domingo jun 05, 2005 9:56 pm
Na traduçao do texto colocado pela aisd estava o seguinte:
"(...) O montante de humidade é importante, especialmente quando se comparam rações. Uma ração com 24% de proteína e 10% de humidade tem a mesma proteína que uma com 14% de proteína e 6% de humidade. Portanto, quanto mais humidade, mais água se compra em vez de alimento. "
Nao compreendi bem isto. Se as quantidades sao dadas em percentagem, 100g da 1ª raçao teriam sempre mais proteina do que a 2ª raçao.
A 1ª raçao teri era menos dos restantes componentes, que tambem sao necessarios, na sua conta e medida. Se pensarmos que o restante sera gordura e hidratos de carbono e que o calcio, vitaminas etc sao pequenas quantidades, a 1ª ração não seria melhor? Menos gordura... por outro lado, talvez o cao tivesse que comer uma maior quantidade da 1ª para satisfazer todas as suas necessidades energeticas (1 g de gordura ou hidratos de carbono liberta muito mais energia que qq proteina). Mas isto e complicado... alguem percebeu bem o que e que queriam dizer com isto?
tb se disse que:
"(...) VALOR BIOLÓGICO
Ovos 100%
Peixe 92%
Carne, Galinha, frango, borrego, outras carnes 78%
Leite 78%
Trigo 69%
Milho 54%
Gluten de trigo 40% "
Quer dizer que uma raçao com base em peixe e melhor do que uma a base de carne?
Finalmente, na mensagem de MBarroso:
"(...) A qualidade da carne tembém pode ser suspeita.
Não existem normas de controle da qualidade da carne usada no fabrico de rações. Apenas alguns estados fazem inspecções às fábricas, nomeadamente as de alimento enlatado.
Na maioria dos estados é legal e prática vulgar usar as carnes de 4ª categoria - animais que morreram de doenças ou chegam ao matadouro doentes ou incapacitados.
O Dr. P. F. McGargle, veternário e outrora fiscal de carne federal, acredita que isto aumente as hipóteses dos animais de estimação apanharem cancro e outras doenças degenerativas.
Estas carnes, diz ele, estão demasiado bolorentas, rançosas e estragadas para serem consumidas por seres humanos. "
E isto que me faz pensar que a alimentaçao BARF e melhor...
Se tivesse o meu cao protegido comigo nem pensava duas vezes... assim, tenho que lhe dar raçao...
Todavia, os vets torcem o nariz a que demos pernas de frango cozidas aos nossos animais... confesso que ainda nao percebi mesmo porque... deve ser uma questao economica... eu acho... nao compreendo, nao vejo justificaçao... sera que desiquilibrava assim tanto a dieta alternar raçao com comidas mais apraziveis, sem sal? Arroz e carne de frango, sem ossos?'