Racismo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

quarta set 22, 2004 10:57 pm

Acho que não me expliquei bem. Não me estava a referir à satisfação profissional, como criador, de ver um bom trabalho reconhecido, mas sim à satisfação emocional de ver um animal difícil de dar bem entregue vs ver mais um lindo bébé, para o qual existiria sempre procura, a ser comprado.

E posso estar enganada, mas estou convencida que um cão adulto adoptado (SRD ou não) é, regra geral, mais bem entregue que um bébé vendido. E quanto mais problemático o cão (ex. cego, idoso, sem perna), mais isto é verdade porque quem adopta assim é mesmo porque gosta de animais e não por moda, como fazem muitos dos compradores de cães de raça. Porque será que agora se vêm catrefadas de huskies abandonados? Não será porque passaram de moda?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta set 23, 2004 7:07 am

Vamos ver se nós nos entendemos.
Eu quando coloquei este tópico em 1º. lugar não foi com a intenção de atingir, a, b, ou c, foi só com a intenção de constatar um facto.
O que se passa é isto, independentemente das pessoas o fazerem em consciencia ou não, em regra, os possuidores de SRD (que eu gosto muito, aliás eu gosto de todos os cães ou gatos) gostam bastante de dar a sua alfinetada quando, algum dos "malandros" dos possuidores dos animais de raça se referem a eles, ou seja porque falam da raça, ou porque mostram fotos, essencialmente quando mostram fotos.
Eu já fui acusada, não aqui mas noutro local, de ter ido buscar um gato à UZ e como é SRD não constar da minha assinatura (é preciso dizer que o gato é do meu filho mais velho).

Quanto à alegria de adoptar um animal abandonado, enfim isso é relativo, não acredito que a alegria de adoptar um animal seja diferente daquela que qualquer um de nós sente quando vai buscar o "seu" animal, cão ou gato, desta ou daquela raça.
Eu falo por mim, quando coloco fotos ou falo da raça dos meus meninos, não é por snobismo, ou por outro motivo qualquer menos dignificante, é porque a alegria de os ter é muita.

Agora uma ressalva, a Guida_F diz que foi aqui atacada por ter um SRD, isso não é verdade Guida, nunca aqui foi atacada por esse motivo, deixe que lhe diga que eu até gosto muito do seu snoopie, acho que é um cão muito bonito, o unico motivo que levou algumas pessoas, eu incluida, a ter determinada atitude em relação à Guida, foi o exagero em que ela caiu, pois por ter um SRD atacou tudo e todos os que tinham cães de raça.
Está enganada Guida acho que nenhum de nós tem nada contra o seu cão, mas sim contra a sua atitude.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta set 23, 2004 8:36 am

kitten Escreveu:
Agora uma ressalva, a Guida_F diz que foi aqui atacada por ter um SRD, isso não é verdade Guida, nunca aqui foi atacada por esse motivo, deixe que lhe diga que eu até gosto muito do seu snoopie, acho que é um cão muito bonito, o unico motivo que levou algumas pessoas, eu incluida, a ter determinada atitude em relação à Guida, foi o exagero em que ela caiu, pois por ter um SRD atacou tudo e todos os que tinham cães de raça.
Está enganada Guida acho que nenhum de nós tem nada contra o seu cão, mas sim contra a sua atitude.

O que se passa é isto, independentemente das pessoas o fazerem em consciencia ou não, em regra, os possuidores de SRD (que eu gosto muito, aliás eu gosto de todos os cães ou gatos) gostam bastante de dar a sua alfinetada quando, algum dos "malandros" dos possuidores dos animais de raça se referem a eles, ou seja porque falam da raça, ou porque mostram fotos, essencialmente quando mostram fotos.

.
Tem graça... já se está a esquecer que as maiores críticas que eu tenho recebido aqui referem-se ao facto de um eu estar sempre a falar do meu Snoopy e de gostar de colocar fotografias dele aqui no forum.

Quer dizer que para os cães de raça já não faz mal? :evil:

E depois ainda diz que sou eu que critico os donos dos cães de raça?
Bolas, se eles podem falar dos seus cães e mostrar fotografias deles porque é que eu não posso?

