BOICOTE À SHELL

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

terça out 29, 2002 11:28 pm

[quote=VascoV]
Estou a ficar velho

D
[/quote]

Ó malta, temos um "vovô" entre nós... lol
Avó VasvoV. tambem nos vai cantar uma cançõeszinhas, como o AvóCantigas? lol lol
Um dia deste reunimo-nos todos num local para ouvir o nosso avosinho a contar umas histórias de "antes no meu tempo"... será? Espera-se a confirmação do nosso anfitrião mais velhote!

estou a brincar consigo. ;)
SaturnBoy
Membro Júnior
Registado: segunda set 02, 2002 7:04 am

quarta out 30, 2002 12:34 am

PauloC Escreveu: EU não gostaria de servir de cobaia para um teste médico qualquer, mas se eu soubesse que isso iria salvar a vida a uma pessoa de quem eu gostasse muito, por certo que me voluntariava!
Isso é muito bonito, mas não consta que algum animal se tenha voluntariado...
PauloC Escreveu: Não é uma questão do meu cão ter mais "valor intrisnseco", é uma questão de lógica e de sobrevivência! Acredite que se um Leão viesse atrás de mim e atrás de si, eu não me ia deixar ficar para trás para ser comido enquanto você fugia! E isso não seria porque eu tenha mais valor ou menos que você! Simplesmente prezo mais a MINHA vida!
Acho que todos temos esse instinto de sobrevivência. Mas no caso da experimentação animal ninguém está, pelo menos directamente, ameaçado de morte. Portanto começar a matar animais porque TALVEZ dê resultado é um bocadinho rebuscado. Muitas vezes já deu o resultado de morreram milhares de pessoas devido à extrapolação dos testes em animais para humanos, mas isso é algo que a maioria das pessoas desconhece...
PauloC Escreveu: O que acredito é que a Shell não o faria se não fosse necessário, porque os riscos em termos de Marketing de uma acção como esta é muito, e só mesmo a necessidade pode justificar que o façam. Ainda para mais que a Shell é uma empresa que tem preocupação em passar para o mercado uma imagem de empresa com preocupações ecológicas.
Disseste bem – eles têm a preocupação de passar essa imagem – mas ninguém esperava outra coisa, o papel deles é fazerem-se de bonzinhos, não sei é como as pessoas ainda acreditam nisso. Quase todas as empresas querem transmitir essa imagem de amigas do ambiente e tudo mais, mas muito poucas o são realmente! Ainda há poucos anos os tipos afundaram uma plataforma petrolífera porque era a solução mais barata. Com os testes animais passa-se a mesma coisa – é a solução mais barata. Eles são amigos é do $$$$
dicas Escreveu: Foram aí feitas experiências médicas horrorosas em seres humanos, coisas indizíveis, impossíveis de defender mesmo para o mais empedernido dos humanos. Algumas dessas experiências, nomeadamente sobre a hipotermia, ajudaram a salvar posteriormente milhares de vidas em todo o mundo por exemplo em naufrágios. Não era possível salvar essas vidas por simulação em computador, nem por qualquer outro processo. Conclusões?
A conclusão é que essas experiências foram erradas e seria preferível que nunca tivessem acontecido. E isso é completamente independente dos milhares de pessoas que possam ter sido salvas em consequência das descobertas aí efectuadas. As pessoas que sofreram os horrores das experiências tinham o direito a verem a sua dignidade respeitada e ponto final. Uma pessoa não vale menos do que um milhão, cada pessoa tem um valor absoluto e não relativo.

Miguel
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 30, 2002 9:46 am

Olá

Pois é. E agora? Esta última intervenção do Saturnboy deixou-me a meditar.
Isto faz-me lembrar quando estamos a assistir aos discursos das campanhas eleitorais. Todos têm razão. Perdoem-me a comparação que não deixa de ser grosseira.
Sabe, Vasco? Quem está a ficar velho sou eu. (Mas não me venham com o avô cantigas. Ai por favor! É cada ideia mais peregrina. Que horror!!!).

