Trela e coleira

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

terça mai 13, 2003 12:41 pm

PauloC Escreveu: Trela ou não...eis a questão!
Trela sempre, em sitios junto de estradas e frequentados por crianças e adultos. Nunca deixar o cão entrar num parque infantil....seja um Caniche, seja um Pincher seja um Pastor Alemão and so on and so on...
Uns porque podem causar danos directamente (morder, atirar crianças ao chão, morder outros cães), outros porque podem fugir e causar acidentes a carros, motas etc..além do perigo de serem atropelados....
Se for numa praia deserta, num jardim deserto e se o cão/cadela for sociável e obediente, pois que não vejo mal nenhum em deixar o animal esticar as pernas...!! 8)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 13, 2003 12:53 pm

Para mim, como já referi imensas vezes, os cães devem andar à trela especialmente, como referiu a Joana, para respeitar as outras pessoas.

Ora bem, eu gosto de cães, não me importo de fazer festinhas a um cão que venha para o meu pé, mas acredito que haja pessoas que se sintam incomodadas por isto. E diga-se de passagem, estão no seu direito e temos que respeitar !

Esta no meu ver, é a razão principal

Depois é claro, que controlamos melhor o nosso cão à trela, evitando tanto que se "pege" com outros canitos, que fuja, que seja atropelado ...

Ainda ontem resolvi ir à praia apanhar um pouco de sol, e levei uma cadela minha, a Dita, (cadela essa de porte medio/pequeno - 43cm/15kg), que se comporta exemplarmente (embora tenha um feitio meio lixado). Sempre à trela, passamos uma bela tarde a torrar ao sol. Quando vinhamos ja embora, demos de caras com outra senhora que trazia sem trela uma cadela de porte pequeno (juro que ate pensava que era um gato). como é a normal, despertou a curiosidade à minha (que pensou que era um gato ou um coelho de certeza). A cadelita veio cheirar e la começou a brincar com as pregas do focinho da minha (diga-se tb, que a Dita nao tem caras de muitos amigos). No inicio até estava achando piada, primeiro porque faz bem aos cães este tipo de encontros, segundo bastava a minha dar um passo que a outra fugia. Estiveram neste jogo (a minha sempre à trela) durante uns dois minutos, ate a amostra de cadela se tornar agressiva e se lançar à Dita.
Em geral, quando isto acontece simplesmente largo os meus, e eles que se entendam, mas tendo em conta o tamanho da outra nao o fiz, afinal bastava uma dentada da Dita que a outra ia à vida. Lá tive que agarrar na Dita enquanto a outra tentava a morder. A dona (enjoada por sinal, devia ser do tempo ...) la diz "ah, agarre na minha, agarre na minha" e depois vira as costas a dizer para a cadela "vamos embora, antes que ela nos coma às duas..."
Isto também, porque a Dita ja estava a rosnar como é logico. Nem um pedido de desculpa, nem uma palavrinha ...

Moral da historia - poderia ter sido evitado este confronto final se a outra cadela tivesse uma trela

Mas enfim, vivemos em Portugal ... salve-se quem puder
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça mai 13, 2003 1:31 pm

CindelP Escreveu: Para mim, como já referi imensas vezes, os cães devem andar à trela especialmente, como referiu a Joana, para respeitar as outras pessoas.

Ora bem, eu gosto de cães, não me importo de fazer festinhas a um cão que venha para o meu pé, mas acredito que haja pessoas que se sintam incomodadas por isto. E diga-se de passagem, estão no seu direito e temos que respeitar !

Depois é claro, que controlamos melhor o nosso cão à trela, evitando tanto que se "pegue" com outros canitos, que fuja, que seja atropelado ...

Eu concordo com o uso de trela, sempre!

Primeiro, a Bianca é pequena e adora atirar-se aos adultos e às crianças e aos cães e a tudo o que mexa, masmo que rosne. Como o Verdi da Rute, adora atirar-se porque quer brincadeira e ainda não percebeu que se se atirar a algum incauto o pode mandar abaixo e/ou assustar. Há pessoas que não gostam de cães e/ou têm medo e quem sou eu para as incomodar. Anda de trela, curta e junto a mim. Claro que ainda está a aprender o "junto", mas tudo farei para que o aprenda rapidamente. Como tudo farei para que aprenda, igualmente, a não se mandar às pessoas. O que é difícil, mas connosco já se controla, ocasionalmente.

Segundo, porque já não é a primeira vez que vejo outros cães de outras pessoas a rosnarem e a quererem aproximar-se da Bianca sem intenções de brincar mas sim de filar (passo a expressão). Com a trela na minha, mesmo que o outro não a tenha, posso controlar a situação, minimamente. Nem que seja, puxo a minha e assento um belo biqueiro no cão que queira fazer mal à minha menina! :p :oops: Bem, mas fora de brincadeiras, tenho mais tempo para pensar no que fazer, puxando-a e tentando controlar o outro cão. Há muitos cães que andam sem trela, por aqui. E mal sociabilizados. É uma pena.