A única coisa que eu peço são igualdade de direitos, nada mais nada menos...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta set 23, 2004 8:51 am

Ó guida, eu gostaria que este tópico não fosse para o lado que é hábito.
Em 1º. lugar é de mau tom quando se faz uma citação, alterar o que foi escrito, não estava a bold nem tinha aquele tamanho de letra.

Acho que a guida continua a não querer perceber, quantos fotos dos meus animais é que vê na minha assinatura?
Quantos vezes eu aqui coloquei fotos deles?

Ainda não percebeu que o que foi criticado não foi o colocar das fotos, foi o exagero. O seu cão até na bandeira portuguesa, a fazer de escudo, já apareceu, não vejo mais ninguém fazer isso. Se a Guida se tivesse limitado a 1 ou 2 fotos, ninguém criticava, será que não percebeu ainda isso?

As fotos na assinatura até compreendo, tem orgulho no seu cão, assim como eu tenho nas minhas, e os restantes foristas têm nos deles, o que se criticou aqui foi o excesso, é que como dizia a minha avó, "o que é demais empata a venda" é que se fosse eu, ou qualquer outro forista com cães de raça a fazê-lo, caia-nos tudo em cima com acusações de snobismo, de ostentação, de que com o dinheiro de 1 se dava de comer a 20 durante um ano, etc., etc., etc..

Não estou a querer começar discussões, como tal fico-me por aqui.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta set 23, 2004 8:51 am

Guida__F Escreveu: Tem graça... já se está a esquecer que as maiores críticas que eu tenho recebido aqui referem-se ao facto de um eu estar sempre a falar do meu Snoopy e de gostar de colocar fotografias dele aqui no forum.

Quer dizer que para os cães de raça já não faz mal? :evil:

E depois ainda diz que sou eu que critico os donos dos cães de raça?
Bolas, se eles podem falar dos seus cães e mostrar fotografias deles porque é que eu não posso?

A única coisa que eu peço são igualdade de direitos, nada mais nada menos...
Está enganada, as maiores criticas que recebe aqui são pela sua atitude... racapitulando pela enésima vez... A Guida veio ao forum procurar a raça do snoopy... quem não se lembra do cão macaco... quando a convenceram, e muito bem que tinha um rafeirinho na mão, a Guida passou a ser absolutamente contra os cães de raça, vivam os SRD's, a defensora histérica dos direitos dos animais, a chatear tudo e todos... as fotos do bicho foram o menor dos males (que ele até é engraçado).

Já agora, não tinha abandonado o forum?
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta set 23, 2004 9:09 am

casadiscaes Escreveu:
Perante esta frase, que mais há a dizer :evil:

Recebi ordem de espejo :cry: :cry:
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta set 23, 2004 9:11 am

Guida__F Escreveu:
casadiscaes Escreveu:
Perante esta frase, que mais há a dizer :evil:

Recebi ordem de espejo :cry: :cry:
O Gonçalo está a meter-se consigo.
Só est´a perguntar-lhe se mudou de ideias.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quinta set 23, 2004 9:12 am

Aqui vai a resposta pedida: todos os dias, sem excepção, sinto que faço um ser feliz. Sempre que consigo que o meu cãozinho ultrapassa mais um dos seus medos (não sei até que ponto é que ele foi maltratado), ou sempre que olho para ele, e que à sua maneira me tenta recompensar pela vida que tem presentemente, sempre que o vejo feliz, eu também me sinto mais feliz.
Será que a minha resposta foi explicita?
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quinta set 23, 2004 9:12 am

Aqui vai a resposta pedida: todos os dias, sem excepção, sinto que faço um ser feliz. Sempre que consigo que o meu cãozinho ultrapassa mais um dos seus medos (não sei até que ponto é que ele foi maltratado), ou sempre que olho para ele, e que à sua maneira me tenta recompensar pela vida que tem presentemente, sempre que o vejo feliz, eu também me sinto mais feliz.
Será que a minha resposta foi explicita?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 23, 2004 9:17 am

