Vejam isto!!!!!!! Sinceramente...!!!!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
- Contacto:
Exactamente Kurika_ esse é o meu ponto de vista e vem-me com a treta do adoptar crianças... Tb que se goste de animais mas compara-los a crianças, um bocado puxado, especialmente tendo em conta que um filho é do nosso sangue é gerado por nós sai de dentro da nossa companheira
acho que ainda não podemos nos reproduzir com cães
...
Conheço muita boa gente xeia de amora para dar xeia de vontade de ter filhos, mas não os tem pura e simplesmente porque ainda não tem possiblidades economicas para os ter, ou é só parir e tá andar?!
Com os cães a mesma coisa é só ter e tá andar dá-se amor que cura tudo?!
Na minha experiencia pessoal custa mais manter um cachorro do que adquiri-lo, e mesmo que não custe mais os gastos aproxima-se muito.

Conheço muita boa gente xeia de amora para dar xeia de vontade de ter filhos, mas não os tem pura e simplesmente porque ainda não tem possiblidades economicas para os ter, ou é só parir e tá andar?!
Com os cães a mesma coisa é só ter e tá andar dá-se amor que cura tudo?!
Na minha experiencia pessoal custa mais manter um cachorro do que adquiri-lo, e mesmo que não custe mais os gastos aproxima-se muito.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Concordo absolutamente consigo, mas para todos os cães e não apenas os de raça (como me pareceu ser também a sua opinião). Pareceu-me que a pessoa não tinha dinheiro para comprar um cão agora porque tinha gasto bastante dinheiro em veterinário com um que morreu ( logo aí mostra que se preocupa )... não quer dizer que não tenha dinheiro para o mês que vem para tratar dele...Kurika_ Escreveu: Pessoalmente, se tivesse que oferecer um cão a alguém, a última pessoa a quem eu o oferecería seria aquela que me dissesse que não tinha dinheiro para o comprar...
Não estou a defender ninguém, nem a dizer que os cães devem ou não ser dados... a minha intervenção neste forum foi no sentido de não concordar com a opinião algo generalizada que é um ofensa pedir que lhe ofereçam um cão de RAÇA...ou há dúvidas que foi por isso que este tópico foi aberto? Estão imensas mensagens do género 'adopto cachorrinho' e ninguém aqui abriu um tópico para combater essas.
Óbviamente que quem não tem dinheiro para tratar e alimentar um animal nunca o deve ter, assim como também não deve ter filhos quando não os podem alimentar ... isso nem se discute.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
E compra um não é? A menos que não seja de raça...aí já pode adoptar até hoje..certo?Bulkathos Escreveu: então se não tem dinheiro este mês espera para o proximo, se não tem dinheiro este ano espera para o proximo...
É com isto que não concordo... ninguém o obriga a dar-lhe um rott, mas também não me parece que tenha o direito de criticar ou gozar com o anúncio inserido, ainda para mais quando a pessoa não tem hipótese de se defender.... ( não a conhece de lado nenhum... )
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Já repararam que estamos a "acusar" (não é bem esta palavra, mas espero fazer-me entender) uma pessoa que pôs um artigo a dizer que aceitava um rott, e que se calhar nem vem ao forum para ler o que escreveram e se "defender" um bocadinho????
É assim, eu gostava,de ter um dalmata, e ADORAVA ter um retriever (golden ou labrador),e de facto tenho dinheiro que xegue para isso e muito mais... mas o facto é que fui a uma associação buscar uma cadelinha (a Tucha) 100% rafeira. Ela estava lá, com dois meses...uma ninhada inteira!!!! e eram todos tão lindos...
quem sabe se enquanto a Tucha está com todos os miminhos, os outros manos dela ainda estão lá,ao frio à espera de um dono que se lembre de os ir buscar...
(Axo também que quem leva as cadelas a ter crias deve ter condições para as ter pelo menos até as dar TODAS!!!!!!!!!!!! e não deixá-las num canil...mas isso não vem ao caso...)
