Não compreende?! Então já é problema da sua moral. A minha moral, nesse caso, levar-me-ia a segurar o meu cão pela coleira para evitar que se atirasse ao gato ou a qualquer outro animal que lhe passasse à frente do focinho.
Simples, não acha? -)
Penso que qualquer dono responsável que leve o seu cão à trela, ao se deparar com uma situação deste tipo iria tentar controlar o seu cão de forma a salvar o gato ou o cão que se metesse à frente. Sim, pasme-se há gatos e caes que metem-se na boca do leao !! Eu propria já assisti a situações deste tipo !
Não podemos é culpar um dono que tentou evitar a morte do gato e nao conseguiu. Devemos sim elogia-lo por ter tentado.
Podemos estabelecer uma analogia com os automoveis : caso um gato se atravesse à frento do automovel em movimento, tentamos (suponho eu ...) desviar/parar o carro para salvar o gato, mas nem sempre isto é possivel.
E uma verdade é certa, como seria possivel evitar isto ? Se todos os donos fossem responsaveis, tivessem os seus animais quer à trela ou dentro de casa, assim sim evitava-se estes acidentes !
Não venham é culpar sem saber !
Até porque nao nos esqueçamos que o cão e o gato sao seres vivos, com reaçoes instintivas dificeis de prever, e nao ursos de peluches como muitos pessoas os transformam ...
Aqui (é a realidade que eu conheço) nunca vi um gato pela trela e a maioria dos cães que andam na rua também andam sem trela.
A verdade é que deviam andar à trela quando estao na rua ! Se não estão é falha dos donos. Sendo falha dos donos não venham depois se queixar das consequencias !
Ou o gato não tinha a mínima experiência de rua ou terá sido apanhado desprevenido.
Em ambos os casos se o dono do cão estava lá e não era, como eu penso, má pessoa, no mínimo teria ficado chocado.
Antes demais parte da culpa é do dono do gato, já que este (o felino) encontrava-se sem controle na rua.
Mas quem disse que ele nao ficou chocado ? Mania de quererem esterotipos de reações ... Só enquanto nao ficou lá sentado a chorar nao quer dizer que nao tenha ficado chocado ou sensibilizado .... vejamos as coisas por cima e nao por lado ...
Já agora, anokas, consegue-me arranjar uma solução plausível para evitar que uma pastor alemã que guarda um terreno (claro que está solta) não me apareça com gatos na boca? É que a minha moral não arranja soluções...
Kroz, garanto-lhe que se entrasse um gato aqui em casa, qualquer um dos meus iria tentar agarra-lo e consequeentemente mata-lo. A culpa de quem seria ? Minha por nao estar lá fora à espera do gato ? Dos caes que gostam é de matar garfields e de sangue ? Ou do dono do gato que apenas lhe abriu a porta para ele dar uma volta ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!