Afinal - Serra da Estrela Agressivo, como ficou ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quinta out 20, 2005 4:13 pm

Para mim palmada, é uma palmada no rabo ou no focinho, sendo esta ultima apenas levemente como chamada de atenção.

Tareia, são umas 3 palmadonas no rabo e uns berros.

Não uso, nem nunca usarei ferros ou outras coisas do género. Portanto nada de confusões.

Se algum membro canino se porta mal é um NAO, ou uma palmada. Se existe o mostrar de dentes é a tareia, isto é, palmadas bem dadas no rabo, berros e indeferença durante umas horas.

Voilá ! Normalmente é o sufeciente para nos enterdemos.
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

quinta out 20, 2005 4:18 pm

HaddaWay Escreveu: Boas tardes, tenho lido este topico com muita atenção e sinceramente a genetica a mim em particular fascina-me imenso, vou lendo e pesquisando, mas tudo a titulo de curiosidade!
Agora acho que sinceramente não é batendo ou fazendo passar fome que se vai resolver alguma coisa!
Porque não em vez de castiga-lo, compensa-la sempre que faz algo bom ou que nos queremos que ele faça! Com o meu cão funcionou bem, claro que recorri a uma escola de treino(Cães e Ideias), pois tambem necessitava de alguma orientação!

Cumprimentos a Todos
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

quinta out 20, 2005 4:19 pm

HaddaWay Escreveu: Boas tardes, tenho lido este topico com muita atenção e sinceramente a genetica a mim em particular fascina-me imenso, vou lendo e pesquisando, mas tudo a titulo de curiosidade!
Agora acho que sinceramente não é batendo ou fazendo passar fome que se vai resolver alguma coisa!
Porque não em vez de castiga-lo, compensa-la sempre que faz algo bom ou que nos queremos que ele faça! Com o meu cão funcionou bem, claro que recorri a uma escola de treino(Cães e Ideias), pois tambem necessitava de alguma orientação!

Cumprimentos a Todos
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta out 20, 2005 5:07 pm

Sinceramente cada vez me convenço que o povo que frequenta a arca deve ter algum problema ...

Mas alguem falou em repreender com uma tareia? Ou com ferros?

Apenas se falou nessas tecnicas quando o cão está realmente a dar problemas, e dos serios ... Ou acham que após o cão vos ferrar, que uma palmadinha resolve as coisas?
Ou acham mesmo que nessas alturas, uma tareia resolve as coisas? Nop, antes pelo contrario ... só vai criar mais resistencias.

Ou vai ou racha. E penso que ninguém está disposto a ceder a casa ao cão ...

Por amor de deus, aprendam alguma coisa ... e a ler tb.

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta out 20, 2005 5:20 pm

não ando a desancar os cães a toda a hora, mas quando o max faz alguma que não gosto nada, não lhe dou palmadas. já experimentei e saí-me mal. tive de levar um ponto no dedo. agora, vai de vassoura. enquanto a morde a ela, poupa-me a mim. ah! e não tem nenhum trauma. nem a vassouras
anjjazul
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 20, 2005 5:42 pm

CindelP Escreveu: Sinceramente cada vez me convenço que o povo que frequenta a arca deve ter algum problema ...

Apenas se falou nessas tecnicas quando o cão está realmente a dar problemas, e dos serios ... Ou acham que após o cão vos ferrar, que uma palmadinha resolve as coisas?
Ou acham mesmo que nessas alturas, uma tareia resolve as coisas? Nop, antes pelo contrario ... só vai criar mais resistencias.

nanci
CindelP Escreveu:
O meu conselho é das duas, e partindo do principio que se trata de um Serra da Estrela

- ou aprendem a se impor. Sempre que o dito cão tentar morder a alguem, que apanhe uma sova (seja com mão, seja com pé, seja com ferro) de tal modo que da proxima vez pense duas vezes antes de mostrar a placa.
Se se armar em engraçado também o pode deixar dois ou três dias sem comer, só a agua, e só virá comer à mão do dono quando tiver a "bola baixa", e muito pouco - de maneira a perceber que come quando, como e onde o dono quiser, e que está, dependente deste.
Sem mais de momento...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 20, 2005 5:49 pm

texuga Escreveu:
Sinceramente cada vez me convenço que o povo que frequenta a arca deve ter algum problema ...

