A lei permite gato(c/dono) andar solto em espaço livres? E se for atacado por um cao?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

quinta ago 12, 2004 10:57 am

casadotrevo, o problema é como o gato está fora de casa, anda por onde quer inclusive na entra nas casas e nos jardins das outras pessoas e naturalmente nao sabe quais os limites para as suas investidas.
Quando contei á minha vizinha dos encontros entre os nossos animais no meu jardim a resposta foi para eu tomar conta do cao pois ela nao podia controlar a gata. Fiquei tao supresa por uma reacçao desta tao irresponsavel que nem tive reacçao para uma resposta mais agressiva e achei por bem acalmar-me e levar as coisas a bem.
E a partir daí, cada vez que me vê com o meu cachorro (a passear nos espaços comuns do condominio e principalmente na rua) dá-se ao trabalho de ir ter comigo para avisar que a gata anda por aí para eu segurar o cao (quando ele está sempre de trela, só o deixo solto na minha propriedade). E eu tenho tentado nao entrar em confrontos e tentando mostrar calmamente que o facto da gata está solta nao é problema meu...mas nao tem dado resultado.
Logicamente que ando sempre á "cata" da gatinha para evitar aproximaçoes. Quando a vejo na varanda ou no jardim (1º do que o cao, que nem sempre consigo), o meu marido segura o cao e eu tento pega-la para levar á dona...coisa que nunca consegui pois quando estou no meu do caminho já está ela a espernear-se e a arranhar e acaba sempre por escapar.
A gata está habituada a andar por onde quer e como nós nao tinhamos animais antes e trabalhamos durante o dia ela muitas vezes ía para lá (sei disso por vestigios encontrados nas minhas plantinhas) e mesmo quando estavamos em casa tinhamos um especial cuidado pois uma distraçao e ela entrava (só nao notei uma vez e quando eu dei conta tinha entrado para um armario na dispensa onde estavam garrafas e ficou fechada e só quando ouvi o barulho das garrafas é que a descobri...coitadinha estava tao aflita que mal abri a porta desatou a correr). E nós quando a vimos em casa, meigamente levamos para a porta para ela sair (nunca fomos bruscos ou gritamos) ... só que agora temos um cachorrinho.
É uma situaçao desagradavel, e eu nao queria entrar "a matar", queria ir com calma e reinvidicando os direitos do meu pequeno, mas visto isso ser complicado, vou ter reinvedicar os meus como proprietaria. Eu nao quero prejudicar a gata mas sendo egoista o meu cachorro está em 1º lugar nas minhas preocupaçoes.
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quinta ago 12, 2004 11:21 am

Eu não tenho nada contra gatos como devem calcular (tenho um), mas no seu lugar se o gato entrasse na minha propriedade, enxotava-o e deixava o cão à vontade. È quase certo que o cão não o conseguiria apanhar e o gato iria passear para outras bandas.

Não se chateie muito que eles resolvem o problema.

Beijitos

Beatriz
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta ago 12, 2004 11:26 am

Quando me mudei para a minha actual casa, após esta estar desabitada durante alguns anos, também tive um problema com 3 gatos, que estavam habituados a "frequentar" o meu quintal.
Só que estes passaram a ter medo dos cães, e aínda hoje (passados 4 anos) não pisam o chão do quintal mas ficam a observar os cães do telheiro do canil. Aliás penso que depois da meia noite (hora de fecho dos cães), eles acabam por descer para o quintal.
Talvez se o gato apanhasse um susto, passava a entender aquele lugar como perigoso para ele. :|
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 12, 2004 11:30 am

Eu não tenho nada contra gatos como devem calcular (tenho um), mas no seu lugar se o gato entrasse na minha propriedade, enxotava-o e deixava o cão à vontade. È quase certo que o cão não o conseguiria apanhar e o gato iria passear para outras bandas.

Não se chateie muito que eles resolvem o problema.

Beijitos

Beatriz
Eu também faria algo semelhante a isto, sob forte vigiância. Ou seja, deixaria o cão 'defender' o território e mostrar ao gato que ali não pode andar à vontade. Se o gato sabe que está livre de andar por lá porque o cão está preso ou controlado, nunca mais deixa de lá ir.
Mas atenção, que às vezes estes gatos têm a mania que são 'campeões' e não fogem, o que pode trazer más consequências para o cão ou para o gato. Daí que eu aconselhe forte vigilância, para intervir em caso de necessidade.
Na propriedade onde os meus cães estão, não entram gatos de qualquer maneira. Por vezes há um 'doido' que arrisca, mas logo se vê obrigado a fugir com toda a velocidade. O único até hoje que decidiu parar e enfrentar os cães ( até hoje estou para perceber porquê!) teve um final infeliz, mas tão rápido que eu nem pude fazer nada. Num outro caso, eu apercebi-me ( foi um gato que estava dentro do canil !!!) e consegui mandar largá-lo e ele pôde fugir ( meio amassado).

