CIUME DE CÃO !!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta out 15, 2004 11:56 am

Lá vou eu mais uma vez recomendar a leitura atenta e séria do livro "A encantadora de cães" da Jan Fennel.
Até acho que a membro Aisd e eu deviamos era cobrar uma pequena percentagem à autora do livro pela publicidade 8)

Para o dono comum, custa perceber a forma de pensar dum cão, e parece-nos que o gajo é um ingrato: teve os miminhos todos e agora vira-se contra o dono. Mas na mentalidade do cão não existe essa "gratidão" pelos miminhos recebidos que nós esperamos, ele acha que recebe aquilo a que tem direito como jovem líder dessa matilha: o sofá, o brinquedo, a festinha quando ele a exige, etc. Ora bem, se alguem na matilha não obedece ao líder, este tem que o pôr na ordem, é o que corresponde.
O cão não é um "ingrato" nem um "rebelde", é um cão, e só quando aceitar que o seu lugar na matilha é o último da lista é que vai deixar de rosnar, morder e outros comportamentos inaceitáveis para nós, que para ele são perfeitamente naturais.

Tambem era bom tirar umas aulinhas de treino básico de obediencia, para aprender a lidar com o cão, a mim dera-me imenso jeito ver com os meus proprios olhos como é que um gajo experiente comunica e se faz obedecer por um cão.

Alicia
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta out 15, 2004 11:58 am

austra leia os tópicos que lhe sugeri, fica mais elucidada!

jafuimembro, o site abaixo tem um artigo interessante que pode ajudá-la qd os cães cavam (cavoucam!) ;)

Fiquem bem!
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sexta out 15, 2004 1:36 pm

Jordan Escreveu: austra leia os tópicos que lhe sugeri, fica mais elucidada!

jafuimembro, o site abaixo tem um artigo interessante que pode ajudá-la qd os cães cavam (cavoucam!) ;)

Fiquem bem!
Vou ler sim.....
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 15, 2004 1:47 pm

Ora bem é tal qual já disseram aqui - não devemos humanizar os cães.
Eles não veêm o mundo com os mesmos olhos que nós.

O cão é um animal de matilha e nós somos a matilha dele.
O instinto diz-lhe que a sua sobrevivência bem como da restante matilha depende do bom funcionamento desta, com a hierárquia implicita.

O cão não quer ser líder.
A responsabilidade é demasiado grande.

Essa é uma função que é obrigado a desempenhar se não existir outro elemento na matilha que o faça.

Por isso é fundamental para a própria felicidade do cão que os humanos ocupem essa posição de forma clara e inequívoca.

Ora o que se passa aqui ?
Lá está, damos carinho aos nossos animais, mas eles teêm de compreender a posição deles, e por muito que nos custe uma tareia não lhe faz mal para que ele não pense que é ele que manda.
Mimos e carinho não resolvem a questão hierárquica e podem até ser entendidos pelo cão como atitudes de submissão (ex.o cão pede festas/comida/atenção e o "subordinado" dá quando o cão - líder- quer).
mas segundo tenho ouvido dizer sempre ou se repreende o cão no acto ou mais vale esquecer. Chegar a casa horas depois do buraco feito e repreende-lo não dá em nada
Isto também é importante - o cão tem uma memória limitada.
Percebe a punição quando é feita na altura da asneira, mas horas depois, mesmo que lhe mostrem o resultado da asneira, não.
Só se lembrará quando, com a repetição da asneira/censura tenha sido gravado na sua cabecinha que é asneira.
Agora à primeira ou segunda vez....não.

Dá para perceber o que foi feito de errado ?
austra
Membro Veterano

sexta out 15, 2004 1:51 pm

austra Escreveu:
Jordan Escreveu: austra leia os tópicos que lhe sugeri, fica mais elucidada!

Fiquem bem!
Vou ler sim.....
Pelo que eu li num dos tópicos que me sugeriu, verifiquei que o k acontecia era k a pessoa não se impunha, e dai o cão tomar a posição que tomou...

Ora no meu caso isso não acontece, pois sempre lhe mostrei quem manda....

E isso é que na verdade me preocupa....

Pois se ele até agora sempre me obedeceu, porque agora de repente resolve mostrar que está acima de mim?

