Desporto Canino

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 16, 2005 3:35 pm

LuMaria,

para muita gente é justamente assim.

E eu, pessoalmente, dou-lhes algum valor por não serem hipócritas e não andarem a fingir que existe um abismo moral entre matar animais ou pessoas o que, no fundo, é só para a imagem.

Sei que estou a dizer barbaridades e muita gente - com razão - vai dizer que é realmente diferente matar um da nossa espécie - aqui joga a empatia ou seja, a identificação que, mesmo involuntáriamente, fazemos com os outros, que também são humanos.
O que acontece é que não gosto de falsas moralidades transformadas em preconceitos e no dizer o que é correcto e não soa mal.

Isto sempre me irrita.
Metade das pessoas que fazem esta diferenciação (entre humanos e animais) fazem-no porque nunca pensaram no assunto, porque fica bem e é o que se deve dizer.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

quinta jun 16, 2005 3:35 pm

[quote=sai]

Sai disse

[quote]Exactamente por isso perguntei... estou ligada ao RCI, mas gosto bastante de Mondioring e tenho estado bastante ligada as provas derivado ao clube em que estou, essa modalidade ser a principal.
E daqui a uns mesitos, pode ser que nos encontremos em campo.[/quote]

Já percebi que também é menina... óptimo pode ser que nos encontremos mesmo. É do Sul ou do Norte

Sai disse

[quote]Apenas referi esse facto, derivado a estarmos num forum, em que nem toda a gente conhece a modalidade, e já que falamos, explicamos correctamente, para que mais pessoas possam ficar a conhecer, e já que pratica a modalidade, tem o dever de informar correctamente, não é uma ofensa é uma critica construtiva, espero que assim o entenda.[/quote]

Claro que não fico ofendida... quem me conhece sabe que me ofendo com pouco, mas não tenho dever absolutamente nenhum, principalmente quando o que está em causa é um titulo que vai dar ao mesmo. Então, posso ser um bocadinho ignorante e preguiçosa de vez em quando! Mas registei a critica construtiva.

Sai disse

[quote]Então espero vê-la em mais provas, continuação de bons treinos.
Calculo que tenha um P. B. Malinois, devido ao seu nick.. correcto?

este fim de semana há prova...[/quote]

Tenho dois P.B.Malinois em treino e infelizmente não vou poder participar na prova deste fim de semana... Vá lá saber-se porquê, o Algueirão está cada vez mais longe e eu, que já não sou uma jovenzinha, ressinto-me cada vez mais com a viagem... Mas tenho a certeza que nos encontramos cá no Norte, tenho todo o prazer em recebê-la! Bons Treinos![/quote]
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
Maline
Membro

quinta jun 16, 2005 3:47 pm

Confesso que nunca apreciei a caça sob nenhum ponto de vista. Sou daquelas hipócritas que gosta de imaginar que um bife ou um pato são produzidos no supermercado e não morre animalzinho nenhum. Agora quanto aos cães de caça, tenho que concordar que o trabalho que realizam é meritório, divertido para eles (a não ser para aqueles desgraçados que vão em camadas, nos reboques) e tem a ver com as aptidões naturais deles.
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 16, 2005 4:07 pm

:oops: Ok Elsa, estraguei-lhe o tópico, desculpe. Mas para mim caça não é desporto, é apenas caça. Prometo não vir reclamar com mais "desportos" ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 16, 2005 6:21 pm

Na realidade quem estragou o tópico fui eu.
Peço mil desculpas.

É que há caça e caça.

Na verdade fui convidada para a caça ao pombo (aquela modalidade em que se liberta o pombo de uma caixa e depois atira-se).
Mas é uma caça sem "fair-play".

O pombo mal tem tempo de estender as asas e, ainda menos de voar, e já estão os "desportistas" a atirar sobre o bicho.
Claro que não deve ser assim, de acordo com as regras - mas é.
Além disso, se por sorte o pombo escapa, volta ao pombal e o ciclo mortal recomeça até ser abatido.
Para mim é indecente.

De modo que me fiquei pelo tiro aos pratos, que não é , nem por sombras, tão desafiante (pode-se calcular a trajetória do prato, enquanto um pombo varia).

Para mim não há desporto se não houver a possibilidade de se ser derrotado.
É a derrota que mede o desporto, não é a vitória.

Mas os homens falseiam os dados - seja nas arbritagens do futebol, seja no doping do atletismo, seja na caça.

