Na junta de freguesia onde resido, este ano não deram as chapas. A justificação deles para isso, é a qualidade das mesmas ou seja eram tão frágeis que se partiam ao meio. As chapas dos meus cães se duravam uns mesitos, já não era mau...
Então, agora são os proprios donos que mandam fazer as chapas com a respectiva identificação.
Registo na Junta de Freguesia?!?!?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Inês,
tal como os restantes forenses, a mim disseram-me que a chapa fora abolida este ano.
quanto ao Kit de limpeza, é de louvar que a sua freguesia o faça...eu nunca recebi nenhum, nem mesmo tendo solicitado...deve depender da freguesia
!
tal como os restantes forenses, a mim disseram-me que a chapa fora abolida este ano.
quanto ao Kit de limpeza, é de louvar que a sua freguesia o faça...eu nunca recebi nenhum, nem mesmo tendo solicitado...deve depender da freguesia

-
- Membro
- Registado: sexta ago 02, 2002 10:56 am
Boa tarde
Quanto à Junta de Freguesia de Almada, não sei dizer se fornecem algum "material" quando se vai registar os cães, pois não tenho o meu registado

No entanto, existem na rua, em vários pontos da cidade, recepientes onde se podem recolher sacos de plástico gratuitamente, embora nem sempre estejam disponiveis (por vezes vandalizados, outras vezes não são recarregados), contudo não deixa de ser uma medida a elogiar.
É pelo menos uma maneira de sensibilizar os donos e evitar os esquecimentos dos sacos de plástico em casa.
Cumprimentos.
Miguel Quartin
Quanto à Junta de Freguesia de Almada, não sei dizer se fornecem algum "material" quando se vai registar os cães, pois não tenho o meu registado

No entanto, existem na rua, em vários pontos da cidade, recepientes onde se podem recolher sacos de plástico gratuitamente, embora nem sempre estejam disponiveis (por vezes vandalizados, outras vezes não são recarregados), contudo não deixa de ser uma medida a elogiar.
É pelo menos uma maneira de sensibilizar os donos e evitar os esquecimentos dos sacos de plástico em casa.
Cumprimentos.
Miguel Quartin
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jun 04, 2002 4:33 pm
Paulo C.
Obrigada, por esta informação, pois a Hari tem 3 meses e vai levar a vacina da Raiva para a semana, e eu andava para ir perguntar à junta de freguesia..
Sobre a obrigatoriedade de registo e licenciamento, talvez seja melhor ler a Portaria 1427/2001 ( CLIQUE AQUI SE QUISER VER ).
Susana
Obrigada, por esta informação, pois a Hari tem 3 meses e vai levar a vacina da Raiva para a semana, e eu andava para ir perguntar à junta de freguesia..
Sobre a obrigatoriedade de registo e licenciamento, talvez seja melhor ler a Portaria 1427/2001 ( CLIQUE AQUI SE QUISER VER ).

Susana
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jun 04, 2002 4:33 pm
Paulo C.
Susana

