Cão de guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jul 08, 2004 1:41 pm

pedro_adr Escreveu: Diamantino, O Fila Brasileiro era cão de caça numa matilha, e tem um bom comportamento com outros cães se foi criado com eles, o que não é o caso de outros cães de guarda; se adquirir um cachorro com 3 meses, ele vai se acostumando com os seus cães e não havera problemas, até acho menos que se fosse com outro tipo de cão de guarda;

Abraços
Gostei da sua explicação, acho que vou informar-me melhor. Até porque gosto muito do aspecto do bicho. Percebe-se porquê, não é ? ;)
Sem estar a desfazer, da sua opinião, como é obvio, talvez também pudessemos contar com a opinião do gonçalo.
De qualquer maneira continuo à espera de opiniões sobre a "indiferença".
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 08, 2004 1:57 pm

Eu sei, mas o que achava ideal era que fosse "indiferente", não submisso. Isto porque, como já disse, não tenho medo que os outros se metam com ele, mas sim que não aceitem o contrário.
[/quote]

Eu também acho muito dificil um bom cão de guarda ser simultaneamente submisso! O facto de ser 'indiferente' é relativo! Isto porque, por mais indiferente que um cão seja ( e normalmente um cão seguro de si é 'indiferente' aos outros), não se pode esperar por exemplo que ele seja desafiado ou mesmo atacado e fique impávido a deixar-se ser mordido! Isso já não é indiferença, é submissão na maior das suas vertentes. Um bom cão de guarda é, por natureza, territorial e dominante, e por isso será muito dificil conjugar essas coisas da maneira que expõe.
Não conheço a raça Fila Brasileiro em pormenor, mas é um cão não é? ;) Como tal, será inevitável que num momento ou outro surja um pretexto para competição ou disputa ( um objecto, comida, uma fêmea no cio, uma festa dos donos, etc.) que poderá despoletar uma reacção inesperada. Dada a diferença de força e do tamanhos de um Fila para um basset, a ocorrência de danos na sequência de uma simples dentada não pode ser uma hipotese afastada!

Elsa, Concerteza terás até mais experiência que eu, mas um cão com a idade que referes ( pelo menos num Rottweiler) ainda não é completamente adulto. O meu macho rottweiler era um "paspalhão" até aos dois anos e pouco. Todos o cães do 'grupo de amigos' o submetiam, só queria brincadeira e até se colocava de barriga para o ar! Mas um dia..Click...achou que já era macho e queria respeito e a partir daí deixou de tolerar qualquer tentativa de imposição de dominância por parte de outro macho! Se eles se submetem ou o ignoram, ele até brinca com eles ou ignora-os também, mas se há rosnadelas, cabeças em cima do cachaço ou tentativas de monta, está o caldo entornado!

Mas...há casos e casos....e por exemplo a minha cadela Mara e o Furst (Rottweilers) aceitam perfeitamente as rabujices, implicâncias e as mordidas das cadelas pequenas da minha mulher (já se conheceram todos em adultos) que são uma pinscher e uma mestiça de pinscher e chihuahua. No entanto, se as pequenas fossem machos, já não estou certo se haveria uma tolerância tão grande do Furst tal como há da Mara as fêmeas.
São riscos....pode resultar ou não, mas não se pode dizer com segurança com raça nenhuma ( até sem ser de guarda) que os conflitos não possam existir.

Abraços e boa sorte
Paulo C.
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quinta jul 08, 2004 2:08 pm

O Fila versatil :

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 08, 2004 2:12 pm

PauloC Escreveu: O facto de ser 'indiferente' é relativo! Isto porque, por mais indiferente que um cão seja ( e normalmente um cão seguro de si é 'indiferente' aos outros), não se pode esperar por exemplo que ele seja desafiado ou mesmo atacado e fique impávido a deixar-se ser mordido! Isso já não é indiferença, é submissão
Ok, Paulo, mas acho que não me percebeu. Eu nunca vi nenhum dos meus a desafiarem um cão. Eles têm aquele espirito de matilha, vivem lá no mundo deles, daí eu falar da indiferência. E concordo com o que disse, e continuo a dizer; indiferente e não submisso.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quinta jul 08, 2004 2:14 pm

Imagens espantosas Pedro!

O Fila faz lembrar uns cães utilizados pela polícia dos EUA para a procura/perseguição de presos "fujões" (não sei se não serão esses :oops: ).

