Cães com orelhas partidas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda ago 16, 2004 5:06 pm

CindelP Escreveu:
sfigueira Escreveu:
Isso é uma questão de gosto pessoal...
O meu Max não tem as orelhas cortadas e acho que fica melhor assim...

Para além disso, o corte de orelhas com fins estéticos é ilegal...!
E se o animal nasceu assim para quê contrariar a natureza?
E oh meu carissimo, será que me podia dizer tb pq razão tem no seu album dois canitos de raça?

Ou acha que a natureza é que fez as raças?

Boa noite,
Nanci
Cara CindelP,

Se reparar na minha assinatura verá que sou caríssima... ;)

A razão porque tenho dois canitos de raça no meu álbum foi porque mos ofereceram...
Sou uma sortuda!!!! :lol: :lol: :lol: Tenho cães de raça à borlix...!!!

Eu nunca disse, nem acho que tenha sido a natureza a fazer as raças, mas acho que uma coisa são apurar características desejáveis e outra é cortar bocados aos animais para ficarem mais bonitos.. :o
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda ago 16, 2004 5:12 pm

zizi Escreveu: Por acaso, alguém me sabe dizer o email do CLUBE PORTUGUÊS DO CÃO DE PASTOR BELGA?

Obrigada :)
CLUBE PORTUGUÊS DO CÃO DE PASTOR BELGARua Costa Cabral, 834 - 1.º B
4200-213 PORTO
Tel: 964 296 707
Fax: 252 638 394
Email: [email protected]
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

segunda ago 16, 2004 10:44 pm

CindelP

1º sou meU carO

2º sabe as razoes da mudança do estalão do rott ?
e o facto de eu gostar do cão com cauda nao tem nada haver com a
mudança de estalao, antes de mudar eu sempre tive esta opinião!
e admito que gosto mais do rott sem cauda, que como deve saber
muitos nascem sem ela mas isso nao implica que se ele nascer com
ela tenham que a tirar...tal como vc disse é apenas a minha opinião!
mas já que fala em estalões..se fomos nos que os fizemos tb os
podemos mudar não? a evoluçao que eu referi é nesse sentido tb!
porque que um doberman não pode ter cauda no estalão tb? ou o
boxer? se o seu estalao mudar nesse sentido vai discordar tb?

3º podia ser mais directa com a pergunta do porque eu ter um labrador?
enquanto nao me esclarece vou tentar responder....
eu na minha preferencia canina tenho como caes predilectos os
molossos, de momento nao possuo nenhum
o labrador é dos meus pais! que faz dele meu tb por assim dizer...
mas aprecio a raça mesmo tendo como predilectos o grupo q referi
em cima!
(é isto que quer saber?!?nao nao é?...seja mais directo para a proxima vez pfv)....
Última edição por noInfo em quinta nov 20, 2008 11:55 pm, editado 1 vez no total.
sfigueira
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 8:30 am

Já agora, sabem porque é que existem raças com caudas cortadas?

Não foi por se achar que a raça A ou B ficava melhor assim, foi porque havia um imposto no séc XIX que os donos de cães de companhia pagavam e sendo cães de trabalho estavam isentos, logo começaram a cortar-se as caudas aos cães de trabalho para os distinguir dos outros.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça ago 17, 2004 10:12 am

sfigueira Escreveu: Já agora, sabem porque é que existem raças com caudas cortadas?

Não foi por se achar que a raça A ou B ficava melhor assim, foi porque havia um imposto no séc XIX que os donos de cães de companhia pagavam e sendo cães de trabalho estavam isentos, logo começaram a cortar-se as caudas aos cães de trabalho para os distinguir dos outros.
Vejam lá que já aprendi alguma coisa hoje! Sfigueira, realmente esta não sabia!

ZIzi, num post meu mais atrás, referi um dogue alemão que pôs as talas e ficou com as orelhas empinadinhas, mas ontem ao passar lá olhei com mais atenção e pude averiguar que as pontinhas ficaram dobradas para a frente. Mas ele continua a ser lindo á mesma!!
Da próxima vez que passar por lá pergunto-lhes se repararam que as talas incomodavam o cão ou não!