[b:250857dbbd][u:250857dbbd]Mas alguem falou em repreender com uma tareia? Ou com ferros?[/u:250857dbbd][/b:250857dbbd]

nanci
[/quote:250857dbbd]

[quote:250857dbbd=CindelP]

O meu conselho é das duas, e partindo do principio que se trata de um Serra da Estrela

- ou aprendem a se impor. Sempre que o dito cão tentar morder a alguem, [b:250857dbbd][u:250857dbbd]que apanhe uma sova (seja com mão, seja com pé, seja com ferro)[/u:250857dbbd][/b:250857dbbd] de tal modo que da proxima vez pense duas vezes antes de mostrar a placa.
Se se armar em engraçado também o pode deixar dois ou três dias sem comer, só a agua, e só virá comer à mão do dono quando tiver a "bola baixa", e muito pouco - de maneira a perceber que come quando, como e onde o dono quiser, e que está, dependente deste.
[/quote:250857dbbd]

Sem mais de momento...

Eu até lhe ia responder ... mas nem é preciso.

Acabou de me dar razao ... claro que recomendei essas tecnicas no caso do Serra da Estrela que anda a dar problemas .... é claro que não recomendo para o simples dono a quem o cão rosnou uma vez ao ser acordado - neste caso sem duvida que uma palmada bem dada deverá servir.
No caso do Serra, como a Texuga de certeza que ja teve a sapiencia de perceber, não resulta. Percebe a diferença?

E por favor ... deixe de ser burra e não invente falsos argumentos.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 20, 2005 6:18 pm

CindelP Escreveu: Eu até lhe ia responder ... mas nem é preciso.

Acabou de me dar razao ... claro que recomendei essas tecnicas no caso do Serra da Estrela que anda a dar problemas .... é claro que não recomendo para o simples dono a quem o cão rosnou uma vez ao ser acordado - neste caso sem duvida que uma palmada bem dada deverá servir.
No caso do Serra, como a Texuga de certeza que ja teve a sapiencia de perceber, não resulta. Percebe a diferença?

Nanci
Compreenda, é muito dificil compreender, primeiro estou a tentar deixar de ser burra, depois vamos à 2ª fase, o compreender!

Compreendeu???? :D 8)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 20, 2005 6:26 pm

No caso da Zorra, está farta de levar palmadas por causa da mania de comer porcarias que encontra na rua...
Os efeitos duram pouco.
Vai não vai, lá está ela outra vez com o raio do osso - resto de algum picnic - na boca.

A única sova que levou foi dada pelo dono quando roubou um naco de carne de cima da bancada - onde nem sequer pode pôr as patas, como está fartinha de saber.
O dono passou-se.

A comida é a desgraça desta cadela.
Foi por ter ido à comida da rafeira alentejana que levou uma dentada este verão.

No entanto deixa-nos tirar o tal osso do picnic da boca.
Se a conseguirmos apanhar...

É boazinha, como deve ser um cão de família.
E, devo dizer, que nem sente as tais palmadas - continua a abanar a cauda como se nada fosse.
Mas sabe o que querem dizer.
E é isso que interessa.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 20, 2005 6:28 pm

texuga Escreveu:
CindelP Escreveu: Eu até lhe ia responder ... mas nem é preciso.

Nanci
Compreenda, é muito dificil compreender, primeiro estou a tentar deixar de ser burra, depois vamos à 2ª fase, o compreender!

Compreendeu???? :D 8)

Xuga
Texuga,

Sinceramente essas atitudes não lhe ficam bem ... mais vale admitir que se enganou ou que tentou arranjar argumentos que não existem.

Mas não se preocupe, se se esforçar possivelmente chega lá.
Mas também, se achar por bem, pode perfeitamente reportar ao moderador ...

Nanci
texuga
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 6:39 pm

Desculpe lá CindelP, mas quem se enganou aqui não fui eu...
Você sugeriu pancada e fome a este Serra e depois vem dizer que não foi nada disso que disse??? Que eu é que me enganei???

Há aí algo que não bate certo...

Eu nunca generalizei, eu sempre falei, em todos os tópicos, no caso do Serra, não disse nunca que esse era o tratamento habitual! :o

E nunca lhe chamei burra, apenas demonstrei o meu desacordo no método que a CindelP sugeriu PARA ESTE CASO.

Portanto vamos lá ver se nos entendemos e da próxima vez que intervier num tópico, meça bem as palavras antes de as dizer, eu não tenho de admitir desaforos de pessoas que não conheço de lado nenhum. Se me quer chamar nomes, faça-o in loco. Eu já não sou criança nenhuma para admitir este tipo de intervenções.

