Fotografar melhor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 27, 2007 10:09 am

Este Sábado vou-me dedicar a fotografar o meu Pit predilecto com as minhas mais que tudo. A ver vamos se fica bem porque quero postar para a posteridade. Adoro fotografia, adoro animais, juntar os dois é sempre um momento espectacular. E temos que concordar que os animais são excelentes profissionais, por muito mau que seja o fotógrafo eles ficam sempre bem. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
safata
Membro
Registado: quinta mai 04, 2006 5:03 pm

terça mar 27, 2007 12:38 pm

Caro Nel
Excelente ideia, excelentes ensinamentos, excelentes fotos. Para mim que até gosto de fotografia mas sendo um grande nabo nisso, será uma grande ajuda. Uma das minhas dificuldades é precisamente fotografar o focinho dos meus cães (Bullmastiffs), que tendo uma máscara muito escura torna díficil a legibilidade das fotos.
Estarei atento aos seus ensinamentos. Até que enfim que aparece um tópico com interesse. Haja Deus... :D
Saudações cinófilas.
Vítor (Bullmastiffs do Esteiro da Safata)
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

terça mar 27, 2007 1:27 pm

Tb tenho milhares de fotos... 8 dvds cheios... é a 3ª maquina digital que tenho, tb adoro as fotos... tenho varios livros de fotos, incluindo aquele que tem fotos de cães tirada com uma fish eye...

aqui vão algumas minhas... todas tiradas com a minha sony H1

Aveiro... gaivota em pleno voo...
Imagem

Pantufa... a nossa gata
Imagem

Pantufa... nas alturas...
Imagem

lamento a resolução, mas tive que diminuir para poder colocar as fotos...

Outras que gosto de tirar é meter exposição alta, meter a maquina no tripé e tirar de noite, ex, numa marina... ficam 5*
galco39
Membro Júnior
Registado: sexta nov 17, 2006 2:43 pm

terça mar 27, 2007 1:51 pm

Parabéns NEL :wink: este topico vai ser uma enorme ajuda para muitos de nós que aodramos as "figurinhas" deliciosas dos nossos animais mas que por inaptidão não conseguimos transpor para fotografia.
Louvo sinceramente o tempo e o esforço que colocou para nos presentear com este trabalho e ainda por cima tão bem ilustrado pelos magnificos exemplares caninos que penso serem seus. Só pelas figuras elegantes e charmosas deles valeria a pena.

Parabens e obrigado :D
Galco39
<p>Os animais somos todos n&oacute;s, independentemente da ra&ccedil;a.</p>
<p>Galco39</p>
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

terça mar 27, 2007 1:55 pm

ricardoliveira Escreveu:Tb tenho milhares de fotos... 8 dvds cheios... é a 3ª maquina digital que tenho, tb adoro as fotos... tenho varios livros de fotos, incluindo aquele que tem fotos de cães tirada com uma fish eye...

aqui vão algumas minhas... todas tiradas com a minha sony H1

Aveiro... gaivota em pleno voo...
Imagem

Pantufa... a nossa gata
Imagem

Pantufa... nas alturas...
Imagem

lamento a resolução, mas tive que diminuir para poder colocar as fotos...

Outras que gosto de tirar é meter exposição alta, meter a maquina no tripé e tirar de noite, ex, numa marina... ficam 5*
Qual o livro da fish-eye? Será da lomo, ou não?
ricardoliveira
Membro Veterano

terça mar 27, 2007 2:38 pm

lomo... esse nome não me é estranho... penso que é...

tem lá estas fotos nesse tal livro...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E esta é minha !!! do meu Max... todas semanas coloco no topico dele as fotos semanais... é incrivel ver a evolução dele ;o)

Imagem
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

terça mar 27, 2007 2:44 pm

Lindo!!! :lol: Terá algumas de Pug com a fish-eye :lol: , do tal livro? 8)
Aqui vai um lamiré do que são as Lomos: www.lomografiaportugal.com. Ando toda feita para adquirir uma fish-eye, o focinho do meu Tomás deve ficar o máximo com uma olho de peixe :D Parabéns pelas fotos e pelo cachorrão liindo :lol:
ricardoliveira
Membro Veterano

quarta mar 28, 2007 7:55 am

Tem... eu no fim de semana trago o livro para o porto e meto aqui o nome... mas tem fotos de n raças, e é espectacular !
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda ago 17, 2009 5:33 pm

