Diário de um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado out 31, 2009 9:53 pm

n3ka Escreveu:Pelo menos uma escola de cá (Madeira) já tem o texto, é uma escola de currículos diferenciados, quando li o seu comentário e após escrever o meu, fui logo falar com a directora da mesma... e o texto seguirá para outras escolas!
Que bela iniciativa, N3ka! :D Obrigada por ter aproveitado a minha ideia! Mesmo que o texto só impressione uma criança, já uma vitória!
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado out 31, 2009 10:09 pm

Margarida80 Escreveu:
LuluB Escreveu:E se desafiássemos os professores que por aqui andem a fazer isso mesmo?

E se fizéssemos uma colecção de textos destes e de vídeos de Antes e Depois e lhes fornecêssemos, como base para essas aulas?

É que andar aqui a aplaudir as boas ideias e em picardias a propósito de datas e outras insignificâncias não leva a lado nenhum. E assim sempre fazíamos algo de útil... :wink:
Note, a Escola (com "E" grande) não pode abarcar tudo...
É em casa que se inicia a correcta educação das crianças...
É fácil delegar os problemas nos outros...
Se realmente querem a minha opinião... Os putos hoje em dia quase não sabem escrever, ler, interpretar um texto, fazer um cálculo matemático!
É claro que devem receber "Outra" formação na Escola, mas...
Casa... amigos... papás... mamãs... família...
Claro que toda a educação deve começar na família, Margarida. Mas quando a família nem sequer sabe o que é ser progenitor, alguém de fora tem de fazer alguma coisa, não acha?

Eu sou do tempo em que os professores primários e dos níveis intermédios gastavam vários minutos por semana a chamar-nos a atenção para os animais, a ensinar-nos que era proibido por lei apanhar ninhos, que os animais eram nossos amigos e nos são muito úteis, etc., e essas lições calaram sempre muito fundo em mim e nos meus colegas. E os meus pais eram pessoas cultas e atentas à educação dos filhos.

Hoje, isso perdeu-se. Mas faço por incutir, sempre que possível, às crianças à minha volta, da família ou não, o amor e sobretudo o respeito pelos animais.

Por exemplo: moro perto de uma escola e de vários bairros clandestinos. Um dia em que passava pela escola com os meus cães, em passeio higiénico, saiu de lá um grupo de garotos e um deles atirou uma bola que levava ao focinho de um dos meus bichos. Parei e perguntei ao garoto porque fizera aquilo. Claro que não mo soube dizer. E depois perguntei-lhe se acharia bom e se gostaria de apanhar com uma bola em plena cara. Claro que respondeu que não. E quando eu lhe disse que o meu cão também não tinha gostado, pois os cães gostam das mesmas coisas que nós, vi perfeitamente que ao garoto não lhe tinha nunca ocorrido a ideia de que um animal sofre e sente. Espero que este pequeno acontecimento lhe tenha sido útil.

Na verdade, a escola não pode, nem é essa a sua função, dar às crianças aquilo que não recebem em casa, mas isso também não nos pode servir para nos demitirmos de participar na sua formação. Acho eu.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

domingo nov 01, 2009 1:04 am

Olá LuluB você mais uma vez tem toda a razão.

A escola a qual entreguei e falei sobre o texto e sobre este mesmo tópico, é como já disse uma escola de currículos diferenciados, nessa escola existe crianças com problemas de aprendizagem, crianças sem pais que vivem em instituições, crianças que vivem com os pais e são negligenciadas pelos mesmo... E aquela escola é tudo para elas, e aqueles professorem são como pais. Aquela escola com aquele equipa de professores são muitas vezes as únicas pessoas que se preocupam com aqueles miúdos...

E como tal falam de tudo, mas de tudo mesmo, inclusive de animais, de como os devem tratar, das suas necessidades, dos sentimentos, e dos deveres que temos para com eles enquanto donos.

Este texto foi hoje por mim dado a directora dessa escola, e sera enviadas para muitas mais escolas! :wink:

Por este mundo fora existe muita negligencia, e muita pouca conversa por parte dos pais, eu acho que a escola é um meio fundamental para incutir valores as crianças! :wink:
<p>Cumprimentos</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo nov 01, 2009 1:14 pm

n3ka Escreveu:Por este mundo fora existe muita negligencia, e muita pouca conversa por parte dos pais, eu acho que a escola é um meio fundamental para incutir valores as crianças! :wink:
Grande verdade!

O problema actual reside no facto de a) muitos pais, por arrogancia, não admitem que os professores incutam certos valores nos filhos, e b) a maior parte dos professores não está para se chatear com os problemas levantados por esse tipo de pais.

E a conclusão é que nem os pais, nem os professores, incutem coisa nenhuma. E as crianças acabam por crescer ao sabor dos valores dos jogos da PS ou da BD japonesa.

O triste é que eu nem acho nada dificil educar uma criança. As crianças têm uma enorme sede de saber e de aprender, e uma grande capacidade de compreensão.

Pena os adultos não terem capacidade para os ensinar.
Responder

Voltar para “Cães”