E posso estar enganada, mas estou convencida que um cão adulto adoptado (SRD ou não) é, regra geral, mais bem entregue que um bébé vendido. E quanto mais problemático o cão (ex. cego, idoso, sem perna), mais isto é verdade porque quem adopta assim é mesmo porque gosta de animais e não por moda, como fazem muitos dos compradores de cães de raça.
Olá,
Eu comprei dois cães de raça. Não são cegos,têm quatro pernas e foram comprados em bébés. Por isso, presumo que considere que eu não gosto muito de animais. Se calhar tem razão......é que "de animais" em geral eu acho que gosto apenas "quanto baste".....o que eu gosto MUITO é dos MEUS Cães! Adoro-os e já fiz muitos sacrificios, com gosto, por causa deles. Dou-lhes todo o apoio e cuidados possíveis consoante as circunstâncias. Assim, não posso dizer que gosto mais de animais do que você , mas posso com certeza dizer que gosto tanto ou mais dos meus cães do que você dos seus e que quem tem um cão cego, coxo e velho não gosta desse cão mais do que eu gosto dos meus.
Eu já disse várias vezes que, na minha opinião, a aquisição de um animal, seja comprado ou adoptado, deve ser antes de tudo uma opção pessoal, consciente e responsável. Para mim tem tanto valor a aquisição de um cão porque se gosta de determinada raça, como a adopção de determinado cão SRD abandonado porque se gosta de ajudar animais. Em ambos os casos, temos exemplos de pessoas que o fazem consciente e responsavelmente e de quem o faça inconsciente e irresponsávelmente. É verdade que existem pessoas que compraram cães de raça por modismo ou por impulso e depois os abandonaram ou os sujeitaram a uma vida esquecidos numa varanda ou nas traseiras da casa. Mas existem também pessoas que adoptaram SRD por impulso ( em cachorros todos são lindos), ou porque queriam 'salvar' aquele cãozinho, e depois os abandonaram ou sujeitaram a uma vida miserável, também esquecidos, ou então sendo mais um entre 10 que estão 'salvos' lá em casa mas sem qualquer atenção especial e 'personalizada'.
Mas uma coisa é certa, apesar de existirem bons e maus exemplos em ambos os casos, por enquanto continua a ser mais frequente abandonar um SRD do que um cão de raça. O porquê de isto acontecer tem várias respostas, mas lá que é uma realidade que se abandonam mais SRD, lá isso é!
Por isso, mesmo que existam pessoas que compram cães de raça por 'modismo', ainda continua a ser mais comum que sejam pessoas com SRD, que adoptaram sabe-se lá porquê, a abandonar cães em número significativamente mais numeroso. Se formos por esta lógica, não sei quem gostará mais de animais, mas seria de assumir que as pessoas que têm cães de raça gostam mais dos seus cães?
Não é concerteza por os cães de raça ( ou os respectivos donos) serem melhores do que os SRD, mas talvez seja porque a aquisição de um cão de raça é, NORMALMENTE, a resposta a uma expectativa e uma opção pessoal mais ponderada do que um SRD. Não me refiro que seja sempre assim, por isso não me venham dizer que com vocês que têm SRD não foi assim ou que conhecem muitos cães de raça que foram comprados por modismo ou impulso e depois desprezados! Mas penso que será maioritariamente assim.
Existem pessoas que adoptam SRD porque é aquele cão que PRECISA mais de ajuda, e não propriamente porque é AQUELE o cão que sempre sonhou. No entanto, é uma motivação tão legitima como a de quem compra um cão de raça porque é aquele cão que a realiza, e acredito que dará igualmente satisfação pessoal, embora a níveis diferentes.
Aliás, quem adopta um SRD com as motivações referidas anteriormente, até nem é normalmente quem abandona. Isso é para uma outra categoria de pessoas. São os que até gostavam de ter um cão de raça bébé.....desde que fosse de graça, mas se não conseguem arranjar um, e para calar o puto que não se cala que quer um cão, ou porque precisam de um 'guarda' lá para o armazém ou para casa, etc., lá arranjam um rafeirote jeitoso. Até porque, apesar de SRD, o cão até "parece mesmo um Pastor Alemão", e depressa passa a ser referido como sendo daquela raça, ou 'arraçado' de Pastor Alemão.....aliás, a porcaria dos papeis não serve para nada e é só mariquice de quem quer ir a exposições. Se morrer, arranja-se outro, por isso não há cá que gastar dinheiro em veterinários ou numa ração de jeito. Se o cachorro fizer muito barulho ou alguma asneirita, sai também pela mesma porta por onde entrou. Infelizmente, no que se refere a SRD, esta corrente é maioritária, e não a dos que adoptam e gostam mesmo de cães. Aliás, é este tipo de pessoas que é reponsável também por abandonos e outros problemas com cães de raça, só que felizmente estes vão-lhes parar às mãos em menor número.
O que quero dizer com isto, que o tópico já vai longo, é que as pessoas são donos maus ou bons e gostam mais ou gostam menos de animais independentemente do cão que têm. Pode ser de raça ou sem raça, o que importa é que gostem dele.
Acho que a Guida já devia ter percebido isto!!!
A Guida ainda não reparou que ninguém tem nada contra o Snopy e a maioria de nós até acha o cão giro? O que as pessoas se fartaram, e por isso criticam ou até 'gozam', é com a sua atitude de sobrevalorizar o seu cão. À Guida só faltou dizer que ele era da familia real britância, e frase sua de mais de três palavras que não tivesse o nome do snopy pelo menos 4 vezes não existia! ;)
Acho que se eu tentar imaginar a Guida a escrever no computador, vejo uma rapariga de T-Shirt do Snoopy, com um boné do Snopy e um relógio do snopy...ao lado, uma cama com uma colcha do Snopy e várias almofadas do Snopy.....as paredes cheias de fotografias do Snopy, e as janelas tapadas com duas fotos enormes com a cara do Snopy.....ah, do lado de fora está uma bandeira de Portugal, com a cara do Snopy no lugar das quinas.....!!!!! Para terminar a cena, olho para a sua cara e vejo que está a usar uma mascara do Snopy!!
Para finalizar, como também já foi dito, acho que o racismo funciona muito mais contra os SRD que o contrário. A maior parte das pessoas que me vê com os meus cães olha para o Artur e diz: "ah, este é muito giro" (subentende-se que a refeirosa não interessa para nada, não é?)
Pessoalmente nunca assisti a nenhuma manifestação de "racismo" em relação a cães SRD. Já assisti contudo a muitas manifestações de 'racismo' contra cães de raça, e mais concretamente das raças consideradas potencialmente perigosas. Já assisti também a cenas semelhantes à que referiu, mas tanto para favorecimento de cães de raça como de SRD. Tratou-se de casos em que simplesmente por questões de gosto pessoal, umas pessoas preferem fazer festas a um e outras a outro cão.
Eu tenho dois Rottweiler ( cão e cadela) e duas cadelinhas pequenas, sendo uma Pinscher e outra SRD. Em relação aos Rottweilers estou farto de ser sujeito às situações discriminativas mais variadas, inclusivamente uma Lei especial que se aplica apenas a eles ( quer maior 'racismo' que isto?). Quanto às cadelinhas, há pessoas que gostam mais da Pinscher e a enchem de festas, e outras que preferem a SRD e nem ligam à Pinscher. Há de tudo, e mais uma vez cada pessoa é um caso, e são as pessoas e não os cães que determinam as atitudes perante eles.

