Vamos lá a escovar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

domingo dez 08, 2002 12:15 pm

Pois é, Lady!! :oops: Estava com a tosquia na cabeça... é com a escovagem sim!! ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo dez 08, 2002 7:20 pm

Oi Elsa!

Visto um dobermann ser a mesma coisa que um pinscher (esquecendo o tamanho :) )... para além do champoo usas também amaciador e hidratante para o pelo na dobermann? Só uso o champoo da esteve veterinária, que é o indicado para dobermann. Realmente por vezes aparece a tal caspinha branca.
Já agora, a tua dobermann toma banho quantas vezes por ano? A vet disse para dar só 2x ao Spot mas estou a dar 3 (uma dela no Natal!).
Elsa Escreveu: É verdade.. em relação aos shampoos secos em pó, só utilizo para cães de pêlo comprido e/ou volumoso do tipo nórdico ou até nos encaracolados, precisamente para manter esse efeito tufado. Nos outros cães é preferivel aplicar os shampoos secos liquidos e passar com uma toalha turca. Também existem uma toalhitas da JP héry do tipo das dodot, para limpar, perfumar e hidratar o pêlo. Eu confio mais nestas do que nas dodot, pois são mesmo para cão ( respeita o ph e tem óleos que são absorvidos pelo pêlo do cão não o deixando gorduroso). São especialmente úteis nos cães de pêlo raso.

Um efeito indesejável que tem os shampoos em pó é que nos cães de cor escura, ficam esbranquiçados, implicando por isso, uma escovagem mais profunda até recuperarem a cor.
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo dez 08, 2002 11:39 pm

Olá Kroz,

Eu uso sempre um amaciador no banho, especial para pêlos curtos, ou seja, com pouco óleo. Quando ela tem um pouco de caspa, uso um com mais óleo e tem optimos resultados. Só o shampoo não hidrata suficientemente, perdendo aquele efeito brilhante e especialmente sedoso ao fim de dois dias. Se usares sempre um amaciador no banho, podes dar os banhos que quiseres porque repões o equilibrio lipidico da pele e do pêlo.

Nas escovagens também continuo a hidratar o pêlo como indiquei neste tópico, com o Eclat, pois além do hidratar, também perfuma e protege dos U.V.

Eu dou banho conforme ela precisa. No Inverno e Outono como não há pó no ar, ela permanece limpa durante meses, bastando uma escovagem semanal só para massagar e arejar o pêlo. Quando o tempo começa a ficar quente e especialmente no Verão, há muito pó no ar e no chão e ela suja-se imenso, ficando com muito pó dentro do pêlo e começa a aparecer caspa. Aí chego-lhe a dar um banho de 2 em 2 semanas ou ás vezes vez por mês. Desde que hidrate bem o pêlo, posso dar com a frequência que quiser.

Isto aplica-se á minha cadela porque é um cão que vive quase todo o tempo no exterior e suja-se muito. Um cão de apartamento, toma banho de forma mais regular, mas mais uma vez conforme as suas necessidades individuais. Pode tomar uma vez por mês, se cheirar muito a cão por exemplo. Se o cão tiver limpo, com o pêlo brilhante e saudável, sem caspa e sem cheiro, não vale a pena dar banho só porque sim. Há cães que tomam banho uma vez por ano, sem qualquer problema. Normalmente até só na altura da muda, para facilitar a renovação do pêlo.

Não há fórmulas rigidas para este ou aquele tipo de cão. É por isso é que as respostas são sempre muito diferentes conforme as pessoas a quem perguntas. Se perguntares a um criador que expõe os cães todos os fins de semana, diz-te que os lava todas as semanas sem qualquer problema. se perguntares a um veterinário ( que não tem formação especifica no assunto nem experiência...) joga pelo seguro e diz 2 vezes por ano pois aprendeu que lavagens a mais causam problemas de pele e não sai daí... Se perguntares a um profissional com formação em tosquias diz-se que podes dar banho de 3 em 3 meses... e mesmo assim não há consenso entre estes...