É assim, eu gostava,de ter um dalmata, e ADORAVA ter um retriever (golden ou labrador),e de facto tenho dinheiro que xegue para isso e muito mais... mas o facto é que fui a uma associação buscar uma cadelinha (a Tucha) 100% rafeira. Ela estava lá, com dois meses...uma ninhada inteira!!!! e eram todos tão lindos...

(Axo também que quem leva as cadelas a ter crias deve ter condições para as ter pelo menos até as dar TODAS!!!!!!!!!!!! e não deixá-las num canil...mas isso não vem ao caso...)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am
Clowdia, há certos problemas que não podem esperar sequer umas horas para serem resolvidos, quanto mais um mês ! Se o cão fôr atropelado e tiver que ser operado ?? Se tiver uma torção de estômago ?? Se partir uma pata ?? Se engolir um caroço de pêssego e tiver que ser operado de urgência ?? Se tiver uma gastroenterite que o faça vomitar tudo o que põe à boca, inclusivé água ?? Se tiver uma infecção que implique a compra de vários medicamentos, nenhum deles comparticipado, durante algum tempo, além das consultas veterinárias ??E podia continuar por aqui adiante...Clowdia Escreveu: [... não quer dizer que não tenha dinheiro para o mês que vem para tratar dele...
-
- Membro Veterano
Clowdia,
deixe-me esclarecê-la do seguinte:
Cães SRD: são de borla porque "ninguém" os quer. Estão aos montes nos canis municipais.
Cães de raça: Há 3 tipos:
1- Criado em criador: São caros mas tem o minimo de garantia que não tem doenças genéticas, estão vacinados e desparasitados, estão de acordo com o estalão ( ou seja, não terá um rott com comportamento de caniche, nem com altura de basset hund), tem LOP, estão devidamente socializados, existe um contacto estreito pós venda com o criador, etc...
2- Criado por um irresponsável qualquer ou por uma puppy mill: São baratos ou de borla, não se sabe quem são os pais, não tem papeis, não se tem a minima garantia de que são saudáveis ( os cachorros e os pais), geralmente tem doenças genéticas e mau carácter, não são conforme o estalão, não se tem qualquer apoio pós venda por parte do "criador".
3- Adulto para doar: Motivos para ser doado pouco esclarecedores, geralmente o cão foi rejeitado por problemas de comportamento. Não se tem qualquer garantia que o animal se irá adaptar a estilos de vida diferentes, se está devidamente socializado ( com crianças por exemplo), ou se recebeu um treino de guarda para o qual a pessoa não sabe lidar. A pessoa que o aceita normalmente não é exigente ( cavalo dado não se olha o dente) e depois de o ter em casa apanha um balde de agua fria e descarta-o o mais depressa que pode... Alguns destes cães passam a vida a mudar de dono ou acabam num canil para serem abatidos.
Aceito que possa haver excepções, mas esta é a regra. Agora eu pergunto, qual destes tipos de cães você acha que ele quer?
Eu voto no 2.
Só um exemplozinho: Eu tenho um cão de água que adquiri respondendo a um anûncio de doação. O cão já tinha 6 meses e a pessoa que mo deu, na altura não sabia, era um produtor de cachorros ( tinha uma puppymill). A doação foi á pressa, numa pet-shop local, pois ele não queria que eu examinasse o cão de perto. Eu estava tão contente por ter um cão de água e ainda por cima de borla, que só quando cheguei a casa é que vi realmente o estado do cão: Estava esquelético ( não se notava por causa do pêlo comprido), tinha metade do tamanho normal ( não tinha 6 meses, mas sim mais que um ano) e pior que tudo isso, estava infestado com sarna sarcópica.. motivo esse, que vim a saber mais tarde, levou o dito produtor a desenvencilhar-se dos cães todos, pois tinha dívidas no veterinário superiores a 200 contos. Muitos dos cães dele morreram de sarna ou ele os mandou abater....
