Curiosidades
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta mar 29, 2006 9:19 pm
- Localização: Bago(srd)Drunfus(srd)Chubby(srd)Kyra(lab)sycho(gato e.c)
De todos os mitos acho que o mais conhecido é o das manchas no céu da boca:
-"ah e tal o meu cão tem manchas no céu da boca deve ser de raça se não é ,é arraçado"
ou então a ultima que ouvi no vet que os cães desparazitam-se sozinhos recorrendo a alguns tipos de plantas.
a senhora que disse isto supostamente estava a ler um livro"como cuidadr do seu cachorro" das duas uma ou não sabia ler ou então o autor ainda era pior que muitos criadores de beira de estrada
-"ah e tal o meu cão tem manchas no céu da boca deve ser de raça se não é ,é arraçado"
ou então a ultima que ouvi no vet que os cães desparazitam-se sozinhos recorrendo a alguns tipos de plantas.
a senhora que disse isto supostamente estava a ler um livro"como cuidadr do seu cachorro" das duas uma ou não sabia ler ou então o autor ainda era pior que muitos criadores de beira de estrada
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Mitos sobre cães (Cont.)
• Um cão cruzado é melhor que um cão de raça pura.
• Os cães puros têm o céu da boca preto.
• Não se deve dar suplementos de cálcio para o cão não arrebitar as orelhas.
• Para curar cães com esgana, retira-se a lombriga debaixo da lingua.
• Os cães com presunhos são os melhores para guarda.
• Cão adulto já não aprende.
• Cão adulto não aceita novo dono.

• Um cão cruzado é melhor que um cão de raça pura.
• Os cães puros têm o céu da boca preto.
• Não se deve dar suplementos de cálcio para o cão não arrebitar as orelhas.
• Para curar cães com esgana, retira-se a lombriga debaixo da lingua.
• Os cães com presunhos são os melhores para guarda.
• Cão adulto já não aprende.
• Cão adulto não aceita novo dono.

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Sabia que...
Sabia que o cão não possui glândulas sudoríparas? Por isso não transpira. Quando tem calor refresca-se através da língua, arfando, arquejando, resfolegando (haverá mais sinónimos?
)

Sabia que o cão não possui glândulas sudoríparas? Por isso não transpira. Quando tem calor refresca-se através da língua, arfando, arquejando, resfolegando (haverá mais sinónimos?

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Mas, apesar de não possuírem glândulas sudoríparas suam através das patas e do focinho. Numa área tão pequena não admira que, quando têm calor, fiquem tão ofegantes (olha! Outro sinónimo
)
Mais curiosidades? Hum... E se acrescentassem aqui algumas que não venham nos livros, com base na vossa experiência? Deve haver... ou não? Cair-se-ia nos mitos? Pensem
nisso...

Mais curiosidades? Hum... E se acrescentassem aqui algumas que não venham nos livros, com base na vossa experiência? Deve haver... ou não? Cair-se-ia nos mitos? Pensem

Boa tarde
Na Net encontrei informações contraditórias, é com muita facilidade que se lê que os cães não têm glândulas sudoríparas mas encontrei um texto em português do Brasil, por sinal com uma linguagem bem divertida que diz o seguinte:
“Os cães possuem as verdadeiras glândulas sudoríparas exócrinas (...) nos coxins e também no muflo nasal. Espalhadas na pele eles possuem as glândulas sudoríparas apócrinas que estão relacionadas com o folículo piloso (pêlo) que também eliminam secreção sudoral, entretanto não tanto quanto as glândulas exócrinas.
Para que vocês possam identificar mais facilmente, os coxins são as "almofadinhas" das patas do cachorro, e o muflo nasal é o "narizinho" dos peludos."
Outra curiosidade, e ainda sobre este assunto:
“O Chinese Crested libera o calor através de glândulas sudoríparas, em vez de fazê-lo pelo método canino usual de resfolegar.”
Espero que quem escreveu os textos de onde retirei estas citações tenha usado uma fonte científica...
Cumprimentos,
Cockinhas