Fiquem bem!
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

terça ago 17, 2004 11:15 am

sfigueira Escreveu: Já agora, sabem porque é que existem raças com caudas cortadas?

isso, deem ideias ao Bagão.... :p
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 17, 2004 12:36 pm

noInfo Escreveu: 2º sabe as razoes da mudança do estalão do rott ?
Eu sei, e o noINFO sabe?

Sò convêm realçar que nada tem a ver directamente com as proibições de cada país com o corte de cauda, mas sim a mudança de estalão por parte do clube da raça.
noINFO Escreveu:mas já que fala em estalões..se fomos nos que os fizemos tb os
podemos mudar não? a evoluçao que eu referi é nesse sentido tb!
porque que um doberman não pode ter cauda no estalão tb? ou o
boxer? se o seu estalao mudar nesse sentido vai discordar tb?

Mudar? Pq razão? Que eu saiba os estalões são feitos para preservar a raça e mantê-la fiel às origens ... Politicas de mudar os estalões para lixar outros paises (mais avançados na raça) ou para adaptar os estalões aos caes (em vez de ser ao contrario) já há muitas ...
noINFO Escreveu:como deve saber muitos nascem sem ela
Nascem? Quem lhe disse? Olhe que não foi mt bem informado ...
noINFO Escreveu:3º podia ser mais directa com a pergunta do porque eu ter um labrador?
enquanto nao me esclarece vou tentar responder....
eu na minha preferencia canina tenho como caes predilectos os
molossos, e "terriers amastinados", de momento nao possuo nenhum
o labrador é dos meus pais! que faz dele meu tb por assim dizer...
mas aprecio a raça mesmo tendo como predilectos os grupos q referi
em cima!
(é isto que quer saber?!?nao nao é?...seja mais directo para a proxima vez pfv)....tive um amstaff com orelhas "de origem" se é isso que procura saber...e mts das raças que eu gosto as orelhas sao cortadas..embora eu discorde!
O que eu acho curioso é ver o povo vir cá dizer que é uma crueldade as amputações, coitadinhos dos animais, se nasceram com orelhas porque razão haveremos de cortar. Ora bem, na natureza nascem rotts? Nascem labs? Nop ...
Então se vamos manter as raças, que são "anti-natura", porque razão não haveremos de manter os cortes?

Boa noite,
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 17, 2004 12:44 pm

Não minha cara, não é por isso ...

Esse imposto apenas era válido no Reino Unido e agora vá lá contar quantas raças do reino unido realmente têm cauda cortada ..

Quer saber pq razão se corta a cauda? Vamos lá nos repetir pela milésima vez este seculo
-» aos caes de caça por duas razões: primeiro porque o canito ao andar no meio do mato bate com a cauda na vegetação e assusta de antemão a caça, segundo, esse bater frenetico da cauda na vegetação causa ferida.
Curioso, que os nórdicos foram dos primeiros a banir o corte de cauda, no entanto tendo em conta o numero de cães de caça que aparecem com feridas estão a penser autorizar novamente
-» corta-se a cauda a cães de guarda e de presa porque a cauda é uma zona de facil agarre e por onde se pode controlar bem o canito

Mais alguma coisa?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

terça ago 17, 2004 1:01 pm

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 09, 2006 6:24 pm, editado 1 vez no total.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 17, 2004 1:04 pm

Golden_ Escreveu:

Á uns anos, no anuário da revista Cães & Companhia também vinha isso escrito. Óbviamente que a pessoa que escreveu foi alvo de chacota geral dos criadores de Rott. Quando não se sabe, ou não se tem a certeza é preferível não dizer nada.