E, em terceiro, porque há carros, há gatos, há lixo, há cheiros e toda uma panóplia de situações possíveis que levem um cão a distrair-se e a ir de encontro a seja lá o que fôr, atravessando a rua, atropelando gente e mais o que fôr... Sem pensarem nas consequências. Esse cuidado é dos donos. E, como dona cuidada, usarei trela, sempre.

Excepção:

Claro que, se fôr à praia às 19 horas e esta estiver vazia (de gente e cães) soltarei a Bianca. Ainda não aconteceu pois não a posso levar à rua livremente (mas está quase) por faltarem uns diazitos para as vacinas estarem no seu pleno. Mas fá-lo-ei. Mas, assim que pressentir perigo e/ou situações desagradáveis, prendê-la-ei de imediato.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça mai 13, 2003 2:20 pm

Olá,

Eu, na maioria das situações tento sempre encontrar sitios para eles passearem soltos. Mas uqnado não dá, paciencia tem de ser há trela. E sobretudo por todos esses motivos que já foram referidos:

- Respeito às outras pessoas;
- Medo de outros cães;
- Etc.

Mas acho que a lei deveria ser respeitada por todos, o que não acontece hoje em dia. Mas isso depende muito da mentalidade das pessoas e eu tneho esperança que as coisas melhorem entretanto, nem que não seja com o passar dos tempos.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça mai 13, 2003 2:25 pm

olá

Basta respeitarmos os outros para este sitio, por vezes mal frequentado, ser o Paraiso na Terra.

É sem duvida a razão principal
Um abraço
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça mai 13, 2003 2:33 pm

Para mim os cães devem andar sempre presos salvo raras excepções, estou farta de ter comflitos com pessoas que depois me vêm chatear a dizer que o cãozinho nunca fez mal a ninguem... FARTA!!!!! E mais uma vez chamo á atenção que nem toda a gente é obrigada a gostar de cães e desde que não embirrem e se metam com o nosso espaço(cão com a respectiva trela) nós somos por isso e como a rua é publica, obrigados a nos respeitar uns aos outros... Mas não é só isto, o cão deve andar preso por tudo, por segurança (em caso de acidente ou roubo), por não incomodar as outras pessoas, por não incomodar as outras pessoas que andam a passear os seus cães, etc, etc...

Como disse inicialmente, para mim basicamente é uma questão de CIVISMO!

Faço minhas as palavras da Joana! 300% de acordo!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

quarta mai 14, 2003 9:56 am

CindelP Escreveu: Quando vinhamos ja embora, demos de caras com outra senhora que trazia sem trela uma cadela de porte pequeno (juro que ate pensava que era um gato). como é a normal, despertou a curiosidade à minha (que pensou que era um gato ou um coelho de certeza). A cadelita veio cheirar e la começou a brincar com as pregas do focinho da minha (diga-se tb, que a Dita nao tem caras de muitos amigos). No inicio até estava achando piada, primeiro porque faz bem aos cães este tipo de encontros, segundo bastava a minha dar um passo que a outra fugia. Estiveram neste jogo (a minha sempre à trela) durante uns dois minutos, ate a amostra de cadela se tornar agressiva e se lançar à Dita.
Em geral, quando isto acontece simplesmente largo os meus, e eles que se entendam, mas tendo em conta o tamanho da outra nao o fiz, afinal bastava uma dentada da Dita que a outra ia à vida. Lá tive que agarrar na Dita enquanto a outra tentava a morder. A dona (enjoada por sinal, devia ser do tempo ...) la diz "ah, agarre na minha, agarre na minha" e depois vira as costas a dizer para a cadela "vamos embora, antes que ela nos coma às duas..."
Isto também, porque a Dita ja estava a rosnar como é logico. Nem um pedido de desculpa, nem uma palavrinha ...

Moral da historia - poderia ter sido evitado este confronto final se a outra cadela tivesse uma trela

Mas enfim, vivemos em Portugal ... salve-se quem puder
Olá a todos,

Eu, na segunda-feira também tive uma situação semelhante!