Abraços
Paulo C.
Última edição por PauloC em quinta set 23, 2004 9:53 am, editado 1 vez no total.
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

quinta set 23, 2004 9:48 am

O facto de existirem mais srd abandonados do que cães de raça deve-se ao facto de os primeiros existirem em muito maior número.
É bom não esquecer, e isso aprendi neste forum,que todos os cães se "papeis oficiais" são......srd.

isabel
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta set 23, 2004 2:16 pm

As pessoas têm sempre que andar a reclamar de qualquer coisa, quando não é dos "fundilhos é das calças e..." para mim o que importa é "como" o animal é tratado! Sendo de raça ou srd o importante é que o dono seja responsável e que o trate bem!! Não é assim??

Esta é daquelas questões de gosto pessoal; por que não gostamos todos de vermelho, ou só de amarelo?? Se Deus nos deu tantas cores porque haveríamos todos de gostar só de uma? O mesmo se dá com as frutas, se temos tantas variedades pq teríamos de gostar todos só de laranjas ou só de cerejas...??? :o

Fiquem bem!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta set 23, 2004 2:31 pm

Há coisas que eu acho admiráveis.
Há não muito tempo li - no "Público", acho eu - que uma senhora casada e mãe de filhos normais, adoptou uma criança com uma deficiência profunda (tipo mongolóide).

