Isso é muito bonito, mas não consta que algum animal se tenha voluntariado...
Alguém já falou aqui em Filosofia de Sofá e eu, sem ofensa, acho que se pode aplicar muito bem aqui. Estamos a falar do mundo real, certo?
Que eu saiba, nenhuma vaca nem nenhum frango se voluntariaram para vir parar ao meu prato ( não sei se ao seu, porque desconheço se é vegetariano!), mas eu continuo a comer carne.
A comparação que eu usei de me voluntariar pretendia mostrar que há algumas coisas de tal maneira importantes que justificariam o sacrificio da minha própria vida ( que eu considero mais importante que a de um animal... desculpem lá se acham que não!).
Acho que todos temos esse instinto de sobrevivência. Mas no caso da experimentação animal ninguém está, pelo menos directamente, ameaçado de morte. Portanto começar a matar animais porque TALVEZ dê resultado é um bocadinho rebuscado. Muitas vezes já deu o resultado de morreram milhares de pessoas devido à extrapolação dos testes em animais para humanos, mas isso é algo que a maioria das pessoas desconhece...
Caro SaturnBoy, como é que você pode dizer que ninguém está directamente ameaçado de morte? Vá lá falar com uma pessoa que tenha cancro ou uma outra qualquer doença sem cura e exponha-lhes este seu ponto de vista! Para estas pessoas, "TALVEZ dê resultado" já é muito!! É uma esperança de vida e de sobrevivência! Desconheço a sua idade e não sei se é pai, mas se um dia tiver filhos com alguma doença (Deus queira que não!) daquelas em que se andam a investigar soluções por experimentação animal, você vai concerteza moderar o seu pensamento! Seja porque é mais rápido ou seja por $$$$, o importante para si, vai ser que os laboratórios avancem rapidamente e que a cura seja descoberta para salvar o seu filho!
Disseste bem – eles têm a preocupação de passar essa imagem – mas ninguém esperava outra coisa, o papel deles é fazerem-se de bonzinhos, não sei é como as pessoas ainda acreditam nisso. Quase todas as empresas querem transmitir essa imagem de amigas do ambiente e tudo mais, mas muito poucas o são realmente! Ainda há poucos anos os tipos afundaram uma plataforma petrolífera porque era a solução mais barata. Com os testes animais passa-se a mesma coisa – é a solução mais barata. Eles são amigos é do $$$$
Então concordas! A Shell tem a preocupação de passar essa imagem ( também não digo que seja).
Ora, se ela tem essa preocupação, achas que será do interesse da Shell continuar como Cliente de uma empresa que tem fama (seja ou não verdade) de maltratar animais? Das duas uma:
- A própria Shell, sabendo que isso é verdade, se desliga dessa empresa e busca outra alternativa;
- A Shell não se desliga dessa empresa porque necessita MESMO de fazer esses testes e não tem alternativas.
Eles podem ser ganaciosos, mas não são estúpidos ao ponto de se prejudicarem concientemente!
Quanto aos animais serem a solução mais barata ( não sei se são ou não, mas vamos assumir que sim), eu volto a usar o exemplo que usei acima: Se você tivesse um filho com a "tal doença", o importante para si ia ser que os laboratórios avançassem rapidamente e que a cura fosse descoberta!
Gastam-se milhões em investigação, é natural que se procure tudo o que seja para poupar e permita fazer mais investigação! Poupar à custa de vidas animais está errado? Claro que sim! Mas neste mundo real em que vivemos os recursos são escassos e parar ou desacelarar a investigação custa vidas humanas. Lamento desiludir algumas pessoas aqui do forum se disser que, para mim, as vidas humanas são mais importantes que as dos animais.
Num mundo IDEAL, não há ricos nem pobres, não há fome nem doenças, todos vivem em harmonia e sem guerras...... até acho bem que se lute por isso, e louvo quem o faz, mas entretanto temos de SOBREVIVER no mundo REAL!
A conclusão é que essas experiências foram erradas e seria preferível que nunca tivessem acontecido. E isso é completamente independente dos milhares de pessoas que possam ter sido salvas em consequência das descobertas aí efectuadas. As pessoas que sofreram os horrores das experiências tinham o direito a verem a sua dignidade respeitada e ponto final. Uma pessoa não vale menos do que um milhão, cada pessoa tem um valor absoluto e não relativo.
Isto eu não comento, porque não conheço o assunto suficientemente para saber se o que foi feito serviu para alguma coisa! Sei apenas que foi horrível.
Mas não posso deixar de comentar a última frase, porque mais uma vez me parece Filosofia de Sofá ( aquela que se faz à distância da realidade, sentadinhos confortavelmente no nosso sofázinho). Uma pessoa vale menos que um milhão sim senhor! Uma pessoa tem um valor absoluto, isso é verdade! Mas um Millhão de pessoas têm um milhão de valores absolutos!
Abraços
Paulo C.
P.S. - Madonna, é sempre um prazer discutir contigo

. Não há dúvida que quando uma discussão se mantém dentro de parâmetros de cordialidade e boa educação, vale bem a pena!