Acidente ..
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!!
Imcc...liberdade?...isso não existe nos cães..os "cães" livres são os Lobos.
Se me disser que a nossa liberdade acaba quando começa a de outros...ok ainda concordo.
Viver em sociedade acarreta alguns direitos mais tambem deveres e responsabilidades, pergunto-lhe a si...imagina soltar os seus cães no meio da Baixa de Lisboa?...pois...a resposta provavelmente por si seria "Por mim claro, sem problemas" mas pergunto-lhe..e os outros?
No campo ou locais proprios não vejo qualquer problema e nem desde que haja espaço e segurança, tal como disse, o problema é que para alguns os lugares proprios são TODOS, e é por essas e por outras que temos leis como temos, as pessoas não se responsabilizam, pensam que ter um cão é muito semelhante a ter um carro, é só meter gasolina e mudar oleo...na na...
Não deixo de lhe dar alguma razão ao dizer que um cão que esteve sempre à trela, quando solto não está habituado..mas só neste ponto
A partir da altura em que são SEUS cães...onde você é o DONO...a liberdade acaba.
Arcanjo
Se me disser que a nossa liberdade acaba quando começa a de outros...ok ainda concordo.
Viver em sociedade acarreta alguns direitos mais tambem deveres e responsabilidades, pergunto-lhe a si...imagina soltar os seus cães no meio da Baixa de Lisboa?...pois...a resposta provavelmente por si seria "Por mim claro, sem problemas" mas pergunto-lhe..e os outros?
No campo ou locais proprios não vejo qualquer problema e nem desde que haja espaço e segurança, tal como disse, o problema é que para alguns os lugares proprios são TODOS, e é por essas e por outras que temos leis como temos, as pessoas não se responsabilizam, pensam que ter um cão é muito semelhante a ter um carro, é só meter gasolina e mudar oleo...na na...
Não deixo de lhe dar alguma razão ao dizer que um cão que esteve sempre à trela, quando solto não está habituado..mas só neste ponto
A partir da altura em que são SEUS cães...onde você é o DONO...a liberdade acaba.
Arcanjo
Arcanjo Escreveu: Boas!!
Arcanjo
Não podia estar mais de acordo consigo, Arcanjo
No meu caso ainda estou em piores "lençois" pois os meus encontram-se na lista "negra". Frequentemente acontece estar a passear os meus cães (sempre com trela) e surgir um cão solto (acompanhado à distancia pelo respectivo dono) que se aproxima mais do que deve. O temperamento dos DA já toda a gente conhece e o resultado é quase sempre o mesmo...
"...- Estes anormais andam com estes cães assassinos em plena via publica e o meu pobre bichinho que não faz mal a uma mosca nem sequer pode andar na rua à vontade..."
Ultimamente até me dou por feliz quando só levo "roda" de anormal...já não é muito mau...o pior é o resto que se segue que me recuso a repetir pois isto é um forum familiar...
E desgraçados dos meus cães se têm o azar de morder outro animal...Apesar de nunca ter acontecido, sei muito bem qual seria o destino deles.
Açaime?!?! Sei muito bem que no caso dos DA é obrigatorio mas a maior parte das vezes anda pendurado na trela pois travar a boca de um cão é como algemar uma pessoa com os braços atrás das costas...Só nos conseguimos defender ao pontapé...Os cães nem isso...
Não seria tudo mais simples se TODOS usassem trela?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
E o seu cão deixaria de tentar morder porque o outro vai de trela ?
Não eduque o seu cão, não...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Só para dizer que a Java encontrava-se num lugar proprio para caes - um parque de cães e aparentemente seguro ... e onde todos os cães andam soltos sem que tenha havido problemas ... e dá-me ideia que cães problemáticos os donos não os levam para lá...
Agora se me pergutarem se a vou voltar a levar para lá ... Não vou
Se a vou deixar andar sem trela ... não vou
Acho que tudo isto foi demasiado para mim e para ela ...
Agora se me pergutarem se a vou voltar a levar para lá ... Não vou
Se a vou deixar andar sem trela ... não vou
Acho que tudo isto foi demasiado para mim e para ela ...
As melhoras para a Java. Tive conhecimento da situação através do Nuno (já sabia quem era a Java aqui pelo Forum). A Java vai focar boa concerteza e vai correr q nem uma doida com o Baruk e o Urkhan.
São situações muito complicadas e a impotência com q ns deparamos perante tal situação é de cortar o coração.
