Sou exactamente da mesma opinião, Ocarina.
O cão vive para o dono e os donos são absolutamente responsáveis pelo comportamento do cão.
Não digo que não haja excepções !(Afinal também há loucura no mundo animal), mas são isso mesmo - excepções.
Tem que se pôr um TRAVÃO nestas situações!
Moderador: mcerqueira
Não ofendeu ninguém, mas deve saber que a malta daqui gosta de se rir um pouco com certas coisas que se lê. Mas ninguém é perfeito e errando aprende-se (eu já aprendi imenso...).
Como disse o Pin, todos os cães são produtos de cruzamentos, não só os mais populares e todos têm um objectivo muito determinado.
O pinscher miniatura por exemplo, foi criado através de 3 cruzamentos (ou dois, depende dos escritores...) com o objectivo de caçar ratos nas plantações. Porque não arranjar um gato? Um gato, pelo que já vi, corre menos que um pinscher e é capaz de ter menos resistência (não sei se estou certo em relação a esta), e provávelmente comia os ratos que apanhava, e estando de barriga cheia, não caça mais. O pinscher mata o rato simplesmente.
O Bulldog, outrara um combatente das arenas, é derivado de cruzamentos para se tornar mais pequeno e muito dócil, e nada tem a ver com o antigo.
E hoje em dia, muitas raças estão a ser seleccionadas de forma a "abandonarem" o objectivo antigo da sua criação. O bull terrier por exemplo, hoje em dia é um cão muito dócil, assim como um pit bull.
Mas claro que há aqueles criadores que preferem manter as tradições....
Não conheço tudo acerca de todas as raças, mas esta história prolonga-se para as outras.
Como disse o Pin, todos os cães são produtos de cruzamentos, não só os mais populares e todos têm um objectivo muito determinado.
O pinscher miniatura por exemplo, foi criado através de 3 cruzamentos (ou dois, depende dos escritores...) com o objectivo de caçar ratos nas plantações. Porque não arranjar um gato? Um gato, pelo que já vi, corre menos que um pinscher e é capaz de ter menos resistência (não sei se estou certo em relação a esta), e provávelmente comia os ratos que apanhava, e estando de barriga cheia, não caça mais. O pinscher mata o rato simplesmente.
O Bulldog, outrara um combatente das arenas, é derivado de cruzamentos para se tornar mais pequeno e muito dócil, e nada tem a ver com o antigo.
E hoje em dia, muitas raças estão a ser seleccionadas de forma a "abandonarem" o objectivo antigo da sua criação. O bull terrier por exemplo, hoje em dia é um cão muito dócil, assim como um pit bull.
Mas claro que há aqueles criadores que preferem manter as tradições....
Não conheço tudo acerca de todas as raças, mas esta história prolonga-se para as outras.
aisd Escreveu: Não pretendia ofender ninguém.
Quando disse artificial, não foi por acaso que pûs entre aspas.
Muitos cães, imensamente populares são produto de cruzamentos (pe, o Golden Retriver,etc).
Não vejo mal nenhum nisso.
Queria apenas dizer que ao fazerem-se estes cruzamentos (feitos com um objectivo muito determinado) procuram-se determinadas características pondo de parte outras, o que pode ser um risco.
A selecção natural, pela sua morosidade e pela maneira como destroi os que não estão aptos, é mais fiável nos seus resultados.
Conheço mal a raça doberman (práticamente só os vi em exposições) apesar disso, deixem-me dizer que os acho dos mais belos cães que conheço.
São muito elegantes, ao contrário dos cães mais "naturais" como os cães de pastoreio que são em geral mais robustos e de aspecto mais rude.
(Pe, o meu labrador)
- nota o meu labrador, sendo dourado, também pertence ao grupo dos "artificiais", já que foi obtido por cruzamentos que tiveram por objectivo dar-lhe essa cor que é mais popular.
(O Labrador original é o preto).