Agora uma outra questão... Será que alguém me pode dar indicação de onde eu posso ver uma foto do famoso Cão de Gado Transmontano?!?!?! :roll: Brigado!!!!

Gelly
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 08, 2004 2:17 pm

Gelly Escreveu: Imagens espantosas Pedro!

O Fila faz lembrar uns cães utilizados pela polícia dos EUA para a procura/perseguição de presos "fujões" (não sei se não serão esses oops ).
Esses são BloodHounds, ou Chien de St. Hubert. Uma das raças que está na origem do Basset Hound.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta jul 08, 2004 2:18 pm

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jul 08, 2004 2:25 pm

Será que alguém me pode dar indicação de onde eu posso ver uma foto do famoso Cão de Gado Transmontano?!?!?!
Aqui mesmo, neste fórum.
O casadicaes tem um modelo de capa de revista :lol:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=13619
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quinta jul 08, 2004 2:29 pm

[quote=casadotrevo]
Esses são BloodHounds, ou Chien de St. Hubert. Uma das raças que está na origem do Basset Hound.
[/quote]

Obrigado Diamantino! :oops: ignorância a quanto obrigas!!!! ;)

Obrigado também à Sarah e à Aisd pela info sobre o CGT.

Beijokas,

Gelly
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 08, 2004 4:12 pm

Gelly,

E verdade, como disse o Diamantino, esses cães utilizados na busca de pessoas pela policia dos EUA são principalmente, os Bloodhounds que tem o faro mais eficaz no mundo para a caça. Mas algumas unidades, como se viu em Nova Iorque, possui Filas. O defeito que tem o Bloodhound é que é um cão de caça, e depois de descobrir um fugitivo, o Bloodhound acabe por aqui, é incapaz de defender o dono com eficacia. Por isso, o Fila, que tem geneticamente as caracteristicas do Bloodhound, faz o mesmo trabalho de busca e pode quando descobre o fugitivo neste caso defender o dono e intervir para neutralizar o fugitivo.

Abraços,
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 08, 2004 4:15 pm

....quando vos digo que este cão sabe fazer de tudo... :lol: :lol:

Abraços,
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 08, 2004 4:22 pm

casadotrevo Escreveu: E os outros, quem os tem, o que acha ?
Já lhe disse Diamantino, vá para os Serras ;)

Tem guarda 5estrelas, totalmente inato e que desde que não seja provocado em demasia não irá causar problemas. Para além de ser uma exc. cão de familia.

Com sorte, até encara os bassets.hounds como ovelhas e guarda.os ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta jul 08, 2004 4:26 pm

CindelP Escreveu: Com sorte, até encara os bassets.hounds como ovelhas e guarda.os ;)
Os Bassets é que podem não achar muita piada a serem vistos como ovelhas!

:lol: :lol:
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 08, 2004 4:34 pm

CindelP Escreveu: Tem guarda 5estrelas, totalmente inato e que desde que não seja provocado em demasia não irá causar problemas. Para além de ser uma exc. cão de familia.

Com sorte, até encara os bassets.hounds como ovelhas e guarda.os ;)
No fundo estas, eram as ideias principais.

Ok, o serra é uma opção.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

quinta jul 08, 2004 4:39 pm

Cá venho eu meter a colher, claro!!

Falo do que sei e conheço (e muito bem) do Castro Laboreiro! Cão de guarda, é indiscutível, têm uma desconfiança e sentido de território inatos.
Como é cão de gado, é normal conviver com outros cães e mesmo outras espécies. Não são por norma brigões e quando a coisa aquece é sobretudo com cães de porte igual ou superior. Eu tive um "neto" que foi viver para uma casa com 3 Huskies (2 fêmeas e 1 macho) e nunca ouve problemas de maior, quem mandava (e assim continuou) era a fêmea mais velha!!

Há muita gente que tem medo dos Castros, não sei porquê, mas a maior parte diz que têm "cara de mau"!! Pelo que eu conheço, são cães ponderados e espertíssimos e sabem avaliar bem as situações!

Qualquer que seja a raça de guarda que escolher, procure o cachorro da ninhada que seja menos brigão e menos conflituoso, isso será um bom ponto de partida para ter o cão com o carácter que deseja!!

Boa sorte e espero que depois nos apresente o "guardião"!!
Responder

Voltar para “Cães”