Felizmente nunca tive em tal situação. Já tive um susto :estava o Baruk a correr q nem um doido como faz frequentemente e de repente cai e começa a coxear. Pensei logo o pior mas terá sido um pequeno entorse e rapidamente ficou bom.
O Baruk anda muitas vezes solto mas tenho a sorte de ter um enorme descampado nas traseiras da minha casa onde ele pode estar à vontade.
São situações muito complicadas e a impotência com q ns deparamos perante tal situação é de cortar o coração.
Felizmente nunca tive em tal situação. Já tive um susto :estava o Baruk a correr q nem um doido como faz frequentemente e de repente cai e começa a coxear. Pensei logo o pior mas terá sido um pequeno entorse e rapidamente ficou bom.
O Baruk anda muitas vezes solto mas tenho a sorte de ter um enorme descampado nas traseiras da minha casa onde ele pode estar à vontade.
Obrigada pelas melhoras da Java, Baruk
Baruk:
É como se um Paraíso se transforma-se num Inferno ...
Vai ser dificil depois disto encontrar um lugar 100% seguro ...

Baruk:
Antes do acidente dizia a toda a gente: tenho um Parque frente a minha casa, enorme cheio de crianças e cães ideal para brincarem e socializarem ... E parecia-me bastante seguro ...O Baruk anda muitas vezes solto mas tenho a sorte de ter um enorme descampado nas traseiras da minha casa onde ele pode estar à vontade.
Todo o cuidado é pouco, não só com os animais mas também com as crianças. Parece que atraem o perigo! É incrivel!noapersa Escreveu:
Antes do acidente dizia a toda a gente: tenho um Parque frente a minha casa, enorme cheio de crianças e cães ideal para brincarem e socializarem ... E parecia-me bastante seguro ...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Aisd...eu às vezes fico a pensar se algumas mensagens que são aqui colocadas com o seu user serão mesmo suas!! Habituado que estou a uma pessoa com bom senso e inteligência, não posso deixar de estranhar mensagens como esta!!E o seu cão deixaria de tentar morder porque o outro vai de trela ?
É obvio que um cão deve ser sociabilizado e educado para evitar qualquer atitude agressiva inusitada. Mas quem conhece os cães minimamente, e sobretudo os mais dominantes (independentemente da raça) sabe bem que não gostam de ser importunados por outros cães (sobretudo do mesmo sexo) que andem soltos! Nenhum cão 'com tomates' gosta de ir calmamente à trela e ver outro macho desconhecido a dirigir-se a correr para si, independentemente das intenções (que na maioria das vezes até nem são boas)! Um cão 'normal' adoptará uma atitude de desconfiança perante tal atitude, e se houver contacto fisico, dependendo do 'abuso' do 'cão solto' poderá até haver agressividade! Isto é NORMAL, e não denota nenhum caracter de marcada agressividade ou de "deseducação" ! Muitos dos cães que adoptam estas atitudes são os mais calmos dos animais e não fazem mal a uma mosca em circunstâncias que a isso não os 'obriguem'! Se todos respeitarem a Lei e andarem com os "bobiskiduxoskenaofazemalaumamosca" à trela não há perigo absolutamente nenhum!

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
A minha cadela já foi mordida por um cão que andava à trela (foi um cocker e a dona parecia que ia "drunfada").
Tudo isso é uma treta, na minha opinião.
Explique lá, então, como os rafeirotes e canitos que andam soltos na praia, pe na Costa, ou na aldeia do meu pai nas Beiras, ou mesmo ali em Caxias, não se envolvem em lutas constantemente, não se mordem uns aos outros e não há notícia de alguém ter sido mordido por eles ? ( e alguns são pits....)
Se um cão não fôr devidamente sociabilizado enquanto cachorro - fora do seu território, óbviamente - ele vai ser instável.
Pode atacar ou pode deixar passar, mas o dono nunca sabe como vai ser...
Se há essa incerteza então compete ao dono controlar o cão.
Agora, não venham com a desculpa que são os outros.
Não se preocupam em fazer os cachorros conviverem com muita gente e muitos outros cães, gatos, etc e depois a culpa é dos outros - porque será que, em Portugal, a culpa é sempre dos outros ?
Sabe como é a preparação dos cães guias de cegos ? Como começa ?
Começa por irem a todo o lado com o instrutor - quanto maior a confusão melhor.
Vão às padarias, aos super, às escolas, aos jardins e às praças e só tem poucos meses de idade.
São habituados a multidões e confusões.
É a única forma de garantir que este cão não vai atacar ninguém, nem outro animal, amanhã.
Um cão dominante tem de ser educado.
Numa escola, de preferência.
