Lucarina Escreveu:
Acho que os cães deveriam estar açaimados e principalmente por ser num vet onde se podem encontrar outros animais, mais ou menos dominantes. Mas claro que essa decisão cabe aos donos, só eles podem avaliar o comportamento dos seus cães. Mas já agora, vamos supor que eu ao sair do carro, tropeçava e caía mesmo junto dos cães? Então corria o risco de ser mordida por eles. Nem quero pensar, aquela massa muscular toda em cima de mim….. tenho mesmo medo

.
Já reparou bem que TODOS os cães deveriam entrar açaimados no veterinário, bem como TODOS os gatos deveriam entrar devidamente acondicionados?? Quanto pesa um bom Labrador?? Acha que a mordida de um labrador ou de outro cão de porte semelhante é coisa de pouca monta? E se fosse uma criança a cair e a assustar um cocker e esse a mordesse na cara??? Era uma mazela pequena????
E se fosse um rafeiro?? Há-os de todos os portes e com todos os feitios...
Percebe onde quero chegar ou quer que lhe faça um desenho?? Se era Rottweiler tem que dizer que era Rottweiler, agora o tom que você utilizou era completamente desnecessário, como se só os potencialmente perigosos mordessem em caso de susto ou de dor...
Lucarina Escreveu:
Eu tenho medo de alguns cães, não nego, e reconheço que muito do meu medo por rotts, pitbulls, dobermans, etc, é devido à comunicação social, mas não consigo evitar esse receio. Sempre que vejo um cão na rua tenho tendência a fazer-lhe um carinho, mas não o faço a cães dos quais eu sinto medo e cujos donos não conheço.
Seja qual for o cão, este deve ser respeitado e o seu espaço deve ser sempre invadido com cuidado, como dando a mão a cheirar primeiro antes de o agarrar e afagar.
Compreendo que tivesse medo devido a experiências traumaticas, agora devido á comunicação social acho demais.
De qualquer forma está convidada a vir conhecer os meus cães, venha é preparada para o banho!
Lucarina Escreveu:
Eu tenho um amigo que já foi criador de rotts. Sempre que ele anda a passear um dos cães e me encontro com ele, pergunto-lhe se posso fazer um carinho. Ele diz que sim mas sempre de frente para o cão. Sinto e possivelmente o cão também sente que é um carinho feito a medo, mas eu não consigo evitar.
Há cães que não suportam isso. Ao sentirem o medo da pessoa desconfiam (tipo, se este está com medo é porque ou fez alguma ou queria fazer...). Cabe aos donos conhecerem os seus animais. Eu tenho dois que aviso logo, se está com medo não faça festas. Os meus cães são de companhia, mas são acima de tudo de trabalho. Não dormem em almofadas, andam á chuva e ao frio, etc etc.
Um dos meus machos na última visita ao vet esteve enrolado com um puto de 5 anos. Aceitou tudo do miudo e deu-lhe um valente banho

Mas cada vez que a mãe (que estava borradinha de medo) se aproximava, ele só olhava para ela e dava uma rosnadela, para de seguida continuar a brincadeira com o miúdo.
Ainda nos rimos todos, incluindo a mãe.
Lucarina Escreveu:
Uma coisa eu já aprendi….. todos os cães podem ser “bons” ou “maus”, depende se têm bons ou maus donos!!!