O Futuro do Pit Bull!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça abr 04, 2006 11:12 pm

FallenAngel Escreveu: Nebulosa tocou numa verdade que parece que todos querem esquecer, quem criou os mitos sobre os poderes do pit bull foram criadores da raça, inicialmente nos EUA e Europa, que começaram a aparecer fora do meio das rinhas, como forma de publicitarem o cão para atrair possíveis compradores. Foi a mordida de 1,5 toneladas de pressão, foi o mito de o pit bull ser insensível à dor, de ser uma máquina indestrutível capaz de matar para proteger seu dono, de ser um verdadeiro demónio enquanto guarda de uma propriedade, e a juntar a isto vem logo a seguir a comunicação social que quando vê potencial num assunto ainda o ajuda a adoçar.
Agora anda aí uma raça que está a começar a ser divulgada, o “bully kuta”, e há um senhor em Inglaterra que parece muito interessado em divulgá-la(vendê-la) , tem uma página na net que com uma pequena pesquisa se encontra, se poderem vejam o discurso deste criador, e percebem como a fama do pit começou, é que esta estratégia de marketing já deu provas com outras raças, quem não se lembra do doberman, o melhor e mais feroz guarda do mundo nos anos 80, valeu-lhe a alcunha de cão do demónio entre outros mitos, entretanto surgiu o rott na moda, e ouvia-se da boca de idiotas que aquilo é que era um cão, dava cabo de um doberman em segundos, tudo isto ajudava a vender a raça, e para muitos criadores era ouro sobre azul. A coisa só começou a ficar feia e a preocupar esses ditos criadores quando começaram a ver leis específicas para as suas raças, e aí a estratégia de publicidade deixou de ser boa.

Agora vamos falar daqueles criadores à antiga, os dogman, rinheiros, mas não os gangster que se vê pela rua com os seus cãezitos, e que os deixa pegarem-se apenas para se afirmarem, vamos falar de rinheiros que criaram linhas de sangue que se tornaram lendárias, e vou falar neles mas antes quero dizer que sou contra lutas de cães, apenas não quero negar o passado da raça, nem esquecer o que se pode aprender com estes senhores. Os dogmam sempre, e ainda hoje tal acontece, criaram seus cães tendo por base o gameness, e as lutas de cães eram a forma de testarem e escolher reprodutores, estes indivíduos sempre defenderam que um bom pit bull é dócil, que é seguro de si, que não serve para guarda, aliás que com pessoas até é um grande bananão, sempre tentaram chamar a atenção das pessoas que treinos para puxar agressividade, e pior que envolvam mal tratar o pit bull, são contraproducentes para um cão de lutas, como é lógico o cão deverá apresentar-se na melhor forma física e psicológica possível e não magoado ou estoirado, aliás até costumam dizer que um cão destes nasce não se faz. E é completamente errado atribuir a estes indivíduos a culpa da notoriedade do pit bull, porque para eles o pit bull deveria continuar no meio fechado dos dogman e a criação feita por eles era para si próprios e para as pessoas do meio em que se movimentavam, não havendo necessidade de criar mitos para vender o pit bull.
Para quem quiser conhecer um pouco do mundo dos dogman, uma pessoa que tem publicações sobre o assunto é Richard F. Stratton.

Felizmente hoje em dia inventaram-se uma série de desportos para o pit bull, que permitem continuar a criar pit bulls atletas, ágeis, fortes e com uma determinação fora do normal, sem ter que recorrer às lutas, ou seja tenta-se recuperar a raça de um ponto de vista morfológico, e de imagem social, em suma tenta-se reparar os estragos feitos pelos criadores de vão de escada, e evoluir das condenáveis rinhas para os aceitáveis desportos radicais…
Estou totalmente de acordo!
Estou totalmente de acordo que se tente limpar a imagem dos Pitts, mas estou totalmente contra que se queira acabar com a raça, transformando os Pitts em algo totalmente diferente, como se fêz com os antigos Buldogs
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta abr 05, 2006 1:47 am

mena, compreendo perfeitamente o que sente. no entanto tenho de concordar o book. na expo da moita fui ver a monografica dos a.s.p.b.t.
e passou uma cadela que encheu o meu cão de beijos! tudo depende de quem é o dono ;)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 05, 2006 2:47 am

YolaeFifi Escreveu: mena, compreendo perfeitamente o que sente. no entanto tenho de concordar o book. na expo da moita fui ver a monografica dos a.s.p.b.t.
e passou uma cadela que encheu o meu cão de beijos! tudo depende de quem é o dono ;)
Monografica do American Staffordshire Terrier (AST)

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
MarcelloViktor
Membro Júnior
Registado: quinta mar 30, 2006 5:46 am
Contacto:

quarta abr 05, 2006 3:46 am

FallenAngel,

Nosso canil fica a beira mar em nossa cidade, uma área turística, com muita movimentação de pessoas e animais de estimação. Com muita responsabilidade criamos nossos cães, a 10 anos na criação dessa raça, eu tive alguns problemas com o citado por você.