Não são apenas as raças de que se fala - qualquer cão pode ser dominante.
Se o dono tiver atenção, sabe se o seu cão é especialmente dominante ou não.
Eu tenho uma vizinha que leva o cão dela (um SRD grande) a uma escola devido a problemas de relacionamento dele com outros cães.
Eu tenho a minha própria visão do que deve ser a educação de um cão.
Cães e pessoas foram feitos para viverem juntos em convívio.
Nenhum deles amarrado.
Mas claro que exige paciência, disponibilidade e interesse.
Nada disso as pessoas têm, hoje em dia, nem para os filhos, quanto mais para os cães.
É mais fácil tê-los numa jaula, no quintal e libertá-los muito de vez em quando para mostrar.
E, já agora, exigir que todos os outros enjaulem os seus - então não somos todos iguais, pela pior e mais mediocre das bitolas ?
Não se ofendam com a minha aparente agressividade, é apenas falta de paciência e um bocado de frustração.
Bem veêm, posso estar errada...mas acho que não estou.
PS : Quando eu me referia a educação queria dizer sociabilização que, na minha oopinião, faz parte da educação de um cão.
Tudo isso é uma treta, na minha opinião.
Explique lá, então, como os rafeirotes e canitos que andam soltos na praia, pe na Costa, ou na aldeia do meu pai nas Beiras, ou mesmo ali em Caxias, não se envolvem em lutas constantemente, não se mordem uns aos outros e não há notícia de alguém ter sido mordido por eles ? ( e alguns são pits....)
Se um cão não fôr devidamente sociabilizado enquanto cachorro - fora do seu território, óbviamente - ele vai ser instável.
Pode atacar ou pode deixar passar, mas o dono nunca sabe como vai ser...
Se há essa incerteza então compete ao dono controlar o cão.
Agora, não venham com a desculpa que são os outros.
Não se preocupam em fazer os cachorros conviverem com muita gente e muitos outros cães, gatos, etc e depois a culpa é dos outros - porque será que, em Portugal, a culpa é sempre dos outros ?
Sabe como é a preparação dos cães guias de cegos ? Como começa ?
Começa por irem a todo o lado com o instrutor - quanto maior a confusão melhor.
Vão às padarias, aos super, às escolas, aos jardins e às praças e só tem poucos meses de idade.
São habituados a multidões e confusões.
É a única forma de garantir que este cão não vai atacar ninguém, nem outro animal, amanhã.
Um cão dominante tem de ser educado.
Numa escola, de preferência.
Não são apenas as raças de que se fala - qualquer cão pode ser dominante.
Se o dono tiver atenção, sabe se o seu cão é especialmente dominante ou não.
Eu tenho uma vizinha que leva o cão dela (um SRD grande) a uma escola devido a problemas de relacionamento dele com outros cães.
Eu tenho a minha própria visão do que deve ser a educação de um cão.
Cães e pessoas foram feitos para viverem juntos em convívio.
Nenhum deles amarrado.
Mas claro que exige paciência, disponibilidade e interesse.
Nada disso as pessoas têm, hoje em dia, nem para os filhos, quanto mais para os cães.
É mais fácil tê-los numa jaula, no quintal e libertá-los muito de vez em quando para mostrar.
E, já agora, exigir que todos os outros enjaulem os seus - então não somos todos iguais, pela pior e mais mediocre das bitolas ?
Não se ofendam com a minha aparente agressividade, é apenas falta de paciência e um bocado de frustração.
Bem veêm, posso estar errada...mas acho que não estou.
PS : Quando eu me referia a educação queria dizer sociabilização que, na minha oopinião, faz parte da educação de um cão.
Última edição por aisd em terça mai 17, 2005 1:53 pm, editado 1 vez no total.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Ana, a minha cadela foi atacada muito violentamente por um Pitt bull, a maior parte das fobias que advieram daí foram passando com o tempo, mas ainda hoje o primeiro contacto com cães desconhecidos é à base de muito barulho. Já N pessoas me disseram que dificilmente vai conseguir recuperar. Ela tem um ódio especial por boxers e pitts e basta vê-los para correr desenfreada na maior agitação e barulheira. É lógico que a deixo andar à solta, tirando a rua, anda sempre à solta, mas tenho muito cuidado. Imagine que alguém passeia o seu pitt ou o seu boxer à trela e que lhe aparece aquela fábrica de poluição sonora à frente, poderá ser atacada e de quem é a culpa? Minha. Só minha.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
[quote]Nunca os tive presos, apenas para passear à trela fora de casa.[/quote]
Dogo e Arcanjo:
Leram a minha mensagem na diagonal
Eu disse que quando saio de casa andam na trela comigo!