Andava eu a passear a minha Mafalda, que por sinal é muito medrosa e é um "castigo" levá-la à rua pois quer logo ir para casa, quando um outro cão (não sei se macho ou fêmea) que andava a passear no mesmo jardim sem trela a sózinho (que a dona estava numa loja em frente) se atirou à minha Mafalda!!! :evil: :evil: :evil: É isso mesmo fiquei furiosa!!! Dei um berro ao cão e puxei a Mafalda pela trela...o cão assustou-se (eu estava tão irada que era capaz de morder no canito...ou na dona!!! :evil: :evil: ) e lá se afastou na direcção da loja onde ficou à porta a ladrar para a Mafalda e para mim (assim do género agora tenho as costas quentes)!!! :evil: :evil: :evil:

A senhora impávida e serena não disse nem fez nada (concerteza pensou que eu não tinha nada que trazer o meu cão à rua enquanto o seu piruças fazia da mesma o seu reino), eu nada lhe disse pois estava tão danada que seria melhor estar calada!! Apenas lhe lancei um "olhar mortifero"...sim que isto de defender as minhas "crias" eu sou tipo fera! :lol: :lol: e mordo mesmo se for preciso! :lol: :lol: :lol:

Brincadeira à parte, os meus canitos não andam na rua sem trela, mesmo que a sua educação seja exemplar...todos nós achamos que os nossos cães são exemplares...concerteza aquela senhora também acha o mesmo o por isso o seu cão pode andar à solta! É, como já aqui foi dito, importante deixarmos de "olhar para o nosso umbigo" e pensarmos mais nos outros!! ;)

Fiquem bem! :)
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

quarta mai 14, 2003 1:51 pm

Sem trela? Nunca. Até porque o Boris ainda está no início da aprendizagem da rua. Não percebe muita coisa. Não percebe que aquele pedaço de comida que está no chão não é para comer; não percebe que os cocós dos outros cães não são para ficar a admirar durante o resto do dia; não percebe que há cães que, embora mais pequenos (não é muito difícil) rosnam e atacam com mais força que ele; não percebe (e se calhar nem nunca perceberá) que andar de trela é muito mais seguro para ele e para mim.
Ah, além disso, sempre que vê uma porta aberta, toca a (tentar) entrar! Agora imaginem-me numa daquelas ruas que é só cafés/lojas porta sim porta sim, a tentar tirar o Boris lá de dentro! :o
E depois há que referir o facto de existirem pessoas que não gostam de cães, ou que até gostam mas não estão "para aí viradas" nesse dia. A título de exemplo, um destes dias, num passeio com o Boris, uma senhora aproximou-se e pediu para fazer uma festa. Eu permiti (mantendo a trela sempre curta) e o Boris ficou excitadíssimo (é um oferecido! ;) ) Ficou tão excitado que daí a pouco tempo começo a erguer as patitas de frente, a tentar trepar para o colo da senhora. Ela, por acaso, teve uma reacção muito educada dizendo (para ele, nem foi para mim :roll: ) "Eu também gosto muito de ti mas sabes, as minhas calças são claras e tu vais sujar-me toda. Fica para depois" E despediu-se com mais umas festas. Agora imaginem se o cão andasse solto. Lá tinha eu uma conta da lavandaria para pagar, fora uma "desancada" daquelas!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mai 14, 2003 3:43 pm

Eu não vou ser falsazinha !
Sempre que puder a Zorra vai andar sem trela !
Até hoje, isto quer dizer na praia, no campo e nos parques em horas e dias em que haja pouca ou nenhuma gente !

Claro que tenho a sorte de ter um Labrador !
Assim que digo "é labrador" as pessoas descontraiem-se e relaxam.
Não foi por isto que escolhi um Lab mas porque tenho pouca experiência na educação de cães e quis um que fosse fácil de ensinar, meigo e sociável.
O Lab é isto tudo, de forma superlativa !

Mesmo assim a "nabice" da dona já criou algumas situações equívocas.
Mas estou a melhorar (e ela também !!!)

Devo dizer que na minha pouca experiência o perigo veio sempre de cães pequenos/médios, nunca dos pequenos e dos grandes.
Nunca tive problemas com "cães perigosos" (rott, dogues, pit e amstaff) nem com pequenos (teckel, srd diversos, podengos, etc) só com cockers, srd médios, dálmatas.

Não deixa de ser curioso : os donos dos ditos "perigosos" sociabilizam-nos e educam-nos e ,naturalmente, não têm medo da minha zorrinha, que só faz abanar a cauda e dar pulinhos !

Este abanar de cauda e pulinhos parece acalmar os pequeninos (que têm medo).
Os do mesmo tamanho dela...hum !!!

De modo que estou com o Paulo C
Se me perguntarem se eu solto os meus cães eu terei que responder que sim. Estou consciente de que estou a correr um risco ( como estou a correr também quando saio de casa de manhã no carro para o emprego), mas tento minimizá-lo ao máximo
SPIDERMAN
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 12:20 pm

quarta mai 14, 2003 4:01 pm

Comigo o meu GOiA também vai sempre de trela! É muito mais seguro! O que é incrível é quando tenho de andar a fazer caminhos diferentes para não passar pelos cães que as outras pessoas vão deixando soltos na rua e um deles, há uns tempos, ia chamando um "figo" ao GOiA! A culpa não é do canito, mas sim do dono!
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

sexta abr 15, 2011 1:25 pm

Se não usasse trela no meu cão, o mundo acabava!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”