Temos que ser coerentes, sabemos que nossa raça tem uma pré-disposição para atacar outro cão, isso está no sangue, mas como falei anteriormente, nossos cães são bastante inteligentes. Adaptam-se facilmente a qualquer situação, seja ela desumana ou de carinho e afeto.

Em nosso canil temos 14 cães no momento, de todos esses, apenas 2 animais não se dão com os outros, precisam viver sozinhos em suas baias. Os demais estão todos juntos, passam o dia brincando, pois nossa seleção a 10 anos tem sido por cães companheiros e de exposição.

Ao passear com meus cães, não passo vergonha na rua, pelo contrário, é um encontro facilitador para apresentar a maravilhosa raça que o Pit Bull é, e precisa ser conhecida, como um animal como outro qualquer, irracional!

Abração!

Marcello Viktor
www.canilcgd.com.br
Canil Glória Deus
book
Membro
Registado: sexta dez 30, 2005 5:58 pm

quarta abr 05, 2006 7:58 am

O q eu sei é q é pena toda esta ideia do pit bull eu tenho 2 e cada ves mais fico algo aborrecido com toda esta "PROPAPAGANDA" q tem neste tempo pra ca a vir a denegrir toda a imagem do pit bull ( como ja aconteceu em tempos com o rottweiler e o dobermen ) é uma das causas da dita moda.O problema é q imfelismente a quem se esconda por detras de um cao corajoso , amigo , efectuoso .......A agresividade de um pit bull pode apenas deverse a uma má educação do dono por querer afirmar-se utilisa o pit bull como arma.
O q posso dizer é q um pit bull bem condicionado q esteja abituado a viver num ambiente familiar ensinado a obedecer sera um cao para toda a vida e para se levar para todo o lado.......
:lol: :lol:
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

quarta abr 05, 2006 5:10 pm

MarcelloViktor escreveu:

Temos que ser coerentes, sabemos que nossa raça tem uma pré-disposição para atacar outro cão, isso está no sangue
Esta parte da sua resposta é algo que qualquer dono de pit deve ter em mente, a razão porque fiz a pergunta deve-se ao facto que agora começa a haver em relação ao pit bull um discurso parecido ao que havia em relação ao labrador, o pit Bull é super manso, não morde, é super inteligente, e eu como proprietário de pits quando os vou passear estou sempre hiper atento ao que rodeia os meus cães, em relação a pessoas eu não me preocupo muito, mas em relação a outros animais a minha atenção é de ave de rapina, é que os meus cães estão bem sociabilizados e respeitam-me como seu lider,mas os cães não são racionais e guiam-se por instintos e eu sei, que se vier algum cão sollto para cima dos meus pits eles podem não começar mas também não vão querer parar, e é engraçado que além dos pits tenho dois vira-lata e todos brincam juntos sem nunca ter problemas.
O que quero dizer é que eu também não passo vergonhas na rua com meus cães, no entanto por vezes ao passear com algum deles, quando vejo na rua um dono com seu cão solto lá dou meia volta e procuro outro caminho, ou seja tento evitar ao máximo situações em que azares possam ocorrer, e apenas quem está disposto a preocupar-se e a antever situações chatas deve ser dono dum pit bull, e acho que o discurso:o pit Bull é super manso, não morde, é super inteligente, eu crio apenas a selecionar cães não agressivos com outros cães, apenas vai levar a situações que se passam hoje em dia com os donos dos labradores, que acham que têm o cão mais inteligente do mundo, mais meigo e manso do mundo, e andam com o animal completamente à solta e no fundo depois acidentes acontecem, porque por mais que se queira são apenas cães e os instintos por vezes vêm ao de cima....

Outro assunto:
Não sei se exposições de beleza e docibilidade para com outros cães, sejam os melhores critérios para a seleção do pit bull...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 05, 2006 6:17 pm

Admiro verdadeiramente os donos de pits que tem os seus cuidados.

