Não existem cães com bons ou maus instintos, nem cães perigosos ou potencialmente perigosos. Esta nomenclatura foi criada pelo Homem que tem tendência a classificar tudo.
O que existem são raças com características mais ou menos dominantes.
O problema passa pela competência da algumas pessoas em ter este tipo de cães ditos dominantes.
O cão, sendo um animal em que o espírito da matilha está presente, tem que ser ensinado desde pequeno por forma a reconhecer os donos como seus superiores na hierarquia da matilha, sendo ele o último dessa hierarquia.
O problema muitas vezes gera-se devido ao facto de os donos não terem capacidade nem conhecimentos suficientes para impor esta hierarquia às raças dominantes, passando o cão a querer subir na hierarquia e dominar o dono, ou então, deixado ao abandono, não estabelecer laços hierárquicos com o dono.
Apesar de poder haver excepções, a maior parte dos acidentes dão-se por imcompetência dos donos...

Há! Também há os donos criminosos que treinam os cães para os tornar perigosos!...

Atenção que eu não me estou a referir a nenhum forista aqui presente. Não quero ofender ninguém. estou a falar no geral.
Um Abraço!