Praias autorizadas para cães..onde?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jul 06, 2004 3:45 pm

Pois, cães à solta na praia ... Acho que a questão nem é bem a raça e/ou o tamanho, passa mais pela falta de civismo dos donos.
Senão reparem, eu adoro cães, grandes, pequenos, médios, com pêlo, sem pêlo, de raça ou rafeiros mas se há coisas que me chateiem é eu estar sossegadamente deitada na praia e vir o cãozinho depois duma bela banhoca e de se ter esfregado devidamente na areia, sacudir-se para cima de mim. Nem é bem a questão da minha filha ter medo, que até nem tem, ou de eu ter medo o que não é o caso, é mais o desconforto que provoca às outras pessoas.
Acho que já a todos aconteceu uma ou outra vez ir tomar a bela banhoca no mar e qual não é o espanto quando chegamos para nos limparmos à nossa toalhinha e está o canito do vizinho a esfregar-se. Ninguém gosta não é?

No meu caso, e como vou sempre para a mesma praia, a Nazaré, junto à entrada do porto de abrigo, como não é zona concessionada, podem-se levar para lá os cães, aliás é para lá que a maior parte dos turistas levam os cães, só que tem um pequeno senão, é que quem gosta de banho de mar ali não dá muito geito, o mar é sempre muito mais batido. De qualquer modo como eu quando vou para ali é por causa da hanna, a ela tanto se lhe dá que esteja batido ou não, ela gosta é de correr atrás das gaivotas, morder as ondas e entrar na água feita tonta.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

terça jul 06, 2004 3:56 pm

Ois!

É pá calma, que eu não tenho nada contra os dobermam! Naquela altura eu estava a ver "o filme" e é de respeitar que haja miudos e graudos com medo, não? mais que não seja por desconhecimento e um dobermam manso ou não mete algum respeito, certo? e depois a "paz" do dono a não "querer ver" aquilo que se estava a passar... Mais que não seja deveria andar por perto, vigiar os cães e acalmar as pessoas, não? mais que não fosse para dizer que são uns cordeirinhos e não fazem mal a uma mosca, certo?
É a postura dos donos e o civismo dos mesmos que fazem com que as coisas sejam como são! pelo menos tem contribuido muito....
Bjs Alex
POGP
Membro
Registado: terça mai 25, 2004 11:17 am

quinta jul 08, 2004 11:14 am

Caro PauloC,

Analisei o DL309/93, que visa, como o próprio diploma indica, relamentar a elaboração dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira, designados por POOC. Isto é, estes POOC, como são os POOC sintra/sado e Cascais/Forte de S.Julião foram elaborados de acordo com esta lei.

Assim temos o uma lei geral e outra especial para essas zonas. A lei especial aplica-se em detrimento da geral quando em contradicão com aquela.

É o que me parece que acontece. A lei geral - DL 309/93, diz no art. 5º n.º2 que sem prejuízo das medidas necessárias à gestão do espaço de cada praia (e não outras realidades como paredões etc.) os instrumentos de regulamentação conexos com a actividade balnear (que podem constar p.ex. de editais) devem contemplar a interdição de permanência e circulação de animais fora das zonas autorizadas.

A coima pode ir de 25€ a 2.500€

Ora, os já os POOC especificos daquelas zonas (POOC Sintra/Sado e Cascais/S. Julião da Barra) diz que nas praias é interdita a permanência e circulação de animais nas áreas licenciadas ou concessionadas durante a época balnear.

Pelo que me parece que nestas zonas vigoram os respectivos POOC, fora delas vigorará outro POOC caso exista ou a lei geral, o D.L. 309/93, cujas restrições me parecem maiores.

Cumprimentos,

POGP
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 08, 2004 11:27 am

Pois...é precisamente por isso que eu fico inseguro se estarei em todo o momento a cumprir a Lei, e por isso prefiro evitar ter de me confrontar com isso ;)
Assim, também sou dos que procura apenas as praias fora das epocas balneares e em horários em que não são muito procuradas. Desta forma, mesmo que nalgum momento não esteja a respeitar a Lei, não estou a incomodar ninguém e por isso também ninguém me chateia.
Este ano, desde que começou o verão e por motivos variados, ainda não fui à praia ( areal propriamente dito) com os meus cães. Não sei por isso se a policia maritima está mais rigorosa ou não este ano ( face às novas Leis)!

Cumprimentos
Paulo C.
POGP
Membro
Registado: terça mai 25, 2004 11:17 am

sexta jul 09, 2004 10:54 am

Acredite que a confusão é generalizada e é muitas vezes pelo facto de as pessoas não colocarem duvidas, contestarem e impugnarem eventuais coimas que estas não se esclarecem.

A confusão legislativa em Portugal não é só nesta área... como se pode calcular, mas quando se trata de "pequenas coisas", ainda menos interesse há em esclarecer.

Se calhar até não é muito usual aplicarem-se este tipo de coimas porque obriga a um procedimento, fundamentação etc. Basta o agente da autoridade dizer "tire daí o cão" e pronto tudo morre alí...

Cumprimentos,

POG
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta jul 09, 2004 11:11 am

Pois é, é muito chato termos de levar com os cães dos outros na nossa toalha e estarmos constantemente a ser incomodados pela falta de civismo de alguns donos.

Mas também é importante referir o contrário: a falta de civismo de quem não tem cães. Já nos aconteceu várias vezes chegarmos à praia cedíssimo, andar imenso para chegarmos a uma zona onde não há ninguém no raio de 1km e depois, à hora de almoço, chegar uma família cheia de putos com bolas e rádios e colar-se mesmo ao nosso lado... com tanto areal livre! :evil:
Pois se eles estão a ver que nós estamos ali sozinhos, que temos um cão, porque diabo não vão para outro lado? Se nós nos damos ao trabalho de ir para tão longe, é para deixarmos o cão brincar à vontade, não é para estar preso!

Da última vez que isso aconteceu passei-me. Estavamos fartos de segurar no Calvin para ele não ir atrás dos putos que jogavam à bola mesmo ao pé de nós. Até que às tantas disse a um deles que, se não fossem jogar para longe, eu deixava mesmo o cão ir atrás dele e rebentar a bola toda. :evil:

E depois nós, donos de cães, é que somos chatos?!
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

sexta jul 09, 2004 11:16 am

POGP Escreveu: Acredite que a confusão é generalizada e é muitas vezes pelo facto de as Se calhar até não é muito usual aplicarem-se este tipo de coimas porque obriga a um procedimento, fundamentação etc. Basta o agente da autoridade dizer "tire daí o cão" e pronto tudo morre alí...
O problema é a informação não estar muito acessivel e a que está é confusa... Ou seja, nem os donos e (acredito) nem os policias estão bem dentro das normas. Um agente da autoridade dá uma ordem: retirar o animal da praia, e nós devido à falta de informação especifica e clara não temos outro remédio senão acarretar a ordem que nos foi dada...
Responder

Voltar para “Cães”