Na Net encontrei informações contraditórias, é com muita facilidade que se lê que os cães não têm glândulas sudoríparas mas encontrei um texto em português do Brasil, por sinal com uma linguagem bem divertida que diz o seguinte:
“Os cães possuem as verdadeiras glândulas sudoríparas exócrinas (...) nos coxins e também no muflo nasal. Espalhadas na pele eles possuem as glândulas sudoríparas apócrinas que estão relacionadas com o folículo piloso (pêlo) que também eliminam secreção sudoral, entretanto não tanto quanto as glândulas exócrinas.
Para que vocês possam identificar mais facilmente, os coxins são as "almofadinhas" das patas do cachorro, e o muflo nasal é o "narizinho" dos peludos."
Outra curiosidade, e ainda sobre este assunto:
“O Chinese Crested libera o calor através de glândulas sudoríparas, em vez de fazê-lo pelo método canino usual de resfolegar.”
Espero que quem escreveu os textos de onde retirei estas citações tenha usado uma fonte científica...
Cumprimentos,
Cockinhas
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pois este é o grande problema da internet. Nunca se sabe se as fontes são fidedignas. Eu debato-me sistematicamente com isso na elaboração do site que dediquei aos meus cães e à raça whippet.cockinhas Escreveu: ... Espero que quem escreveu os textos de onde retirei estas citações tenha usado uma fonte científica...
As pesquisas são muito falíveis. Um dos processos que usei foi procurar em muitos sites um determinado assunto e tentar ajuizar se não havia contradição entre eles. Mas pode acontecer que uns se copiem aos outros e então de pouco vale encontrarmos a mesma "verdade" num punhado de sites.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Sabia que o cão ouve frequências de som que são inaudíveis pelo ser humano?
Não só tem uma amplitude auditiva mais extensa como também uma maior capacidade de distinguir sons que os humanos ouvem como idênticos.
De facto, é surpreendente como eles detectam por ex. a chegada de alguém com bastante antecedência ou outros ruídos que nós não sentimos mesmo.

Não só tem uma amplitude auditiva mais extensa como também uma maior capacidade de distinguir sons que os humanos ouvem como idênticos.
De facto, é surpreendente como eles detectam por ex. a chegada de alguém com bastante antecedência ou outros ruídos que nós não sentimos mesmo.

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu tenho um apito que comprei numa loja de animais, mas quando o uso ouço-o perfeitamente...hitman6 Escreveu: Daí aqueles apitos para cães que nós não conseguimos ouvir...![]()
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Isso deve ser da convivência!nel Escreveu:Eu tenho um apito que comprei numa loja de animais, mas quando o uso ouço-o perfeitamente...hitman6 Escreveu: Daí aqueles apitos para cães que nós não conseguimos ouvir...![]()

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Eu acho que o cão tem glândulas sudoríparas, são é muito reduzidas em zonas sem pêlo.
Ciclo biológico:
Ácaros dentro do folículo piloso, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas (no cão principalmente no folículo piloso e glândulas sudoríparas). Ocorre a eclosão das larvas dentro do folículo, estas passam para a fase ninfal chamada protoninfa e após para deutoninfa (ocorre a diferenciação de machos e fêmeas) estas saem para a superfície para fazer a cópula ( fase de contaminação). Após a cópula as fêmeas ovígeras (já fecundadas) e os machos voltam para o folículo piloso. Pode ocorrer o rompimento do folículo e o ácaro pode mover-se para outros órgãos (ex. fígado) mas não há danos.
<p>susana</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Sabia queo cão possui umas glândulas junto do ânus que libertam um odor (muito desagradável para os humanos) que serve como forma de reconhecimento entre eles?
Assim se compreende a tendência que eles têm de cheirar o “traseiro”, principalmente dos cães desconhecidos. È assim uma forma de apresentação e de cumprimento...

Assim se compreende a tendência que eles têm de cheirar o “traseiro”, principalmente dos cães desconhecidos. È assim uma forma de apresentação e de cumprimento...

Olha se a influência da convivência com eles me dava para cumprimentar os amigos como eles fazemMDogster Escreveu:Isso deve ser da convivência!

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>