O cigano que foi roubado...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jul 13, 2004 8:23 pm

Eu nem me devia dar ao trabalho de responder a estes polítivcamente correctos - é perda de tempo.
Estou farta de os encontrar em situações reais que se resumem assim- foi com os outros ? então moralmente patati-patatá - foi comigo ? malandros, criminosos e eu que até os defendia...
Hipócritas.

Eu não referi a raça de ninguém.
A totalidade (no meu caso) de cães maltratados que eu gostaria de roubar são de brancos.
Um cão grande mantido todo o ano numa varanda, uma cadela de raça nas mesmas condições que só serve para parir e para os donos venderem as crias.

Agora digam lá seus "políticamente correctos" que sendo de brancos já se justifica e patati-patatá...

O problema coloca-se em que não há uma lei que permita tirar estes animais aos seus donos.
Não há leis que protejam os animais de serem maltratados e explorados até à morte.
Perante isso eu, pessoalmente, faço o que posso.
E farei o que deve ser feito.
Com lei ou sem ela.

Dona Kitten

Faça o favor de não se me dirigir novamente.
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

terça jul 13, 2004 8:38 pm

Pois, devo dizer que concordo com a Kitten e com o Vasco. Se o cão estava de facto a ser maltratado (coisa que não sabemos se é verdade ou não porque não vimos) o que poderia e deveria ser feito era chamar a polícia. Claro que na maioria das situações, como diz a Aisd, não serve de nada, porque depois ninguém quer o cão e ele acaba por ficar pior ainda, por ir parar a um canil. Mas quando há interessados no cão (como era o caso) a comprovação de maus tratos é suficiente para o bicho ser retirado aos donos e poder depois ser adoptado por quem o quiser.

Conheço um caso em que assim foi: uma amiga minha tinha um vizinho que sistematicamente espancava a cadela (uma labradora), que além do mais estava o dia inteiro fechada numa varanda minúscula, para depois receber pancada quando a besta chegava a casa, por (naturalmente) ter feito as necessidades na dita varanda. O que é que ela fez? Não roubou a cadela. Primeiro, foi falar com outras pessoas do prédio para saber se também serviriam de testemunhas e depois foi à polícia. A cadela foi retirada ao dono (que aliás já tinha historial de maus tratos a animais) e acabou por ser adoptada por uma outra vizinha. Claro está que ser uma labradora (ainda mais cor de chocolate, que são os mais procurados) ajudou. Não digo que não. Mas foi bem melhor agir assim do que roubá-la, não?

Claro que a besta (que mudou de casa) hoje se calhar já tem outro cão, que está novamente a maltratar (duvido que a polícia esteja a controlar o caso). Mas que fazer? Pelo menos, salvou-se uma e sem recorrer a ilegalidades
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça jul 13, 2004 8:54 pm

Ora bem, seria bom que não escamoteassem a questão! Repararam bem no título do tópico? O Cigano que foi roubado?? Subentende que o ladrão foi por sua vez roubado.
Aliás, já houve aqui uma cabeça também muito lúcida, que o disse claramente: ladrão que rouba a ladrão ....
É como o Vasco referiu, estereótipos, nada mais do que isso.
E porque foram buscar essa? Está-se a ver claramente, porque sabem que a acção foi errada, e portanto querem arranjar justificação.
Eu li o tópico logo a seguir a ser colocado, mas nem sequer comentei.
Achei um exemplo tão primário de racismo, ou de xenofobia, ou do que lhe queiram chamar, que a única coisa que me mereceu foi o silêncio.
Mas depois arranjam justificações também com o cão, ser salvo.
Óbvio que o facto de ser de raça, não conta nada, foi puro altruismo.
E se se deixassem de hipocrisias?
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jul 13, 2004 10:54 pm

kitten Escreveu: Exactamente Adlemos é isso mesmo.

...Esta história não tem dois lados, só tem um, o roubo dum cão supostamente de raça.