Segue o teu instinto, o segredo de um bom pêlo está mais em usar bons productos e nas escovagens do que na frequência com que dás banho.
asgomes
Membro Júnior
Registado: quarta nov 20, 2002 11:09 pm

segunda dez 09, 2002 12:30 am

olá fiquei muito sensibilizada com todas estas perguntas e respostas gostava de saber se existe para gatos esse tal produto ? e em relaçaõ ás vitaminas existem umas optimas no mercado que é Glavaderme cão mesmo o viacutan tambem é muito bom .só são vendidas nas clinicas e pet shops :?: se derem ração seca ao vosso animal tambem não se esqueçam de comprar uma raçao de lamb rice ou então de sabor a salmão são optimas para o pêlo ..... e a escovagem todos os dias só faria bem mas eu comprendo o nosso dia a dia ....... :evil: .
se poderem evitar as comidas caseiras melhor um beijo e lambidelas para todos
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda dez 09, 2002 1:10 am

Já agora também gostava de fazer uma pergunta à Elsa...
O meu SRD tem o pêlo semi-longo meio cerdoso. Torna-se um bocado difícil explicar, pois ele tem um sub-pêlo muito denso e macio e tem o outro semi-longo mais solto. Se ajudar, veja s.f.f uma das fotos dele no meu albúm, pois gostaria de saber que tipo de champô ou outros produtos de manutenção do pêlo me aconselha. Desde já, o meu muito obrigado.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda dez 09, 2002 8:40 am

Olá Elsa

Eu já agora aproveito a boleia do Jcachorro e também coloco uma dúvida.
Por princípio, como a Elsa referiu, os produtos e processos para o doberman e para o whippet são os mesmos. No entanto, chamava a atenção de um pormenor que não sei se entrou com ele em consideração. É que o whippet não tem sub-pêlo. Não sei se o mesmo acontece com o doberman e se isto é ou não relevante.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda dez 09, 2002 4:52 pm

olá fiquei muito sensibilizada com todas estas perguntas e respostas gostava de saber se existe para gatos esse tal produto ?
Existe sim, é o Démêlant Félin Eclat .

Imagem
Já agora também gostava de fazer uma pergunta à Elsa...
O meu SRD tem o pêlo semi-longo meio cerdoso. Torna-se um bocado difícil explicar, pois ele tem um sub-pêlo muito denso e macio e tem o outro semi-longo mais solto. Se ajudar, veja s.f.f uma das fotos dele no meu albúm, pois gostaria de saber que tipo de champô ou outros produtos de manutenção do pêlo me aconselha. Desde já, o meu muito obrigado.
É dificil só pela foto saber exactamente a textura do pêlo do seu cão. Vou supor que é um pêlo cerdoso.
Os pêlos cerdosos são naturalmente muito secos e ásperos e é essa a textura que se quer manter, principalmente se o cão for a exposições, que não é o seu caso.
Existem shampoos especiais para pêlos duros que evitam o amolecimento do pêlo. Não se deve colocar amaciador nestes pêlos e se possivel evitar os banhos, pois a água quente também ajuda a perder a textura dura do pêlo. Obviamente toda a regra tem a sua excepção e se o animal tiver caspa ou a pele muito ressequida pode-se usar um shampoo para pêlos curtos que contem mais óleo de forma a hidratar a pele.
No final do banho ainda se pode vaporizar o pêlo com uma loção para pêlos duros, para recuperar a textura do pêlo.

Normalmente os pelos duros não deitam cheiro, nem tem queda de pêlo e nem tem tendência a formar nós. É um pêlo todo-o-terreno!
As escovagens são mais ou menos regulares conforme o tamanho do pêlo. Por ex. um westy precisa de ser escovado mais vezes do que um fox terrier.
Nas escovagens uso o shampoo seco em pó da JP héry, "Confort spray" e escovo com uma luva de terrier ( parece um brossa mas tem pinos metálicos ). Isto vai desembaraçar o pêlo e massagar a pele. Se tiver nós mais firmes, uso a cardadeira. Se tiver um pêlo muito comprido nas barbas e nas pernas uso o Eclat nessas partes ( se for um cão branco uso o " demelant deuceur" que não contém óleos para não amarelecer o pêlo, mas desembaraça e evita a electricidade estática).