Texuga
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 20, 2005 6:47 pm

texuga Escreveu: Desculpe lá CindelP, mas quem se enganou aqui não fui eu...
Você sugeriu pancada e fome a este Serra e depois vem dizer que não foi nada disso que disse??? Que eu é que me enganei???

Há aí algo que não bate certo...

Eu nunca generalizei, eu sempre falei, em todos os tópicos, no caso do Serra, não disse nunca que esse era o tratamento habitual! :o

E nunca lhe chamei burra, apenas demonstrei o meu desacordo no método que a CindelP sugeriu PARA ESTE CASO.

Portanto vamos lá ver se nos entendemos e da próxima vez que intervier num tópico, meça bem as palavras antes de as dizer, eu não tenho de admitir desaforos de pessoas que não conheço de lado nenhum. Se me quer chamar nomes, faça-o in loco. Eu já não sou criança nenhuma para admitir este tipo de intervenções.

Texuga
Pois há algo que não bate certo ... e neste caso é a Texuga que não bate bem !

E leia lá o que eu escrevi ... escrevi e recomendei uma tecnica para o Serra. Pois recomendei.
Depois após estarmos a falar de cães de outras pessoas, voltei a escrever, dizendo que é claro que não recomendo essa tecnica para todos os cães, mas apenas em casos "in extremis", como é o caso do Serra.

A texuga, armada em não sei o quê, citou as minhas duas intervenções, insinuando que eu me estivesse a contradizer. Pois, mas teve azar.

Em relação a medir as minhas palavras ... sinceramente, poupe-me. Vá fazer queixinhas ao moderador, já que é prodiga nisso.

E tente la pedir desculpas .... so lhe ficaria bem ...

nanci
texuga
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 7:08 pm

CindelP Escreveu: Pois há algo que não bate certo ... e neste caso é a Texuga que não bate bem !

E leia lá o que eu escrevi ... escrevi e recomendei uma tecnica para o Serra. Pois recomendei.
Depois após estarmos a falar de cães de outras pessoas, voltei a escrever, dizendo que é claro que não recomendo essa tecnica para todos os cães, mas apenas em casos "in extremis", como é o caso do Serra.

A texuga, armada em não sei o quê, citou as minhas duas intervenções, insinuando que eu me estivesse a contradizer. Pois, mas teve azar.

Em relação a medir as minhas palavras ... sinceramente, poupe-me. Vá fazer queixinhas ao moderador, já que é prodiga nisso.

nanci
Isto sinceramente há com cada uma... :roll:

Diga-me uma coisa CindelP, porque é que está a tentar virar o bico ao prego?

Vamos lá recapitular...

Depois desta afirmação:

Apenas se falou nessas tecnicas quando o cão está realmente a dar problemas, e dos serios ...
Onde a CindelP realmente não generalizou, apenas referiu este método num caso in extremis. Deduzo que casos destes não há ao pontapé, mas não são assim tão poucos, logo, a técnica não era exclusiva para o Serra.

Eu só demonstrei, para quem não tinha lido, que sim, a CindelP referiu esse método como válido e, provavelmente, eficaz... Finalizei com a frase:
Sem mais de momento...
Nada mais. E azar felizmente, ou não, só tenho ao jogo ;) .
Já lhe disse que isso é para resolver in loco. Se não sabe o que isso significa eu explico: AO VIVO E A CORES, não preciso de intermediários para resolver os meus problemas, sou frontal e directa.

Desculpas??? De quê??? Só se for aos outros foristas que não têm nada a ver com este desentendimento e têm de estar a levar com isto... :roll: :roll:

Cumprimentos,

Texuga
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 20, 2005 7:14 pm

texuga Escreveu:
CindelP Escreveu: Pois há algo que não bate certo ... e neste caso é a Texuga que não bate bem !

nanci
Isto sinceramente há com cada uma... :roll:

Diga-me uma coisa CindelP, porque é que está a tentar virar o bico ao prego?

Vamos lá recapitular...

Depois desta afirmação:

Apenas se falou nessas tecnicas quando o cão está realmente a dar problemas, e dos serios ...
Onde a CindelP realmente não generalizou, apenas referiu este método num caso in extremis. Deduzo que casos destes não há ao pontapé, mas não são assim tão poucos, logo, a técnica não era exclusiva para o Serra.