Admiro, tanto mais que eu seria incapaz.
Mas há pessoas com um enorme coração, com uma espantosa capacidade de sacrifíco e infinitamente capazes de amar.

Eu assimilo a estas pessoas, aqueles que adoptam animais deficientes.
Ainda agora foi adoptado um gatinho cego via fórum dos gatos.
Há aqui uma forista que adoptou uma cadelinha sem uma perna.
Ás vezes é mais fácil amar os desgraçados que os felizes.

Justamente por sentirmos que, de certa maneira, estamos a diminuir a injustiça e a dor neste mundo.

Necessário é que estas opções se façam com a mesma consciência com que se compra um cão ou se adopta um bébé numa associação.
Não se deve fazer isto por autopromoção - eu sou tão boazinha - ou por impulso - ai, coitadinho... - mas de olhos bem abertos.
Com vidas há que ir até ao fim.
Não há cá meias tintas.
O facto de existirem mais srd abandonados do que cães de raça deve-se ao facto de os primeiros existirem em muito maior número.
Estou inteiramente de acordo com o dougat.
O facto é que há muito mais SRD que cães de raça.
Qual é a admiração de haver mais SRD abandonados ?
Veja-se, pe, o caso dos huskies.São de raça não são ?
E deve haver 10 mais vezes huskies abandonados que qualquer outra raça.
Porquê ? Em parte porque há muito mais huskies que qualquer outra raça por aí, em parte porque os huskies não são o típico cão de família.

Á medida que for havendo mais cães de raça esta diferença vai-se esbatendo, vão ver.

O resto é preconceito pequeno-burguês.
Eu explico - ao contrário do que pensa o pequeno-burguês - nem tudo se traduz em dinheiro.
O pequeno burguês desvaloriza o SRD porque não custou dinheiro, não vai a expos e qualquer um pode ter.

Quando não é bem assim.
Pe, eu conheço um rapariga de uma das mais ricas e antigas famílias de Portugal que toda a vida só guiou Renault 4.
Um carro odioso - a meu ver - com as suas mudanças de gaveta, os vidros pequeníssimos eu só abriam até metade, o seu aspecto de contentor.
Mas para ela era o máximo.
Quando mudava, era para um novo Renault4.

Conheci um rapaz - actualmente uma sumidade na sua área - que só gostava dos Citroen (aqueles que nunca avariavam, nem no deserto),o meu próprio marido era fanático do Mini Morris.

Não era por não terem dinheiro para Mercedes, Jaguares ou BMW.
Há coisas que não tem explicação.
São paixões.
icvcabral
Membro Veterano

quinta set 23, 2004 6:25 pm

PauloC Escreveu:
E posso estar enganada, mas estou convencida que um cão adulto adoptado (SRD ou não) é, regra geral, mais bem entregue que um bébé vendido. E quanto mais problemático o cão (ex. cego, idoso, sem perna), mais isto é verdade porque quem adopta assim é mesmo porque gosta de animais e não por moda, como fazem muitos dos compradores de cães de raça.
Olá,
Eu comprei dois cães de raça. Não são cegos,têm quatro pernas e foram comprados em bébés. Por isso, presumo que considere que eu não gosto muito de animais. Se calhar tem razão......é que "de animais" em geral eu acho que gosto apenas "quanto baste".....o que eu gosto MUITO é dos MEUS Cães! Adoro-os e já fiz muitos sacrificios, com gosto, por causa deles. Dou-lhes todo o apoio e cuidados possíveis consoante as circunstâncias. Assim, não posso dizer que gosto mais de animais do que você , mas posso com certeza dizer que gosto tanto ou mais dos meus cães do que você dos seus e que quem tem um cão cego, coxo e velho não gosta desse cão mais do que eu gosto dos meus.
Olá Paulo