Todos os lugares em que andam soltos, é NO MEU TERRENO! Que eu saiba não vos disse o tamanho...
Onde também poderão andar soltos fora de casa, é em lugares isolados, como certas praias...
Referi este assunto, relativamente ao facto de alguns foristas referirem que certos terrenos não apresentam meios para os cães andarem soltos devido às condições naturais, como por exemplo o relevo, coisa que não concordo, pois os meus cães passam 90% do tempo com acesso a todos os lugares possíveis e imaginários e nunca nenhum teve algum problema!
Apenas opinei em relação a este facto! Dái também ter falado dos cães de caça!
Óbvio que ninguém gosta de ver cães soltos com ou sem dono!
Sei do que falo, pois em miúdo já fui atacado!
1 abraço!
Luís Caetano
Dogo e Arcanjo:
Leram a minha mensagem na diagonal

Eu disse que quando saio de casa andam na trela comigo!
Todos os lugares em que andam soltos, é NO MEU TERRENO! Que eu saiba não vos disse o tamanho...
Onde também poderão andar soltos fora de casa, é em lugares isolados, como certas praias...
Referi este assunto, relativamente ao facto de alguns foristas referirem que certos terrenos não apresentam meios para os cães andarem soltos devido às condições naturais, como por exemplo o relevo, coisa que não concordo, pois os meus cães passam 90% do tempo com acesso a todos os lugares possíveis e imaginários e nunca nenhum teve algum problema!
Apenas opinei em relação a este facto! Dái também ter falado dos cães de caça!
Óbvio que ninguém gosta de ver cães soltos com ou sem dono!
Sei do que falo, pois em miúdo já fui atacado!

1 abraço!
Luís Caetano

Na minha opinião a educação dos cães acaba por ser um pouco como a educação das crianças e eu tenho os dois (crianças e cães), eles conseguem fazer cada coisa......por vezes pensamos mas como foi possivel meterem-se ali?? mas como é que isto aconteceu se só desviei o olhar 1 segundo??, o meu filho tinha 2 anos, estávamos na praia e quando olhei 2ª vez deixei de o vêr, o meu cão no outro dia e não me perguntem como, mas ele conseguiu subir ao telhado para correr atrás de um gato, mas não é por isso que vou deixar que eles façam uma vida normal para que possam crescer saudáveis, como já referi algumas vezes, felizmente tenho a serra para que eles (criança e cães) possam correr, cair, magoarem-se à vontade pq isso faz parte da vida.
Um á parte:
Até eu que sou adulta provoquei um acidente em casa á coisa de 3 meses e houve um incêndio onde eu própria fiquei com a roupa a arder assim como os cabelos que eram compridos tb arderam todos e se não fosse a minha filha de 15 anos que me puxou pelo chão até à casa de banho e com o choveiro me apagou o fogo do corpo eu não me tinha salvo, ela teve uma coragem enorme nessa altura (sim pq depois no fim perdeu forças), e posso dizer que os meus cães só sairam quando viram que estavamos todos na rua e pela porta principal, isto pq eles tinha a porta do terreno aberta por onde normalmente saem.
Isto foi um desabafo, desculpem lá.
Bom mas isto tudo para dizer que acidentes acontecem e nós temos o dever de os evitar mas eu jamais passearia os meus cães na serra de trela, e existem buracos, ribeiras com pedras enormes, enfim outros perigos que eles próprios vão aprendendo a evitar.
Um á parte:
Até eu que sou adulta provoquei um acidente em casa á coisa de 3 meses e houve um incêndio onde eu própria fiquei com a roupa a arder assim como os cabelos que eram compridos tb arderam todos e se não fosse a minha filha de 15 anos que me puxou pelo chão até à casa de banho e com o choveiro me apagou o fogo do corpo eu não me tinha salvo, ela teve uma coragem enorme nessa altura (sim pq depois no fim perdeu forças), e posso dizer que os meus cães só sairam quando viram que estavamos todos na rua e pela porta principal, isto pq eles tinha a porta do terreno aberta por onde normalmente saem.
Isto foi um desabafo, desculpem lá.
