Testemunho do ataque com o pit bull
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jul 28, 2004 2:57 pm
vem uma pequena nota na revista Visão que passo a citar: "....Tiago Fernandes, 14 anos. " Foi muito doloroso porque o ataque prolongou-se durante 10 minutos e o cão estava obcecado em morder-lhe o pescoço", conta a mãe, Paula Fernades,. a investida corajosa do cão de um amigo que se encontrava por coincidência no local, consegue desviar as mandubulas do cão e dar-lhe tempo para se refugiar em cima de um muro....... O Pit Bull foi levado para um canil e submetido a testes. "A policia do bairro continua a ignorar a existência do ocorrido2 conta a mãe. O proprietário de 19 anos assegurou que foi a primeira manifestação agressiva do seu animal de estimação...."
Só gostava de perceber 1 coisa: o amigo estava por coincidência ou tinha ido andar de bicicleta com ele?? e Como é que conseguiu desviar as mandibulas do cão?? Se relamente o cão estava a morder o miudo como é que consegue desviar as mandibulas??? Temos um novo super-homem....
Que história muito mal contada....
p.s.- peço desculpa pelo testamento, mas não acredito nesta história, um vizinho meu tem 2 e quase que me comem....com lambidelas
Só gostava de perceber 1 coisa: o amigo estava por coincidência ou tinha ido andar de bicicleta com ele?? e Como é que conseguiu desviar as mandibulas do cão?? Se relamente o cão estava a morder o miudo como é que consegue desviar as mandibulas??? Temos um novo super-homem....
Que história muito mal contada....
p.s.- peço desculpa pelo testamento, mas não acredito nesta história, um vizinho meu tem 2 e quase que me comem....com lambidelas
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm
Existem realmente muitas versões, e esta ultima ainda não tinha lido em lado nenhum.
A que tinha lido, foi que um senhor só conseguio desviar a atenção do cão sobre o miudo, usando uma cadela. Pos a cadela a posar a frente do cão, ele entusiasmou-se com as maminhas da cadela e largou o miudo!! È ridiculo.
E tambem dá que pensar é como é que aquele miudo tinha força para segurar um cão posante daqueles e ainda por cima enraivecido, segundo disse o miudo.
Eu tenho que fazer uma força danada para segurar o meu cão (boxer-9meses) e aquele miudo depois de muito ferido, ainda tinha força para segurar o cão? Acho mesmo muito estranho. Mas realmente o mais fácil é culpar o cão, ele não se pode defender. A unica esperança que o cão pode ter, é de ter um DONO que o defenda.
E já pensaram porque é que a mãe do miudo não apresentou queixa? Talvez por achar que o filho não agiu bem e em parte é culpado do que aconteceu.
Tenho pena do miudo e realmente ficou num estado lastimável, mas não se pode culpar logo o cão.
Se fosse assim, só por me terem ferrado já deviam ter sido abatidos 3 caniches, que ainda andei fiquei com as maõs e braço em mão estado.
Mas não os caniches, são meiginhos e tem focinhos fofinhos, e ferram nas criancinhas, porque tem o habito de entrar em competição com elas por causa dos miminhos, mas são ferradelas de amor.
Este pais é uma pais de fartura. Ele é fartura de miséria, fartura de falta de dinheiro e fartura de cinismo e hipocrisia.
Susana Marques
A que tinha lido, foi que um senhor só conseguio desviar a atenção do cão sobre o miudo, usando uma cadela. Pos a cadela a posar a frente do cão, ele entusiasmou-se com as maminhas da cadela e largou o miudo!! È ridiculo.
E tambem dá que pensar é como é que aquele miudo tinha força para segurar um cão posante daqueles e ainda por cima enraivecido, segundo disse o miudo.
Eu tenho que fazer uma força danada para segurar o meu cão (boxer-9meses) e aquele miudo depois de muito ferido, ainda tinha força para segurar o cão? Acho mesmo muito estranho. Mas realmente o mais fácil é culpar o cão, ele não se pode defender. A unica esperança que o cão pode ter, é de ter um DONO que o defenda.
E já pensaram porque é que a mãe do miudo não apresentou queixa? Talvez por achar que o filho não agiu bem e em parte é culpado do que aconteceu.
Tenho pena do miudo e realmente ficou num estado lastimável, mas não se pode culpar logo o cão.
Se fosse assim, só por me terem ferrado já deviam ter sido abatidos 3 caniches, que ainda andei fiquei com as maõs e braço em mão estado.