Moral da história: Hoje é um cão saudável á custa de muito dinheiro em veterinários. É pequeno para um cão dágua ( pois passou fome em cachorro), é um cão medroso e traumatizado, o que me custou muito a minimizar, e se eu pensasse melhor na altura, mais valia ter comprado um cachorro saudável a um criador.
Portanto, que fique claro, ninguém é só a favor dos cães de raça, um cão é sempre um cão, eu tive o meu rafeiro que morreu há umas semanas, até ele ter 17 anos, e se quer que lhe diga, foi o melhor cão que eu já tive.
A mesma advertência que faço para a adopção compulsiva, serve para cães de raça e rafeiros.
Ele tem milhares de SRD de borla para escolher, mas rotts dados terá um ou dois no máximo para escolher... e sendo do tipo 2 ele que se prepare para ter problemas.. é uma questão de probabilidades.
Terá ele dinheiro para desembolsar ou vai colocar um anúncio a pedir consultas de veterinário de borla?
deixe-me esclarecê-la do seguinte:
Cães SRD: são de borla porque "ninguém" os quer. Estão aos montes nos canis municipais.
Cães de raça: Há 3 tipos:
1- Criado em criador: São caros mas tem o minimo de garantia que não tem doenças genéticas, estão vacinados e desparasitados, estão de acordo com o estalão ( ou seja, não terá um rott com comportamento de caniche, nem com altura de basset hund), tem LOP, estão devidamente socializados, existe um contacto estreito pós venda com o criador, etc...
2- Criado por um irresponsável qualquer ou por uma puppy mill: São baratos ou de borla, não se sabe quem são os pais, não tem papeis, não se tem a minima garantia de que são saudáveis ( os cachorros e os pais), geralmente tem doenças genéticas e mau carácter, não são conforme o estalão, não se tem qualquer apoio pós venda por parte do "criador".
3- Adulto para doar: Motivos para ser doado pouco esclarecedores, geralmente o cão foi rejeitado por problemas de comportamento. Não se tem qualquer garantia que o animal se irá adaptar a estilos de vida diferentes, se está devidamente socializado ( com crianças por exemplo), ou se recebeu um treino de guarda para o qual a pessoa não sabe lidar. A pessoa que o aceita normalmente não é exigente ( cavalo dado não se olha o dente) e depois de o ter em casa apanha um balde de agua fria e descarta-o o mais depressa que pode... Alguns destes cães passam a vida a mudar de dono ou acabam num canil para serem abatidos.
Aceito que possa haver excepções, mas esta é a regra. Agora eu pergunto, qual destes tipos de cães você acha que ele quer?
Eu voto no 2.
Só um exemplozinho: Eu tenho um cão de água que adquiri respondendo a um anûncio de doação. O cão já tinha 6 meses e a pessoa que mo deu, na altura não sabia, era um produtor de cachorros ( tinha uma puppymill). A doação foi á pressa, numa pet-shop local, pois ele não queria que eu examinasse o cão de perto. Eu estava tão contente por ter um cão de água e ainda por cima de borla, que só quando cheguei a casa é que vi realmente o estado do cão: Estava esquelético ( não se notava por causa do pêlo comprido), tinha metade do tamanho normal ( não tinha 6 meses, mas sim mais que um ano) e pior que tudo isso, estava infestado com sarna sarcópica.. motivo esse, que vim a saber mais tarde, levou o dito produtor a desenvencilhar-se dos cães todos, pois tinha dívidas no veterinário superiores a 200 contos. Muitos dos cães dele morreram de sarna ou ele os mandou abater....
Moral da história: Hoje é um cão saudável á custa de muito dinheiro em veterinários. É pequeno para um cão dágua ( pois passou fome em cachorro), é um cão medroso e traumatizado, o que me custou muito a minimizar, e se eu pensasse melhor na altura, mais valia ter comprado um cachorro saudável a um criador.