Contudo, compreendo o desafio da caça.
O que não compreendo é certos "caçadores".
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Maline
Membro

quinta jun 16, 2005 6:51 pm

Vá... eu não me zanguei. Se acharem interessante falar um pouco mais sobre desporto, experiências ou informações, o tópico está aqui, não é verdade? ;)
<p>Elsa</p>
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

quinta jun 16, 2005 7:56 pm

LuMaria Escreveu:
I_Pereira Escreveu:
LuMaria Escreveu: Tiro ao prato, não implica morte, apenas cacos inúteis, caça ao pato, implica morte
Implica morte e um petisco, não é uma morte em vão.
Nunca eu disse que era uma morte em vão!!!!!! Nunca aqui leu que eu era contra a caça ou caçadores, sou contra a denominação de desporto, mais nada!
Calma! Apenas fiz um pequeno reparo a aquela frase, não disse nada sobre alguém ser contra isto ou aquilo ;)
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta jun 16, 2005 10:19 pm

Tenho andado um pouco afastado e confesso que já tinha saudades de algumas discussões do forum.

Mais uma vez "veio à baila o tema da caça". O ódio que as sociedades modernas e urbanizadas têm da caça vem da tal hipocrisia, já aqui referida, de as pessoas irem comprar o frango ao supermercado e este já vir todo bonito sem sangue nem penas e não nos lembrarmos muitas vezes que estamos a comer um animal que viveu e morreu e teve uma “vida” muito pior do que qualquer animal de caça.
Sem qualquer dúvida a forma menos hipócrita, mais natural e menos cruel de nos alimentarmos, é a caça.
É claro que é impossível (infelizmente) alimentáramos toda a população mundial com caça, mas por cada animal de caça que se come é menos um desgraçado que é criado intensivamente para chouriço. Só na Europa comem-se mais de 100 000 javalis por ano, (o que significa muitas dezenas (ou centenas) de pocilgas a menos), alguns milhões de coelhos bravos, perdizes, veados…

Quanto ao facto de a caça ser desporto, ou não, temos que pensar um pouco no que é o desporto.
Desporto não é mais do que brincar – é o brincar dos adultos (e jovens). Brincar, ou desporto, é tudo aquilo que o Homem ( e os outros animais) faz como actividade lúdica e que serve para exercitar as suas capacidades. No fundo a brincadeira é algo “inventado” pelos animais para se exercitarem ( e adquirirem capacidades) para melhor conseguir sobreviver e ter um posto mais elevado na sociedade.
Por esta razão é que:
- Os machos das diferentes espécies brincam muito a lutar, para mais tarde lutarem pelas fêmeas e territórios.
- Os predadores brincam a imitar a caça, ou mesmo a caçar (muitas vezes os predadores caçam só para se exercitarem – as mães trazem presas vivas para os filhos brincarem, etc)
- Os animais que vivem em sociedade (como é o caso dos cães e homens) brincam de forma a fortalecer os laços sociais
- As presas brincam a treinar técnicas de fuga.
-Etc….

Por esta lógica os desportos humanos emitam a guerra entre clãs (o homem é por natureza um animal guerreiro e lutador), as lutas individuais, a coesão entre o grupo, a caça e ainda há os desportos intelectuais, visto o desenvolvimento do cérebro ser muito importante para o homem. Por isso a caça, não é só um desporto, como é um dos desportos mais naturais, não só para o homem como para todos os predadores. Todos os predadores praticam o desporto da caça.
pedro_azevedo
Registado: segunda ago 09, 2004 4:32 pm

sexta jun 17, 2005 6:39 pm

Eu considero desporto canino, quando são avaliados todos os intervenientes, mas é mesmo todos...
Porque deixa de ser desporto quando as entidades reguladoras não estão presentes em todas as provas, não quando estão só presentes nos clubes dos amigos...
O desporto canino com nível nacional, em Portugal tem tendência para acabar. Só serve para alguns. Porque deposto está sempre associado a espectáculo para quem participa e para quem vê. Quem vê, vê e não gosta da desorganização dos clubes e dos intervenientes. Quem participa, o particular cada ano que passa, há menos, os donos de alguns clubes simplesmente eliminam os particulares e outros clubes, porque existe chantagem. Ex.: “Se for esse juiz, não deixo ir os cães do meu clube”. As revistas não dão cobertura ás provas, não fazem promoção dos eventos. Ou seja o que o DESPORTO CANINO???
É uma salgalhada de criadores, alguns treinadores e juízes. Sem bom senso.
Mas não perco a esperança de tudo isto melhorar. Porque se assim não fosse, eu não treinava para ir as provas.
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

sexta jun 17, 2005 10:33 pm

A caça deverá ser um dos desportos mais naturais e saudáveis para o cão.

O treino de um cão de caça baseia-se numa prática desportiva muito equilibrada... os cães correm desatrelados com esforço controlado pelos próprios...

Não obriga a corridas extenuantes, correm ao seu ritmo.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda jun 20, 2005 3:48 pm

mcbb Escreveu: A caça deverá ser um dos desportos mais naturais e saudáveis para o cão.

