergunta, e desculpem a minha ignorância :oops: :oops:
todas as raças de cães servem para a prática da modalidade? Ou há raças mais apropriadas que outras?
Dou um exemplo, tenho 2 cadelas, 1 adulta e 1 cachorra, a adulta é incapaz de ter uma atitude mais agressiva, só a ouvi rosnar 1 vez e foi porque sentiu que a cachorra poderia estar em perigo, a cachorra, como qualquer teckel que se preze ;) é refilona, chegando mesmo a ser agressiva para quem não conhece.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 06, 2004 10:52 am

Qualquer cão é capaz de competir em ring, so que cada vez mais usa-se pastor belga malinois, porque é mais facil de ensinar nesta modalidade. No ultimo campeonato de mondioring, havia um Braque de Weimar :o nos finais !!!

Todos cães são aptos, tb é preciso algumas capacidades atléticas e vejo mal um dogue de bordeus ganhar num campeonato de Mondio !! :lol:

Abraçso,
Pedro
POGP
Membro
Registado: terça mai 25, 2004 11:17 am

terça jul 06, 2004 11:58 am

[CelsoAlves escreveu:

Caro Pedro
...
No entanto, como tudo em Portugal existem pessoas que continuam a fazer este tipo de trabalho ilegal, sem terem qualquer tipo de penalização, até ao dia que algo corra mal e ai é que eu quero ver essas pessoas a resolverem o problema.
Celso ]

Donde retira que é ilegal. E o que é que concretamente considera ilegal?

Cumprimentos,

POG[/list][/quote]
Responder

Voltar para “Cães”