Margarida80 Escreveu:LuluB Escreveu:E se desafiássemos os professores que por aqui andem a fazer isso mesmo?
E se fizéssemos uma colecção de textos destes e de vídeos de Antes e Depois e lhes fornecêssemos, como base para essas aulas?
É que andar aqui a aplaudir as boas ideias e em picardias a propósito de datas e outras insignificâncias não leva a lado nenhum. E assim sempre fazíamos algo de útil...

Note, a Escola (com "E" grande) não pode abarcar tudo...
É em casa que se inicia a correcta educação das crianças...
É fácil delegar os problemas nos outros...
Se realmente querem a minha opinião... Os putos hoje em dia quase não sabem escrever, ler, interpretar um texto, fazer um cálculo matemático!
É claro que devem receber "Outra" formação na Escola, mas...
Casa... amigos... papás... mamãs... família...
Claro que toda a educação deve começar na família, Margarida. Mas quando a família nem sequer sabe o que é ser progenitor, alguém de fora tem de fazer alguma coisa, não acha?
Eu sou do tempo em que os professores primários e dos níveis intermédios gastavam vários minutos por semana a chamar-nos a atenção para os animais, a ensinar-nos que era proibido por lei apanhar ninhos, que os animais eram nossos amigos e nos são muito úteis, etc., e essas lições calaram sempre muito fundo em mim e nos meus colegas. E os meus pais eram pessoas cultas e atentas à educação dos filhos.
Hoje, isso perdeu-se. Mas faço por incutir, sempre que possível, às crianças à minha volta, da família ou não, o amor e sobretudo o respeito pelos animais.
Por exemplo: moro perto de uma escola e de vários bairros clandestinos. Um dia em que passava pela escola com os meus cães, em passeio higiénico, saiu de lá um grupo de garotos e um deles atirou uma bola que levava ao focinho de um dos meus bichos. Parei e perguntei ao garoto porque fizera aquilo. Claro que não mo soube dizer. E depois perguntei-lhe se acharia bom e se gostaria de apanhar com uma bola em plena cara. Claro que respondeu que não. E quando eu lhe disse que o meu cão também não tinha gostado, pois os cães gostam das mesmas coisas que nós, vi perfeitamente que ao garoto não lhe tinha nunca ocorrido a ideia de que um animal sofre e sente. Espero que este pequeno acontecimento lhe tenha sido útil.
Na verdade, a escola não pode, nem é essa a sua função, dar às crianças aquilo que não recebem em casa, mas isso também não nos pode servir para nos demitirmos de participar na sua formação. Acho eu.