Afinal para que se quer LOP, pensando melhor...para que se quer cães???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda set 20, 2004 10:55 am

fang Escreveu: Nos países de origem das raças, geralmente há.

No nosso caso (Portugal), temos o RI para as raças portuguesas.
Quer dizer que, para a Sofias e o seu boxer, a solução passaria por um viagem à Alemanha.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda set 20, 2004 10:59 am

MDogster Escreveu: Faz-me confusão não haver uma entidade com competência para certificar um cão cujo registo de ascendência não esteja disponível.
Afinal tudo teve que ter um princípio.
Se o registo de ascendência não está disponivel, vai-se certificar o quê?

Mesmo a trasnferência de propriedade implica uma de duas situações:

a) a vontade de ambos, antigo e novo dono, em efectuar a transferência

b) na impossibilidade do antigo dono assinar (por óbito por exc.), a vontade dos herdeiros em seguirem a tramitação da transferência dos registos...

Se não há um acto de vontade do antigo dono... nada feito.

Sei de casos de ninhadas que não puderam ser registadas porque o dono do macho morreu depois do salto, mas antes da ninhada nascer, e como não tinha herdeiros... o estado nunca se preocupou com a transferência do registo... de filhos de campeões a srd's num relâmpago...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:03 am

A que é que isto nos leva afinal? Tanta situação hipotética é para tentar chegar a que conclusão? Que há por aí cães registados e com títulos de campeões mas que, pelas situações mais hipotéticas e absurdas, estão a procriar filhotes sem registo? É Isto que querem que se diga...que é hipotéticamente e absurdamente possivel? Sim...é, e depois? Também é possível uma mulher dar à luz sendo virgem, mas só aconteceu uma vez e foi há mais de dois mil anos!
Temos de limitar-nos ao que é o normal funcionamento das coisas. Situações excepcionais e únicas provocadas por incêndios, terramotos, invasões de extraterrestres e outras catastrofes, acontecem muito esporadicamente (ou nunca), e por isso não são de levar em conta.
Experimente perder-se num país qualquer sem o seu passaporte ou B.I. de cidadão nacional ! Se existir algum registo seu no país de origem, com muito trabalho ainda se pode através do consulado ou embaixada tentar obter o reconhecimento de cidadania, mas sem nada no país de origem ( queimado tudo num incêndio ou outra catastrofe), vai ser muitoooooo dificil provar que é português! Junte-se a isto o facto de ninguém saber quem somos, e nem de onde viemos, e de sermos também ser incapazes de comunicar a dizê-lo, e vão ver que passa de muito dificil a impossível !
É assim também com os cães, com as devidas adaptações. Se não tivermos como prová-lo, até podemos ter em nossa posse o campeão do mundo de uma qualquer raça mas, para todos os efeitos, temos apenas um SRD lindo.

Volto a dizer que se para alguém a raça é um factor importante, pelas razões mais diversas, então comprem um cão de raça devidamente certificado! Se isso não é importante, se os papeis são mariquices ou dispensáveis para quem não quer fazer criação ou ir a exposições, então deixem-se também de "mariquices" e de 'desejos de reconhecimento' no que respeita a dizer que "os cães são de raça"!! Ou isso interessa ou não interessa...decidam-se!
Ouço algumas pessoa dizerem que o que importa é o cão, mas depois fazem questão em afirmar que o cão que têm é da raça X ou Y, e complementarente debatem-se com argumentos e mais argumentos para tentar fazer valer que o LOP é uma treta! Lutam afinal por um "reconhecimento" que supostamente dispensavam à partida!

Abraços
Paulo C.

P.S. - Ah.....outra gira é quando se organizam concursos de beleza para SRD....e algumas das pessoas que criticam os que gostam de "LOP's" e "Expos de vaidade", depois participam nestas!!!
Última edição por PauloC em segunda set 20, 2004 11:10 am, editado 1 vez no total.
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda set 20, 2004 11:07 am

fang Escreveu:
casadiscaes Escreveu: Não seria o primeiro caso...
Nem será o último, infelizmente (mesmo com chip...).
Recolhi um husky siberiano durante 3 anos nessa situação (por acaso conhecia o cão antes de ser abandonado).
Para todos os efeitos legais era exactamente isso: um Rafeiro.
Após meses de buscas, telefonemas, etc, o meu cão é um rafeiro, legalmente.....

Por isso a minha confusão..... também....
sofias
Membro
Registado: quinta ago 19, 2004 6:50 pm
Localização: dois caes,duas rolas,um melro,10canarios,12pintassilgos

segunda set 20, 2004 11:09 am

entao se o boxer é uma raça alema como podem ter boxers registados no cpc, no lop , :roll: ,entao nao devia ser assim,visto nao ser uma raça portuguesa,tou a pensar mal :?:
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:12 am

Ah...mas se o seu Cão é suposto ser um Serra de aires, então pode ir ao CPC e tentar obter o RI, porque esta é uma raça portuguesa.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:16 am

sofias Escreveu: entao se o boxer é uma raça alema como podem ter boxers registados no cpc, no lop , roll ,entao nao devia ser assim,visto nao ser uma raça portuguesa,tou a pensar mal ?
Não leu os links que deixer lá atrás, pois não?? :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:17 am

sofias Escreveu: entao se o boxer é uma raça alema como podem ter boxers registados no cpc, no lop , roll ,entao nao devia ser assim,visto nao ser uma raça portuguesa,tou a pensar mal ?
Porque o reconhecimento de pedigrees está regulamentado e acordado internacionalmente, pode haver boxer com pedigrees chineses que estes são válidos. (http://www.fci.be)

Agora, se não há abertura do pais do cão, como é o caso de Portugal que fechou o Livro de Origens em 2000, só o país de origem da raça o pode fazer.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda set 20, 2004 11:20 am

PauloC Escreveu: Ah...mas se o seu Cão é suposto ser um Serra de aires, então pode ir ao CPC e tentar obter o RI, porque esta é uma raça portuguesa.