Penso eu que "só a verdade liberta" e que o lugar dos pits na nossa sociedade depende das pessoas conhecerem esta raça com o que tem de bom e de menos bom.

Toda a vida houve cães agressivos - cães que guardavam quintas e gado - e toda a vida houve incidentes.
Mas não há qualquer problema com esses cães porque as pessoas SABEM com o que podem contar e, naturalmente, descontam as acções desses cães em função das expectativas.

Os mitos à volta do pit são os grandes responsáveis pela luz negra a que estes animais estão sujeitos e pelos abusos que deles fazem os marginais.

A propósito o AST e o pit tem a mesma origem.
Justamente o AST foi uma derivação, se bem me lembro, com a intenção de criar um animal não agressivo, não utilizado nas lutas.

Penso que nesta derivação se terá perdido algumas das características do pit que são, em resumo, conhecidas por "gameness" e que dizem respeito à determinação deste animal em vencer - outros cães, mas, também, desafios e obstáculos de diversa ordem.

Só queria acentuar que é importante que os donos de pits não criem mitos "inversos", que serão muito prejudiciais em casos de incidentes, mas que digam, com frontalidade, toda a verdade.

Tenho a certeza que esta será muito bem aceite.
Afinal não atacam pessoas...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta abr 06, 2006 11:16 am

convém ser correto e não andar com factos alterados para soar melhor. O que se passou há uns anos atrás foi o senhor Sérgio Sá, que apareceu num programa de telivisão como a pessoa que introduziu o Pit Bull em Portugal, que tinha deixado de fazer os seus cães lutar a partir do momento em que a lei tinha proíbido essa actividade, e apenas afirmou que a lei pode proíbir tudo, mas não pode alterar a sua forma de pensar
Na verdade recorda-se do nome e eu não me recordo desse nome. Aquilo que eu sei é que além de argumentar as razões das lutas disse tudo o que está referido no meu post.
Eu precisava de rever para acreditar que estou enganada.

E não é a esconder que se defende seja o que for.
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano

quinta abr 06, 2006 11:45 am

Eu tenho um rottweiler, nas minhas caminhadas são inúmeras as vezes que não sou a única que leva o cão.
Os animais que mais fixos nestas caminhadas é um pit bull e outras raças que não estão enquadradas no potencialmente perigosas. E na verdade, nunca vi o pit bull a ter uma atitude agressiva ao ponto de ser assinalado. Nem os outros.

É de notar que se conheceram já adultos e as caminhadas são dias inteiros. Um comportamento menos excelente de algum deles impossibilitaria o convívio.

E não é só aquele pit bull que eu já contactei e a minha opinião é a mesma, o dono tem o papel principal.
<p>susana</p>
FallenAngel
Membro

quinta abr 06, 2006 5:12 pm

susanastrat escreveu:
Na verdade recorda-se do nome e eu não me recordo desse nome. Aquilo que eu sei é que além de argumentar as razões das lutas disse tudo o que está referido no meu post.
Eu precisava de rever para acreditar que estou enganada.

E não é a esconder que se defende seja o que for.
Na telivisão portuguesa existem dois programas que foram ambos orientados pela Conceição Lino, onde o Sr Sérgio Sá, que foi quem introduziu o Pit Bull em Portugal, é convidado para expor as suas ideias sobre a raça e sobre lutas de cães.
No 1º programa (casos de polícia) que este indivíduo aparece a lei portuguesa não proíbia as lutas de cães, e nesse programa o Sr Sérgio Sá assume-se como alguém que utiliza as lutas de cães como forma de seleção dos seus reprodutores, como instrumento de melhoramento da raça, e faz questão de demarcar-se do tipo de lutas mostradas na reportagem jornalística que considera bárbaras e despropositadas, inclusivamente no fim dessa reportagem aparece uma luta que o reporter refere que o cão ganhador terá morrido de cansaço passado umas horas, mentira desmascarada por Sérgio Sá desponibilizando-se para mostrar provas à Conceição Lino de como o cão daquele filme estava vivo e que tinha mesmo um filho deste cão que seria fruto de uma ninhada que teria sido gerada anos depois daquele combate ter sido filmado. Este programa não deve muita gente lembrar-se dele porque esta parte sobre lutas de cães foi apenas uma pequena rubrica no final.
No segundo programa , que ele aparece a lei portuguesa já tinha mudado em relação a este assunto, ou seja proíbia as lutas de cães, e neste programa ele refere que já tinha feito cães seus lutar mas que antes de a lei proíbir, e em resposta à presidente da liga pela proteção dos direitos dos animais, refere mesmo que a lei pode proíbir muita coisa mas não pode adulterar a sua forma de pensar.