Ganhem vergonha e não venham gabar-se deste tipo de coisas em sitios onde há donos conscientes e outros mais ou menos...
olá
Afinal não somos mesmo uns gajos de brandos costumes!
è esta maltinha que acaba sempre por nos "lixar". e sempre com a desculpa parva e convencida de que "sempre pensei que estáva-mos a fazer bem"!
Irra que já não se pode ser outra coisa além de branco! isto 30 anos depois!!! não há pachorra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um abra&ccedil;o
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

quarta jul 14, 2004 12:01 am

Como já foi dito, um roubo é sempre reprovável, e já houve tanta gente que se enganou sobre a forma como os cães são tratados olhando só para o seu aspecto.
Mas o que me fez intervir é apenas o pequeno pormenor de alguém amigo de determinada pessoa se vir gabar para a net o acto mal feito.
Agora imaginem que o tal cigano até é um frequentador deste forum, e por acaso identifica através do que foi aqui contado a oficina na vizinhança, e por consequencia o ladrão que o roubou, estiquem mais a imaginação e se o tal cigano tem forma de provar que o cachorro é dele, basta ir à polícia e nesta história acaba por ser o último a rir. O roubar foi mau, mas pior é vir para aqui alguém gabar o acto.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jul 14, 2004 1:18 pm

eu nem sequer vou comentar o que foi dito. desconheço se o cão foi ou não maltratado, porque não o vi. mas vi há dias, num acampamento de ciganos, um cachorrinho a ser super mimado. tb. vi um cachorro pit nas mãos de um puto negro a ser tratado como um menino na mão das bruxas. aqui no bairro, costumava dormir ao relento uma velhota acompanhada de 2 cães. estes não estavam sujos, nem magros e tinham coleira. um coitado, andou coxinho durante uns dias. a velhota dormia com um dos cães debaixo do cobertor e o outro tinha uma caixa. não a tenho visto ao relento, mas vejo-a por aí com os cães. estão todos bons e recomendam-se.
agora, o roubo... pois, eu já roubei 2 gatas. uma pertencia a brancos. estava em vias de morrer de fome e de tanto parir. fiz mal? pois fiz :evil: outra gata estava num bairro de barracas. encontrava-se dentro da "propriedade" presa de tal modo que nem se conseguia sentar. cá para mim, tb. foi roubada. os donos da "propriedade" estavam no canadá. ia lá um senhor por-lhe comida que nem os porcos haviam de querer. fiz igualmente mal.
chamar a polícia para resolver a situação? as aa? ora se fiz isso a propósito de um gato que estava preso a um latão, sem comer e sem água... e ninguém podia fazer nada... os outros podiam esperar sentados. se conseguissem. neste caso, no commentes.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta jul 14, 2004 1:36 pm

Yup, foi o que eu disse, o acto de roubar está mal, mas se é um animal que está a ser lesado na medida em que não tem o que se considera indispensável para a sua subsistência, então o melhor é fechar os olhos ao roubo e dar uma vida digna ao animal. :)
Free65
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:14 pm

quarta jul 14, 2004 5:28 pm

lagutrop Escreveu: Free65

Não percebi...
Boa tarde,

Então se me dá licença, explico-me um bocadinho melhor:

De uma maneira geral, e espero não estar a ser abusivo com esta generalização, a malta aqui é, e muito bem, contra a chamada lei dos cães de raças potencialmente perigosas; entendem, e muito bem, q um cão não é potencialmente perigoso por ser desta ou daquela raça e q, por isso, não se deve discriminar os cães (e os seus donos) com base nessa característica.

O q se constata aqui é q alguns desses discriminam as pessoas com base na sua raça; neste tópico por serem ciganos, noutros por serem pretos (exemplo: há para aí um tópico q fala no preto q rouba cães na Caparica), etc.

O q eu pergunto é q coerência é q há nos q discriminam os ciganos, pretos, etc e depois tb são contra as leis específicas das raças potencialmente perigosas?

Q coerência há nos q criticam as TVIs, Correios das Manhãs e quejandos por só relatarem situações em q é o rott ou o pitt q morde e depois aqui não se coíbem de referir sempre em tom jocoso (para dizer o mínimo) os ciganos e os pretos?

São, e quanto a mim muito bem, contra a discriminação de um cão, mas já não são, e quanto a mim muito mal, contra a discriminação de um homem com base na raça????

Desculpe(m) a extensão da msg, espero q a lagutrop tenha então agora percebido.