Era para mim ??

:o
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:21 am

PauloC Escreveu: Ah...mas se o seu Cão é suposto ser um Serra de aires, então pode ir ao CPC e tentar obter o RI, porque esta é uma raça portuguesa.
Só para complementar...
A ascendência será sempre desconhecida. Mesmo que presumivelmente seja filho de campeões, não há maneira de o provar.
Por isso é que eu digo que é voltar ao princípio. Ainda com a agravante de ao não se saber a ascendencia, poder cruzar com a cadela menos aconselhada em termos genéticos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:23 am

Sofias,
Se ler os links que lhe indicaram no site do CPC vai perceber como as coisas funcionam.
Se o CPC tem no LOP os registos da ascedência de determinado cão (independentemente do país de origem da raça), tem legitimidade para atestar que esse cão é de raça.
Se o CPC não tem qualquer informação sobre a ascendência de determinado cão, então para se atestar que esse cão é da raça x ou y tem de ir-se ao respectivo país de origem ( Responsável pelo standard da raça) e sujeitá-lo a avaliação daqueles que, supostamente, são mais conhecedores e competentes.

Note que este procedimento do CPC nem sempre foi assim, porque já houve tempos em que cães de raças estrangeiras eram avaliado cá e era-lhes dado o RI. Mesmo actualmente, em alguns paises isto ainda acontece. Veja-se o exemplo de Itália onde um 'ilustre' SRD foi classificado como 'Serra da Estrela de pelo Curto' e até ganhou no WDS de PARIS!! Por estas e por outras, é que eu acho muito bem que o CPC não registe cães de outros países.
Aliás, aqui entre nós que ninguém nos ouve, o RI só devia existir para raças em perigo de extinção, numa tentativa de 'salvar' exemplares. Na verdade, na minha opinião, raças que existam em número suficiente cães registados NUNCA deveriam ser feitos RI. Há sempre o perigo de se estar a registar um cão que aparentemente é de raça mas que tenha sangue fora da raça e com isso corremos sempre um risco de estar a introduzir na reprodução sangue de outras raças! Num contexto que exista um bom património genético de cães registados, isto parece-me um risco desnecessário.

Abraços
Paulo C.
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:24 am

Os links que o Fang lhe facultou explicam tudo tim tim por tim ...

Só mais uma coisa ... o LOP não tem nada a ver de onde veio o cão e sim com a sua descendencia,pais,avos,etc. Apesar de ser chamado de livro de origens não tem a ver com o local de nascimento. Percebeu ?

Deixo-lhe aqui um exemplo de LOP :

http://www.boxersvilatrancoso.com/paola.php

Espero que tenha percebido :)
MG_Weimaraner
Membro Júnior
Registado: quinta abr 15, 2004 5:16 pm

segunda set 20, 2004 11:25 am

Com ou sem LOP??? Para mim ter um cão SRD ou de raça é exactamente igual...gosto deles da mesma forma, não há diferenças.
Tenho dois cães SRD que adoptei, e tenho uma com LOP que comprei, amo-os aos três da mesma forma, brinco com os três de igual forma...e se alguma vez me perguntarem se gosto mais da minha cadelinda PUG por ser de raça e ter LOP em relação aos SRD...nem sequer respondo.
Ambos estão registados na Junta de Freguesia, ambos têm os mesmos cuidados veterinários não há qualquer distinção.
Por isso quando há muito boa gente que me vem com tretas q têm o cão da "marca" tal e que tem LOP só para se exibirem perante a sociedade...e na verdade têm os animais acorrentados numa casota ou canil minusculo e só lhes ligam nos primeiros meses...sem comentários.
Porquê haver diferenças entre um SRD e um cão de raça, quando ambos podem proporcionar momentos fabulosos e únicos aos seus donos?!!!
Saudações caninas
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:30 am

Porquê haver diferenças entre um SRD e um cão de raça, quando ambos podem proporcionar momentos fabulosos e únicos aos seus donos?!!!
Saudações caninas
Ó meu amigo :)....se você pensa assim, melhor para si. Um cão é um cão, sim Senhor, muito bem! Acho até que devia queimar o LOP do seu PUG e iniciar assim uma revolta dos Soutiens versão LOP's ;)

Não sei se reparou...mas aqui neste tópico não está em causa se um cão com LOP é 'melhor' cão ou 'pior' cão que um sem LOP! O que está aqui em causa é o 'porquê' de um cão necessitar de LOP para ser reconhecido como sendo de determinada raça! Não é de ser reconhecido como CÂO, entende?
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:34 am

PauloC Escreveu: Aliás, aqui entre nós que ninguém nos ouve, o RI só devia existir para raças em perigo de extinção, numa tentativa de 'salvar' exemplares. Na verdade, na minha opinião, raças que existam em número suficiente cães registados NUNCA deveriam ser feitos RI. Há sempre o perigo de se estar a registar um cão que aparentemente é de raça mas que tenha sangue fora da raça e com isso corremos sempre um risco de estar a introduzir na reprodução sangue de outras raças! Num contexto que exista um bom património genético de cães registados, isto parece-me um risco desnecessário.
Concordo plenamente, com este principio.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”