Corte de rabos e orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

domingo out 27, 2002 8:37 am

Como disse o PauloC. aquelas leis foram feitas "á pressa", mas que é proibido é, a tão porque é tanta gente continua a cortar as orelhas e caudas aos cães? Falta de fiscalização ou pura desobediência por parte dos veterinários?
Já vimos que na caça, protecção da casa, etc... até é importante cortar, mas tambem já vi varias vezes caudas de gatos cortados... para que?? Para pareçerem mais agresivos? Para a caça de ratos? Ou para nao deitarem abaixo os vasos das Sr. mais delicadas?
Sr. Daniels e Bulkathos, ja devem ter reparado que o que fizeram é legalmente PROIBIDO, a tão e se agora alguem manda-se as vossas mensagens para a Liga Portuguesa dos Direitos do animais?!? Pois é... tinhamos aqui um grande problema...
Imaginem que agora as vossas esposas, familiares, filhos, ect... chegavam ao pe de voces e dizia que tinham umas "orelhas um pouco grandotas", e que era melhor amputalas, pois ficavam mais bonitos... iam logo cortar suponho, afinal ficavam mais bonitos! Nao quero com isto insultar, pois nao lhes chamei nenhuns nomes daqueles "mal-criados", com isto apenas quero dar um exemplo, do que se faz no animal para o ser humano, e tal vez assim entendam mais o meu ponto de vista.

Fiquem bem.
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo out 27, 2002 8:56 am

Olá

Caudas de gatos cortadas por questões estéticas??! Essa é nova! Há casos em que é necessário cortar a cauda (casos de acidentes), há outros casos em que os gatos nascem com a cauda mais curta (caso de alguns "siameses") e há raças de gatos sem cauda, como o Bobtail japonês (a cauda não passa de um pompom) e o gato Manx. Cortar a cauda a gatos para não derrubarem coisas? Sandra, já tiveste gatos? É que nunca conheci nenhum que andasse a derrubar coisas com a cauda. Dos cães, já não se pode dizer o mesmo. ;)

Fica bem

Florinda
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo out 27, 2002 9:02 am

Gary, presentemente os cães com orelhas amputadas que tenho têm vindo do estrangeiro.Inclusivamente tive já discussões com criadores belgas e Alemães que cortam as orelhas À NINHADA antes da entrega, tirando assim a decisão a quem os compra de orelha amputada ou inteira.

Já vi muitas amputações de orelha. E sempre, sem excepção, o animal gane descontroladamente nos 2 dias após a mesma sempre que toca com as orelhas em qualquer lado. Se isto não é dor será o quê ? Não fale em desconforto...

Como o Paulo diz o Dec Lei é confuso mas a Ordem dos Veterinários especifica sanções para o veterinário que a efectuar ( ok, a fiscalização é uma porcaria) e a DGV diz exactamente o mesmo.

Sim, para os veterinarios economicamente é melhor que seja mais tarde o corte de cauda mas os donos muitas vezes aparecem com os cães com 2 meses para amputar as caudas por não terem sido informados por quem lhos vendeu ou por esse mesmo vendedor também estar mal informado.

Tudo o que digo é que não se criem justificações parvas. Se o animal não é para trabalho o corte só se justifica por VAIDADE. Pena é que muita gente não assuma isso...

Cumprimentos

Vasco

gary Escreveu: Olá

Caro Vasco, quem sou eu para discordar de tão douta opinião.
Apenas falo por experiência vivida com inumeros cães que foram amputados ao longos destes anos . O que constato é que os cães após a intervenção a que foram sujeitos vão pelas suas patas para casa, não perdem o apetite, não perdem a boa disposição , não gemem e estão sempre prontos para a brincadeira . No caso concreto das amputações das orelhas aquando os pensos, os animais na sua maioria até estão relativamente calmos.
Dor? É mais frequente haver queixas com as caudas que quando, por descuido, se aperta o local de corte. O mesmo em amputações tardias, tive e tenho vários Pastores Alemães que foram amputados de cauda, no meu album lá está o Jeff com o seu TT e sem rabo, amputado este ano . Não teve um dia de baixa.
Desconforto sem duvida. Agora sofrimento ?
Cinicamente digo, que para os Vets é económicamente melhor uma amputação tardia do que em devido tempo, que para os rabos deverá ser feita até aos 5 dias, nem dão por nada.
E amputações por razões estéticas, porque não?
Há quem goste , há quem discorde e depois há o aborto do 276 feito pelos amiguinhos dos animais...
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

