Criador BOM?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta nov 10, 2006 12:10 pm

Outra dúvida...

Fazer um teste de DNA para a PRA a um cão adulto só se justifica para efeitos de eventual selecção do mesmo para progenitor ou implicaria, caso desse positivo, poder agir em prol da saúde do animal antes da doença se manifestar? Não sei se me expliquei bem :?

Cumprimentos,
Cockinhas
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta nov 10, 2006 12:25 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 27, 2008 2:24 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 10, 2006 2:21 pm

texuga Escreveu: Bullie, então pelo que entendi, um cão pode ser displásico mesmo tendo 10 gerações acima sem displasia né?

Qual a vantagem de seleccionar progenitores com zero de displasia? Diminuir as probabilidades dos genes se manifestarem caso existam nessa linhagem?

Xuga
Sim, Texuga. Infelizmente um cão que "linha" seja livre de displasia à 10 anos pode se revelar displasico.

Como já aqui referiram, supõe-se que a DA é uma doença poligencia e como tal poderá basta uma "má combinação" de reprodutores para a fazer surgir.

Podemos no entanto tambem, partindo do principio que um exemplar "A" terá uma carga genetica que potencie a DA muito menor que a de um exemplar "C" , pe.
Pelo menos ponto de vista, podemos afirmar que um linha de 5 gerações, sempre com cães A e B, haverão muito menos genes que potenciem a DA nessa linha.

A logica de selecionar reprodutores livres de displasia passa por aqui ;)
lara199 Escreveu: Ois

Tenho lido as mensagems desde forum e muitas vexes vejo falarem de criadores bons e menos bons

Como ando a procura de um novo companheiro axei interessante abre esta mensagem para defirnirmos o que é um bom criador recomendavel?

ideias??
Um bom criador antes demais é um dono!

Isto significa que os cães dele convivem diariamente com o mesmo e com a familia. Não passam 24horas em canis, sem qualquer estimulo, nem muito menos despacha os cães velhos/idosos.

O respeito pelos cães impera e como tal cadelas a servirem de maquinas parideiras não existem.

Indo à parte do criador, um bom criador é alguem que cria para a raça, fazendo prova de :

- qualidade morfologica dos seus exemplares em exposiçõe
- capacidade de trabalho, caso se aplique, em provas de trabalho ou semelhantes
- testes de saude - despiste de doenças hereditarias

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta nov 10, 2006 3:23 pm

Boa tarde
lara1999 Escreveu: Como ando a procura de um novo companheiro axei interessante abre esta mensagem para defirnirmos o que é um bom criador recomendavel?
Se anda à procura de um companheiro, por que não adoptar? É assim tão importante que seja de criador? Um SRD ou um de raça menos "apurada" também é um bom companheiro, tão leal e amigo como os outros, às vezes muito mais resistente a certas doenças

Não tenho nada contra os cães de raça, também já tive juntamente com rafeiros, nem estou contra quem compra. Mas eu nunca comprei um animal e sempre tive companheiros fabulosos, de quem guardo recordações inolvidáveis :)

É só uma ideia.... ;)
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
CRMula
Membro Júnior
Registado: quarta nov 01, 2006 7:04 pm
Contacto:

sexta nov 10, 2006 5:28 pm

Pegando o assunto atrás sobre o contrato dizer q não tem problemas genéticos, admito que ao ler percebi q afirmei que devia dizer q não tem problemas genéticos. Fui demasiado sintética, o que pretendia dizer era que assegura que ambos os progenitores não têm registo de patologias de origem genética.

Como é evidente, até mesmo em humanos não é possível prever se é ou não portador de um gene que poderá ter sido herdado dos tetra-avós (embora para lá estejamos a caminhar)

Também é evidente que existem certas raças com mais propensão a certas patologias como a displasia, caso do Pastor Alemão e do Rottweiller, mas não se vai deixar de criar estas raças porque têm este "risco" genético. Faz-se sim uma selecção mais criteriosa dos animais para reprodução de acordo com o passado genético deste.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sábado nov 11, 2006 2:24 am

Um criador é aquele que selecciona reprodutores que sejam saudáveis e reúnam as características típicas da raça:

Características funcionais
Características psico-comportamentais
Características morfológicas.

Isto é o mínimo exigível para se ser criador de determinada raça, depois vem tudo o resto.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 11, 2006 4:11 am

FBC Escreveu:Características funcionais
Características psico-comportamentais
E qual a diferença?