Onde é que eu disse que todas as pessoas que têm cães de raça gostam menos deles do que quem tem SRD? Admito perfeitamente que o Paulo goste tanto dos seus cães como eu gosto dos meus, bem como muitos outros possuidores de cães de raça. O problema é que o mundo não se cinge a nós e continuo convencida que muita gente compra cachorros de raça, porque o vizinho tem e dá prestígio, porque viu o anúncio da Scotex ou por outro disparate afim, sem qualquer consciência do que é ter um cão. Já quem adopta um cão adulto (SRD ou de raça) também pode ser inconsciente, é claro, mas à partida são eliminados alguns dos maus motivos para ter cães, como o tal prestígio ou imagem, o efeito de imitação, etc. etc. Disse o que disse, do ponto de vista de quem dá um animal para adopção, como já fiz algumas vezes. Tenho muito mais confiança quando entrego animais adultos do que animais bébés (que são sempre giríssimos, como o próprio Paulo disse, mas que depois crescem, afinal largam pêlo e comem muito, etc. etc.) e também tenho mais confiança quando entrego SRD do que animais de raça (porque as pessoas os podem querer para criação de vão de escada, ou apenas para exibir e ficar fechado na varanda o dia todo). Claro que nem todos os donos de cães de raça que os adquiriram em bébés são assim. Mas o risco é maior.

De resto, concordo completamente consigo: antes de gostar de animais, gosto dos meus e até acho que gostar de animais não é encher a casa de desgraçados até estes não terem quaisquer condições de existência, mas sim ter consciência que existe um número limite para que os animais possam ser felizes e ter tudo aquilo que merecem. Não sou uma coleccionadora de desgraças. Apenas penso que um cão é um cão e que cada exemplar é um indivíduo, com caracteríticas únicas, que nos podem cativar ou não (bem mais visíveis num adulto, já formado, do que numa minúscula bolinha de pêlo)
PauloC Escreveu:Eu já disse várias vezes que, na minha opinião, a aquisição de um animal, seja comprado ou adoptado, deve ser antes de tudo uma opção pessoal, consciente e responsável. Para mim tem tanto valor a aquisição de um cão porque se gosta de determinada raça, como a adopção de determinado cão SRD abandonado porque se gosta de ajudar animais. Em ambos os casos, temos exemplos de pessoas que o fazem consciente e responsavelmente e de quem o faça inconsciente e irresponsávelmente. É verdade que existem pessoas que compraram cães de raça por modismo ou por impulso e depois os abandonaram ou os sujeitaram a uma vida esquecidos numa varanda ou nas traseiras da casa. Mas existem também pessoas que adoptaram SRD por impulso ( em cachorros todos são lindos), ou porque queriam 'salvar' aquele cãozinho, e depois os abandonaram ou sujeitaram a uma vida miserável, também esquecidos...
Exactamente o que eu quis dizer. Se ler bem o destaque que fez no início do que escrevi, a grande diferença está entre dar um cão adulto ou um cão bébé. Acho que no segundo caso, o risco de estarmos perante um dono irresponsável é bem maior
PauloC Escreveu:... ou então sendo mais um entre 10 que estão 'salvos' lá em casa mas sem qualquer atenção especial e 'personalizada'.
Aqui, como já disse, concordo consigo. Tem que haver um limite aos "salvamentos".
PauloC Escreveu:Mas uma coisa é certa, apesar de existirem bons e maus exemplos em ambos os casos, por enquanto continua a ser mais frequente abandonar um SRD do que um cão de raça. O porquê de isto acontecer tem várias respostas, mas lá que é uma realidade que se abandonam mais SRD, lá isso é!
Aqui, como algumas pessoas já disseram, a explicação é simples: há muito mais SRD do que cães de raça. Mas acrescento outro factor importante: nem todos os cães que estão na rua ou recolhidos em associações foram DIRECTAMENTE abandonados. Todos os abandonos, sejam de cães de raça ou de SRD contribuem para aumentar o nº de cães vadios e sem dono, via ninhadas. E de que raça são as ninhadas dos cães de raça abandonados: pois é, SRD!
PauloC Escreveu:Por isso, mesmo que existam pessoas que compram cães de raça por 'modismo', ainda continua a ser mais comum que sejam pessoas com SRD, que adoptaram sabe-se lá porquê, a abandonar cães em número significativamente mais numeroso. Se formos por esta lógica, não sei quem gostará mais de animais, mas seria de assumir que as pessoas que têm cães de raça gostam mais dos seus cães?
