sarna nos cães, o q fazer ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

delfim
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 6:18 pm

terça ago 24, 2004 5:12 pm

Watson, além desse grupo também há um que é dos "ignorantes oprimidos e coitadinhos" onde você também se enquadra.
watson
Membro Júnior
Registado: quinta mai 27, 2004 2:48 am

quarta ago 25, 2004 12:23 am

[quote=delfim]
Watson, além desse grupo também há um que é dos "ignorantes oprimidos e coitadinhos" onde você também se enquadra.
[/quote]

Tens razão abecla, já me tinha esquecido que foi lá que nós nos conhecemos. E vejo que continuas mais ignorante que sempre, pois não há maior ignorante que aquele que se julga mais sábio que os outros, convencendo-se de que é um espertinho opressor colocado na terra em abono da sua verdade divina, julgando-se semelhante a um deus vindo a dita terra para reinar sobre a ignorância que o caracteriza. Tudo isso acontecendo porque a ele próprio se engana sendo que o oprimido é o dito simplório que aqui citei, pois este delfim não passa de um reles vassalo das personagens por mim citadas anteriormente, que por sinal parece aqui reclamar por ter sido omitido na dita lista.

:p :p :p :p :p :p :p :lol: :lol: :lol: :lol:
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quarta ago 25, 2004 12:37 am

watson Escreveu: Vasco Valente, Pedra, isabelnobre, Fang, SeaLords, linda76, quando se juntam são uns valentes dos diabos! Já temos aqui a pandilha dos desocupados e dos iluminados do fórum a funcionar. Peço desculpa a mais algum que tenha fica por citar. Fica para A PROXIMA.
Fica a faltar sim senhor! O Watson, vá lá não seja humilde! :D

Gostava tanto de ser desocupada...
delfim
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 6:18 pm

quarta ago 25, 2004 12:41 am

Dr Watson, eu não me julgo conhecedor de nada. Simplesmente aprendo algo com alguns foristas que o Dr citou. Já consigo... Só aprendo o que é ser frustrado e não saber nada de cães e vir para aqui com invejazinhas de quem lhe pisou os calos. Se não sabe nada, primeiro aprenda e depois venha para aqui dizer mal de quem sabe alguma coisa. Forme o seu gang de frustradolas cheios de raiva para combater as pessoas que você tanta despreza aqui. Já há muitos candidatos para a sua gang .
Mas mantenha-se por aqui e continue a vir fazer queixinhas dos mauzões que fazem deste fórum um inferno. Realmente, se eles não estivessem aqui,iríamos aprender bastante com os seus ataques fuínhas . Isso sim, seria engraçado.
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quarta ago 25, 2004 9:00 am

:o
Isto está a ficar preto, muito preto!!!
Já nem sei que diga, mas acho que se anda a perder tempo com "miudos" ultimamente é só topicos que acabam em desgraça...
Já agora quando é que as aulas começam? que é para ver se há algum sossego por aqui :D

Bjs Alex
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta ago 25, 2004 12:22 pm

watson Escreveu: Vasco Valente, Pedra, isabelnobre, Fang, SeaLords, linda76, quando se juntam são uns valentes dos diabos! Já temos aqui a pandilha dos desocupados e dos iluminados do fórum a funcionar. Peço desculpa a mais algum que tenha fica por citar. Fica para A PROXIMA.
Agradecemos, José Carlos Sousa...
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quarta ago 25, 2004 12:31 pm

Estão-se sempre a esquecer de mim :evil:
Não é justo :cry: :cry: :cry:
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quarta ago 25, 2004 12:35 pm

casadofarol Escreveu: Estão-se sempre a esquecer de mim :evil:
Foi porque a casadofarol não participou neste tópico. Além disso, entrou na arca há menos de um ano, deve ter sido por isso ;)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta ago 25, 2004 12:52 pm

VascoV Escreveu:
Agradecemos, José Carlos Sousa...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

toma lá que é para aprenderes ;)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta ago 25, 2004 1:34 pm

casadofarol Escreveu: Estão-se sempre a esquecer de mim :evil:
Eh pá...e então e eu?? Eu sou veterano, eu sou veterano, eu sou veterano, eu sou veterano, eu sou V-E-T-E-R-A-N-O !!! :evil:

Não há aí por casa uns livrinhos ou umas sebentas para ler? Podiam ir já fazendo qualquer coisa relacionado com as aulas que se aproximam!

Bolas...que este forum é tão mau e tem gente tão horrível, mas as melgas não descolam nem um segundo!!!

Toda a gente sabe que para acabar com a sarna, o melhor é dar ao cãozinho logo de manhã uma colher de chá de Cianeto em pó. É também optimo para os calos e para as unhas encravadas e dor de cotovelo. Jovens frustrados ou com necessidades afectivas devem tomar duas colheres de sopa em jejum e, se necessário, repetir a dose passadas duas horas.