Como eu lhe dizia acho que era rídiculo alguém ir à televisão e declarar que era um fora da lei e nada lhe acontecer, e pode ter a certeza que não ando a tentar esconder nada, apenas não gosto de ver meias verdades para defender seja o que for, que infelizmente é uma tática muito utilizada por organizações dos direitos dos animais, e que lhes está a começar a sair caro....

Pena não me conhecer para eu lhe poder mostrar os programas, porque eu tenho-os gravados e posso rever quando me apetece...

Para concluir tenho a dizer-lhe que não conheço sequer o Sr Sérgio Sá, a não ser pela televisão, e que não foi ontem que comprei o meu primeiro pit bull, eu tenho pits já do tempo em que nimguém conhecia a raça, numa altura em que as pessoas olhavam e vinham fazer festas e diziam ai que boxer tão querido, ou até este perdigueiro é lindo...
Por isso não imagina como anseio por ver a imagem do pit bull limpa, como anseio que ele passe de moda, e como faço questão de aconselhar corretamente quem me pede opinião sobre a raça, porque como outras raças este não é um cão para qualquer pessoa...
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

quinta abr 06, 2006 9:35 pm

FallenAngel Escreveu: Não sei se exposições de beleza e docibilidade para com outros cães, sejam os melhores critérios para a seleção do pit bull...
Não são.
Primeiramente o APBT tem que ser um cão relativamente leve pela musculatura que tem e extremamente agil, nas exposições de beleza o que vemos por aí são cães pesados, puro musculo, tanto que alguns cães perdem muito da agilidade e qualidade em movimentação, são cães bombados demais, vamos analizar friamente, 80% dos cães bombados de show, não duram 5 minutos em uma rinha ( função original da raça)
O objetivo da criação de cães é preservar uma raça e melhorar esta e não vai ser mudando a função original e o temperamento da raça que vamos fazer bem para ela.
O grande problema é que as rinhas são um ato de crueldade e são proibidas, mesmo que não fosse, acredito que muitos criadores não colocariam seus cães em lutas somente para seleciona-los, aí que se encontra o problema.
O certo é manter a função original da raça e não podemos selecionar por esta ( não por ser proibido, mas pelos criadores na maioria realmente gostarem dos cães ( me refiro a criadores sérios), mas vamos analizar, atualmente temos um esporte denominado Game-dog ( mesma denominação das rinhas a algum tempo atras) e este serve perfeitamente para substituir as rinhas na seleção, exige até mais do cão, porque não então, colocar o Game-Dog como uma " prova de trabalho" para o APBT? não precisa ser obrigatório, mas apenas premiar significativamente ( em pedigree como no schutzhund) os cães que fazem e demonstram capacidade nestas provas.

Se é para mudar o temperamento da raça, então que troque de raça, já temos um ótimo exemplo no Fila Brasileiro de que tentar mudar o temperamento de uma raça só traz problemas sérios para a mesma, quem compra um APBT compra sabendo de que é um cão que não tolera bem outros animais pelo seu passado e isto DEVE ser mantido, mesmo que não se encaixe na sociedade de hoje em dia.
FallenAngel
Membro

sábado abr 08, 2006 4:37 pm

Nebulosa escreveu:
Primeiramente o APBT tem que ser um cão relativamente leve pela musculatura que tem e extremamente agil, nas exposições de beleza o que vemos por aí são cães pesados, puro musculo, tanto que alguns cães perdem muito da agilidade e qualidade em movimentação, são cães bombados demais, vamos analizar friamente, 80% dos cães bombados de show, não duram 5 minutos em uma rinha
Apenas tenho a acrescentar, não duram 5 minutos numa rinha, nem 5 minutos a executar qualquer tipo de trabalho que exija resistência. O Pit Bull é o equilibrio entre força e aquilo que os dogmen chamavam de wind, a resistência.