Não me parece, pelo que expliquei acima. De qualquer forma, trata-se de uma discussão absurda. Obviamente que concordo que há bons e maus donos em ambos os casos.
PauloC Escreveu:Não é concerteza por os cães de raça ( ou os respectivos donos) serem melhores do que os SRD, mas talvez seja porque a aquisição de um cão de raça é, NORMALMENTE, a resposta a uma expectativa e uma opção pessoal mais ponderada do que um SRD. Não me refiro que seja sempre assim, por isso não me venham dizer que com vocês que têm SRD não foi assim ou que conhecem muitos cães de raça que foram comprados por modismo ou impulso e depois desprezados! Mas penso que será maioritariamente assim.
Aqui, como já disse, não concordo que essa seja a regra. Diria mesmo que a maioria das pessoas que compram cães de raça não fazem a mínima ideia do que estão a fazer (porque será que grande parte dos cães comprados ainda vem de lojas?)
PauloC Escreveu:Existem pessoas que adoptam SRD porque é aquele cão que PRECISA mais de ajuda, e não propriamente porque é AQUELE o cão que sempre sonhou. No entanto, é uma motivação tão legitima como a de quem compra um cão de raça porque é aquele cão que a realiza, e acredito que dará igualmente satisfação pessoal, embora a níveis diferentes.
Concordo plenamente. Apenas nunca sonhei com nenhum cão em particular. Gosto mais dos meus que dos outros porque é com eles que convivo diariamente. Se tivesse os seus em vez dos meus, seria desses que gostaria mais
PauloC Escreveu:Aliás, quem adopta um SRD com as motivações referidas anteriormente, até nem é normalmente quem abandona. Isso é para uma outra categoria de pessoas. São os que até gostavam de ter um cão de raça bébé.....desde que fosse de graça, mas se não conseguem arranjar um, e para calar o puto que não se cala que quer um cão, ou porque precisam de um 'guarda' lá para o armazém ou para casa, etc., lá arranjam um rafeirote jeitoso. Até porque, apesar de SRD, o cão até "parece mesmo um Pastor Alemão", e depressa passa a ser referido como sendo daquela raça, ou 'arraçado' de Pastor Alemão.....aliás, a porcaria dos papeis não serve para nada e é só mariquice de quem quer ir a exposições. Se morrer, arranja-se outro, por isso não há cá que gastar dinheiro em veterinários ou numa ração de jeito. Se o cachorro fizer muito barulho ou alguma asneirita, sai também pela mesma porta por onde entrou. Infelizmente, no que se refere a SRD, esta corrente é maioritária, e não a dos que adoptam e gostam mesmo de cães. Aliás, é este tipo de pessoas que é reponsável também por abandonos e outros problemas com cães de raça, só que felizmente estes vão-lhes parar às mãos em menor número..
Nem mais! Aqui estamos em perfeita sintonia. Mas quando falei das maiores garantias dadas por quem adopta ADULTOS (em especial com problemas), sejam SRD ou de raça, não me referia a estas pessoas, que geralmente muito mais depressa vão buscar o filhote da cadela da vizinha (que obviamente é SRD mas não está esterilizada) do que aparecem em campanhas de adopção

PauloC Escreveu:O que quero dizer com isto, que o tópico já vai longo, é que as pessoas são donos maus ou bons e gostam mais ou gostam menos de animais independentemente do cão que têm. Pode ser de raça ou sem raça, o que importa é que gostem dele.
Bom final, no qual estamos completamente de acordo
Já assisti contudo a muitas manifestações de 'racismo' contra cães de raça, e mais concretamente das raças consideradas potencialmente perigosas. (...) Eu tenho dois Rottweiler ( cão e cadela) e duas cadelinhas pequenas, sendo uma Pinscher e outra SRD. Em relação aos Rottweilers estou farto de ser sujeito às situações discriminativas mais variadas, inclusivamente uma Lei especial que se aplica apenas a eles ( quer maior 'racismo' que isto?).
Também aqui, concordo a 100% e acho ridículo o tratamento especial que é dado a esta raça, bem como às outras cobertas pela actual legislação (que parece estar, aliás, a contribuir para o aumento de abandonos de rotts e pit bull, comprados, obviamente, por donos pouco responsáveis e esclarecidos)

Um abraço
Isabel
icvcabral
Membro Veterano

quinta set 23, 2004 6:29 pm

repetida :oops:
Última edição por icvcabral em quinta set 23, 2004 6:36 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”