A caça é sem duvida o desporto mais natrural para os cães. Um cão é, por natureza, um predador e como tal adora caçar.
É incrivel ver como raças que não foram seleccionadas para a caça se adaptam rapidamente e facilmente á caça.

A primeira vez que vi uma matilha de caça maior, fazia parte dela um Serra da Estrela. Perguntei ao matilheiro que tal se adaptava o cão à caça visto a raça não ser de caça. O senhor respondeu-me que cada raça tem a sua especialidade, mas caçar, caçam todos, porque caçar é a coisa mais natural para os cães. e que um cão que seja habituado a caçar nunca mais quer trocar de profissão.
Maline
Membro

sábado jun 25, 2005 7:42 pm

Realmente, ao colocar o tópico, confesso que queria testar o interesse dos foristas pelo desporto com cães. Como são muito poucos os que conheço, não faço a minima ideia se o praticam ou não, mas observando a critica inflamada do Pedro Azevedo, que tem toda a razão, ainda que o pratiquem, se calhar não querem falar dele. Pois é, quer se queira quer não, as coisas estão muito más por este país e confesso que, apesar da paixão que me move, por vezes tenho vontade de desistir e limitar-me a treinar os meus cães, divertir-me com eles e esquecer a competição. Já fui inocente ao ponto de pensar que, com alguma divulgação e entusiasmo dos vários clubes que se dedicam aos treinos desportivos, poderia ser criada uma "familia" que fizesse de qualquer desporto uma festa, incitando e motivando os seus sócios a praticarem uma modalidade desportiva com o seu cão. Já não sou tão nova assim e já lá vai a idade da inocência, por isso, desculpem-me o desabafo, penso que tão cedo não vai ser possível assistir a provas e competições salutares, que transmitam o que de melhor podemos ver numa verdadeira competição. É uma pena, mas resta-me a esperança que os futuros praticantes não sejam tão passivos como os que tenho visto até hoje, e que saibam observar bem o que está certo ou errado. Pessoalmente não tenho prazer absolutamente nenhum em ver um cão meu a vencer uma prova, quando o trabalho dele não correspondeu ás expectativas... mas parece que o que interessa é ganhar para provar alguma coisa aos outros... Pena que não pensem que não resta nada para provar a si próprio.
Cumprimrntos para todos e desculpem se o texto é um bocadinho aborrecido... como eu!
<p>Elsa</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado jun 25, 2005 7:51 pm

Elsa, não se preocupe. Pelo menos uma pessoa (eu) quer dar vida séria ao desporto canino. ;)
Como eu hão-de existir muitos outros! :D
lupus
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2004 4:06 pm

domingo jun 26, 2005 12:03 am

Cara Maline, eu já desisti da competição e agora divirto-me com os meus cães, e vou vendo as vergonhas que são as provas no nosso Portugal, País.
Por vezes a idade da inocência demora a passar mas acredita quando te digo que no mundo da competição onde andámos, inocência, é coisa q não existe....
Enquanto formos passivos ao ponto de aceitarmos que, eu coço-te as costas e tu coças as minhas, haver muitos telhados de vidro e por isso...
Por isso eu saí porque quando esperei apoio de alguns para fazer frente ao " sistema", isto parece futebol, as vozes que tanto se elevam de repente calaram-se.
Então , realmente o desporto está desacreditado e de quem é a culpa,para mim de todos nós, pois em determinadas alturas calámo-nos, pactuámos, ou simplesmente acreditámos.
Desculpa Elsa mas isto estava muito morno, e há tanto para se dizer colocando-me eu á disposição para falar e esclarecer qualquer coisa aqui no fórum ou noutro qualquer lugar, porque quem não deve não teme.
Para dar um exemplo de como isto está mais grave do q se pensa, existem pessoas que evitam estar comigo e ou pedem para eu não dizer q treinam comigo, por medo de represálias.
E antes que se levantem vozes a dizer que não é verdade e que são só vozes de burro, existem praticantes e H. A. , que se forem honestos e HOMENS, o podem comprovar.
Sem mais Elsa , desculpa se dei cabo disto, um grande abraço e tudo de bom para ti e teus.
José Guilherme.
Maline
Membro

sábado jul 02, 2005 4:16 pm

Infelizmente acredito em ti. É triste, mas é verdade... por vezes parece que o que está em jogo é uma liga milionária :lol:
Vá, temos que começar a falar, a dizer de nossa justiça e contar com todas as pessoas que tenham realmente vontade de se divertir com a competição. Zé, diverte-te com os teus canitos e eu vou fazendo o mesmo... é melhor que tomar comprimidos para a depré...
Um abraço a todos e, por favor, envolvam-se! ;)
<p>Elsa</p>
Responder

Voltar para “Cães”