Cumprimentos,
Anita
Onde também vinah escrito, se não me engano, que se cortava as orelhas aos rotts :roll:
sfigueira
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 1:57 pm

Muito obrigada CindelP por nos esclarecer pela milésima vez este século...
;)
noInfo
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 3:49 pm

bem isto já está a começar a ser um despiquezinho da treta!
e eu tenho mais que fazer que andar a alimenta-lo...

cindelP
a frase "minha opinião" diz-lhe alguma coisa!
a minha intrevençao só é nesse sentido!
e sei sim o pq da mudança de estalao do rott nao se preocupe que não é só vc que por ser criadora que que sabe,... existem simples amantes de canicultura que gostam de tar a a par dos acontecimentos...
e em relaçao a sua opinião e a da maioria das pessoas...nao se preocupe que eu ja tou bem habituado...tenho um amigo meu que é criador de dobermans que "se vai aos arames" quando eu expresso a minha opiniao, até quase que fica ofendido pelo clube da raça ...mas claro que nao passam de picardias saudaveis..
mas eu continuo com a minha...acho que os estaloes deveriam evoluir nesse sentido e pronto! é a minha opinião! acho que é uma evoluçao justa! um cao nao é um bonsai...um estalao é de facto para ser mantido senao nada faria sentido num raça...mas na minha opinao cortes comigo nada!... alias acho uma estupidez...comparar a morfologia da orelha e do rabo...que sao MUDADOS por mao humana! com as restantes particularidades morfologicas do cao...pq ai todos vao corresponder ao estalao na parte orelhas e cauda..é so agente cortar e pronto(corte bem feito) ! tá feito!!
nao demora nada já nem é preciso haver a preocupaçao de procurar e criar excelentes exemplares....começa-se a mudar tudo..."ai nasceste com os dentes tortos..vamos ao dentista!" ou vamos começar a fazer cirugias plasticas aos caes que tem defeitos.????....bahhh....tudo perfeito entao!!! acabaram-se as preocupaçoes em adquirir bons exemplares....isto faz-se tudo "a la pata" o CPC vai abrir hospitais veterinarios especializados em cirugias correctivas!!!....
conclusao: o estalao é para ser mantido claro!!, tal como vc sabe eu tb o sei...nem preciso me tar a explicar o pq não é??? vc tal como eu de certeza que nao se interessa por canicultura á 2 dias...por isso nao vamos falar de coisas obvias para os 2 ok?
só que eu encaro o promenor das orelhas e da cauda de outra maneira...
a diferença da minha maneira de ver da sua é unica e exclusivamente essa! eu apenas nao consigo encaixar as amputaçoes como uma uma caracteristica morfologica! só isso...

eu respeito a vossa opinião!!!! para mim e tao valida como a minha...
só gostava que isto nao se torna-se uma picardia idiota! pq acho que somos ambos amantes da canicultura e ng tá aqui a falar por ter a mania que sabe mais...eu até levaria a mal tar a debater isto com alguem que nao entende-se nada do assunto! nem iria dar-me ao trabalho de responder...por isso eu aceito a sua opnião, que só tem ummm promenorzinho diferente da minha! e gostava que a pode-se aceitar como valida tal como eu aceito a sua...alias a sua nem tem que ser aceite..pq é a que prevalece!

espero que tenha sido claro...pq esta foi a minha ultima intrevençao neste topico! espero que entenda a minha opiniao pq ela só tem um promenor extra á sua...
nao vamos tornar nisto uma picardia por um pequeno detalhe que difere da sua opiniao...

han ja me esquecia isto é para si e tb para a Golden_ (principalmente a golden_) : voces nunca viram um rott a nascer sem cauda? nao é comum mas a verdade é que por vezes nascem!
pq eu estou a falar nao do que me disseram mas sim do que assisti! por isso:

cindelP:"Nascem? Quem lhe disse? Olhe que não foi mt bem informado ..."
R:voce sabe o que sabe pelo que lhe dizem ou pelo que já viu ou já estudou?

Golden_: "Quando não se sabe, ou não se tem a certeza é preferível não dizer nada. "
R: serve o que eu disse em cima?

