Ouça, Sr. defendo-o-pastor-alemão-até-à-morte, o PA é tão equilibrado ou desiquilibrado como muitos outros cães. Depende dos donos? Também, mas não só. Não há pessoas más por aí? Há. Malucos? Também.
A minha namorada quando tinha 2 anos foi mordida por uma pastor alemã que por um centímetro não lhe arrancou um olho. O PA dos avós da minha namorada é mau até para os próprios donos. Bem, para a dona já não, mas para o velhote ainda é. Lembro-me ainda de ter visto um cd com vários clips de vídeo curtos e um deles, na secção dos "chocantes", apresentava um Pastor Alemão, ao pé do dono (seu treinador policial) e um jornalista ao pé, os três a tirarem a fotografia para a câmera. De repente, o PA ataca o jornalista. Foi desiquilibrado? Foi. É perigoso? É. Foi bem ensinado? Foi. E no entanto é perigoso e desiquilibrado. Só por curiosidade aqui está outro
relato dum ataque dum pastor alemão, é só clicar. Mas há mais, e se quiser eu procuro por si.
Perca essa mania que o pastor alemão é o cão mais sábio à face da terra e só ele é que caga ovos de ouro, porque há muitos outros que fazem aquilo que ele faz, e às vezes até melhor.
E quando disse que ele tem uma configuração física que o torna ideal para atacar pessoas, não é só pela questão da mandíbula, é pelo facto de o seu corpo ter uma força que lhe permite deslocar as suas patas traseiras com grande explosividade, tornando-o ideal para atacar seja o que for que estiver à sua frente à velocidade dum pestanejar de olhos.