Manchete do Correio da manhã-ATAQUE

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jul 10, 2004 9:46 pm

A dona da casa, ou o filho da dona, se querem ter um cão do tipo do pitbull, o minimo que poderiam fazer era treinar minimamente o cão, e não deixá-lo andar ao desleixo, pois nem sequer as vacinas tinha em dia
Olá,
Eu não quero aqui afastar as eventuais responsabilidades do dono na medida em que não tenha cumprido a Lei. No entanto, cada coisa deve ser vista em separado. Voltando ao exemplo dos carros, se eu deixar um carro estacionado num local de proibido estacionar e for lá um larápio e me partir o vidro e roubar o carro, será que não posso apresentar queixa do roubo pelo facto de estar a infringir a Lei no estacionamento?
Tem de haver um nexo de causalidade entre o incumprimento da Lei e o acontecido! Será que foi por não ter seguro, vacina, microchip e licença que a cadela mordeu a miúda? Não me parece! Até o letreiro me parece irrelevante se a pessoa já estava bem avisada dos cães! Além de que se trata de alguém a quem portas fechadas parecem não ser obstáculo à entrada...quanto mais um letreiro!!!!!

Outra coisa que não posso deixar passar em branco ;) é a afirmação da frase em cima! O que é isso de "treinar minimamente" o cão? Uma cadela de 10 meses ( parece que há que diga que tinha 6, mas parece que a cadela tem 10) que defende assim a propriedade que é suposto guardar até que leva um bom avanço! Eu volto a dizer que o MAX, o REX e a LASSIE não existem!! Acho que andam é a ver muitos filmes! Pode-se fazer treino mais elaborado, e ensinar um cão a 'deter' o ladrão sem atacar...mas isso é dificil, não está ao alcance de qualquer um, não é um cão com 10 meses.....e aqui entre nós...só funciona bem em demonstrações, porque na realidade eles defendem como sabem (com os dentes) e pronto!

Porque é que a cadela Pastora Alemã não atacou? Boa pergunta! As respostas podem ser muitas. Em primeiro lugar, parece que elas vieram as duas em ataque, e se calhar até pode ter sido a PA que 'incentivou' o ataque! Quem sabe? No entanto, depois foi a Pit que mordeu e a PA ficou-se pela ameaça! Eu tenho um casal de Rotts, e normalmente é a fêmea que inicia os "ataques" quando alguém se aproxima dos portões, mas depois pára a meio e é o macho que fica lá a resmungar e aos saltos! Quando mataram um gato aqui há uns tempos, foi a mesma história...ela é que o detectou e começou a correr atrás dele, mas depois ficou-se a meio e foi o macho que o matou! ( :( ). Quem sabe se entre a PA e a PIT bull não existe também uma relação deste tipo? ( uma persegue a presa e a outra ataca!).
Ou então...simplesmente aquela PA é só "fogo de artificio"...cão que ladra e não morde! Daqueles cães que parece que guardam muito mas uma pessoa faz-lhe frente ou manda-lhe um berro e eles dão meia volta e piram-se! Será que é isso um bom cão de guarda?!?!

Bem....em suma, parece-me que há aqui dois tipo de culpa, a culpa pelo ataque propriamente dito e a culpa de alguém que irresponsavelmente mantém um cão ( não importa a raça) sem as devidas obrigações legais em ordem. A primeira é da avó ou mãe da criança ( ou lá quem foi que levava a inocente menina naquele dia), e a segunda é do estupido do dono das cadelas!

Abraços
Paulo C.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sábado jul 10, 2004 10:23 pm

A minha cadela é super meiga, mas em casa a função dela é guardar tarefa que desempenha muito bem.
lflavio
Membro
Registado: sexta mai 09, 2003 12:57 pm

domingo jul 11, 2004 12:06 pm

pois isto ta uma grande trapalhada,uns dizem que a cadela tem 10meses,outros que tem 6,em que ficamos afinal.eu sou daqui perto da zona do ataque,e posso vos garantir que há muita burocracia no meio deste caso,não me posso estender mais.Mas tá-se mesmo a ver o filme,quem as vai pagar é a cadela,e esta é uma zona que até de dia as casas são assaltadas,tão a ver né,acho que so ainda não me assaltaram o carro pq ele é velho :D :D
pelo que consta do diário de coimbra o ataque foi em junho,não estando assim a nova lei em vigor,não é assim arcanjo?
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jul 11, 2004 1:14 pm

há sempre qualquer coisa que me escapa. nem sequer estou a falar em culpados, mas em vítimas. porque serão sempre as crianças? será que esta não se foi meter com o cãozinho?