Cumps,
Free
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

quinta jul 15, 2004 12:32 pm

Confesso que cada vez mais me espanta o 'filme' ou a capacidade imaginativa, a moralidade que alguns foristas têm/impregam, para além de tirar conclusões precipitadas, julgarem tudo e todos...não vou referir nomes pois lamento que não tenham alguns visto o objectivo da situação!

Mas ainda assim esclareço:
-este é já o terceiro cão resgatado das ruas que este meu colega acolhe, tem um em casa e mantém estes dois na oficina... soube-se que era de raça pois foi o vet que o afirmou! O destino dele seria o mesmo, pois os outros dois são do mais SRD que existe!
O que o fez 'roubar' o cão, foi simplesmente pelo estado deplorável que se encontrava, pois ainda à poucos dias o suposto dono, esquecendo-se que tinha o cão preso à carrinha andou uns poucos metros com o bicho atrelado..."vet... o que era isso, o tempo cura!" foi a sua afirmação vendo o bicho ferido!
Acho que até para os mais moralistas, um comportamento destes justifica os meios utilizados para o fim realizado!!

Muitos alegam serem contra o roubo seja ele de que especie for... acredito que sim, mas não viram como estava o cão e como está! E pasmo ao pensar que acreditem o 'dono' que neste caso era um cigano o teria comprado... quando os filhos passam fome...

O facto de ter colocado que era de etnia cigana, não faz disso uma bandeira, não descrimino, apenas relatei um facto como poderia colocar outro dos casos que soube de uma 'tia' que tinha 10 pinchers dentro de uma Renault Express...e alguém os salvou de morte certa!!

Herois não existem e com os meus 28a. tenho a mais perfeita noção de que não podemos chegar a todo o lado, mas acredito que com a nossa mais pequena contribuição já estamos a fazer muito e todas as pequenas contribuições tornão bem melhor a qualidade de vida de alguns, ainda que poucos animais!

Se algum dos foristas esteve na Concentração de Tuning de Santarém de 10/11-07; garantidamente que viu este cão lá... estava num dos stands da exposição e de tal forma diferente que nem o reconheci!!

;)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta jul 15, 2004 1:04 pm

Sem ler as 3 páginas de intervenções, só venho fazer este comentário:

Quando li o título do tópico, sinceramente não pensei que o autor estivesse a fazer alguma exposição racista! Achei piada pq como os ciganos têm fama (e muitos o proveito) de serem larápios, dizer "o cigano que foi roubado" foi um jeito engraçado de dar um título ao acontecido, pq é uma inversão da situação!
Deixem lá o discurso xenófobo e racista!!! Penso que quem abriu o tópico só quis partilhar connosco a situação em si, e teria feito mesmo que fosse um cigano, negro, branco... só lhe mudava o título!

Fiquem bem! ;)
Moca32
Membro Veterano

quinta jul 15, 2004 1:05 pm

O MiguelAnjos não me diga que fizeram uma remodelação no canito e que o encheram de Tuning até aos dentes, de tal forma que ficou inreconhecivel. :lol: ;)

Estava só a reinar. :D

Falando sério, eu fiquei foi satisfeito de saber foi que o canito ganhou qualidade de vida, o resto... :)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 15, 2004 1:17 pm

O MiguelAnjos não me diga que fizeram uma remodelação no canito e que o encheram de Tuning até aos dentes, de tal forma que ficou inreconhecivel.

Estava só a reinar.
nem é preciso tanto. basta ver o max, antes e umas semanas depois. foi só preciso ter água, shampoo e na altura até se usou apenas pedigree junior. o tempo e...o resto fizeram milagres. de nojento, o bichano tornou-se um giraço que faz parar o "trânsito" e receber os maiores elogios. imagine-se :o :D
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 15, 2004 1:57 pm

Roubo é roubo, e como tal é sempre condenável.
Se o cão era efectivamente maltratado e se isso era notório, existem associações de protecção animal vocacionadas para accionar os meios legais (inclusivé o apoio policial) para retirar o cão aos donos. Se havia gente interessada no cão ele não ficaria em canil concerteza.
As pessoas estão aqui a assumir que os novos donos estão a dar uma vida melhor ao cão. Por favor leiam de novo a mensagem do Miguel e imaginem como o cão está a viver......numa almofada e com comida e festas, mas...... confinado a uma prisão permanente para não ser reconhecido na rua! Pode até ser uma vida melhor....mas pode nao ser tão boa como se possa pensar!
Se o cão tivesse sido encontrado na rua, sem coleira ou identificação, seria uma coisa boa recolhê-lo. Tratando-se de um cão que se sabe perfeitamente quem é o dono e que se retém escondido para não ser detectado, é um roubo. Atentuantes? Pode até haver, mas se as coisas fossem feitas legalmente, o cão estaria muito melhor.