E depois eu nunca lhe mostrei medo, alias nesta ultima "assanhadela" kd fiquei com o meu pulso na boca dele, assim que consegui tira-lo levou umas boas palmadas e ficou de castigo.....

Parece-me que a escola de treino será sem duvida uma solução, mas o problema é que eu não tenho tempo.....

:roll:

Vamos ver o k isto dará....
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta out 15, 2004 2:03 pm

Pois mas ele tá na idade de "parvalhar" tipo criança vai experimentando e "esticando a corda" até ver onde pode ir... se vocês derem mole ele fica "pensando" que é o maior! ;)

Como já disse tem que adaptar os conselhos á sua realidade você melhor do que eu conhece o cão e convive com ele, por certo vai achar uma solução!

Fica bem! ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 15, 2004 2:28 pm

Olhe, Austra,

se calhar é aquela fase da "adolescência canina".

Estou a falar a sério - já vários donos conhecidos se queixaram que o seu canito - bem educado e simpático - de repente parece que desaprendeu tudo o que lhe foi ensinado e, inclusive, torna-se antisocial, etc.

Parece uma espécie de rebeldia juvenil...
Acontece, salvo erro, aí por volta dos 8 meses.
Será isso ?

É que, se fôr isso, tem de reaprender tudo outra vez.
austra
Membro Veterano

sexta out 15, 2004 2:42 pm

aisd Escreveu: Olhe, Austra,

se calhar é aquela fase da "adolescência canina".

Estou a falar a sério - já vários donos conhecidos se queixaram que o seu canito - bem educado e simpático - de repente parece que desaprendeu tudo o que lhe foi ensinado e, inclusive, torna-se antisocial, etc.

Parece uma espécie de rebeldia juvenil...
Acontece, salvo erro, aí por volta dos 8 meses.
Será isso ?

É que, se fôr isso, tem de reaprender tudo outra vez.
Bem se calhar é isso, ele está com 11 meses....

Não me digam ke nesta fase de adolescência tambem vou ter k lhe comprar uma pomadita para a acne ;)

Bem esta foi para desanuviar.....
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta out 15, 2004 2:55 pm

austra Escreveu: Não me digam ke nesta fase de adolescência tambem vou ter k lhe comprar uma pomadita para a acne ;)
Já reparou se ele não terá umas revistas de cadelinhas debaixo do colchão?...

:lol: ;)
austra
Membro Veterano

sexta out 15, 2004 3:24 pm

MDogster Escreveu:
austra Escreveu: Não me digam ke nesta fase de adolescência tambem vou ter k lhe comprar uma pomadita para a acne ;)
Já reparou se ele não terá umas revistas de cadelinhas debaixo do colchão?...

:lol: ;)
:D
jafuimembro
Membro Júnior
Registado: terça out 12, 2004 10:28 am

sexta out 15, 2004 4:41 pm

sojo Escreveu: jafuimembro posso tar errada mas segundo tenho ouvido dizer sempre ou se repreende o cão no acto ou mais vale esquecer. Chegar a casa horas depois do buraco feito e repreende-lo não dá em nada, quer dizer deu em o cão virar-se a si porque ao contrário do que pensa ele não sabia porque estava a apanhar.

Por acaso também já li isso.

Mas o engraçado é que quando os meus cães fazem asneiras, e antes de ver o que eles fizeram já sei que não foi coisa boa, devido ao comportamento deles, porque começam a ir para um canto e ficam muito quietinhos sem eu ter dito nada.

Pelo que lí e também já foi dito aqui no forum, os animais agem por instinto, que não têm capacidade de raciocinio, será bem assim, porque eles sabem que fazem asneiras e que vão ser repreendidos por isso :x ;)
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta out 15, 2004 5:16 pm

jafuimembro Escreveu: [Mas o engraçado é que quando os meus cães fazem asneiras, e antes de ver o que eles fizeram já sei que não foi coisa boa, devido ao comportamento deles, porque começam a ir para um canto e ficam muito quietinhos sem eu ter dito nada.

Pelo que lí e também já foi dito aqui no forum, os animais agem por instinto, que não têm capacidade de raciocinio, será bem assim, porque eles sabem que fazem asneiras e que vão ser repreendidos por isso :x ;)
NÃO!!!!!