Os pêlos cerdosos necessitam de fazer stripping de 3 em 3 meses de forma a provocar a queda artificial destes pêlos. O pêlo duro morre no foliculo mas não cai sozinho, temos que ser nós a puxá-lo manualmente. Se não o fizermos, o cão começa a coçar-se e a mutilar-se causando posteriormente dermatites ou piodermites.
Essa tarefa deve ser feita por um profissional.
Eu já agora aproveito a boleia do Jcachorro e também coloco uma dúvida.
Por princípio, como a Elsa referiu, os produtos e processos para o doberman e para o whippet são os mesmos. No entanto, chamava a atenção de um pormenor que não sei se entrou com ele em consideração. É que o whippet não tem sub-pêlo. Não sei se o mesmo acontece com o doberman e se isto é ou não relevante.
O Dobermann também não tem subpêlo.
E sim é relevante ter ou não ter subpêlo. Se fosse um Rottweiller que é um pêlo curto mas com subpêlo eu recomendaria a mesma coisa á excepção de usar o aro metálico e substituir por uma cardadeira ou um pente de arraste com dentes muito juntos e curtos, para remover o subpêlo.

Eu normalmente faço esta classificação de tipos de pêlo:

Pêlos Rasos - Dobermann, Pinsher, whippet, boxer, bracos....
Pêlos Curtos - Rottweiller, Labrador, Malinois, etc..
Pêlos Densos Curtos - Pastor alemão, Husky, Akita ...
Pêlos Densos Semi- compridos- Samoiedo, Spitz alemão, Groenandael, Collie, Pekinois, Chow-Chow...
Pêlos Semi - compridos- Cocker, Setter, English Springer Spaniel, Golden retriever....
Pêlos Compridos de Textura Sedosa - Afegão, Yorkshire, Shi-tzu, Maltês..
Pêlos Compridos de Textura Áspera - Bobtail, Serra D'Aires, Collie barbudo, Briard...
Pêlos Duros - Fox terrier, Irish Wolf Hound, Scotish Terrier, Griffon ....
Pêlos Encaracolados - Caniche, Cão dágua, Kerry Blue terrier, Bichon Frisé..
Pêlos Acordonados - Puli, Komondor, Pastor Bergamasco...

É claro que nem todos são assim tão tipicos, mas isto é apenas uma orientação.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda dez 09, 2002 6:31 pm

Obrigado Elsa.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda dez 09, 2002 11:45 pm

Mais uma vez, obrigado Elsa. :)
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça dez 10, 2002 5:10 pm

Se alguém disser que os cães de pelo curto não largam muito pelo, eu convido a ir lá casa ver a carpete.....

O meu cão (Rottweiler) é escovado semanalmente (com algumas falhas devido à preguiça do dono :( ), mas normalmente não larga muito pelo, excepto na muda....

Já tinha apanhado uma muda quando ele foi cachorro, desde há algumas semanas que pelos visto decidiu que devia mudar o casaco de verão para o de inverno... ainda não percebi como é que um cão tão pequeno consegue largar tanto pelo... a carpete que era bege está a tomar um tom cinzento devido ao pelo que se recusa a ser aspirado....
Há uns dias dei-lhe uma grande escovadela, a minha casa-de-banho ficou forrada a pelo... passado duas horas parecia que não tinha sido escovado, pelo até dizer chega (eu disse, juro que disse, várias vezes...)

Enfim.... Só me resta esperar pelo final da muda.... só espero que o gato não se lembre de lhe segui o exemplo... (bem, pelo menos esse engole o pelo...)

Já agora, alguém sabe qual é a duração média (em semanas) da muda de um Rottweiler?
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça dez 10, 2002 5:24 pm

Os pêlos cerdosos necessitam de fazer stripping de 3 em 3 meses de forma a provocar a queda artificial destes pêlos. O pêlo duro morre no foliculo mas não cai sozinho, temos que ser nós a puxá-lo manualmente. Se não o fizermos, o cão começa a coçar-se e a mutilar-se causando posteriormente dermatites ou piodermites.
Essa tarefa deve ser feita por um profissional.
Olá
No caso dos teckels(de pêlo cerdoso), não é necessário fazer stripping de 3 em 3 meses.
O meu teckel tem 3 anos e só fez uma vez. Stripping(nos teckels) é tirar os pêlos de cores indesejáveis(muito preto, castanho-escuro, 'javali') de modo a que a camada de pêlos diminuia.
De 3 em 3 meses(e acho que é a isso que a Elsa se refere) faz-se a tosquia manualmente, no meu caso faço eu, mas é sempre bom recorrer a um profissional pois há partes onde não se deve arrancar pêlos (começo da cauda, pescoço, bigodes, sobrancelhas).

