Doença do Pinheiro e os seu perigos com os nossos fieis amiguinhos de 4 patas.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

sábado fev 01, 2003 12:20 am

É só para o pessoal não se esquecer. 8)

Abraços
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo fev 02, 2003 12:09 pm

Varsénio,

Não sei introduzir fotos na mensagem. Explicas-me como se faz?

Obrigada.
Maria João
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo fev 02, 2003 12:40 pm

Olá,
Em relação a este tópico, gostaria de lembrar que não são apenas as larvas da processionária do pinheiro que podem ser perigosas.
A MAIORIA das larvas das borboletas têm propriedades urticantes que podem ser mais ou menos toxicas dependendo da espécie.
É uma defesa que a natureza lhes deu...
Se conhecessem as lagartas das mais lindas borboletas, muitos deixariam de gostar delas...
Não gosto da palavra EXTREMINIO ou ERRADICAÇÂO.
O que se deve fazer É CONTROLAR pragas, NÃO EXTREMINAR espécies.
A espécie em questão apenas se tornou praga devido á intervenção do homem, quer em termos de ordenamento florestal, quer na diminuição dos seus predadores naturais.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

segunda fev 03, 2003 10:36 am

Janeca, enviei-te uma pm a explicar como se inserem imagens nos posts. Recebeste-a ?

Abraço.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda fev 03, 2003 2:59 pm

puxar
Maria Jo&atilde;o
scrafonso
Membro
Registado: segunda jan 06, 2003 4:04 pm

segunda fev 03, 2003 3:19 pm

Olá a todos

Eu não sabia da existencia dessa praga.
Eu tenho um pinheirinho muito pequenino num vaso no meu terraço num 3º andar. Eu queria deixar a Molly andar livremente no terraço quando o tempo estiver melhor.
Correrei o risco de ter o meu pinheiro infectado (neste momento não tem nenhum ninho). Esta praga também ataca este tipo de pinheiros? Será suficiente estar atenta ao pinheiro? Ou deverei tomar outros cuidados?

Obrigado

Sónia
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta fev 06, 2003 10:43 am

Pois é... nitidamente todo o cuidado é mesmo pouco...

Ontem por volta da uma o meu gordo começou a lamber muito o nariz. "É da cadela estar com o cio!" pensei eu.
Passado uns 5 minutos, estava a vomitar. Parecia estar engasgado, pensei ser algum resto de osso, que ele tivesse engolido antes de mastigar (entenda-se aqueles ossos de pele...).

Tudo coisas que já tinham acontecido antes, e que não haia motivos para preocupações...

Passado cerca de uma hora, hora e meia não lhe tinha passado, a lingua parecia inchada, e o cão começou a tremer. Às 16h estava a entrar no vet, foi levado imediatamente para dentro e ainda não voltou para casa. Estou aqui à espera das 11 para telefonar a saber como é que ele está... e como vai ficar...

Se for só alingua... do mal o menos, mas se ele engoliu...

Tenho meia dúzia de pinheiros ao lado de casa. Se fosse com uma das cadelas, não estranhava, que elas apanham tudo do chão. Mas o Link nem por isso. Aliás, só foi ao meio dos pinehiros o tempo de fazer o seu cocozinho e voltou... nem andou a cheirar. Foi mesmo naquela de deixa despachar que a dona tem uma bola.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
ana_link
Membro Veterano

quinta fev 06, 2003 10:44 am

É verdade, desde sexta feira passada, dia 31 de janeiro, o vet já viu 5 outros cães com a mesma coisa...
<p>Ana</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta fev 06, 2003 10:17 pm

Então, como é que está o Link?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
pSa
Membro
Registado: quinta ago 01, 2002 1:18 pm
Contacto:

sexta fev 07, 2003 1:03 am

Imagem

Casulo

:evil:

ana_link
Espero que o teu canito esteja bem pois espero saber mais noticias dele :(

vai tudo correr bem

Ao Webmaster

Exmo. Senhor como lhe foi pedido gostava que metesse este post em sticky modo pois acho que é fundamental as pessoas estarem informadas sobre este assunto problemático, embora pareça que não há ninguém interessado em saber vejo que a pessoas não informadas. Tentarei ainda esta semana elaborar um texto melhor com imagens para relembrar mais uma vez esta situação.

Agradeço desde já a sua atenção
pSa
Membro
Registado: quinta ago 01, 2002 1:18 pm
Contacto:

sexta fev 07, 2003 2:39 am

Aqui está tudo explicado o perigo que voce e o seu amiguinho correm.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
nizi
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2001 10:47 am

sexta fev 07, 2003 10:38 am

Bom dia a todos,

já há notícias de como está o Link?
ana_link
Membro Veterano

sexta fev 07, 2003 1:11 pm

Olá a todos

Lamento não ter dado noticias ontem à noite, mas entre a preocupação com o cão e a preparação de um exame na faculdade hoje...

Tenho o prazer de informar que esta história não vai passar de um susto!
O Link está bom, não vai perder nenhuma parte da lingua, e apenas está com um ar um pedaço abatido, mas também tem a lingua inchada!

Vai estar a tomar medicamentos durante uma semana. Para não haver grandes excitações não o vou levar ao Porto comigo. Vou mesmo sózinha com as meninas... Ele fica nos miminhos da minha mãe.

A vet avisou que nesta altura estão a preparar-se par receber cerca de 10 casos por cada domingo, fora os outros dias da semana. O pessoal gosta de passear os canitos no pinhal ao domingo, depois é no que dá.

Agradeço a todos a preocupação.
<p>Ana</p>
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sexta fev 07, 2003 3:58 pm

O que está a acontecer é que as lagartas, com a onda de calor que tem aparecido, começam a descer das àrvores.
Já me começaram a aparecer no quintal.. :?
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

segunda abr 07, 2003 1:41 pm

Desculpem-me por puxar este tópico, mas como eu, muitos desconhecem esta realidade!!!

:!: Up! :!:
Responder

Voltar para “Cães”