Portanto, que fique claro, ninguém é só a favor dos cães de raça, um cão é sempre um cão, eu tive o meu rafeiro que morreu há umas semanas, até ele ter 17 anos, e se quer que lhe diga, foi o melhor cão que eu já tive.
A mesma advertência que faço para a adopção compulsiva, serve para cães de raça e rafeiros.
Ele tem milhares de SRD de borla para escolher, mas rotts dados terá um ou dois no máximo para escolher... e sendo do tipo 2 ele que se prepare para ter problemas.. é uma questão de probabilidades.
Terá ele dinheiro para desembolsar ou vai colocar um anúncio a pedir consultas de veterinário de borla?
-
- Membro Veterano
sassas, não é ter primeiro um mealheiro, é ter SEMPRE um mealheiro !! A não ser que se tome uma atitude de "Seja o que Deus quiser"... o que pode trazer muito maus resultados em caso de azar, normalmente para o lado do cão.sassas Escreveu: Pois é Kurica a pensar assim como tu ninguém tem animais,pois é preciso ter 1º um mealheiro para os ter ( (
-
- Membro Veterano
Com isso queres dizer que quem tem problemas de saúde com os cães é porque obrigatóriamente os trata mal ??sassas Escreveu: sinceramente Kurita,qd adquire um cão só pensa nos possiveis problemas que ela /a possa ter ( (, pois a única coisa que fala são doenças...,os meus animais estão bem tratados ,tento sempre que não lhes falte nada.
Kurita, não sei que idade tem,mas td na vida é uma questão de sorte
,o meu gato veio da rua e o cão da minha mãe tb, até agora nunca deram problemas, se fosse a pensar da mesma maneira que a kurita tinha deixado o gato no caixote afogado em massa e a minha mãe tinha deixado o cão pequenino na estação ao fio e á chuva.
,e agora tenho uma boxer bebe e espero ter a mesma sorte

-
- Membro Veterano
sassas, não posso comentar o seu caso, porque não estou a par de todos os factos... não sei se pediu um cão por não ter dinheiro para o comprar ou pura e simplesmente porque caso surgisse uma oportunidade, preferia aproveitá-la a ter que comprar um. Caso a sua justificação seja a segunda, não tenho nada contra. Eu pessoalmente não o faría, exactamente por causa do que a Elsa conta acerca do cão de água.sassas Escreveu: Kurita, não sei que idade tem,mas td na vida é uma questão de sorte D ,o meu gato veio da rua e o cão da minha mãe tb, até agora nunca deram problemas, se fosse a pensar da mesma maneira que a kurita tinha deixado o gato no caixote afogado em massa e a minha mãe tinha deixado o cão pequenino na estação ao fio e á chuva. D D ,e agora tenho uma boxer bebe e espero ter a mesma sorte D D
No caso de ser a segunda, eu sinceramente espero que tenha "a mesma sorte". Se não a tiver, espero também sinceramente que tenha possibilidade de dar à sua cadela a assistência que ela precise, em caso de emergência.
Isto é como comprar um carro. Não vou deixar de fazer o seguro porque há pessoas que nunca bateram e como tal vou esperar ter "a mesma sorte". E se não tiver ???
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
- Contacto:
Olá,
Chegou a minha vez...
Na minha modesta opinião há diferenças óbvias entre um cão de raça e um SRD, e por essa mesma razão um tem valor monetário e o outro não.
A probabilidade de um cão de raça de grande porte (neste caso, esta discussão gerou-se por causa de um rott) ter doenças genéticas é muito superior à do SRD. Venhamos e convenhamos, o método selectivo de apuramento das raças contribui grandemente para que os cães de raça fiquem mais vulneráveis às mais diversas doenças, o SRD porém devido à inúmera quantidade de «raças» misturadas é muito mais resistente e recupera muito melhor de doenças que o podem ou poderiam afectar. Logo assumo que é necessário dispender, na maior parte dos casos, mais dinheiro em cuidados veterinários com os de raça do que com os SRD, tendo em conta que à partida os dois são saudáveis.
Quanto à questão do cão de raça poder ser dado ou não...