Eu nestas matérias considero-me moderado e bastante longe do radicalismo da Madona. Vou dar um exemplo. Faço uma alimentação à base de vegetais, mas não é por uma questão ideológica, mas sim por motivos de saúde, porque de facto a alimentação vegetariana é muitíssimo mais saudável.
Numa postura radical, quando muito poderá juntar-se o útil ao agradável, isto é, a pessoa cumpre um preceito ideológico segundo as suas convicções e faz, por arrasto, uma alimentação mais equilibrada.
Postas assim as coisas, provavelmente (eu disse provavelmente) estarei mais perto do Vasco do que da Madona. É difícil estabelecer valores absolutos nestas matérias. É que sem querermos estamos a pôr rótulos, que é sempre redutor e arriscado. Pelo que eu tenho "ouvido" de si, então também sou radical, porque me identifico muito com as suas posições.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta out 30, 2002 11:16 am

Há já algum tempo, que não entrava neste fórum e me deparava com um tipo de comunicação saudável e equilibrada.
O tipo de introdução, que me leva a recostar-me na minha cadeira e a saborear a leitura.

É muito bom poder contar com este tipo de opiniões, que só enriquecem o nosso conhecimento.
Apesar das divergências, as opiniões são passadas com respeito e cordialidade.

Escusado será dizer, que partilho na íntegra da posição do Miguel (Saturnboy), mas não deixo de compreender a posição do Paulo C., do Nel, do dicas, ou do Vasco V. (apesar do pouco manifesto neste tópico, conheço a sua posição, noutras abordagens).

Mas acho que é a compreendermos o outro lado, que encontramos mais facilmente um argumento claro, objectivo e consciente, para tentarmos defender o nosso ponto de vista.
Isto é: compreendermos, para nos fazermos compreender.

Também devo confessar, que não encontro um meio termo, para aplicar na minha postura, por isso aceito que me chamem de radicalista; se bem que prefiro o termo radical.

Eu já dei por mim, parada no tempo, a reflectir positivamente, sobre intervenções vossas.
Acredito, que já vos tenha acontecido o mesmo.

Acho que basta um toque no nosso ombro; não precisamos levar com um pau na cabeça!

Um abraço a todos,
Paula
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta out 30, 2002 11:30 am