Os meus mais sinceros cumprimentos! e espero que continuem a fazer um bom trabalho com as vossas raças!
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça ago 17, 2004 4:13 pm

CindelP Escreveu: Quer saber pq razão se corta a cauda? Vamos lá nos repetir pela milésima vez este seculo
-» aos caes de caça por duas razões: primeiro porque o canito ao andar no meio do mato bate com a cauda na vegetação e assusta de antemão a caça, segundo, esse bater frenetico da cauda na vegetação causa ferida.
Curioso, que os nórdicos foram dos primeiros a banir o corte de cauda, no entanto tendo em conta o numero de cães de caça que aparecem com feridas estão a penser autorizar novamente
Nanci
oi! só uma dúvida, cortam-se sempre a cauda aos cães de caça? É que já há muitos anos que vejo Pointers e Perdigueiros, utilizados na caça, com a cauda inteira por isso a minha dúvida!

Obrigada!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 17, 2004 6:15 pm

nao demora nada já nem é preciso haver a preocupaçao de procurar e criar excelentes exemplares....começa-se a mudar tudo..."ai nasceste com os dentes tortos..vamos ao dentista!" ou vamos começar a fazer cirugias plasticas aos caes que tem defeitos.????....bahhh....tudo perfeito entao!!! acabaram-se as preocupaçoes em adquirir bons exemplares....isto faz-se tudo "a la pata" o CPC vai abrir hospitais veterinarios especializados em cirugias correctivas!!!....
o problema

Boas,

Só um pormenor, as amputações saõ de teor funcional, não feitas por questões esteticas nem muito menos para disfarçar defeitos em exposições. Mais, estas amputações já eram efectuadas muito antes de haver qq tipo de exposições caninas.

Outro pormenor : (no caso do rott, pe) com a obrigatoriedade da cauda inteira vemos criadores com excelentes linhas terem que recuar anos e anos de selecção so porque os exemplares agora não possuem caudas correctas .

Não defendo a obrigatoriedade do corte, defendo sim a liberalização: quem quer corta, quem não quer não corta.
E também, só para finalizar, peço que se compreenda que realmente o corte tem valor funcional e historico. Nâo é de maneira nenhuma um capricho do dono vaidoso.
noINFO Escreveu:cindelP:"Nascem? Quem lhe disse? Olhe que não foi mt bem informado ..."
R:voce sabe o que sabe pelo que lhe dizem ou pelo que já viu ou já estudou?
Especialmente pelo que li em revistas :P Agora a serio, os dados em relaçao a esse fenomeno na raça rott que possuo não são nada transcendentes, antes pelo contrario, totalmente dentro da medio das outras raças.
Jordan Escreveu:oi! só uma dúvida, cortam-se sempre a cauda aos cães de caça? É que já há muitos anos que vejo Pointers e Perdigueiros, utilizados na caça, com a cauda inteira por isso a minha dúvida!
Convêm relembrar novamente que a morfologia de um cão está directamente ligada à sua origem e função original!
O pointer é um cão de origem inglesa, onde os campos são de mato baixo e nada denso. Ou seja, o factor cauda aqui não entra.
De qualquer das formas convêm lembrar, que mesmo assim a cauda do pointer é pequena em proporção ao corpo.
Outro pormenor interessante, todos os cães de parar britanicos (pointers, setters) têm cauda inteira, enquanto os continentais onde é comum terrenos com vegetação densa têm cauda cortada (bretões, bracos ...).

O perdigueiro português sempre teve cauda cortada a 1/3, como vem especificado no estalão da raça

Imagem

Saudações
Nanci
noInfo
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 6:35 pm

exatamente cindel!
ora ai está os cortes ERAM feitos por motivos funcionais!....mas até que faz sentido continuar sim..(apesar de eu discordar) pelo facto de toda a envolvencia historica da raça etc....á que se preservar tradiçao...só que...nao é assim tao..indespensavel a meu ver...

em relaçao ao rott..é verdade tem toda a razão!
eu nem tinha pensado nisso a serio.. e ainda nem me informei detalhadamente em relação a estectica da cauda desejada pelo estalão!
Responder

Voltar para “Cães”