Nunca gosto de usar os seres humanos para comparação, mas da forma como algumas pessoas aqui colocam as coisas, qualquer dia vemos por aí 'candidatos a pais adoptivos' a roubarem as criancinhas aos pais que acham que não as tratam convenientemente.

Quanto à questão das raças perigosas (cães) versus racismo (humanos), não se deve misturar as coisas ou assumir a opinião e incoerência de alguns como sendo das 'pessoas que defendem a não descriminação das raças perigosas'. Mesmo colocando a ressalava 'Alguns' está a criticar um 'grupo de pessoas', e não o X ou o Y que emite uma opinião pessoal ! Nunca este tipo d eopiniºao deverá ser tomada em nome ou como 'exemplo' do que pensam 'alguns' ou 'todos' aqueles que são contra a discriminação de raças de cães. Parece-me pois despropositado e até ofensivo, enquanto membro do 'grupo' de pessoas que é contra a BSL ( legislação decriminativa de raças de cães).

Cumprimentos
Paulo C.
Moca32
Membro Veterano

quinta jul 15, 2004 2:16 pm

AnjaAzul - Compreendo, realmente é verdade que um canito mal tratado parece uma coisa e depois de um bom banho, desparasitação, vacinal e carinho, ele já parece outro.

Ainda bem que o seu Max agora é uma bolinha que todos apreciam. 8)

Paulo C - è como eu digo, este caso tem um lado bom e outro mau.

Agora confesso que nunca tinha pensado nisso do canito estar confinado a 4 paredes, realmente tambem acho desagradável, bom mas o actual dono deve levar o canito a +passear, para outros sitios, espero eu. :?

:)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jul 15, 2004 3:45 pm

anjaazul Escreveu: ...
agora, o roubo... pois, eu já roubei 2 gatas. ...
Oh anja, "atão" isso faz-se? :lol: :lol: :lol:

Agora a sério.
Eu não duvido da veracidade da história. Mas não consigo atribuir qualquer juizo de valor em relação à atitude de se ter tirado o cão da situação em que se encontrava. Entram aqui muitos (demasiados) factores de carácter subjectivo que não permitem, tanto a mim como a quem quer que seja, julgar esse procedimento.
Nestas últimas mensagens já houve um maior esclarecimento, mas ainda assim não é fácil.
Mas o tópico em si não deixa de trazer um tema que até é interessante. O que penso é que ele deve ser encarado mais como mera discussão académica do que como tentativa de "resolver" ou julgar a atitude em si.
Para além dos factores subjectivos, há outros que vêm baralhar o eventual julgamento que se pretenda fazer. Por exemplo, se não se tratasse de um cão de raça mas de um SRD, a atitude teria sido a mesma? E se o dono não fosse um cigano mas um cidadão respeitável? (Há por aí tanta gente "respeitável" a tratar mal dos cães... )
Estou só a dar dois exemplos (há muitos mais) em como a interpretação depende de cada um.
Por outro lado, roubar é um crime. Pois é, mas não haverá situações em que "roubar" não tem a carga criminosa associada ao termo e constitui antes um acto generoso? Não sei se foi o caso, só estou a levantar duas ou três dúvidas de uma infinidade delas que o texto de apresentação do tópico pode suscitar.
Eu nestes juizos não arrisco. Não é por falta de coragem. É por falta de conhecimento de causa.

Esta discussão até terá sido útil. Como mero exercício. Não para acusar ou enaltecer.
E não vale a pena extremar posições. Minhas caras aisd e kitten, cairam na "ratoeira". Eu acho que ambas têm razão. Só que estão a "pegar" no problema de formas diferentes. Não se zanguem, olhem que não vale a pena. ;)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”