Abraços
Paulo C.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta ago 12, 2004 11:59 am

Concordo com o que o Paulo disse....
O gato em princípio não será parvo e rapidamente irá perceber que afinal, no quintal em questão já não vai poder andar à vontade.
É importante a tal vigilância para não haver ainda mais chatices com a tal vizinha "simpática" (irra que há gente mesquinha com tudo......).
É daquele estilo de gente que desde que ela esteja bem servida, para os outros "tásse" borrifando, falando em bom português.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta ago 12, 2004 2:04 pm

Condessa Escreveu:
Lamento mas parece que nenhum dos dois percebeu que o cão nem no próprio jardim da Carla está á vontade, porque o gato invade-lhe o jardim para "se meter" com o cão.
Desculpe lá, mas o que é que lhe deu a entender que eu não percebi!!! É precisamente ISSO que estou a tentar dizer à Last_Kiss!!!!
Se acabei de escrever que o cão no próprio jardim particular e murado da Carla o pobre cão tem de estar preso por causa da gata...onde está o meu engano?!?!
Deve ter feito alguma confusão Condessa, não me estava a dirigir a si quando referi 'dois', aliás este post é o primeiro que vejo com o seu nick!
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 12, 2004 2:59 pm

Jordan Escreveu:
Condessa Escreveu:
Lamento mas parece que nenhum dos dois percebeu que o cão nem no próprio jardim da Carla está á vontade, porque o gato invade-lhe o jardim para "se meter" com o cão.
Desculpe lá, mas o que é que lhe deu a entender que eu não percebi!!! É precisamente ISSO que estou a tentar dizer à Last_Kiss!!!!
Se acabei de escrever que o cão no próprio jardim particular e murado da Carla o pobre cão tem de estar preso por causa da gata...onde está o meu engano?!?!
Deve ter feito alguma confusão Condessa, não me estava a dirigir a si quando referi 'dois', aliás este post é o primeiro que vejo com o seu nick!
Esta mensagem foi escrita pelo PauloC....Ele explicou a razão do engano na página anterior!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Jordan
Membro Veterano

quinta ago 12, 2004 3:37 pm

Jcachorro, eu nem tinha percebido, obrigada pelo reparo!

De qualquer modo o cão nem está preso no quintal da dona porque só pode lá ir com a supervisão da Dona e nunca deixado lá sozinho; o cão nem mesmo o seu próprio quintal pode utilizar em liberdade, era esse o ponto que queria focar!

O que de melhor poderia ter sucedido á forista era o cão e o gato não se estranharem e darem-se bem, mas tal não aconteceu; nem resolveria o primeiro problema que é o facto de andar uma gata não esterilizada á solta na rua e a invadir os quintais e as casas da vizinhança!

O facto de o cão assustar o gato poderia resultar, mas também pode acontecer o contrário se o gato tiver oportunidade e estiver numa boa posição, pode magoar o cão e seria uma situação muito melindrosa! Como a forista referiu o cão já terá passado por algumas dificuldades (antes deles o adoptarem) e por isso eles têm cuidados redobrados com ele, daí talvez esta solução não ser muito viável para eles!

Este caso é muito mais difícil do que parece á primeira vista, devido á dona da gata não ter consciência nenhuma nem ter real amor á gata, nem respeito pelos vizinhos!

Olha Carla, nem sei mais que diga, lamento não ser de ajuda nenhuma para ti nesta situação!

Vai dando notícias se a situação se alterar por qualquer motivo e se puderes! :roll:

Que tudo corra bem!
Maria João
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

sexta ago 13, 2004 12:17 pm

Ontem eu e o meu marido falamos com a dona da gatinha. Depois de uma conversa com momentos bastante calorosos, a nossa vizinha acabou por admitir que tinha sido egoista e incorrecta por ter exigido que o nosso cachorro andasse preso, pois tinha tantos direitos como a gata. E que o facto de a gata andar sempre na rua tinha sido devido á educação que ela tinha dado. Nao conseguimos convence-la que tomasse mais cuidados com a gata, nao era necessario prende-la mas supervisionar mais (apesar que quando nós estavamos a falar, a gata que estava no outro lado da rua no meio da vegetação foi atacada, e eu estava a ver que nao ía sair dali nas melhores condiçoes). Ela acha que um gato é para ser livre e desenrrasca-se das situaçoes e se um dia acontecer alguma coisa....é a vida. São opiniões, não concordo, mas que a gata parece feliz, parece...até ao dia.
Deixamos bem claro, que em relaçao ao meu cachorro (ele é a minha prioridade) eu vou continuar a ter cuidados quando estiver na rua ou no condominio (uso de trela), mas dentro da minha propriedade ele vai começar a ser livre totalmente(assim que as obras terminarem), e qualquer intrusao do gato é da responsabilidade da dona (se acontecer estragos materiais ou se magoar o meu cachorro as despesas sao por conta dela e se acontecer o pior ao gato a culpa é dela nao aceito qualquer responsabilidade)...e ela aceitou isso.
Logicamente que nao quero que nenhum dos animais se magoem, por isso espero que a curiosidade da gata pela minha casa passe e além disso vou tentar (sempre que for possivel) socializar o meu cao com ela... fiz isso logo no inicio com os gatos da vivenda ao lado que estao sempre á janela (fechada) e deu resultado, talvez dê resultado com esta se eu aplicar-me.