Isso é muito bonito, mas não consta que algum animal se tenha voluntariado...
Alguém já falou aqui em Filosofia de Sofá e eu, sem ofensa, acho que se pode aplicar muito bem aqui. Estamos a falar do mundo real, certo?
Que eu saiba, nenhuma vaca nem nenhum frango se voluntariaram para vir parar ao meu prato ( não sei se ao seu, porque desconheço se é vegetariano!), mas eu continuo a comer carne.
A comparação que eu usei de me voluntariar pretendia mostrar que há algumas coisas de tal maneira importantes que justificariam o sacrificio da minha própria vida ( que eu considero mais importante que a de um animal... desculpem lá se acham que não!).
Acho que todos temos esse instinto de sobrevivência. Mas no caso da experimentação animal ninguém está, pelo menos directamente, ameaçado de morte. Portanto começar a matar animais porque TALVEZ dê resultado é um bocadinho rebuscado. Muitas vezes já deu o resultado de morreram milhares de pessoas devido à extrapolação dos testes em animais para humanos, mas isso é algo que a maioria das pessoas desconhece...
Caro SaturnBoy, como é que você pode dizer que ninguém está directamente ameaçado de morte? Vá lá falar com uma pessoa que tenha cancro ou uma outra qualquer doença sem cura e exponha-lhes este seu ponto de vista! Para estas pessoas, "TALVEZ dê resultado" já é muito!! É uma esperança de vida e de sobrevivência! Desconheço a sua idade e não sei se é pai, mas se um dia tiver filhos com alguma doença (Deus queira que não!) daquelas em que se andam a investigar soluções por experimentação animal, você vai concerteza moderar o seu pensamento! Seja porque é mais rápido ou seja por $$$$, o importante para si, vai ser que os laboratórios avancem rapidamente e que a cura seja descoberta para salvar o seu filho!
Disseste bem – eles têm a preocupação de passar essa imagem – mas ninguém esperava outra coisa, o papel deles é fazerem-se de bonzinhos, não sei é como as pessoas ainda acreditam nisso. Quase todas as empresas querem transmitir essa imagem de amigas do ambiente e tudo mais, mas muito poucas o são realmente! Ainda há poucos anos os tipos afundaram uma plataforma petrolífera porque era a solução mais barata. Com os testes animais passa-se a mesma coisa – é a solução mais barata. Eles são amigos é do $$$$
Então concordas! A Shell tem a preocupação de passar essa imagem ( também não digo que seja).
Ora, se ela tem essa preocupação, achas que será do interesse da Shell continuar como Cliente de uma empresa que tem fama (seja ou não verdade) de maltratar animais? Das duas uma:
- A própria Shell, sabendo que isso é verdade, se desliga dessa empresa e busca outra alternativa;
- A Shell não se desliga dessa empresa porque necessita MESMO de fazer esses testes e não tem alternativas.
Eles podem ser ganaciosos, mas não são estúpidos ao ponto de se prejudicarem concientemente!
Quanto aos animais serem a solução mais barata ( não sei se são ou não, mas vamos assumir que sim), eu volto a usar o exemplo que usei acima: Se você tivesse um filho com a "tal doença", o importante para si ia ser que os laboratórios avançassem rapidamente e que a cura fosse descoberta!
Gastam-se milhões em investigação, é natural que se procure tudo o que seja para poupar e permita fazer mais investigação! Poupar à custa de vidas animais está errado? Claro que sim! Mas neste mundo real em que vivemos os recursos são escassos e parar ou desacelarar a investigação custa vidas humanas. Lamento desiludir algumas pessoas aqui do forum se disser que, para mim, as vidas humanas são mais importantes que as dos animais.
Num mundo IDEAL, não há ricos nem pobres, não há fome nem doenças, todos vivem em harmonia e sem guerras...... até acho bem que se lute por isso, e louvo quem o faz, mas entretanto temos de SOBREVIVER no mundo REAL!
A conclusão é que essas experiências foram erradas e seria preferível que nunca tivessem acontecido. E isso é completamente independente dos milhares de pessoas que possam ter sido salvas em consequência das descobertas aí efectuadas. As pessoas que sofreram os horrores das experiências tinham o direito a verem a sua dignidade respeitada e ponto final. Uma pessoa não vale menos do que um milhão, cada pessoa tem um valor absoluto e não relativo.
Isto eu não comento, porque não conheço o assunto suficientemente para saber se o que foi feito serviu para alguma coisa! Sei apenas que foi horrível.
Mas não posso deixar de comentar a última frase, porque mais uma vez me parece Filosofia de Sofá ( aquela que se faz à distância da realidade, sentadinhos confortavelmente no nosso sofázinho). Uma pessoa vale menos que um milhão sim senhor! Uma pessoa tem um valor absoluto, isso é verdade! Mas um Millhão de pessoas têm um milhão de valores absolutos!

Abraços
Paulo C.

P.S. - Madonna, é sempre um prazer discutir contigo ;). Não há dúvida que quando uma discussão se mantém dentro de parâmetros de cordialidade e boa educação, vale bem a pena!
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

quarta out 30, 2002 12:42 pm

MENOS OUTRA CLIENTE!!!!!!!!!!! :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
SaturnBoy
Membro Júnior

quarta out 30, 2002 1:34 pm

Olá,

PauloC,
Eu sou vegetariano à bem pouco tempo, desde que me apercebi que nós não temos o direito de usar os animais, porque os animais têm direito a uma VIDA que é a SUA, e esse direito não desaparece simplesmente porque algum humano pense que pode usar os animais como lhe apetecer.
A todos aqueles que pensam que ser vegetariano é complicado – tentem e vão ver que não custa nada! Ao mesmo tempo que salvamos muitos animais podemos melhorar a nossa própria saúde.