pois, eu farto-me de bramar contra o max. digo que ele se engalfinha contra outros cães. mas nem sempre foi assim. para mim, aprendeu com a maluca da carlota. ela se puder mete-se com cães grandes, pequenos, médios, assim-assim.
eu que andava tão contente por o max ignorar outros cães. quem fala antes do tempo :cry:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo jul 11, 2004 1:19 pm

Quantos de nós ñ saltavamos muros, quando mais novos, para ir buscar bolas perdidas, ou talvez mesmo só para codrelhar??
Eu admito que fazia isso, mas nunca em quintais que tivessem o sinal de cães...
Já viram se fosse esse o caso??
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jul 11, 2004 1:23 pm

Quantos de nós ñ saltavamos muros, quando mais novos, para ir buscar bolas perdidas, ou talvez mesmo só para codrelhar??
rica avó. a saltar o muro do quintal do vizinho :lol: deve ser adepta do fear factor :p
leoa_nova_
Membro Veterano

domingo jul 11, 2004 1:47 pm

Vou-me explicar melhor...
Se tivesse um bando de miúdos a jogar à bola, dessem um chuto com mais força e a bola fosse parar ao dito quintal. Iam subir o muro, ou abrir o portão para ir buscar a bola, e aconteceria talvez o mesmo, e como era???
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jul 11, 2004 2:24 pm

leoa_nova_ Escreveu: Vou-me explicar melhor...
Se tivesse um bando de miúdos a jogar à bola, dessem um chuto com mais força e a bola fosse parar ao dito quintal. Iam subir o muro, ou abrir o portão para ir buscar a bola, e aconteceria talvez o mesmo, e como era???
?????????????????????????????????????????

Não se percebe nada....
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

domingo jul 11, 2004 7:08 pm

Boas!

Para quem nao leu a noticia..vou por aqui na integra...pois parece que isto varia de jornal para jornal..mas confio mais nos jornais locais, pois os mesmo estão mais perto da população... Esta notica é do Diario de Coimbra

Criança está internada há 10 dias no Pediátrico
À entrada do jardim onde a criança foi mordida, não havia placa de aviso para a existência de cão na propriedade, como obriga a lei. E a pit bull não estava coberta por um seguro de responsabilidade civil, como também exige a legislação aos donos de cães potencialmente perigosos

