Doga mais Linnddaaa :))) 2,5 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 26, 2005 9:59 am

Em Espanha o corte de orelhas é legal.

Penso que nada impede um interessado de cortar as orelhas em Espanha...

Outra observação - se o cão é para a caça pode cortar as orelhas mediante uma opinião nesse sentido (que é do interesse do animal) por parte do vet.

Acho eu de que...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça abr 26, 2005 10:23 am

Boas!!

aisd....e diz bem...

Arcanjo
ymylya
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 5:51 pm
Localização: Zica (airedale terrier), Sebastião (dogue alemão) e André (srd)

terça abr 26, 2005 10:45 am

Sei que posso parecer um pouco "lerdinha", mas aqui vai: se um cão português pode ir a Espanha cortar as orelhas a proibição em Portugal acaba por não resolver nada. Isto foi o que eu percebi, não sei se está correcto o que estou para aqui a escrever.
noapersa
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 10:10 am

terça abr 26, 2005 1:11 pm

Portugal adoptou a lei porque serve o interesse dos vet´s!

Como já disse em vez de cobrarem 100 euros declarados recebem 300 euros limpinhos!!!
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 26, 2005 2:44 pm

ymylya...sim é mais ou menos isso..aqui não é premitido...mas em Espanha sim.

noapersa...continuo a concordar contigo nas tuas palavras...não no teu pensamento..ou seja sim é verdade que levam mais...mas sim também é verdade que é ilegal e podes fazer queixa a DGV...ou seja ninguem devia pagar nada...e muito menos deveria ser cá feito.

Estamos aqui no empasse agora...será mesmo que esta lei serve os interesses dos veterinários...sempre propensos a ter uma acção disciplinar?

frizo que nada disto quer dizer que seja contra ou a favor do corte (este tema ja foi debatido à muito tempo e várias vezes)

Arcanjo
noapersa
Membro Veterano

terça abr 26, 2005 5:24 pm

Pelo pouco que sei, os que sempre fizeram continuam a fazer !

E agora ainda recebem mais e nao declaram nada.

Não conheço ninhum veterinario que sempre tenha feito cortes e com esta lei tenha simplesmente deixado de o fazer, tão simples quanto isto.
ymylya
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 5:51 pm
Localização: Zica (airedale terrier), Sebastião (dogue alemão) e André (srd)

terça abr 26, 2005 10:57 pm

Desculpem mais uma vez, mas à primeira vista esta lei é um completo disparate. Em Portugal os veterinários não fazem - ou não devem porque a lei o proíbe - de fazer cortes de orelhas mas um cão português, criado em Portugal, pode ir cortar as orelhas a Espanha. Não seria melhor proibir os cães portugueses de cortar orelhas? Era mais lógico. Volto a reforçar à primeira vista, até porque eu não conheço a lei e o que li ou ouvi sobre cortes de orelhos foi muito pouco.
Eu pessoalmente, ignorante confessa neste particular, só o vejo por uma questão de estética. Tenho um dogue alemão, o Sebastião, e é um orelhudo, mas já vi dogues alemães que ficam lindos com as orelhas cortadas. No caso dos argentinos, confesso que eles ficam muito mais bonitos com orelhas cortadas.
noapersa
Membro Veterano

quarta abr 27, 2005 7:24 am

Sim, digamos que 99% será por razão de estéctica, no entanto nao nos devemos esquecer que um cao de orelha cortada ficara muito menos propenso a otites!
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 27, 2005 9:01 am

Boas!!

neopersa...existem estudos e muitos que não provam nada disso...
Dizia-se o mesmo nos Dogues...nos Dobermanns...mas à medida que os estudo avançam, cada dia essa certeza das otites se está a transformar num mito.

Ainda me lembro do caso da torção de estomago..onde todos os vets e criadores diziam ou mesmo afirmavam com convicção que os comedouros de bebedouros pra cães propensos a Torção de Estomago teriam que estar num nivel mais alto e não no chão...ora agora provou-se completamente o contrário.

Alias voltando às otites...existem milhentos cães de orelhas inteiras e cortadas que têm otites, logo..sinceramente não deve ser por aí.

Frizo novamente ;) isso não quer dizer que seja contra ou a favor do corte!!! Estamos apenas numa discusão sadia!! :)

Arcanjo
noapersa
Membro Veterano

quarta abr 27, 2005 9:23 am

arcanjo:

Existem imensas causas para otites é certo, logo tanto temos cães com otites de orelha inteira como cortada.

Mas é dado como certo que uma orelha caída tem maiores probabilidades de sofrer de otites uma vez que não existe arejamento do ouvido.
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 27, 2005 2:26 pm

Boas!!

Pois neopersa...mas também estão mais protegidas contra mudanças de temperaturas...vento etc etc..

Em que ficamos?? ;) ;)

Arcanjo
Dogo
Membro
Registado: domingo out 24, 2004 2:08 am

quarta abr 27, 2005 6:33 pm

noapersa Escreveu: Sim, digamos que 99% será por razão de estéctica, no entanto nao nos devemos esquecer que um cao de orelha cortada ficara muito menos propenso a otites!

Permita-me discordar neste ponto pois tenho dois Dogos, ambos com orelhas cortadas e no que toca a otites são uns autenticos "Cristos".

Porque é que a maioria não o diz com sinceridade? Não custa nada:

EU CORTEI AS ORELHAS AO MEU CÂO PORQUE GOSTO MAIS! Ponto final.
Última edição por Dogo em quarta abr 27, 2005 8:46 pm, editado 1 vez no total.
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 27, 2005 7:12 pm

Boas!!

Dogo!!

Eis onde eu queria chegar...directo e conciso..gostei :)

Quem gosta corta...quem não gosta não corta!

Arcanjo
mfcff
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2004 10:40 am

quinta abr 28, 2005 8:44 am

DOGO

Parabens

Apesar de eu ter um dogo e não ter cortado, você cortou porque gosta

Não vem para aqui com demagogias.

Gosta e acabou a conversa.

PARABENS
noapersa