Eu não tenho filhos, mas se algum dia tiver, acredito que seria capaz de fazer coisas profundamente erradas apenas para os salvar. Considera esta situação hipotética: a tua única hipótese de salvares a tua família é matares um vagabundo que está a morrer com uma doença muito grave e que dorme num sítio isolado, ele não têm família e ninguém chorará a sua morte. Além disso podes faze-lo sem nunca ser apanhado. Caso não o faças toda a tua família será morta. A maior parte das pessoas matariam o vagabundo, que morreria em breve de qualquer modo... Eu também o mato. Mas o que eu fiz está certo? Vou dizer que está certo apenas para justificar o que fiz? Não, eu continuo a dizer que está errado, mas admitindo que nós muitas vezes escolhemos conscientemente fazer aquilo que está errado. Isso não o torna certo, nem nós somos hipócritas se continuarmos a dizer que isso está errado. Hipocrisia seria não acreditar que isso está errado e ainda assim condená-lo ou acreditar que está errado e ainda assim defende-lo apenas porque nos é conveniente.

Deixa-me recolocar a questão do valor absoluto de cada pessoa. Para mim uma pessoa tem um valor infinito. 1 milhão x infinito = infinto não é mais nem menos.

Um abraço,

Miguel
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quarta out 30, 2002 3:00 pm

Boa Paulo, cem por cento de acordo
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta out 30, 2002 10:56 pm

SaturnBoy Escreveu:
Florinda Escreveu: Aí é que está!

Não sou, obviamente, a favor das experiências em animais. Mas, infelizmente, esse é ainda um mal necessário. Era bom era que se restringissem apenas ao estritamente necessário.
É necessário desenvolver novas embalagens para colocar gasolina????!!!!
Bem, quem consegue justificar isto consegue justificar quase tudo...
Eu até compreendo as pessoas que tentam justificar os testes em animais para salvar vidas humanas, não concordo, mas compreendo... Agora isto, por favor!
Desculpe lá, SaturnBoy, mas qual é a ligação entre o que eu disse e o seu comentário? :o :o Buááááá! E estava eu convencida de que me exprimia bem em português...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta out 31, 2002 12:01 am

SaturnBoy, essa é uma perspectiva demasiado simplista.
Você é vegetariano porque tem essa opção.
As pesquisas médicas com vista a solucionar problemas como o cancro têm de ser feitas ou não existirá opção que não a morte.

Cabe-nos unicamente zelar para que os animais sofram o menos possivel e que as unicas pesquisas sejam efectuadas para salvar vidas e quando não haja alternativa. Continuo a dizer que a vida de uma animal vale menos que a de uma criança.

Você tem o direito de opção porque é um previlegiado. Milhares estão a morrer de fome esta noite. Existem milhões de escravos neste sec XXI. Os piratas no Indico podem estar a matar pessoas num barco neste momento. Desengane-se, a humanidade não está tão avançada como pensa.Você vive num oásis de esclarecimento num mundo pouco diferente do de Victor Hugo e Eça.

Antes de existir essa igualdade que defende ( caso a venha a ver, esperemos que sim) passarão milénios.

Um passo de cada vez, de forma consistente. Não se constroi uma casa a começar pelo telhado.
SaturnBoy
Membro Júnior

quinta out 31, 2002 12:37 am

Florinda Escreveu:
SaturnBoy Escreveu:

Não sou, obviamente, a favor das experiências em animais. Mas, infelizmente, esse é ainda um mal necessário. Era bom era que se restringissem apenas ao estritamente necessário.
Eu até compreendo as pessoas que tentam justificar os testes em animais para salvar vidas humanas, não concordo, mas compreendo... Agora isto, por favor!
Desculpe lá, SaturnBoy, mas qual é a ligação entre o que eu disse e o seu comentário? :o :o Buááááá! E estava eu convencida de que me exprimia bem em português...
A ligação está aqui:
Florinda Escreveu:
PauloC Escreveu: É certo que há aqui uma diferença grande, porque eu posso de facto não usar a SHELL e usar outro combustível.... mas será que os outros fornecedores de combustível são alternativa? Alguém acredita que eles não testem também os respectivos produtos?
Aí é que está!

