Plenamente de acordo consigo Diamantino. O podengo é muito mais nervoso que outros cães de maior porte, agora, considerar um podengo enfurecido tão mortal como um Pit ou um Rottweiler (ou outro cão de maior porte) é que não me convence.
Olá,
Permita-me que faça a seguinte comparação:
Presumo que seja caçador, logo o meu caro amigo será possuidor de uma ou mais armas. Posso por isso concluir que, por essa razão, é mais perigoso (ou potencialmente perigoso) do que uma pessoa que não tenha em casa arma nenhuma.
No entanto, vamos assumir que o meu amigo é uma pessoa calma, com bom senso e muito responsável nos seus actos....será que isso não diminui a sua perigosidade? Vamos assumir também que a pessoa que não tem armas é um individuo nervoso e exaltado que se irrita fácilmente com tudo e com todos.....será que isso não aumenta a respectiva perigosidade?
Você, apesar de ter as armas nunca as usará indevidamente, enquanto que a outra pessoa certamente usará de todos os recursos que tem à mão para praticar actos violentos.
Transpondo isto para o caso de um Rottweiler e de um podengo, teremos que o Rottweiler apesar de ter os meios não é um cão agressivo que reaja sem razão, enquanto que o podengo não sendo tão forte certamente usará dos meios que tem para provocar estragos.
Daí haver quem diga que, na realidade, a raça podengo é potencialmente mais perigosa que a raça Rottweiler. Isto porque se fala genericamente de raça e não de individuos isolados. Sabemos bem que existem rottweilers agressivos ( tal como cães de outras raças) e podengos calmos, mas isso são alguns exemplares e não o todo.
Pessoalmente, não gosto muito de catalogar os cães neste aspecto da agressividade em termos de raça, porque há sempre lugar a injustiças. Prefiro fazer a distinção dessa prigosidade caso a caso, exemplar a exemplar. Ou o Cão X é potencialmente peridoso ou não é. Não o classifico de acordo com a raça a que pertence porque, como referi, não basta ter os meios para fazer mal, há que ter indicações de que existe a vontade de fazê-lo.
Cumprimentos
Paulo C.