domingo out 27, 2002 9:07 am

[quote=Florinda]
Caudas de gatos cortadas por questões estéticas??! Essa é nova! Há casos em que é necessário cortar a cauda (casos de acidentes), há outros casos em que os gatos nascem com a cauda mais curta (caso de alguns "siameses") e há raças de gatos sem cauda, como o Bobtail japonês (a cauda não passa de um pompom) e o gato Manx. Cortar a cauda a gatos para não derrubarem coisas? Sandra, já tiveste gatos? É que nunca conheci nenhum que andasse a derrubar coisas com a cauda. Dos cães, já não se pode dizer o mesmo. ;)
[/quote]

Florinda, de certeza que nao leste bem a minha mensagem, pois se nao tinhas visto que a mensagem foi toda em ironia... Eu ja vi gatos de rabo cortado e nao foi de nenhuma das raças que apresentas-te em cima, mas provavelmente deve ter sido por acidente, pois aqui os autumobilista, gostam de acelerar...
Eu nao tive gatos... TENHO gatos! E como ja disse, foi tudo em ironia... e se conheçes a minha vizinha nao tinhas dito isso... O gato nao pode estar em cima do sofa, nao pode ir para a cozinha, so come quando ela come, e tá sempre a dizer ao gato para sair de um sitio qualquer porque pode deixar cair algo... E foi nesse sentido que disse isso, e nao me admirava nada que ela quizesse cortar o rabo ao gato, pois afinal "os vasos em miniatura chines tem um valor incalculável"... :roll: santa paciência...
Pois realmente os cães de tamanho grande, e muito mexidos é caso para dizer que vai vaso vai tudo... :lol: :lol: :lol:
Florinda
Membro Veterano

domingo out 27, 2002 9:15 am

Ah, bom! Fui eu que não percebi o tom irónico! :oops: :oops: :lol: :lol:

Fica nem

Florinda
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo out 27, 2002 10:00 am

Dor há sempre nos dois dias após a cirurgia. Se diz que não há nunca observou um corte de orelhas em pós-operatório, desculpe que lhe diga. Basta os animais tocarem com as orelhas em qualquer lado que desatam a ganir. Se um ganir aflitivo não é sinal de dor, não entendo de que seja.

Não entendo porque quem manda cortar orelhas sem ser para trabalho tenta justificar-se dizendo que não dói e que não é ilegal. As pessoas querem cortar as orelhas, devem assumir isso e não procurar desculpas...

Quanto ao Bulkathos, o facto de não concordar com a lei não significa que devemos ignorá-la ou infringi-la. Se começamos a ignorar as leis sempre que nos convier deixa de existir sociedade.

Cumprimentos

Vasco
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

domingo out 27, 2002 12:55 pm

mas então eu cumpro a lei, não corto as orelhas em portugal, pura e simplesmente vou a espanha onde é legal e corto... e até trago um comprovativo da necessidade da amputação... por isso, esta para a SandraM, mande as mensagens que quiser para a protectora...
Ah e já agora eu não tenho filhos mas se tivesse de certeza que não os trataria de igual forma a um animal, afinal de contas meus filhos ou não são humanos e não animais... quem considera animais e humanos em igualdade deve sofrer seriamente da cabeça... isto não segnifica que se trate mal os animais, alias as portas de minha casa estão abertas para virem ver a forma como os maus cães são tratados...
P.S.- se o meu filho quisesse fazer uma cirurgia estética pq não opção dele para ficar mais bonito...
Florinda
Membro Veterano

domingo out 27, 2002 1:25 pm

Bulkathos Escreveu:
Ah e já agora eu não tenho filhos mas se tivesse de certeza que não os trataria de igual forma a um animal, afinal de contas meus filhos ou não são humanos e não animais... quem considera animais e humanos em igualdade deve sofrer seriamente da cabeça...
Não são animais?!! :o :lol: :lol: :lol:
Bem que eu desconfiava que andavam por aqui uns vegetais e umas pedras! Desculpe lá, Bulkathos, mas já há uns séculos que o Homem caiu do pedestal e percebeu que também é um animal. Você tem andado distraído, não?
Bulkathos Escreveu:
P.S.- se o meu filho quisesse fazer uma cirurgia estética pq não opção dele para ficar mais bonito...
Exacto: se o seu filho quisesse. E se não quisesse, você obrigava-o? Ia impor-lhe o seu conceito de "beleza"?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo out 27, 2002 1:59 pm

