Mais uma vez a falta da trela...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Dogo
Membro
Registado: domingo out 24, 2004 2:08 am

quarta jan 26, 2005 10:39 pm

Viva
mcbb Escreveu: É possivel passear cães soltos sem incomodar niguém...

antes das leis o normas, os meus cães eram passeados soltos, nunca entraram numa briga nem incomodaram niguem.

Esta nova cadela que tenho - 4 meses - já está a começar a obedecer quando a chamo e não quero que ela chateie pessoas ou outros cães... passeia solta parte do tempo, e assim vou ensinando a respeitar.
Quando não tiver dúvidas quanto ao seu temperamento vai andar solta.

Com lei ou sem lei... à minima dúvida andará de trela, sem duvidas anda solta.

Não gosto de cães que brigam ou mordem, e muito provavelmente esta nova cadela não ira brigar ou morder... assim espero conseguir educa-la

pronto agora critiquem... mas é assim que penso. Quem nunca foi um pouco contra a lei? :p
Penso que acima de tudo o que é lei, o mais importante é o respeito pelo proximo e todos nós sabemos que muita gente que anda na via publica não se sente propriamente à vontade com canideos, havendo mesmo uma pequena percentagem que entra em panico só de os ver.

Agora pergunto-lhe, se durante a noite lhe apetecer dar um passeio a pé e se num sitio publico (jardim, parque, etc.) lhe aparecer vindo do nada um Dogue Argentino de 50 Kg que nunca o tenha visto "mais gordo" e completamente solto, como é que reage?

Fica completamente à vontade? Não acredito.....é que eu não ficava!
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta jan 26, 2005 10:59 pm

mcbb Escreveu: antes das leis o normas, os meus cães eram passeados soltos, nunca entraram numa briga nem incomodaram niguem.
O problema é que em Portugal é obrigatório o uso de trela ou açaime desde 1925... é a mais antiga "leash law" do mundo... pelo que andou com os seus cães soltos ilegalmete...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

quinta jan 27, 2005 12:15 am

Dogo Escreveu:

Agora pergunto-lhe, se durante a noite lhe apetecer dar um passeio a pé e se num sitio publico (jardim, parque, etc.) lhe aparecer vindo do nada um Dogue Argentino de 50 Kg que nunca o tenha visto "mais gordo" e completamente solto, como é que reage?

Acho que não ficava, provavelmente estagnava, nunca tive medo de cães mas também nunca me apareceu um cão à frente com vontade de me atacar.

Também nunca tive um cão que ataca-se alguém e é nessa perspectiva que eu estava a escrever.

Relativamente à questão da lei, não fazia ideia que já existia... pensava que era recente... ignorância da minha parte.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 27, 2005 1:05 am

Dogo Escreveu: Agora pergunto-lhe, se durante a noite lhe apetecer dar um passeio a pé e se num sitio publico (jardim, parque, etc.) lhe aparecer vindo do nada um Dogue Argentino de 50 Kg que nunca o tenha visto "mais gordo" e completamente solto, como é que reage?

E?

Eu também não fico à vontade quando vêm quatro ou cinco crianças aos berros nem quando à noite me aparece um sem abrigo pela frente (com todo o respeito) ... é por isso q vamos proibir os sem-abrigos ou as crianças?
Com base no desconforto?

A mim não me incomoda nada que andem com os cães soltos desde que os controlem. Respeitar terceiros não passa por andar com cães à trela, passa sim por não deixar que os nossos cães os incomodem. Entenda-se como incomodar deixar os nossos cães irem importunar: cheirar, saltar para cima ...

E não nos podemos esquecer que por mais bem treinados estejam os cães, cães são cães e penso que nenhum está realmente sob control.

Por outro lado temos a lei que obriga ao uso da trela ...

E não há duvida que se poupa muitas dores de cabeça andando com os canitos à trela. Tanto a nós como aos outros.

Antes de acabar não entendo a razão de se pedir o abate da cadela pit ... acho perfeitamente normal esse tipo de reacção tendo em conta o historial da mesma (andar solta...)

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jan 27, 2005 6:27 am

Ninguém pediu o abate a cadela.
Eu estava a ironizar a mania que as pessoas têm de dramatizar os acontecimentos...

Mas não se iludam - para lá caminhamos...

Fala-se muito aqui do complexo do beija-flor.
Mas não é também complexo de beija-flor as pessoas não admitirem sentirem-se incomodadas ?

Há muitas coisas que me incomodam diáriamente - os engarrafamentos, as continuas obras na via pública, e é verdade...o mau aspecto de certas pessoas...
Mas onde é que vivemos ?
Na Disney World ?

Não quero com isto dizer que devamos ir de um extremo ao outro - tudo á vontade, o mundo é nosso e os outros não existem.
Mas é possível tentar conciliar as coisas, que diabo !
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta jan 27, 2005 9:35 am

[quote=CindelP] E não nos podemos esquecer que por mais bem treinados estejam os cães, cães são cães e penso que nenhum está realmente sob control.
[/quote]

Ora aí está... estou 100% de acordo e, num outro tópico sobre o mesmo tema já o tinha dito.