Fui cuscar este tópico à procura de ajuda para fotografar melhor os meus cães e pergunto, ao Nel ou a quem tenha canitos pretos: como se tira uma fotografia decente aos mesmos?
Tenho um cachorro cor de carvão (foi por um triz que escapou a este nome!) e não consigo fotografá-lo de jeito nenhum. Não se consegue perceber onde começa e acaba o cão :oops: .
Se ao menos se vissem os olhos talvez não parecesse uma esfregona abandonada num canto :P .

As orelhas compridas ainda podiam ser desculpa para o aspecto de trapo em que resulta o objecto fotografado mas afinal o bicho também tem cabeça, tronco, membros e cauda! Assim, o defeito só pode ser da fotógrafa!

Aceitava umas sugestões à prova de nabice... quem tem paciência?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda ago 17, 2009 8:35 pm

Olá

Já não me lembrava de ter colocado aqui no fórum este tópico. Já lá vão uns anitos...

Há várias formas de resolver o problema, mas relativamente difíceis de explicar. Ou seja, são relativamente fáceis de explicar... se as pessoas que lerem tiverem alguns conhecimentos de fotografia. De qualquer modo, tudo depende também das características da máquina que se utiliza.
99% dos fotógrafos amadores usam as máquinas no modo automático. Não sabem como funcionam manualmente, não querem saber e embirram com quem sabe :lol:

Só uma ligeira explicação. No sistema automático, a máquina faz a leitura da luz que é reflectida pelo objecto e pelo fundo onde ele se situa. A máquina regula-se para uma abertura que é supostamente a ideal. Neste caso, o objecto é o cão, que é preto. Em situações normais, o fundo é sempre mais claro do que o próprio cão. A máquina, nestas circunstâncias, vai fazer a leitura do ambiente, relativamente luminoso, e fecha em demasia a entrada de luz que vai ser registada no sensor. Assim sendo, vai escurecer os pequenos detalhes da morfologia do cão.
Entre muitas outras, uma solução é usar o flash. Outra é nunca fotografar o cão contra fundo demasiado claros...

Há outras soluções, que passam pela regulação manual da máquina. Mas não sei se irei baralhar com a explicação.
Agora... se me puxarem pela língua...
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda ago 17, 2009 8:58 pm

Olá Nel, parabéns por mais outro excelente tópico que desconhecia existir. Obrigada Cokinhas :wink:
Quer então dizer que numa fotografia em que o cão é preto não se deve aplicar um fundo bastante claro. É que pensei que o contraste fosse evidenciar o cão mas estou a ver que não é assim.

nel Escreveu:Agora... se me puxarem pela língua...
Por mim pode continuar :lol:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda ago 17, 2009 10:50 pm

Obrigada, Nel. Explicação mais clara não era possível.
Assenta que nem uma luva nas tentativas que fiz de fotografar o meu pequeno tição. É este o meu fado: adoro a teoria mas deixo-me enredar por ela e tenho dificuldades em aplicá-la.

Não sei se a máquina tem regulação manual (acho que tem qualquer coisita) que me permita sair dos preguiçosos 99% em que também me incluo mas confesso que tenho esperança de não precisar de descobrir!
Amanhã de manhã já vou fazer experiências à luz desta lição. Venham outras :wink:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo ago 21, 2011 9:45 am

Para não haver confusão com os dois tópicos sobre fotografia, vamos apenas usar este, que é o mais recente.
Depois de revisto, voltarei aqui, ok?
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo ago 21, 2011 11:57 am

nel Escreveu:Para não haver confusão com os dois tópicos sobre fotografia, vamos apenas usar este, que é o mais recente.
Depois de revisto, voltarei aqui, ok?
Combinadíssimo! :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

domingo ago 21, 2011 1:10 pm

Adorei este tópico! Desconhecia completamente o mesmo.
Vou já experimentar umas técnicas. Sou viciada em fotografar a minha bicharada :wink: .
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Responder

Voltar para “Cães”