De resto, todas as semanas tiro os pêlos mortos ao atum manualmente e com a ajuda de uma "faca". No verão tiro-lhe os pêlos pretos(Inverno) e deixo-o todo castanho com umas nuances cinza.

Uma coisa que as pessoas menos informadas fazem com teckels, é a tosquia com máquina. Para além de se formarem caracóis, o pêlo fica muito macio, o que é indesejável.

Cumprimentos
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

quarta dez 11, 2002 3:09 pm

Bem, em 1º lugar, agradeço ao nel por ter colocado este tópico de grande interesse para toda a gente (pelo que dá para ver pelas respostas obtidas). Depois, a atitude da Elsa é também louvável, já que foi uma grande ajuda para todos (p mim também).

Em relação ao tópico em si, o meu Golden é escovado semanalmente. O veterinário disse q era o suficiente. Mas ele é daqueles que larga pelo SEMPRE, todos os dias, a todas as horas, quer tome banho, quer não (obviamente quando toma deita ainda mais), quer seja escovado, quer não (a escova sai com um grande manto de pelos, só à 3ª vez é que vai ficando mais aliviada).

O carro, já se sabe, é como alguém disse, tenho vergonha de levar amigos no carro porque está sempre tão cheio de pelos q até faz impressão. O pior é que o pelo dele, apesar de ser semi-comprido, não sai facilmente e depois ainda tem o sub-pelo que é constituido por pelos curtos e grossos que se espetam em todo o lado...

Para limpar o carro, não há aspirador que valha... O que ajuda são aqueles rolos auto-colantes (que também uso na roupa- que é outro tormento, mas já me habituei a sair de casa cheia de pelos... E depois, no Inverno, as camisolas grossas e os casacos de fazenda a que os pelos se COLAM tanto... E já se sabe que lavar não adianta nada, até custam mais a sair. Já tb desisti de pegar no rolo sempre que saio...) ou pelo a pelo. Escusado será dizer que não há paciência para nenhum dos métodos, porque mesmo o rolo auto-colante, é preciso passar umas três, quatro vezes pelos locais e ainda assim, ficam sempre lá pelos dos mais curtos...

Quanto à casa... Ele dorme sempre na garagem que tem aquele chão de azulejo anti-derrapante (não faço a miníma ideia se será o nome ideal ou não, mas percebem a ideia?) que para limpar é uma maravilha, basta uma vassoura, ou o aspirador, q cansa menos. E há a casota dele que tem uma mantinha dentro, que também deve estar a precisar de ser aspirada...

Mas é um mal necessário. E vale bem a pena porque é tão bom ter um cão cheio de pelinho a quem nos podemos abraçar à noite para nos aquecermos...
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta jul 30, 2008 12:41 pm

Up! ;)

(alguns anos depois...)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quarta jul 30, 2008 1:40 pm

Este tópico é muito interessante e já tomei nota de uma série de procedimentos que desconhecia. Em relação aos produtos de higiene já andei a pesquisar na net locais onde as duas marcas de produtos referidas nos posts de 2002 pudessem ser adquiridas e não encontro nada em Portugal. Alguém sabe?
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta jul 30, 2008 2:00 pm

Já agora aproveitando este desenterrar ( e muito bem :lol: ) deste tópico e a boa vontade de pessoas que percebem muito mais disto que eu, perguntava o que voçês aconselhavam para o pêlo do meu Samoiedo..

O pêlo do Samoiedo é um pelo muito denso e dificil de escovar, Por outro lado aquele pêlo branco mantem-se incrivelmente limpo e branco apesar de andar com ele em serras e etc..

Mas o pêlo do meu cão parece-me por vezes um pouco sem brilho e com o pelo não tão uniforme como deveria estar

Uso varias vezes pó de talco (com os devidos cuidados para o gajo não snifar aquilo) que alem de ajudar a escovar, da-lhe um brilho ao branco e tira quase na totalidade o cheiro a cão. De resto dou-lhe banho muito espaçadamente, talvez em média de 4 em 4 meses e umas ampolas ( com qualquer produto de tubarão :lol: ) receitado pelo vet 2 vezes por ano.. Dou-lhe Royal Canin como alimento, mas estou a pensar seriamente em mudar para Acana.

Como podem ver percebo largo disto.. NOT

Ora ajudem aqui um pobre Samoiedo owner :wink:

Pedro
Responder

Voltar para “Cães”