Por isso reafirmo o que então disse; na minha opinião, quem passeia um cão na via pública sem trela, seja ele de que raça for, está a faltar ao respeito a todos aqueles que passeiam o seu cão preso pela trela, seja este igualmente de que raça for.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jan 27, 2005 9:47 am

Caro Bullie,
Não sei se é bem assim...
Eu já tive a oportunidade de referir isto num outro tópico atrás, a labradora da minha cunhada, tem 7 anos e nunca, mas nunca ligou importância alguma a outros cães ou crianças ou pessoas... Passear com ela é um descanso, ela anda sempre solta, apesasr de levarmos sempre a trela conosco, e posso-lhe garantir que neste 7 anos de vida dela nunca houve uma única vez que ela fosse ter com outro cão, nem para cheirar... Parece mentira, mas garanto-lhe que não é, ela passeia todos os dias pelo jardim de Belém, com o seu brinquedo na boca e apenas o larga quando é para o atirarmos para ela ir buscar.
Mas também sei que em 28 anos de vida nunca tinha visto nada igual, esta cadela sai completamente fora daquilo que nós chamamos o "normal" nos cães.
Mesmo se alguém a chamar ou atirar beijos para o ar como muitos fazem, ela não liga patavina, nem olha sequer, as mamãs que querem que a criancinha faça uma festinha à cadela ficam todas tristes porque a cadela não lhes liga nenhuma...

Que eu me lembre houve apenas uma vez que eu a vi reagir com um cão, foi quando esse mesmo cão, vadio, lhe tentou literalmente saltar em cima, ela só se virou para trás e ladrou num tom ameaçador, mas acabou aí, sem ser preciso dizer nada. Nem quando os cães se vêem meter com ela ela nem olha para eles...

Mas não vejam isto como um exemplo, cães assim são raríssimos, eu própria nunca tive nenhum...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 27, 2005 9:58 am

Está então em contradição.
Primeiro quando diz que "não é bem assim" como eu afirmo no meu post anterior, e depois quando diz que o exemplo que contou "não é exemplo para ninguém". Se não é exemplo, então como ficamos?

E se um dia a sua prima atirar o brinquedo da cadela um pouco mais para longe e, um outro cão o apanhar primeiro que a cadela da sua prima? Qual é a reacção dela? Se calhar,... já haveria um problema...

Há demasiadas condicionantes fora do nosso controlo para afirmar-mos que temos o nosso cão 100% sob controlo, quando solto, em qualquer situação possível.

Re-afirmo o que disse no meu post anterior
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jan 27, 2005 10:11 am

Bullie Escreveu: Está então em contradição.
Primeiro quando diz que "não é bem assim" como eu afirmo no meu post anterior, e depois quando diz que o exemplo que contou "não é exemplo para ninguém". Se não é exemplo, então como ficamos?
Ok, um erro de Português... ;)
Bullie Escreveu:
E se um dia a sua prima atirar o brinquedo da cadela um pouco mais para longe e, um outro cão o apanhar primeiro que a cadela da sua prima? Qual é a reacção dela? Se calhar,... já haveria um problema...
Não é prima, é cunhada 8) :p
Mas aí entra o bom senso dos donos, ela quando lhe atira o brinquedo sabe para onde o faz e tem um ângulo de visão muito alargado. Além do mais quando algum cão vem ter com ela nunca olha para o brinquedo, a atenção dele está nela, e ela não desprega os olhos do brinquedo, é super rápida a ir buscá-lo mesmo quando ele "desaparece" ela só pára quando o encontra.
Nem quando passeia com os meus ela lhes liga...

Aliás, já aconteceu o meu dober apanhar o brinquedo antes dela, e sabe o que ela faz? Olha para a dona ou para mim à espera que tiremos o brinquedo da boca do "inimigo" e lho devolva-mos... Paciência de santo...

Mas claro, cada um sabe de si, eu não solto o meu a não ser à noite quando vejo tudo à minha volta num raio de 200mts, e mesmo assim estou sempre atenta e se aparece algum cão a 100mts eu prendo o meu para evitar conflitos.

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta jan 27, 2005 10:48 am

Ora bem, sabem o que é que isto me parece ?
O velho trauma do "invejoso".

É insuportável que o Zé da Esquina tenha direitos ou acesso a bens e vantagens que o Zé Maria da esquina não têm.
Todos tem de estar numa bitola igual àquela igual ao do Zé Maria, senão são uns malandros...
Não se admite que a Maria passeie o seu cão sem trela.

Porquê ?
Porque o Zé não passeia.

Não interessa se o cão da Maria tenha prémios de obediência ou esteja completamente sociabilizado ou que nunca tenha criado qualquer problema ou que passeie o à 1hr da manhã.
O que interessa é que o Zé não passeia sem trela, logo a Maria também não pode.