Mas não os caniches, são meiginhos e tem focinhos fofinhos, e ferram nas criancinhas, porque tem o habito de entrar em competição com elas por causa dos miminhos, mas são ferradelas de amor.
Este pais é uma pais de fartura. Ele é fartura de miséria, fartura de falta de dinheiro e fartura de cinismo e hipocrisia.
Susana Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
- Contacto:
Olá a todos:
Numa altura em que se tem falado outra vez mal desta raça... Deparei-me com estas imagens:
http://fs5.deviantart.com/f/2004/296/f/ ... final2.swf
Não sei se todos conseguem visualizar pois é necessário ter flash instalado... Para quem já conhece as minhas desculpas pela repetição, mas para quem não tinha visto ainda (como eu) acho que vale a pena.
Um abraço,
Moya
Numa altura em que se tem falado outra vez mal desta raça... Deparei-me com estas imagens:
http://fs5.deviantart.com/f/2004/296/f/ ... final2.swf
Não sei se todos conseguem visualizar pois é necessário ter flash instalado... Para quem já conhece as minhas desculpas pela repetição, mas para quem não tinha visto ainda (como eu) acho que vale a pena.
Um abraço,
Moya
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
nynf Escreveu: Bem, se o testemunho ficou registado no auto da PSP, então o cão não pode ser abatido sem haver primeiro uma investigação rigorosa sobre o que aconteceu.
Alguém sabe qual foi a esquadra da PSP a tomar conta do caso?
Intriga-me o dono não se mexer para defender o seu cão... a ser verdade, talvez alguma das estações concorrentes se interesse pelo caso...já que são rivais e fumentam essa rivalidade em busca de audiências, porque não utilizá-la em favor do cão??
Tendo em conta a Zona onde aconteceu, deverá ter sido registada a queixa na Esquadra da Rua Coronel Eduardo Galhardo .
Eu morei 2 anos muito perto deste miudo, e o miudo é mesmo traquinas.
Ele costumava meter-se com o meu cão......
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm
Tendo em conta a Zona onde aconteceu, deverá ter sido registada a queixa na Esquadra da Rua Coronel Eduardo Galhardo .
Eu morei 2 anos muito perto deste miudo, e o miudo é mesmo traquinas.
Ele costumava meter-se com o meu cão......

Mais uma razão para eu achar que a culpa não é do cão e muito menos do dono. Se o miúdo de meteu com ele...
-
- Membro
- Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
- Contacto:
Quais sao as hipoteses de se poder ajudar a salvar o cao?
Eu tenho dois Pitbulls (um deles fui buscar ao canil, cão este que foi resgatado de lutas), e nenhum deles teve alguma vez uma atitude agressiva com os humanos!
O miudo é que provocou o cão, só pode ter sido, só não digo que tenho a certeza porque não vi!
Eu tenho dois Pitbulls (um deles fui buscar ao canil, cão este que foi resgatado de lutas), e nenhum deles teve alguma vez uma atitude agressiva com os humanos!
O miudo é que provocou o cão, só pode ter sido, só não digo que tenho a certeza porque não vi!
-
- Registado: sexta nov 12, 2004 2:30 pm
Está tudo dito, mas não haverá maneira de mostrar a nossa indignação de outra forma ? Mais visível. Senão é como o outro "eles só falam, falam, falam mas não dizem nada..." ou neste caso "...fazem nada.."
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
- Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-
Vou tentar contactar a esquadra que a Oskarina referiu, para me certificar da actual situação do cão e para saber que medidas foram tomadas, se realmente há ou não investigação para apurar «culpados». Apesar de etr sido dito que não foi apresentada queixa, a policia deve ter registado a ocorrência, porque mais não seja, se o miúdo entra no hospital por ter sido atacado, a policia é avisada.
Se nos calarmos, hoje abatem este, amanhã abatem outro, e por aí fora!
Vou por a minha «cunha» em acção para saber o que se passa!
Depois conto novidades!
Se nos calarmos, hoje abatem este, amanhã abatem outro, e por aí fora!
Vou por a minha «cunha» em acção para saber o que se passa!
Depois conto novidades!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
- Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-
pois é.... o meu marido ligou para a esquadra...
parece que já não há muito a fazer... o cão foi entregue à Dir. Geral de Veterinária e parece que o destino foi mesmo o abate. Ao que parece, há registo de vários cães utilizados para lutas naquele bairro, e já foram alguns cães abatidos por esse motivo!...
Confesso que não acredito que o cão tivesse um bom futuro naquele lugar, mas podia ser que alguém o adoptasse antes !!