Cumprimentos
"Xérloque ólmes"
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quarta ago 25, 2004 1:36 pm

:D :D :D
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quarta ago 25, 2004 2:03 pm

Eu ando farta de gozar o prato ultimamente! :D Isto anda giro!!!

O que vocês não sabem é que a verdadeira "sarna" são estes membros iluminados, cheios de ideias luminosas que só sabem dar "bons" conselhos aos membros que vêm para aqui à procura de ajuda e só encontram é sarna para se coçarem depois dos belos conselhos dados.
Vai lá vai, conselhos destes despenso...
A sarna e é preciso ser sarna quem faz esse diagnóstico que eu saiba são os veterinários. Quem diz como tratar são os mesmos e só após a consulta.
Mas não! Os gajos são uns grandes ladrões... :roll:
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta ago 25, 2004 2:36 pm

Espero que seja de alguma utilidade!
Sarnas Demodécicas
Dr. Carmello Liberato Thadei
Médico Veterinário

Os chamados ectoparasitas como são denominadas aquelas espécies animais que parasitam a superfície cutânea de outros animais, como são as sarnas em geral , apresentam um grupo de espécies pertencentes ao gênero DEMODEX, que por suas particularidades próprias merecem ser tratados a parte das demais sarnas.
São estes ácaros, assim chamados por pertencerem a classe ACARINA do philum zoológico ARACHNOIDEA, de tamanho pequeno, situados no limite da visão humana com a vista desarmada, pois medem em torno de 100 micra (micra é plural de micron, e este mede a milésima parte de um milímetro). Assim sendo, para serem facilmente visualizados, é necessária a utilização de lentes ou melhor ainda do microscópio ótico.

Entre as mais de 15.000 espécies desse grupo, em sua maior parte parasitas, destaca-se o DEMODEX CANIS, que por parasitar o nosso amigo cão será por mim tratado particularmente. Vive esse parasita no folícolo piloso de outros animais mamíferos e raramente nas glândulas sebáceas adjacentes aos pêlos, onde só penetram nas infestações mais graves. Localizam-se quase sempre na raiz do pêlo, só abandonando essa localização após multiplicação intensa. Seus movimentos são lentos, irregulares e realizam-se com ajuda das suas patas atrofiadas em número se oito, por esse motivo (oito patas) são denominados octópodes. Entre 17 e 26 graus centígrados sua movimentação praticamente cessa, embora não pereçam, tornando-se intensa em torno de 40 graus.

A transmissão desses parasitas processa-se por contato tanto direto quanto indireto, bastando que um animal parasitado tenha contato com outro suscetível, como outro cão ou mesmo outras espécies animais como bovinos, eqüinos, caprinos, ovinos e mesmo espécies exóticas desde que mamíferas. É importante assinalar-se que o homem embora preencha essas mesmas condições de parasitismo, não foi ainda descrito como parasitado por esse ácaro. É, no entretanto, o homem, parasitado pelo primo desse parasita, o chamado "Demodex foliculorum", que no homem causa apenas efeito antiestético, constituindo o chamado cravo cutâneo.

Voltando ao Demodex canis: sua propagação é lenta na pele do animal parasitado, porém em casos especiais de invasão maciça, podem esses ácaros parasitas atacarem toda superfície corporal ao fim de poucas semanas. Geralmente de início não ocorre prurido (coceira), sendo esta presente quando a pele venha a apresentar-se também inflamada em decorrência do próprio parasitismo, exibindo então o animal forte coceira.

Clinicamente são descritas duas formas de parasitismo; A chamada forma escamosa ou crostosa, e a chamada pustulosa. Seus próprios nomes dão idéia dessas formas clínicas, porém, na realidade, esta última é a evolução natural do parasitismo anterior quando não devidamente tratado. Nesta última, aparecem infecções secundárias por germes de supuração, os quais preparam o caminho para a sucessiva propagação do mal às áreas de pele ainda não parasitadas do hospedeiro. Como parece ser o principal interesse de todos, saber mais a respeito dos diversos tratamentos para esse parasitismo, vou fazer um rápido retrospecto histórico de sua evolução no tempo.

Como já ressaltei quando tratei das sarnas em geral, o primeiro medicamente utilizado para esse mal, foi o enxofre, na histórica pomada de Helmerich.

Descobriu-se posteriormente, que o mesmo enxofre em sua forma nascente tinha ação mais intensa sobre o parasita, debelando o mal mais rapidamente, sendo então utilizadas as seguintes fórmulas farmacêuticas: Aplicação inicialmente sobre as áreas da pele parasitadas de uma solução a 40 % de Hipossulfito de sódio, e em seguida uma segunda solução (diluída, portanto fraca), de Ácido clorídrico a apenas 4 %. Aqueles experts em química já terão deduzido, que o ácido clorídrico entrando em contato já na pele do animal, resultante da primeira aplicação com o hipossulfito, formar-se-ia o almejado enxofre nascente, e este, pela sua ação anti-parasitária , vindo a matar a sarna.