Aliás não sei como ainda se admite que hajam porches, mercedes e outros carros capazes de dar mais de 120 à hora.
Então o limite máximo nas autoestradas não é de 140 ?
Afinal o Zé Maria da esquina não pode ter mercedes ou porches...logo ninguém deve poder.

Haja pachorra !

(hoje não estou com paciência para a hipocrisia nacional)
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 27, 2005 10:52 am

... :oops: :oops: :oops: Enganei-me no tópico... sorry :oops:
Leo
Última edição por leonildecarvalho em quinta jan 27, 2005 11:16 am, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

quinta jan 27, 2005 11:04 am

faz o que eu digo, não faças o que eu faço!!!

isto é a mais pura verdade portuguesa, nós somos assim, nada a fazer. a dar conselhos e a criticar somos os maiores, mas a fazer o que está certo é outra história...

a minha Flor, uma boxer de 19 meses anda quase sempre à trela, isto quer dizer que, quando passeamos de dia na vila ou noutro local com pessoas ela vai à trela. à noite, no último passeio vai solta. normalmente não há inguém na rua (também está um frio dos diabos) e só se vêm carros de vez em quando. ela vai ao lado do dono até ao local das necessidades, faz o que tem de fazer e vai logo disparada para casa para se ir deitar à lareira. nunca houve problemas, só quando vê gatos vadios é que fica um pouco alterada, mas nunca sai disparada para os atacar, põe-se na posição alerta, olha para o dono e como ele diz não, ela continua o seu caminho. isto acontece agora, que ela já está ensinada, ams inicialmente andava sempre à trela.

nós sabemos bem que cão é cão, mas também não vamos dramatizar, as pessoas da rua aprenderam a confiar nela e não têm qualquer problema em ver uma boxer solta, sabem que é um cão de paz!

só há uma categoria de humanos que ela não suporta e que nos obriga a prendê-la, os velhotes homens. têm-lhes um ódio de morte, ainda por explicar. de resto, ignora toda a gente. claro se a chamarem e lhe disserem, coisinha linda, cutchi cutchi ela fica doida e salta para cima das pessoas!

é preciso é saber respeitar os outros, desde que tenhamos consciência que o nosso cão não perturba, não vejo necessidade de sair à trela todo açaimado... (em locais sem gente!)
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 27, 2005 11:09 am

[quote=aisd]
Ora bem, sabem o que é que isto me parece ?
O velho trauma do "invejoso".

É insuportável que o Zé da Esquina tenha direitos ou acesso a bens e vantagens que o Zé Maria da esquina não têm.
Todos tem de estar numa bitola igual àquela igual ao do Zé Maria, senão são uns malandros...
Não se admite que a Maria passeie o seu cão sem trela.

Porquê ?
Porque o Zé não passeia.

Não interessa se o cão da Maria tenha prémios de obediência ou esteja completamente sociabilizado ou que nunca tenha criado qualquer problema ou que passeie o à 1hr da manhã.
O que interessa é que o Zé não passeia sem trela, logo a Maria também não pode.

Aliás não sei como ainda se admite que hajam porches, mercedes e outros carros capazes de dar mais de 120 à hora.
Então o limite máximo nas autoestradas não é de 140 ?
Afinal o Zé Maria da esquina não pode ter mercedes ou porches...logo ninguém deve poder.

Haja pachorra !

(hoje não estou com paciência para a hipocrisia nacional)
[/quote]

:o passou-se...

Então acha que o problema é quem passeia os cães de trela tem inveja dos vizinhos que passeiam os "bobis" soltos?! Está bem...

A "Maria" não pode passear o seu cão sem trela porque é de lei. Se o faz, sujeita-se quer às penalizações previstas (?), quer às consequências de tal acto, sejam elas quais forem. Por exemplo, se a "Maria" passear o seu "bóbi" solto e se cruzar comigo, invejoso porque tenho meu preso, e se o "bóbi" da "Maria", solto, vier na direcção do meu, que tem particular aversão a cães mais altos do que ele (e sendo um Bull Terrier, não são poucos os que são mais altos que ele) e se a situação descambar... olha... paciência... ficou ferido? Paciência... precisa ser levado ao veterinário? Paciência... Morreu? Paciência... arranje outro...

Será que é tão "obtusa" que não compreende que isto não se trata de qualquer inveja parva?! Será que não percebe - é assim tão difícil - que andar com o "bóbi" preso pela trela é, também, uma precaução da sua parte para a integridade do seu "bóbi"?!
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta jan 27, 2005 11:14 am

Finalmente, alguém com sensatez (anafil).
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta jan 27, 2005 11:50 am

Caro Bullie,

percebo é que você se identifica com o Zé Maria.

Espere pelas leis que se vão seguir e que você vai cumprir escrupulosamente.
E, poupe-nos, não se queixe das mesmas.
Responder

Voltar para “Cães”