Sara, uma menina de quatro anos que mora na Mesura, em Santa Clara, está internada no Hospital Pediátrico de Coimbra, desde há dez dias, devido a ferimentos causados pelo ataque de uma cadela de raça pit bull terrier. O incidente ocorreu em propriedade da dona do animal, no Bairro das Flores, Freguesia de S. Martinho do Bispo, e deixou a criança com lesões numa orelha, na nuca, num ombro e num braço. Foi sujeita a duas intervenções cirúrgicas, mas poderá ter alta clínica ainda hoje, disse a mãe ao Diário de Coimbra, ontem à tarde.
A menina foi mordida por volta das 19h00 de 27 de Junho, domingo, quando acompanhava a mãe. Esta pretendia visitar a proprietária da cadela, que não está coberta por seguro de responsabilidade civil, como exige a legislação a donos de cães de raças «potencialmente perigosas» (ver caixa). A pit bull, que a dona diz ter apenas seis meses e ter sido levada para sua casa pelo filho, permanece sequestrada no Canil Municipal de Coimbra.
Apesar daquelas duas mulheres serem conhecidas, a primeira nunca tinha ido a casa da segunda e diz não se lembrar de ter sido alertada para a existência de cães, antes da visita de 27 de Junho. Neste dia, não viu qualquer campainha no portão principal da casa, nem placa a avisar para a permanência de cão na propriedade - outra exigência da lei.
Abriu então esse portão e atravessou um pequeno jardim para bater à porta de acesso ao interior da casa. Como ninguém aparecia, decidiu abandonar a propriedade para regressar ao Bairro Azul, da Mesura, onde mora.
Foi nessa altura que lhe apareceram pela frente a cadela pit bull e um pastor alemão, vindos das traseiras do imóvel. O cão não ensaiou qualquer ataque, mas a pit bull atirou-se à cabeça da criança. Os gritos da mãe, que puxava a cadela pelos quadris para separá-la da Sara, chamaram a atenção de dois jovens que estavam num café da vizinhança. Foram eles que resgataram a Sara para a rua. A mãe da menina permaneceu durante alguns instantes ainda do lado de dentro, mas o animal não a atacou.
Enquanto isto, a dona da casa, cujo estado de saúde lhe afecta a mobilidade, mantinha-se num terraço das traseiras, a dezena e meia de metros de distância. A senhora garantiu também ao Diário de Coimbra que só veio a saber do sucedido mais tarde, já a criança tinha sido transportada ao hospital.
Admitiu que deveria ter, no portão da frente, um aviso a alertar para a existência de cães como aquele que ontem exibia a entrada lateral da casa. Mas assegurou que dissera à mãe da Sara, antes da sua visita, que tinha cães. Alegou ainda que a cadela não estava vacinada contra a raiva, por ter apenas seis meses de idade.
Segundo o vereador responsável pelo Canil Municipal de Coimbra, Mário Nunes, a pit bull está sequestrada por ter atacado a menina e por não ter vacinas e licenças. Só sairá do canil após a confirmação de que não padece de raiva, a sua vacinação e o pagamento destas despesas e da estadia pelo seu proprietário, acrescentou.
A mãe da Sara pondera a apresentação de uma queixa judicial contra a dona da cadela. «As pessoas têm que ser chamadas à responsabilidade», sustentou, no Hospital Pediátrico de Coimbra, onde se mantêm desde há dez dias, a fazer companhia à filha.

Obrigações dos donos de cães potencialmente perigosos

O Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Regional e Pescas estabeleceu como raças de animais «potencialmente perigosos», em portaria aprovada em Dezembro de 2003, o pit bull terrier, cão de fila brasileiro, dogue argentino, rottweiller, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier e tosa inu. Têm a mesma classificação os animais nascidos de cruzamentos de primeira geração destas sete raças.
Antes desta portaria, o Governo aprovou o decreto-lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, que permite que sejam classificados como «animais perigosos» todos aqueles que tenham atacado pessoas ou outros animais, ou sejam declarados como tal pelos próprios detentores ou pelas autoridades competentes.
O artigo 6.º deste decreto-lei determina que «incumbe ao detentor do animal o dever especial de o vigiar, de forma a evitar que este ponha em risco a vida ou a integridade física de outras pessoas e animais». E, no artigo seguinte, o mesmo «fica obrigado à afixação no alojamento, em local visível, de placa de aviso da presença e perigosidade do animal».
Por outro lado, segundo o artigo 13º, «o detentor de qualquer animal perigoso ou potencialmente perigoso fica obrigado a possuir um seguro de responsabilidade civil em relação ao mesmo».

Hora..conclusoes...
houve um "ataque" em que a victima foi uma criança
a cadela parece ter 6 meses (até que se prove em contrario)
Nao havia placa a assinalar a presença de cães (Provado)
As pessoas entraram sem autorização em Propriedade Privada (provado)
A data foi em 27 Junho, logo a lei não estava em vigor (Provado)

Ilegalidades!
Se a cadela tiver 6 meses, só mesmo a falta do letreiro
Se tiver mais de 6 meses.... a falta de letreiro e a licença camararia.

Abraços,

Arcanjo
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo jul 11, 2004 7:35 pm

Não houve um ataque, houve uma defesa... a mãe da Sara devia ser julgada por negligência grosseira, e se eu fosse o dono da cadela também lhe punha um processo em cima por violação de propriedade privada.