Olá,
Este assunto é, como já referir, muito delicado e controverso. Eu estou inclinado para o 'não corte', mas ainda não consigo estar plenamente 'convencido'. Se formos a ver, foram as questões estéticas ( e ainda continuam a ser em muitos casos) que levaram à seleccção e à criação de bastantes raças e respectivos padrões. Pergunto-me que, se o animal tivesse hipotese de escolha, um BassetHound gostaria de ter aquelas pernas curtas naquele corpo enorme e as orelhas a arrastar pelo chão! Pergunto-me se um Bulldog gosta de ter aquele focinho de tal maneira achatado que lhe provoca em muitos casos problemas de respiração e problemas cardiacos! Etc...!!!!!
Antes que alguém venha aqui dizer que também é a favor que se acabem com as raças 'deformadas' pelo homem, sei que muitos defensores dos animais têm esta posição e respeito-a ( embora não concorde a 100% também). Mas queria alertar algumas pessoas que são simplesmente contra o Corte de Caudas e de Orelhas, que não é apenas isto que provoca sofrimento nos animais ou que é feito apenas por questões estéticas! Por isso, se pretendem defender essa posição, preparem-se para ser COERENTES e deixem de adquirir ou criar raças que tenham caracteríeticas desenvolvidas por questões meramente estéticas ( sendo que isso lhes cause problemas). Ah......não pensem que isso se resume ao Bulldog e ao Basset Hound! Estas características contestadas envolvem muitos aspectos morfológicos! Outro exemplo? Segundo alguns defensores dos direitos dos animais, até as raças gigantes, pelo simples facto de se saber que têm tendência a sofrer muito de problemas osseos dolorosos ( olhó GD, ò Vasco ;) ), deveriam acabar!
É por estas e por outras que eu tenho dificuldade em assumir uma posição nesta matéria...... tento de ser coerente.

Abraços
Paulo C.
Bulkathos
Membro
Contacto:

domingo out 27, 2002 2:07 pm

Não que eu saiba sou animal racional penso decido consigo imaginar o abstracto, isso e muitas mais coisas me destingue de de animal irracional.
Pois o meu filho pode decidir pq pensa é humano tem poder de decisão os cães não podem ter esse tipo de liberdade pq se não quem mandava eram eles por eles dormiam na minha cama comiam da minha comida e faziam o que lhes desse na real gana... quem manda nos meus cãeso sou eu não são eles que manda em mim...
Parem de elevar os animais ao mesmo nivel de humanos pq eles não o são...
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

domingo out 27, 2002 2:16 pm

Paulo, concordo com vc.
O que foi exposto anteriormente sobre os "benefícios" dos cortes das orelhas foi postado mais como resposta as acusações de que os cortes eram apenas e unicamente estéticos..
Acho que cortes de caudas (nos primeiros 5 dias de vida, com um veterinário, etc..) sem problemas; concordo que os cortes das orelhas provocam transtornos nos animais (mas muito menos que os propagado por certas pessoas)...mas considero que cabe ao dono decidir e não aos vizinhos ou a terceiros (quartos, quintos...) decidirem por ele.
A questõa foge a se pode ou não operar e parece mais "Como ousa não me obedecer, eu decidí NINGUÉM opera e MINHA decisào é superor"
Exitem lei sim, mas é como a do aborto: LEGAMENTE nõa existem operações então em nosso glorioso pais posso dizer que ninguém opera.
Em meus país o aborto é proibido mas é a segunda cusa de mortes nas mulheres.
Tenho uma cadelinha e não cortei o rabo dela (já tinha 60 dias ao adguiri-la) e nem as orelhas (pois considero desnecessário para ela, mas já ví um dobermann com rabo e orelhas caidas... foi de doer (desculpem o trocadilho)) mas não consideraria que tal operação "tiraria a juventude" dela como certa vez ví um moderador de forum proferir.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo out 27, 2002 2:57 pm

Ora viva,

Só queria aqui lançar mais alguma polémica (no bom sentido...) ;) .