Susana
-
- Membro
- Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
- Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
- Contacto:
De facto, foi a nível nacional que foram substituidas as chapas pelos papéis.
Fiz o registo do meu cão há um mês e posso indicar os preços:
Registo: €3.75
Taxa de licença: €7.50
Imposto de Selo (20%): €1.50
Total: €12.75
Registam os dados do cachorro, depois colam o autocolante com o número de registo no boletim das vacinas e anexam com um clip a factura.
Como já foi dito, se o nosso cão não estiver licenciado e a polícia nos pedir os documentos, há uma multa a pagar, segundo o diário da república.
Obviamente (falo por mim e acho que por quase todos), quando vou passear com o meu cão, não vou com o boletim das vacinas atrás... Nem o telemóvel levo e muitas vezes nem a chave de casa! Tenho a sorte de já ter chegado alguém quando regresso... Bem, não há problema nenhum se porventura algum p. nos abordar. É como as multas, passam-nos um papel a dizer que temos que apresentar os documentos do cão na esquadra x, até ao dia y. E registam os nossos dados para levar para a esquadra e poderem entrar em contacto connosco caso seja necessário.
Isto foi o que apurei, porque também andei às voltas com isto uns bons dias...
Agora, posso afirmar o que quase todos afirmaram: nunca nenhum p. veio ter comigo, nem tão pouco vi a ir ter com alguém com um cão e nunca ouvi nenhuma história sobre isso... É um facto! Agora que a lei está elaborada nesse sentido, está! E, pelo sim, pelo não, mais vale estar em conformidade com ela... Já toda a gente sabe que, neste país, são os culpados dos pequenos delitos os únicos a serem punidos. Os maiores ladrões e foras da lei saem sempre limpinhos. Enfim, nós, pobre mortais, estamos condenados. Como diz um amigo meu: "Quem rouba para dar de comer aos filhos e aos cães vai preso e quem rouba para comprar barcos e casas e desvia dinheiros para contas na Suiça anda p´raí todo contente [excepto um, não é?]"
Isso de cumprir leis é muito bonito. Também há aquela lei que ninguém cumpre que obriga os cães a passearem de trela ou açaime e quantos fazem isso? É aquela história muitas vezes citada do labrador que por ser muito meiguinho ia solto e provocava os outros cães todos e a culpa era dos outros cães serem de raças más...
Eu tenho um Golden (também conhecido pela sua meiguice), mas vejo donos a passearem cães pequenos sem trela "porque é tão pequenino e não faz mal a uma mosca" e ainda por cima não obedece às ordens do dono quando chama por ele para deixar o meu em paz... Há um com que me cruzo frequentemente assim e não pára de saltar para o meu que fica todo nervoso (e daqui a uns meses vou ter dificuldade em segurá-lo). No outro dia uma amiga minha assistiu e disse "esse cão é tão irritante que merecia um pontapé" eu respondi-lhe: "não, quem merecia um pontapé era o dono".
Fiz o registo do meu cão há um mês e posso indicar os preços:
Registo: €3.75
Taxa de licença: €7.50
Imposto de Selo (20%): €1.50
Total: €12.75
Registam os dados do cachorro, depois colam o autocolante com o número de registo no boletim das vacinas e anexam com um clip a factura.
Como já foi dito, se o nosso cão não estiver licenciado e a polícia nos pedir os documentos, há uma multa a pagar, segundo o diário da república.
Obviamente (falo por mim e acho que por quase todos), quando vou passear com o meu cão, não vou com o boletim das vacinas atrás... Nem o telemóvel levo e muitas vezes nem a chave de casa! Tenho a sorte de já ter chegado alguém quando regresso... Bem, não há problema nenhum se porventura algum p. nos abordar. É como as multas, passam-nos um papel a dizer que temos que apresentar os documentos do cão na esquadra x, até ao dia y. E registam os nossos dados para levar para a esquadra e poderem entrar em contacto connosco caso seja necessário.
Isto foi o que apurei, porque também andei às voltas com isto uns bons dias...
Agora, posso afirmar o que quase todos afirmaram: nunca nenhum p. veio ter comigo, nem tão pouco vi a ir ter com alguém com um cão e nunca ouvi nenhuma história sobre isso... É um facto! Agora que a lei está elaborada nesse sentido, está! E, pelo sim, pelo não, mais vale estar em conformidade com ela... Já toda a gente sabe que, neste país, são os culpados dos pequenos delitos os únicos a serem punidos. Os maiores ladrões e foras da lei saem sempre limpinhos. Enfim, nós, pobre mortais, estamos condenados. Como diz um amigo meu: "Quem rouba para dar de comer aos filhos e aos cães vai preso e quem rouba para comprar barcos e casas e desvia dinheiros para contas na Suiça anda p´raí todo contente [excepto um, não é?]"
Isso de cumprir leis é muito bonito. Também há aquela lei que ninguém cumpre que obriga os cães a passearem de trela ou açaime e quantos fazem isso? É aquela história muitas vezes citada do labrador que por ser muito meiguinho ia solto e provocava os outros cães todos e a culpa era dos outros cães serem de raças más...
Eu tenho um Golden (também conhecido pela sua meiguice), mas vejo donos a passearem cães pequenos sem trela "porque é tão pequenino e não faz mal a uma mosca" e ainda por cima não obedece às ordens do dono quando chama por ele para deixar o meu em paz... Há um com que me cruzo frequentemente assim e não pára de saltar para o meu que fica todo nervoso (e daqui a uns meses vou ter dificuldade em segurá-lo). No outro dia uma amiga minha assistiu e disse "esse cão é tão irritante que merecia um pontapé" eu respondi-lhe: "não, quem merecia um pontapé era o dono".
Cara SoniaWild,
O Dec.Lei 276/2001 não indica quaisquer raças de cães potencialmente perigosas! Por isso, tanto pode ser potencialmente perigoso um Labrador como um Rottweiler.
De facto, a única coisa que o referido Decreto traz é uma definição de ANIMAL potencialmente perigoso que diz o seguinte:
..."Artigo 2º - DEFINIÇÔES
d) «Animal potencialmente perigoso» qualquer animal que, devido à sua especificidade fisiológica, tipologia racial, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais e danos a bens;"
Bem... em resumo, este Decreto é uma porcaria ( e por isso vai ser reapreciado... não sei é se virá melhor ou pior!) e não me parece que alguma vez venha a ser levado à prática. Nenhum tribunal poderia julgar objectivamente com base numa coisa tão subjectiva e dúbia!!
Abraços
Paulo C.
Boas, claro que tem razão, fiz então confusão com uma "proposta" da qual fiquei com ideia que tinha sido aprovada, que classificava os animais potencialmente perigosos por raças, eu bem li a portaria a qual se referiu anteriormente, mas a verdade é que pensei que essa tal "proposta tinha sido aprovada.
Numa coisa penso que concordamos todos, o que há de potencialmente perigos são pessoas que se servem de um animal como se fosse uma rma, ou então devido a vários factores, mas penso que este assunto já aqui foi muitas vezes aqui descutido.
felicidade a todos e aobrigado Paulo C.

Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm
eu não registei o meu cão quando ele era pequeno, mas isso agora é uma longa historia, e eu gostava de saber se voces acham que ainda posso registar o meu cão e se é muito caro por ainda não o ter registado?
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Membro
- Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm
Mea Culpa!!
Como a memória me atraiçoa algumas vezes, já fui ao boletim de identificação e... realmente este ano ainda não pedi a licença para o meu canito!!
Tenho que ir tratar disso, obrigado pela chamada de atenção!!
E como foram alguns anos a receber aquelas chapitas e a agrafá-las no cartão de identificação....
Como a memória me atraiçoa algumas vezes, já fui ao boletim de identificação e... realmente este ano ainda não pedi a licença para o meu canito!!
Tenho que ir tratar disso, obrigado pela chamada de atenção!!
E como foram alguns anos a receber aquelas chapitas e a agrafá-las no cartão de identificação....

O registo é anual, por isso pode e deve registar todos os anos e em qualquer ano. O preço é igual para todos.
Também só registei o meu com 1 ano e meio.
Também só registei o meu com 1 ano e meio.
_sugo_ Escreveu: eu não registei o meu cão quando ele era pequeno, mas isso agora é uma longa historia, e eu gostava de saber se voces acham que ainda posso registar o meu cão e se é muito caro por ainda não o ter registado?
Cumprimentos