Tenho muita pena da menina, mas a culpa é inteiramente da mãe.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

domingo jul 11, 2004 8:01 pm

Boas!!!

Gonçalo...por isso mesmo puz o ataque entre aspas ;)...

Abraços,

Arcanjo
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 11, 2004 8:43 pm

Pois é Arcanjo...eu cá duvido de tudo, e até pela boca dos próprios gosto sempre de ouvir as várias versões ;)
Os jornais lovais, sem querer generalizar, padecem dos mesmos males que os outros e em alguns casos de algum amadorismo e desejo de 'brilhar' que ainda os faz 'piores' que os outros. O facto de ter asinstalações mais perto do local da ocorrência não quer dizer necessariamente que esteja melhor informado ;)
Bem...mas misturando tudo, batemdo muito bem e espremendo o sumo as conclusões são mais ou menso aquelas a que tu chegáste. Não importa até que o PA fosse uma cadela ( conforme se viu na televisão) ou que a portaria que estabeleceu as raças potencialmente perigosas seja de 24-04-2004 ( D.R. nº 97 - I B), e sabe-se lá que mais ;) O que importa mesmo a reter é que:
- NÃO SE ENTRA EM CASA DOS OUTROS SEM AS PESSOAS LÁ ESTAREM A RECEBER-NOS (seja com cães ou sem cães);
- AS PORTAS DAS CASAS- MUROS E GRADES NÃO SÃO PARA DECORAR, MAS SIM PRECISAMENTE PARA VEDAR A ENTRADA A ESTRANHOS!
- UM CÃO DE GUARDA SERVE PARA GUARDAR NÃO É COISA DE OUTRO MUNDO, NEM MOTIVO DE CHOQUE NACIONAL QUE O FAÇA DE FORMA EFICIENTE!
- É BOM CUMPRIR SEMPRE A LEI, QUANTO MAIS NÃO SEJA PARA ISSO DEPOIS NÃO SERVIR DE ARGUMENTO PARA DESVIAR A ATENÇÃO DA VERDADEIRA CAUSA DOS ACIDENTES;
- CONVÉM COLOCAR PLACAS NÃO APENAS UMA (como a LEI DETERMINA) EM LOCAL VISIVEL, MAS SIM UMAS 10 OU 20 PELA PAREDE TODA À VOLTA DA CAS POR CAUSA DOS MIUDOS QUE PODEM SALTAR O MURO OU DOS ET QUE SE LEMBREM DE ESTACIONAR A NAVE NO NOSSO QUINTAL. aHHH...E CONVÉM TAMBÉM FAZER MUITOS DESENHOS E DEIXAR UMAS PLACAS EM BRAILLE, POR CAUSA DOS ANALFABETOS E DOS CEGOS.....

Cumprimentos
Paulo C.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 11, 2004 9:16 pm

Porque será que tenho a sensação que se a cadela em causa fosse de outra raça que não as da lista negra, ou mesmo uma srd, nada disto tinha sido empolado?
tenho muita pena da menina, e espero que melhore depressa, mas concordo com o Paulo C...cão de guarda é cão de guarda. Se tentarem entrar cá em casa (apartamento) sem eu estar á porta a receber, o resultado não seria muito diferente.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 11, 2004 9:23 pm

leoa_nova_ Escreveu: Quantos de nós ñ saltavamos muros, quando mais novos, para ir buscar bolas perdidas, ou talvez mesmo só para codrelhar??
E a logica é ?

Não quer ser mordida, não entre no que é seu! Não quer que o seu filho seja mordido? É simples, não o deixe andar sozinho .... raio de irresponsabilidade ....

E outra coisa ... com que provas é que podemos afirmar que a dita cadela é um pit?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
leoa_nova_
Membro Veterano

domingo jul 11, 2004 9:29 pm

Quantos de nós ñ o faziam?? Mas se tivesse a placa de cuidado cão, pelo menos eu ñ saltava o muro de certeza!!!
É ai que quero chegar, a placa a avisar podia ter evitado isto!!
Responder

Voltar para “Cães”