Nebulosa escreveu:
Se é para mudar o temperamento da raça, então que troque de raça
Não podia resumir melhor o meu sentimento do que essa frase. É completamente irreal para mim dizer que se ama uma raça, e ao mesmo tempo afirmar que se está a trabalhar no sentido de mudar o seu temperamento. Uma raça não é a morfologia apenas, e no Pit Bull o temperamento sempre foi o principal, o temperamento dele é que o faz ser um extraordinário atleta...
susanastrat
Membro Veterano

domingo abr 09, 2006 4:41 am

FallenAngel Escreveu:No 1º programa (casos de polícia) que este indivíduo aparece a lei portuguesa não proíbia as lutas de cães, e nesse programa o Sr Sérgio Sá assume-se como alguém que utiliza as lutas de cães como forma de seleção dos seus reprodutores, como instrumento de melhoramento da raça,
Pois foi num destes programas que vi, lembro-me bem desse Sr.Sá mostrar os seus cães com visíveis arranhões apesar de me lembrar que esses animais que pareciam amistosos a circular pela sua residência. É esse o programa.
Diz que ele se afastava desse modelo de lutas da reportagem( tenho uma vaga ideia disto), tem e terá o meu profundo desprezo por promover qualquer luta entre dois animais para seu belo gozo. Ele aproveitava-se dos instintos do cão, além de ter feito uma selecção dos mais aptos nessa prática para gratuitamente os magoar e ferir. É uma barbaridade assistir a estas e outras que circulam por aí.

Nessa altura, ainda era permitido lutas de cães, mas julgo que estava perto e muito perto de sair a lei; talvez aí a minha confusão. Mas tenho a indignação muito presente de pensar que não fazem nada com este Sr. Sá e outros da mesma estirpe, mas se ainda não era permitido, ok. Eu adorava ver esses vídeos, vou tentar arranja-los. Ainda sim já estou mais satisfeita com os seus esclarecimentos, tem os vídeos mais facilmente você tem as informações correctas.

Pode a minha memória falhar na montagem das peças e quando ele diz que a lei não o pode impedir continuar a pensar da mesma forma... eu deduzir que vai continuar a fazê-lo; atitude que ele diz que a lei o impede de continuar a fazer, apenas pensa da mesma forma. Até aqui pode ser que seja essa a minha confusão. Eu vi os dois programas.
FallenAngel Escreveu:Como eu lhe dizia acho que era rídiculo alguém ir à televisão e declarar que era um fora da lei e nada lhe acontecer, e pode ter a certeza que não ando a tentar esconder nada, apenas não gosto de ver meias verdades para defender seja o que for, que infelizmente é uma tática muito utilizada por organizações dos direitos dos animais, e que lhes está a começar a sair caro....

Pena não me conhecer para eu lhe poder mostrar os programas, porque eu tenho-os gravados e posso rever quando me apetece...

Para concluir tenho a dizer-lhe que não conheço sequer o Sr Sérgio Sá, a não ser pela televisão, e que não foi ontem que comprei o meu primeiro pit bull, eu tenho pits já do tempo em que nimguém conhecia a raça, numa altura em que as pessoas olhavam e vinham fazer festas e diziam ai que boxer tão querido, ou até este perdigueiro é lindo...
Por isso não imagina como anseio por ver a imagem do pit bull limpa, como anseio que ele passe de moda, e como faço questão de aconselhar corretamente quem me pede opinião sobre a raça, porque como outras raças este não é um cão para qualquer pessoa...

A respeito das minhas declarações, não as confunda com meias verdades e muito menos como tácticas. Esse Sr. promoveu as lutas de cães; são ideias dele cuja lei não pode impedir de as ter; apenas de as voltar a fazer.
A minha ideia a respeito dele também não mudou. Por esse Sr. Sá e outros como ele tenho desprezo profundo por quem promoveu lutas de cães; e muito mais pelas ideias que a lei não lhe modificou.
E não tenho problemas em dizer isto e muito mais até ao próprio, apesar de ser o género de pessoa que eu dispenso até de me cruzar, quanto mais falar. As multas e coisas do género também não tenho medo absolutamente nenhum. Eu gosto de ser responsável pelo que digo e faço.

Em certa altura fala das associações das defesas dos animais, eu nem de longe me quero misturar. Não sou apologistas destas organizações, nem pertenço a nenhuma delas. Não é por uma razão é por outra eu tenho os meus motivos.
<p>susana</p>
MarcelloViktor
Membro Júnior
Registado: quinta mar 30, 2006 5:46 am
Contacto:

sábado abr 29, 2006 8:21 pm

Esse texto é claríssimo!
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

sábado abr 29, 2006 8:50 pm

Responder