Bom mas isto tudo para dizer que acidentes acontecem e nós temos o dever de os evitar mas eu jamais passearia os meus cães na serra de trela, e existem buracos, ribeiras com pedras enormes, enfim outros perigos que eles próprios vão aprendendo a evitar.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Gostava de saber como reagem os rafeirotes e canitos que andam soltos na praia, pe na Costa, na aldeia do seu pai nas Beiras ou mesmo em Caxias, quando um cão estranho aparece a correr inusitadamente no meio deles! É que aqui na Costa da Caparica, a não ser que sejam 'racistas' e só façam isso aos meus, os "canitos soltos" atacaram ( ou pelo menos tentaram) várias vezes os meus cães! E não são raras as lutas entre eles quando chega um novo membro ou quando algum deles desrespeita a hierarquia da 'matilha'! As consequências são por vezes graves e eu não as quero ver nos meus cães. Os cães com dono, alguns deles, não são diferentes. Não é raro que o cão que nunca fez mal a uma mosca decida atirar-se a outro. Ainda aqui há uns dias atrás contei ( penso que só noutro forum) o caso de um boxer (macho) que decidiu atacar as minhas duas cadelas de 4 kilos ( ainda por cima no cio) só porque lhe devem ter parecido 'presas' engraçadas para abocanhar! E segundo o dono, o 'coitado' não fazia mal a ninguém e foi a primeira vez que fez aquilo...pois!!! É por isso que os cães devem andar á trela. Não é por 'inveja', nem para nivelar pelo que é mau, é simplesmente porque o bom senso e o bem estar de todos assim o dita. Eu não teria nada que "levar" com os cães dos outros, mesmo que eu não tivesse cão nenhum. Ninguém me pode IMPOR um cão fisicamente! Todos têm direito ao seu espaço, e nesta medida um cão tem direito a andar na rua....mas no SEU espaço próprio e não no meu. Se um cão entrar no meu espaço ( e nisto incluo agredir-me, saltar para cima de mim, dar-me um encontrão ou até mesmo cheirar-me), está a entrar em conflito com os meus direitos, e a liberdade do Cão ( e do dono) acaba onde começa a minha.
Eu não sou isento de culpa, e dizendo isto admito que também solto os meus cães sempre que tenho oportunidade. isto quer dizer que o faço em locais onde penso que não vou incomodar ninguém e onde posso manter o controlo sobre eles. Se vejo alguma pessoa ou animal aproximar-se, prendo-os de imediato. Se a pessoa ou animal não se importar com eles e eles não a incomodarem, eu volto a soltá-los e até podem brincar. Mas simplesmente não assumo à partida que todas as pessoas gostam de cães e que todos os cães se vão dar bem com os meus ( e os meus com eles)! Prefiro assumir precisamente o contrário e depois ver que não é assim e descontrair, do que pedir desculpa depois de um transtorno.
Eu não sou isento de culpa, e dizendo isto admito que também solto os meus cães sempre que tenho oportunidade. isto quer dizer que o faço em locais onde penso que não vou incomodar ninguém e onde posso manter o controlo sobre eles. Se vejo alguma pessoa ou animal aproximar-se, prendo-os de imediato. Se a pessoa ou animal não se importar com eles e eles não a incomodarem, eu volto a soltá-los e até podem brincar. Mas simplesmente não assumo à partida que todas as pessoas gostam de cães e que todos os cães se vão dar bem com os meus ( e os meus com eles)! Prefiro assumir precisamente o contrário e depois ver que não é assim e descontrair, do que pedir desculpa depois de um transtorno.
Inteiramente de acordo, a isso chama-se saber viver em sociedade, lógicamente que quando soltamos os nossos cães temos que saber onde e como o podemos fazer.PauloC Escreveu: Eu não sou isento de culpa, e dizendo isto admito que também solto os meus cães sempre que tenho oportunidade. isto quer dizer que o faço em locais onde penso que não vou incomodar ninguém e onde posso manter o controlo sobre eles. Se vejo alguma pessoa ou animal aproximar-se, prendo-os de imediato. Se a pessoa ou animal não se importar com eles e eles não a incomodarem, eu volto a soltá-los e até podem brincar. Mas simplesmente não assumo à partida que todas as pessoas gostam de cães e que todos os cães se vão dar bem com os meus ( e os meus com eles)! Prefiro assumir precisamente o contrário e depois ver que não é assim e descontrair, do que pedir desculpa depois de um transtorno.
[quote]PauloC escreveu:
Inteiramente de acordo, a isso chama-se saber viver em sociedade, lógicamente que quando soltamos os nossos cães temos que saber onde e como o podemos fazer.[/quote]
Concordo plenamente!
Inteiramente de acordo, a isso chama-se saber viver em sociedade, lógicamente que quando soltamos os nossos cães temos que saber onde e como o podemos fazer.[/quote]
Concordo plenamente!