Isso é porque a tua postura, olhar, movimento das mãos, movimento dos olhos, endireitar dos ombros, ruídos que fazes, forma de respirar e mais de uma carga de outras coisas que nem te apercebes, indicou ao cão que ele vai ser repreendido!
Nós os humanos, como achamos que os cães são muito inteligentes (ao contrário de nós) achamos que o cão percebeu porque estamos zangados e ralhamos com eles. Os cães, como não perceberam patavina aprenderam que os donos de vez em quando têm ataques de loucura e é melhor nestas altura desaparecer!
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta out 15, 2004 5:19 pm

Aragao Escreveu: Nós os humanos, como achamos que os cães são muito inteligentes (ao contrário de nós) achamos que o cão percebeu porque estamos zangados e ralhamos com eles. Os cães, como não perceberam patavina aprenderam que os donos de vez em quando têm ataques de loucura e é melhor nestas altura desaparecer!
:lol: :lol: :lol:
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta out 15, 2004 5:29 pm

Lamento se a minha resposta vai ser curta, mas hoje não tenho muito tempo nas mãos… :(

Austra, por favor lê alguns livros sobre psicologia canina (ainda não li o “encantador de cães” mas pelos comentários parece-me bastante bom. Recomendo também o “The Art of Raising a Puppy” (lamento não sei o titulo em Português).
Existem centenas de coisas que nos fazemos no dia-a-dia que achamos que estamos a fazer correctamente para o cão e na realidade estamos a preparar-nos para criar um problema.

Os cães, tem fases de crescimento como nós. Dependendo da raça um cão fica adulto entre os dois e três anos, tal como nós o cão vai testar a sua liberdade e ver até aonde pode ir. Conforme a raça, tal teste pode durar uns meses ou toda a vida!

Um cão morder não é sinal de agressividade. É tão natural para um cão morder, como para nós falar! Quando eu lei/ouço/vejo um cão morder um dono, o meu primeiro pensamento é “Que diabos este dono ensinou ao cão?”. A minha recomendação é sempre a mesma, colocar o dono (e já agora o cão) numa escola! Se o tempo não permitir o dono vai ter de decidir se tem a capacidade/tempo de aprender por si, ou se prefere ter de dar ou abater o cão quando o problema se tornar de tal forma grave que dê origem a um verdadeiro ataque!

Por último, entre os cães, os cachorros até cerca de 4 meses tem direito a um passe “Você está livre da Prisão” contínuo. Isto quer dizer que um cachorro desta idade não entra para as lutas de liderança e afins e por tal é livre de fazer o que quiser, pode até morder um adulto que o máximo que leva é uma rosnadela. É aquilo que permite que eles aprendam e possam explorar a matinha em segurança. Após esse período o resto da matinha cai em cima do cachorro, com requintes de malvadez. O cachorro será mordido e maltratado fortemente, estilo praxe da universidade ou da tropa. Isto serve para contrabalançar o período anterior e o cão perceber que terá de lutar (conquistar) o seu lugar na matinha.
Infelizmente os cães cometem os mesmo erro que nós (o que não abona muito em nosso favor)! Ou seja da mesma forma que nós tratamos os cães como humanos, eles tratam os humanos como cães.
Isto quer dizer que se o seu cão considerar o seu filho como parte da matilha, ele pensará que ele é um cachorro e até agora deixou-o fazer tudo o que ele quisesse (lembra-se das tesouras?). Mas agora o seu filho está a crescer e o seu cão pode pensar que é altura de ele aprender as regras básicas da matilha. Ele não está a fazer nada de mal, pelo contrário está a querer ensinar a criança, infelizmente nós não percebemos, nem aguentamos uma trinquinha de um cão.
O que tem de fazer é explicar ao seu cão que ele não deve seguir o seu instinto e ensinar a criança, pois esta já tem um lugar na matilha superior ao do cão. Para tal tem de aprender a comunicar com o cão!

Simples!
austra
Membro Veterano

sexta out 15, 2004 5:44 pm

Julgo já ter "matéria" por onde começar a apredizagem...

Kuanto á escola, para já está fora de questão....

Mas vou tentar por em prática os vossos conselhos...

Tambem vou ler uns livros, começarei pela "encantadora" ....

gracie a tuti
Responder

Voltar para “Cães”