Só dá um cão de raça que não teve gastos de maior com a criação, não teve o cuidado de escolher «a dedo» os reprodutores e não contribuiu para o beneficiamento nem apuramento da raça por forma a obter exemplares o mais próximo possível do estalão. Ora, no meu ponto de vista, estando a aceitar um cachorro proveniente deste tipo de «criadores», estamos a incentivar os chamados «backyard breeders» (no sentido lato que todos nós sabemos o significado), e hoje dá e amanhã (hipotéticamente) pode querer vender! E pronto já é um criador... E tudo o que está por detrás da responsabilidade que é a criação de exemplares de raça que sejam equilibrados quer do foro psíquico quer físico?
ÉSÓpor estas razões que considero um perfeito absurdo vir aqui ou a outro lado qualquer pedir um Rottweiler! Essa pessoa quer um cão de raça só por querer e aposto que nem estudou minimamente os prós e os contras de ter um cão dessa raça... simplesmente quer!!!
Nokio.
Chegou a minha vez...
Na minha modesta opinião há diferenças óbvias entre um cão de raça e um SRD, e por essa mesma razão um tem valor monetário e o outro não.
A probabilidade de um cão de raça de grande porte (neste caso, esta discussão gerou-se por causa de um rott) ter doenças genéticas é muito superior à do SRD. Venhamos e convenhamos, o método selectivo de apuramento das raças contribui grandemente para que os cães de raça fiquem mais vulneráveis às mais diversas doenças, o SRD porém devido à inúmera quantidade de «raças» misturadas é muito mais resistente e recupera muito melhor de doenças que o podem ou poderiam afectar. Logo assumo que é necessário dispender, na maior parte dos casos, mais dinheiro em cuidados veterinários com os de raça do que com os SRD, tendo em conta que à partida os dois são saudáveis.
Quanto à questão do cão de raça poder ser dado ou não...
Só dá um cão de raça que não teve gastos de maior com a criação, não teve o cuidado de escolher «a dedo» os reprodutores e não contribuiu para o beneficiamento nem apuramento da raça por forma a obter exemplares o mais próximo possível do estalão. Ora, no meu ponto de vista, estando a aceitar um cachorro proveniente deste tipo de «criadores», estamos a incentivar os chamados «backyard breeders» (no sentido lato que todos nós sabemos o significado), e hoje dá e amanhã (hipotéticamente) pode querer vender! E pronto já é um criador... E tudo o que está por detrás da responsabilidade que é a criação de exemplares de raça que sejam equilibrados quer do foro psíquico quer físico?
ÉSÓpor estas razões que considero um perfeito absurdo vir aqui ou a outro lado qualquer pedir um Rottweiler! Essa pessoa quer um cão de raça só por querer e aposto que nem estudou minimamente os prós e os contras de ter um cão dessa raça... simplesmente quer!!!
Nokio.
-
- Membro Veterano
se repararem, vocês estão a contradizer o que disseram num tópico há uns tempos atrás.
Com tudo isto, acabaram por dizer (Nokio) que um cão de raça tem mais necessidades económicas que outro SRD!!!!!
Num tópico em que se falou da proteste, disseram que a proteste, a partir dum inquérito, concluiu que um cão de raça gasta mais dinheiro que outro cão SRD...e vocês distcutiram o facto de a proteste dizer coisas que não são verdade, e que todos os cães tinham, mais ou menos as mesmas necessidades...sendo assim...EM QUE FICAMOS???????????????
Com tudo isto, acabaram por dizer (Nokio) que um cão de raça tem mais necessidades económicas que outro SRD!!!!!
Num tópico em que se falou da proteste, disseram que a proteste, a partir dum inquérito, concluiu que um cão de raça gasta mais dinheiro que outro cão SRD...e vocês distcutiram o facto de a proteste dizer coisas que não são verdade, e que todos os cães tinham, mais ou menos as mesmas necessidades...sendo assim...EM QUE FICAMOS???????????????