De qualquer forma, ainda vou tentar entrar em contacto com o vet. municipal, seja lá ele quem for. pelo menos ficamos com a certeza do que aconteceu....
parece que já não há muito a fazer... o cão foi entregue à Dir. Geral de Veterinária e parece que o destino foi mesmo o abate. Ao que parece, há registo de vários cães utilizados para lutas naquele bairro, e já foram alguns cães abatidos por esse motivo!...
Confesso que não acredito que o cão tivesse um bom futuro naquele lugar, mas podia ser que alguém o adoptasse antes !!
De qualquer forma, ainda vou tentar entrar em contacto com o vet. municipal, seja lá ele quem for. pelo menos ficamos com a certeza do que aconteceu....
-
- Membro
- Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm
Pois, é uma tristeza que tudo acabe assim... não sou detective, não estive lá, e a culpa do que se passou tanto pode ter sido do miúdo como do dono do cão. Ainda só assisti a dois ataques inesperados de cães (descartando as lutas para estabelecer a hierarquia), e cada qual teve sempre uma razão plausível.
Num caso (uma cadela que me pertence) foi maltratada em bebé por um certo miúdo do bairro. Quando a cadela era mais nova e via o tal miúdo saia sempre na sua perseguição. Por isso teve de passar a andar com trela durante algum tempo até que tal lhe passou.
Noutro trata-se de um Lab que tem uma qualquer tara que não pode ver outro cão com trela que se atira logo ao mesmo. Uma vez atirou-se ao meu canito (que ia com trela) e posso garantir-vos que o ataque de um Lab mete respeito. Felizmente não houve consequências de maior, mas podia ter havido. Mesmo assim tive algum trabalho, mas acho que consegui convencer o dono do Lab a passar a usar trela de aí em diante.
Num caso (uma cadela que me pertence) foi maltratada em bebé por um certo miúdo do bairro. Quando a cadela era mais nova e via o tal miúdo saia sempre na sua perseguição. Por isso teve de passar a andar com trela durante algum tempo até que tal lhe passou.
Noutro trata-se de um Lab que tem uma qualquer tara que não pode ver outro cão com trela que se atira logo ao mesmo. Uma vez atirou-se ao meu canito (que ia com trela) e posso garantir-vos que o ataque de um Lab mete respeito. Felizmente não houve consequências de maior, mas podia ter havido. Mesmo assim tive algum trabalho, mas acho que consegui convencer o dono do Lab a passar a usar trela de aí em diante.
Deixem-me dizer-vos que fiquei triste ao ler este tópico. Como assídua do forum que sou, apesar de pouco interveniente, acho que o amor que todos temos aos animais não pode ir para além do bom senso. A culpa é da criança???? Se alguém tem culpa é o dono, ponto final. Só um dono pode ser responsável por um ataque do cão a uma pessoa, principalmente da forma como foi. Acredito que o míudo seja traquinas e tenha provocado o cão, mas isso não faz dele um culpado. A criança é vítima, tal como o cão. Os ferimentos que a criança tem nas pernas são graves, e honestamente estou-me borrifando para a história mal contada das pedras e dos paus. O que é que interessa agora pensarmos se é possível ou não a situação descrita? Todos sabemos que as crianças inventam e os jornalistas inventam mais ainda... Em causa está simplesmente isto: um cão atacou violentamente uma criança de 14 anos que ficou ferida (que podia ser da família de qualquer um de nós!). Independentemente do que originou o ataque do cão, aparentemente o cão andava solto no meio da rua e o dono não teve qualquer controlo sobre a situação. Logo, é culpado. Claro que me custa horrores pensar que o destino do cão foi ou vai ser o abate, e isso só revela que em Portugal as coisas resolvem-se sempre pelo mais cómodo e com base na ignorância e na inércia de quem tem poder decisor nestas situações. No entanto, as ruas estão cheias de crianças traquinas a provocar animais, e não podemos dizer «Bem feita!» cada vez que uma é atacada. É da natureza das crianças passar de estados de meiguice com os animais a estados de maldade. A minha sobrinha adora os meus cães, mas se puder apertar-lhe as orelhas com mais força de vez em quando não deixa de o fazer... porque é uma criança! E eu, como dona dos cães, tenho que me manter atenta e vigilante às reacções de ambos.