Eu só demonstrei, para quem não tinha lido, que sim, a CindelP referiu esse método como válido e, provavelmente, eficaz... Finalizei com a frase:
Sem mais de momento...
Nada mais. E azar felizmente, ou não, só tenho ao jogo ;) .
Já lhe disse que isso é para resolver in loco. Se não sabe o que isso significa eu explico: AO VIVO E A CORES, não preciso de intermediários para resolver os meus problemas, sou frontal e directa.

Desculpas??? De quê??? Só se for aos outros foristas que não têm nada a ver com este desentendimento e têm de estar a levar com isto... :roll: :roll:

Cumprimentos,

Texuga
Sabe o que lhe digo ?

Um bom fim de semana!

Nanci
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

quinta out 20, 2005 7:19 pm

PauloC Escreveu:
Eu não vinha à arca há algumas semanas e por isso não apanhei o início desta história, mas este é um assunto que me interessa particularmente. Se me permitem...

A minha PA é extremamente dócil mas apenas para as pessoas. Quando vê outros animais, passa-se dos carretos e ataca-os, não ligando nenhuma aos meus berros. O que faço? Dou-lhe biscoitinhos e faço-lhe festas ou dou-lhe uma valente tareia na altura certa? Percebo perfeitamente porque age assim comigo, eu nunca me impus com ela (nunca foi necessário até ao momento). Pessoalmente, não sou capaz de castigá-la fisicamente (para além de uma palmada no rabo ou uma pancadinha no focinho) e todos os meus esforços têm sido no sentido de prevenir (evitando encontros) e não remediar. O que é interessante é que a história muda completamente de figura com o meu marido. Ele consegue levá-la a passear sem trela, 100% seguro de que ela nem olhará para os outros cães (nem para os gatos). E isto porquê? Já levou dele mais do que umas palmadinhas leves. Custa-me vê-lo ser mau para ela mas por mais que queira discordar com ele, o facto é que resulta.

E isto leva-nos ao cerne da questão. Ensinar através do castigo ou através da recompensa? Venham daí as opiniões.
Eu penso que deve existir um misto dos dois metodos, punição e recompensa, onde o bom senso deve imperar.
Por exemplo no seu caso que referiu, a recompensa (festas ou dar o biscoito) não deve ser dada NUNCA no momento em que a cadela mostra agressividade! Dessa forma vai estar a dizer-lhe que fez bem, e isso estimula-a a repetir! Muita gente cai no erro de fazer festas a um cão quando ele se mostra agressivo no sentido de "acalmá-lo", mas isso vai estar a fazer justamente o oposto. O animal vai pensar: " Se o meu dono me está a fazer festas é porque eu estou a proceder bem".
Assim, nesse momento o melhor a fazer é justamente a punição. Mas não é preciso ir ao limite de bater com um ferro!! Um esticão bem dado acompanhado de uma voz forte serve perfeitamente em muitos casos...particularmente se este tipo de treino for feito desde cedo e antes do cão criar 'desvios'. Mais tarde, o nível de punição pode requerer mais determinação, mas isso deve ser aplicado por quem saiba como e quando.
A recompensa deve ser dada quando o cão faz justamente aquilo que nós queremos que ele faça. Por exemplo, no caso da cadela, se ela for consigo e não ligar a um cão faça-lhe festas ou dê-lhe um biscoito. Se ela mostrar agressividade, repreenda-a veementemente.
[/quote]

Aí está o que eu queria dizer com o consultar um veterinário que soubesse mais de Comportamento Animal.
Era precisamente a isto que me referia.

Cara CindelP nem todos nascemos com especial aptidão para educar um cão e por vezes precisamos de ser ensinados. E há por aí mt boa gente que tem cães e nada sabe do assunto.
Eu não sou uma dona pipi nem criadora de caca, concordo com a necessidade da palmada correctiva dada na ocasião certa, mas daí a concordar com o dar pancada a um cão sem pensar em alternativas.. vai uma grande distancia para mim.

Sempre que haja uma alternativa ao bater, eu tento.
O meu 1º cão foi recolhido da rua, tinha um feitio muito complicado, e muito conseguimos dele com truques e formas de o levar a aprender a comportar-se.
Claro que por vezes tivemos de recorrer ao castigo fisico, mas nada mais que uma ou duas palmadas.

Pela minha formação cientifica concordo que medicar um cão é por vezes necessário.
Nem sempre os donos têm o sangue frio para educar o cão e há cães menos equilibrados.

Sou da opinião de que se dispomos de formas de controlar uma situação então porque é que não as utilizamos todas com o maior equilibrio possivel?

Cumprimentos
Suri
Responder

Voltar para “Cães”