Para que saibam o meu cao quando veio para a nossa casa, estava muito mal, as pessoas que o viram achavam que nao ia sobreviver. Nas 1ªs semana iamos sempre á hora de almoço a casa só para o passeio (a colo) e mimos (trabalhamos a 40 Km de casa e para fazer isso nem almoçavamos pois nao dava tempo) e arranjavamos pessoas para que na nossa ausencia fossem lá para o ver.
Neste momento salta, corre, pula, só quer mimos e estar junto de nós. Ainda está fraco fisicamente e temos muito cuidado do modo como o tratamos para nao aumentarmos os traumas mas ao mesmo tempo educá-lo (estamos a ser aconselhados por um treinador). E sinto me orgulhosa por vê-lo assim. É a nossa alegria!
Desculpem o desabafo.

Obrigada a todos, pois as vossas respostas ajudaram-nos a termos mais argumentos concretos e a estabelecer um raciocinio bastante racional.
E eu acho que vai tudo correr bem, se todos se aplicarem.
Eu até reparei que quando fui dar o passeio matinal a gatinha ainda estava em casa...
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 13, 2004 12:30 pm

Ainda bem que tudo correu e de está a desenrolar da melhor forma, Carla!
Parabéns!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta ago 13, 2004 1:52 pm

Eu tive o mesmo problema da Carla quando adoptei o meu cao.

Os 4 gatos do meu vizinho estavam habituados a viver no meu quintal. Nunca quis conflitos com os meus vizinhos, por isso la ia metendo plantas com cheiro que os gatos nao gostam e enxotando quando os via. Tambem ia apanhando os cocos, as vezes no meio das risadas da vizinha que achava os gatos muito espirituosos em virem aliviar-se onde nao a incomodava :o

Quando veio o cao, foi mais grave. Apanhamos alguns sustos, ate ao ponto em que os gatos ficavam do alto de uma arvore (minha) a provocar o cao, para o qual ir ao quintal se tinha tornado uma fonte de stress.

Um dia de verao, perdi a paciencia. Peguei na mangueira com que estava a regar e dei um banho aos gatos. Fugiram, e quando voltaram ia-os molhando ate que desistiram.

A minha vizinha ainda se tentou queixar que agora tinha 4 gatos a viver na cozinha e que faziam as necessidades no chao. Pois melhor na cozinha dela do que no meu quintal. Nao lhe quero mal, nem aos gatos. Mas se nao os educou o problema nao tem de ser meu.
Jordan
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 2:52 pm

Ai Nanico, mas realmente é com cada uma!! E depois ainda acham graça! Mete mesmo raiva! :x
Mas ainda bem que conseguiste dar conta da situação, realmente é enervante ver um cão doido a ladrar por causa dos gatos; não recrimino a tua atitude, infelizmente são os donos irresponsáveis que nos levam a atitudes extremas! E a senhora se quer os gatos que os atura em casa dela!

Carla fico contente por estares a conseguir resultados aos poucos e poucos, quem sabe essa vizinha não começa a ter consciência e mais responsabilidade pela gatinha??? :) Nunca se sabe! Olha que eu também já tive um gato desses criado solto, mas hoje penso completamente diferente, para sorte da minha Clarinha; vivendo e aprendendo!! ;)

E se conseguires sociabilizar a gata e o cão, não tarda nada tens uma gata também :lol: ;) é que os cães, nós os escolhemos, mas os gatos eles é que escolhem os donos e as casas... ;)

Lógico que tens que estar orgulhosa pelo teu "pimpolhinho" estar a superar as marcas de uma má fase que passou! É mesmo motivo de orgulho e um sentimento muito bom de realização e satisfação por ajudar outro ser a ganhar gosto pela vida!

Conforme puder, dê notícias!
Tudo de bom!
(Maria João)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado ago 14, 2004 12:09 am

FBC Escreveu: A alemanha deve ser o primeiro mundo mas é para as pessoas para os gatos não é de certeza.
O gato nunca foi um animal doméstico mas sim um semi- domestico - que vive em total liberdade mas perto do homem.

Não tenho duvidas que daqui por alguns anos sairá uma lei a obrigar que todos os animais selvagens têm que estar devidadamente fechados em zoos - era o que mais faltava um país do primeiro mundo ter animais selvagens soltos para por em risco a vida das pessoas!

Cumprimentos
Francisco Bica
Se a Alemanha é o 1º mundo, eu preferia viver no Sudão a ter de gramar com exemplos destes... basta olhar para a BSL deles...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

segunda ago 16, 2004 8:17 am

:)
Responder

Voltar para “Cães”