O D.L. 13/93 que ratifica a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia, dizia assim em artigo único:
1-É aprovada, para ratificação, a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia, aberta à assinatura dos Estados membros do Conselho da Europa em 13 de Novembro de 1987, cujo texto original em francês e a respectiva tradução para português seguem em anexo ao presente decreto.

2-Nos termos do disposto no n.° 1 do artigo 21.° da Convenção, declara-se a não aceitação da alínea a) do n.° 1 do artigo 10.° da Convenção.
Sabem o que é esta alìnea a) do n.° 1 do artigo 10.° da Convenção ? Pois é..... o corte de cauda!

Artigo 10.°

Intervenções cirúrgicas

1-As intervenções cirúrgicas destinadas a modificar a aparência de um animal de companhia ou para outros fins não curativos devem ser proibidas e, em especial:
a) O corte da cauda;
b) O corte das orelhas;
c) A secção das cordas vocais;
d) A ablação das unhas e dos dentes.

2-Apenas podem ser autorizadas excepções a estas proibições:
a) Se um veterinário considerar necessária uma intervenção não curativa, quer por razões de medicina veterinária, quer no interesse de um dado animal;
b) Para impedir a reprodução.

3-a) As intervenções no decurso das quais o animal sofrerá ou poderá sofrer dores consideráveis nas devem ser efectuadas sob anestesia e por um veterinário ou sob o seu controlo.
b) As intervenções que não necessitem de anestesia podem ser efectuadas por uma pessoa competente nos termos da legislação nacional.
Por aqui parece-me mais uma vez poder constatar-se que PORTUGAL NÃO RATIFICOU A PROIBIÇÃO DO CORTE DE CAUDA! Logo, este é permitido por Lei em Portugal!

Já o corte de orelhas, me parece ser proibido e daí que compreenda porque é que a DGV e a Ordem dos veterinários têm uma posição 'legal' contra o respectivo corte.

Mas gostava que se alguém conhece alguma Lei que sirva de base a uma eventual proibição do corte de cauda em Portugal, me ajude dizendo-me qual é.

Obrigado
Paulo C.
Florinda
Membro Veterano

domingo out 27, 2002 7:27 pm

Bulkathos Escreveu:
Parem de elevar os animais ao mesmo nivel de humanos pq eles não o são...
Que atitude tão chauvinista!
Não, os animais não estão ao nosso nível, estão num nível superior de evolução. Sabe porquê? Porque aprenderam a viver em equilíbrio uns com os outros, ao contrário dos humanos, que têm uma atitude de "quero, posso e mando", e destroem tudo à sua volta. Abra os olhos. Talvez tenha muita coisa a aprender com os animais.

Fique bem

Florinda
Bulkathos
Membro
Contacto:

domingo out 27, 2002 9:07 pm

boa já que pensa assim mude-se para a selva nua em pelota claro pq roupa é para humanos, largue todas os privilégios e vantagens de ser humana e fazer parte de uma sociedade tecnologicamente avançada, gostaria de ver como se daria sem essas comodidades todas...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda out 28, 2002 7:38 pm

sandra m escreveu
Caudas de gatos cortadas por questões estéticas??! Essa é nova! Há casos em que é necessário cortar a cauda (casos de acidentes), há outros casos em que os gatos nascem com a cauda mais curta (caso de alguns "siameses") e há raças de gatos sem cauda, como o Bobtail japonês (a cauda não passa de um pompom) e o gato Manx.
já agora queria acrescentar que há gatos siameses sem cauda. o joão tinha apenas um tufozinho de pelos no lugar da dita. toda a gente me perguntava se lhe tinha cortado a cauda.

mas porque será que há gente que tem de fazer comparações com tudo? agora comparam a esterelização/castração com um corte de orelhas ou cauda? será que os objectivos são os mesmos?
eu embora tenha operado todos os meus animais para não se reproduzirem, bem sei o que me custou vê-los recuperar. mas entre isso e a sorte negra de muitas ninhadas, acho que valeu a pena "torturar" as gatas. agora, lá por causa disso, também lhes vou cortar as orelhas e as caudas?
talvez eu fique melhor sem cabelo... quem sabe!
anjaazul
Responder

Voltar para “Cães”