Mais tarde descobriu-se o Benzoato de Benzila, que juntamente com a pomada de Helmerich e as soluções anteriores são ainda utilizadas para tratar as sarnas, porém deve ser realçado que para as sarnas demodécicas são esses medicamentos praticamente nulos. São os mesmos eficientes contra as demais sarnas, como a própria Escabiose humana e animal, porém contra o demodex suas ações são nulas.
http://www.saudeanimal.com.br/artig129.htm

Sarna

--------------------------------------------------------------------------------
La sarna afecta al ser humano desde hace siglos, pero fue luego después de la segunda guerra mundial que la incidencia disminuyo como consecuencia del uso de DDT y otros insecticidas.
En la actualidad sigue siendo una molestia frecuente y es considerada de transmisión sexual simplemente por el hecho de que durante esa actividad el parásito puede pasar a otra persona.

Como la sarna es provocada por un parásito que vive sobre y en las camadas que hacen parte de la piel, es muy fácil encontrarlos en las sabanas y otras prendas de las personas afectadas que al entrar en contacto con otras puede provocar el contagio. Es por eso que en la gran mayoría de los casos se observan micro-epidemias dentro de los hogares así como de ambientes cerrados donde conviven día a día: jardines de infancia, colegios, escuelas, cuarteles, cárceles, etc.

En realidad el contagio sexual de la sarna no deja de ser una eventualidad, así como sucede con la gripe, además afecta a niños y ancianos que no tienen actividad sexual.

CAUSA
La causa es un insecto muy pequeño muy pequeño cuyo nombre es Sarcoptes scabei (un artrópodo de la familia de los Sarcoptíeos).
Los parientes de este insecto que provocan sarna en otros animales no hacen lo mismo con el humano.

TAMAÑO
El macho mide 200 a 350 micras de largo por 145 a 190 de ancho.
Por su parte la hembra mide de 330 a 350 micras de largo por 250 a 350 de ancho, con esas dimensiones es difícil observarlo a simple vista.
Su cuerpo es ovalado, con 4 pares de patas, su color varia de ceniza al castaño enrojecido.
¿Cómo viven estos parásitos?
El lugar donde le gusta pasar más tiempo a la hembra es en el fondo de unos túneles que ella cava en las camadas de la piel, en su interior deposita huevos que miden 150 x 100 micras.
En 7 días nacen unas larvas que migran a la superficie, lugar donde se alimentan y crecen. Después de 4 semanas están maduras sexualmente.
Posteriormente las hembras fecundadas empiezan a cavar sus propios túneles iniciando un nuevo ciclo. Las hembras viven una media de 3 meses y los machos 2 meses, estos también viven en los túneles cavados por las hembras pero frecuentan mucho la parte externa de la piel.
MANIFESTACIONES
Se caracterizan por la presencia de lesiones en la piel con escozor que aumenta antes de acostarse.
El escozor es tan intenso que puede interferir las actividades de la persona (esta no puede evitar rascarse), por su parte las uñas al rascar producen lesiones que fácilmente son contaminadas por bacterias complicando el cuadro.
Es muy frecuente que otros miembros de la familia queden contagiados por contacto con sábanas o ropa (sin necesidad de contacto sexual). Puede afectar a niños y ancianos que no son activos sexualmente.
Tiene una rápida propagación en ambientes cerrados: escuelas, jardines de infancia (kinders), cuarteles, prisiones, internados, etc.
Cuando afecta a los niños puede afectar grandes áreas de su cuerpo llegando al rostro, plantas de los pies, palmas de las manos (cosa que es infrecuente en adultos).
IMPORTANTE
Durante el tratamiento, que generalmente es para todos o la mayoría de la casa, no se olvide:
Hervir la ropa interior y de cama de todos los afectados durante 10 minutos. (Hay otros que prefieren lavar minuciosamente las mismas).
Aplicarse la medicación en los horarios recomendados para exterminar a los parásitos, si un integrante de la familia no cumple con los tiempos indicados o abandona el tratamiento, puede ocasionar una nueva reinfección a todos en cuestión de días.
Fiquem bem!
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta ago 25, 2004 3:39 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 6:26 pm, editado 1 vez no total.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta ago 25, 2004 4:04 pm

watson Escreveu: Tem ainda que acompanhar este tratamento com uma injecção de ivomec por semana durante aproximadamente 5 semanas. Passadas as 5 semanas vai ver que o animal estará curado.
Deve se ter esquecido de mim, :? .
Eu sei que a sua ignorância, não lhe permitiu pensar naquilo que lhe vou dizer:
- A Ivermectina pode ser MORTAL, num cão que seja portador de filárias adultas.
- Pense nisto, a próxima vez que receitar Ivomec a um cão que não fez o despiste da Dirofilariose, é que é uma parasitémia bastante comum, aínda mais em cães que vivem na rua, como é o caso.
É por isto que as consultas pela net são perigosas. e é por isto que ignorantes deviam estar calados.
- Se o cão tiver Dirofilariose, e se a dona seguir o seu conselho e se o cão morrer ? Está cá para assumir as suas responsabilidades, Dr. Watson ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”