Fiquem bem

Florinda
Ninguém fala aqui em testes para salvar vidas, fala-se em testes relacionados com empresas de combustíveis. Acho que a minha interpretação foi bastante razoável. Se te referias a outra coisa qualquer, não podia adivinhar.

um abraço,

Miguel
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

quinta out 31, 2002 6:32 pm

Bem.. na minha opinião,este assunto é muito complicado, e quer queiramos quer não, quase tudo o que utilizamos, é testado em animais. Os champôs são testados (os que não ardem nos olhos são testados nos olhos dos coelhos, gota a gota, até cegarem) lacas, cremes, produtos quimicos, detergentes, pastas de dentes... bem, muitas coisas. Só que o problema é que parece que a Ciência evolui muito para umas partes, e parece que não evolui tanto para outras. Acho que já era tempo de arranjarem outros métodos de teste. Um dia, eu decidi que não utilizaria nada que fosse testado em animais. Apenas arranjei um champô... mas ás vezes começamos a ver que somos um grãozinho de areia num deserto... acho que "os grandes" é que deviam mudar o rumo disto.. de resto, os animais, infelizmente continuam a ser torturados, e desrespeitados, e as pessoas que gostam deles, vão continuar a sentir-se inúteis..
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta out 31, 2002 10:39 pm

Olá

Mais um moiho de vento da Madonna.

Olhem´em redor e vejam se consegue imaginar a vida sem os produtos derivados do petróleo e não estou a falar dos combustíveis . Porquê a SHELL (?)e porque não todas as outras companhias, sabemos que o desenvolvimento passa pelos testes e todas as companhias os fazem . Esta demanda , mais uma, faz-me lembrar as organizações ecológicas há sempre uma por detrás de um projecto ou de um concorrente a esse projecto.

Repito pela , já nem dá para contar,que temos o dever, a obrigação de exigir dos governos que promovam programas que levem a sociedade a assimilar o conceito do " bem estar animal" e a zelar por ele, é apenas uma questão de educação e formação , mas convenhamos que é dificil quando grande parte dessa sociedade tem a barriga a dar horas e não são só as cigarras grande parte das formigas passam mal o inverno algumas ficam pelo caminho.
Um abra&ccedil;o
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sexta nov 01, 2002 11:20 pm

SaturnBoy Escreveu:
Florinda Escreveu:
SaturnBoy Escreveu:

A ligação está aqui:
Florinda Escreveu:
PauloC Escreveu: É certo que há aqui uma diferença grande, porque eu posso de facto não usar a SHELL e usar outro combustível.... mas será que os outros fornecedores de combustível são alternativa? Alguém acredita que eles não testem também os respectivos produtos?
Aí é que está!

Fiquem bem

Florinda
Ninguém fala aqui em testes para salvar vidas, fala-se em testes relacionados com empresas de combustíveis. Acho que a minha interpretação foi bastante razoável. Se te referias a outra coisa qualquer, não podia adivinhar.

um abraço,

Miguel
Não era preciso adivinhares nada! Eu fui bem clara, acho eu... Estava obviamente a referir-me à experimentação animal em geral, e não ao caso específico dos combustíveis. Da maneira como usaste a minha citação até parecia que eu estava a justificar a experimentação animal para desenvolver embalagens para combustíveis.
Sem ressentimentos. ;)

Fica bem

Florinda
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

segunda nov 04, 2002 10:14 am

Para encerrar a minha participação neste tópico, queria apenas relembrar que existem alternativas para os testes em animais e eu já expliquei isso, neste mesmo tópico.
O mesmo com os produtos que utilizamos.
Aquilo que podemos fazer, é aquilo que devemos; aquilo não podemos, simplesmente não devemos.

Que seja eu uma gota d’água no oceano, a juntar a muitas outras gotinhas d’água, que ainda acreditam, que vale a pena fazer alguma coisa.

Eu e mais algumas “gotinhas”, vamos estar amanhã em frente à MARSH a demonstrar a nossa desaprovação, pelo contributo que esta seguradora dá à HLS.

Amanhã, dia 5 de Novembro, Dia internacional de memória a Barry Horne, activista inglês, que morreu após várias greves de fome, pelo fim da experimentação animal.

As greves de fome, relatadas pelos media de todo o mundo, sensibilizaram milhares de pessoas, para os horrores da experimentação animal e encorajaram muitas mais, a participarem activamente nesta luta.

Estarei muito longe de ver os animais respeitados, mas darei o meu contributo enquanto me for permitido viver.

5 NOVEMBRO – Manifestação Marsh (Saldanha, Lisboa) 12h – 14h
[email protected]
www.shacpt.net

Sudações,
Paula
Responder

Voltar para “Cães”