Eu sei, mas o que achava ideal era que fosse "indiferente", não submisso. Isto porque, como já disse, não tenho medo que os outros se metam com ele, mas sim que não aceitem o contrário.
[/quote]
Eu também acho muito dificil um bom cão de guarda ser simultaneamente submisso! O facto de ser 'indiferente' é relativo! Isto porque, por mais indiferente que um cão seja ( e normalmente um cão seguro de si é 'indiferente' aos outros), não se pode esperar por exemplo que ele seja desafiado ou mesmo atacado e fique impávido a deixar-se ser mordido! Isso já não é indiferença, é submissão na maior das suas vertentes. Um bom cão de guarda é, por natureza, territorial e dominante, e por isso será muito dificil conjugar essas coisas da maneira que expõe.
Não conheço a raça Fila Brasileiro em pormenor, mas é um cão não é?

Como tal, será inevitável que num momento ou outro surja um pretexto para competição ou disputa ( um objecto, comida, uma fêmea no cio, uma festa dos donos, etc.) que poderá despoletar uma reacção inesperada. Dada a diferença de força e do tamanhos de um Fila para um basset, a ocorrência de danos na sequência de uma simples dentada não pode ser uma hipotese afastada!
Elsa, Concerteza terás até mais experiência que eu, mas um cão com a idade que referes ( pelo menos num Rottweiler) ainda não é completamente adulto. O meu macho rottweiler era um "paspalhão" até aos dois anos e pouco. Todos o cães do 'grupo de amigos' o submetiam, só queria brincadeira e até se colocava de barriga para o ar! Mas um dia..Click...achou que já era macho e queria respeito e a partir daí deixou de tolerar qualquer tentativa de imposição de dominância por parte de outro macho! Se eles se submetem ou o ignoram, ele até brinca com eles ou ignora-os também, mas se há rosnadelas, cabeças em cima do cachaço ou tentativas de monta, está o caldo entornado!
Mas...há casos e casos....e por exemplo a minha cadela Mara e o Furst (Rottweilers) aceitam perfeitamente as rabujices, implicâncias e as mordidas das cadelas pequenas da minha mulher (já se conheceram todos em adultos) que são uma pinscher e uma mestiça de pinscher e chihuahua. No entanto, se as pequenas fossem machos, já não estou certo se haveria uma tolerância tão grande do Furst tal como há da Mara as fêmeas.
São riscos....pode resultar ou não, mas não se pode dizer com segurança com raça nenhuma ( até sem ser de guarda) que os conflitos não possam existir.
Abraços e boa sorte
Paulo C.