E para acabar, gostava de acrescentar que é inocência pensarmos que o cão não pode atacar sem que o provoquem. Não há cães perigosos, há donos perigosos e isso já foi discutido aqui e penso que todos estamos de acordo. Mas, tendo em conta certas condutas impróprias que os donos têm com os cães, um movimento brusco pode perfeitamente originar um ataque. Não estou a dizer que foi isso que aconteceu, até porque é mais que provável que o garoto tenha mesmo provocado o animal, mas não podemos estar a defender o cão em detrimento da criança atacada... senão estamos todos a perder o bom senso. Que a criança melhore dos ferimentos, das dores que imagino devem ser muitas, que os donos tenham controlo dos seus animais de estimação quando os passeiam em via pública (ou será melhor exterminarmos as criancinhas malvadas?) e que as entidades preguiçosas passem a dar acompanhamento a estes casos com o devido respeito pelos animais: analisando devidamente o caso, como procedimento mínimo.
E para acabar, gostava de acrescentar que é inocência pensarmos que o cão não pode atacar sem que o provoquem. Não há cães perigosos, há donos perigosos e isso já foi discutido aqui e penso que todos estamos de acordo. Mas, tendo em conta certas condutas impróprias que os donos têm com os cães, um movimento brusco pode perfeitamente originar um ataque. Não estou a dizer que foi isso que aconteceu, até porque é mais que provável que o garoto tenha mesmo provocado o animal, mas não podemos estar a defender o cão em detrimento da criança atacada... senão estamos todos a perder o bom senso. Que a criança melhore dos ferimentos, das dores que imagino devem ser muitas, que os donos tenham controlo dos seus animais de estimação quando os passeiam em via pública (ou será melhor exterminarmos as criancinhas malvadas?) e que as entidades preguiçosas passem a dar acompanhamento a estes casos com o devido respeito pelos animais: analisando devidamente o caso, como procedimento mínimo.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Não ?ismota Escreveu:, principalmente da forma como foi. Acredito que o míudo seja traquinas e tenha provocado o cão, mas isso não faz dele um culpado.

O que acho é que como ninguém sabe o que realmente se passou ...é especular...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
E entretanto mais um cão foi para o abate...há algo que não entendo...se não foi apresentada queixa, porque é que o bicho foi abatido?...ah, esperem...não foi apresentada queixa contra o dono, é isso? Mas quem atacou o miúdo foi o dono, é?...
Também só posso é especular. Mas SE de facto o miúdo se meteu com o cão, atirando-lhe pedras e paus (ninguém me convence -pelo menos da maneira como as coisas foram contadas- que o miúdo atirou as ditas cujas para se defender do cão...) e SE o cão reagiu ao suposto ataque...que culpa tem o dono no meio disto tudo?? Bem, acho que terá de passar a haver uma nova componente no treino dos bichos: não reagirem qunado são maltratados...
Também só posso é especular. Mas SE de facto o miúdo se meteu com o cão, atirando-lhe pedras e paus (ninguém me convence -pelo menos da maneira como as coisas foram contadas- que o miúdo atirou as ditas cujas para se defender do cão...) e SE o cão reagiu ao suposto ataque...que culpa tem o dono no meio disto tudo?? Bem, acho que terá de passar a haver uma nova componente no treino dos bichos: não reagirem qunado são maltratados...

-
- Membro
- Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm
O "post" de ismota deu-me que pensar. É certo que apetece dizer que um miúdo que provoca um cão está mesmo a "pedi-las", mas o castigo não tem que ser, nunca deverá ser, soltar-lhe o cão. Quando muito dar um par de estalos bem dados no miúdo...
Eu sentiria ser culpa minha se algum dos meus cães mordesse alguém na rua que o atiçasse, conduzido por mim ou empregado meu (não interessa), apoio ismota quando diz que normalmente a culpa será do dono do cão, se bem que neste caso sejam desconhecidas as circunstâncias que levaram a que o cão se libertasse, quem o fez parece-me ser o originador deste triste desenlace.
O que não invalida que, mesmo que não fosse o dono a soltar o cão, num País como os EUA, além do cão ser abatido o dono poderia ir para a cadeia.
Eu sentiria ser culpa minha se algum dos meus cães mordesse alguém na rua que o atiçasse, conduzido por mim ou empregado meu (não interessa), apoio ismota quando diz que normalmente a culpa será do dono do cão, se bem que neste caso sejam desconhecidas as circunstâncias que levaram a que o cão se libertasse, quem o fez parece-me ser o originador deste triste desenlace.
O que não invalida que, mesmo que não fosse o dono a soltar o cão, num País como os EUA, além do cão ser abatido o dono poderia ir para a cadeia.