Para um cão ser funcional não terá que possuir as "caracteristicas psico-comportamentais" tipicas da raça?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
SeaLords
Membro Veterano

sábado nov 11, 2006 8:36 am

O que é isso de "características funcionais"? A funcionalidade é uma consequência da conjugação das "características morfológicas" com as "características psico-comportamentais" e não uma coisa adicional.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
FBC
Membro Veterano

sábado nov 11, 2006 8:51 pm

Para um cão ser funcional não terá que possuir as "caracteristicas psico-comportamentais" tipicas da raça?
Quando me referi às "caracteristicas psico-comportamentais" estava-me a referir ao carácter e à atitude do cão perante o meio; por exemplo:
um terrier é vivo, “agressivo”-temperamental, independente, dominante, com forte instinto de luta, etc
um cão de parar (em regra) é activo, dependente, obediente, meigo, sem grande instinto de luta, etc

Mas isto, e a morfologia, não chegam para demonstrar que o cão é bom funcionalmente.
Teoricamente a morfologia e a “atitude psíquica” do cão constituem a sua capacidade funcional, mas há sempre algo que nos falha, na analise teórica de um cão, e para ver se ele é bom funcionalmente, só testando.
FBC
Membro Veterano

sábado nov 11, 2006 9:26 pm

O que é isso de "características funcionais"? A funcionalidade é uma consequência da conjugação das "características morfológicas" com as "características psico-comportamentais" e não uma coisa adicional.
Por exemplo: um Greyhound vindo de linhas de "beleza" tem uma boa morfologia e uma psique e um temperamento tipico de um cão de corrida (velocista), mas não acredito que, por mais que treine, venha algum dia a ser campeão.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado nov 11, 2006 11:18 pm

Erro Francisco, no caso do Greyhound. Poderá vir de uma linha de beleza e não vir a ser nunca campeão em pista se não for treinado para isso, assim como o whippet, logicamente não se vai colocar um cão que nunca correu numa pista a correr à tonta sem o devido treino.
Tal como o whippet o greyhound tem o estalão que é igual para corrida como para beleza, determinadas características que nascem com o animal. A minha whippet por exemplo nunca entrou numa pista, não pode logicamente concorrer com outras cadelas que já tenham entrado porque nunca foi treinada para isso, falta-lhe a resistência que só o treino continuado dá, não a velocidade, isso nasceu com ela.
Os galgos são animais naturalmente esguios e aerodinâmicos, não tem a ver se é linha de beleza se de desporto.

Tenho uma teckel que também é de linha de beleza, ou seja, participa em expos e nunca caçou, no entanto posso garantir-lhe que tudo o que seja roedor que se lembre de sair da gaiola aqui em casa tem um fim triste, no entanto nunca foi treinada para caçar, só que o que lhe aparecer a correr e que ela identifique como presa, posso garantir-lhe que só escapa se conseguir trepar, não come nem fere, limita-se a matar e vir entregar à dona.
Isto como é logico nenhum de nós cá em casa ensinou, não somos caçadores, logo nasceu com ela, está escrito nos genes.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
SeaLords
Membro Veterano

domingo nov 12, 2006 10:10 am

FBC Escreveu:
Por exemplo: um Greyhound vindo de linhas de "beleza" tem uma boa morfologia e uma psique e um temperamento tipico de um cão de corrida (velocista), mas não acredito que, por mais que treine, venha algum dia a ser campeão.
Sério? E porque não?
sergiomoreira
Membro Júnior
Registado: terça nov 07, 2006 5:44 pm

domingo nov 12, 2006 12:20 pm

Tenho alguma esperiencia como dono e criador de greyhounds de corrida e posso dizer com toda a certesa que é quase impossivel um greyhound de linhas de beleza ser um campeão nas pistas de corrida.
Acho que tem tudo a ver com a seleção,um greyhound de linhas de exposição é selecionado para estar o mais possivel de acordo com o estalão da raça e num greyhound de pista a seleção é feita com base em muintos mais criterios como a velocidade,resistencia e vontade de perseguir a lebre mecanica e não menos importante ter vontade de ganhar,mesmo ao nivel da aparencia fisica os greyhounds de linhas de beleza tem muintas vezes caracteristicas que não favorecem as suas performances como espaduas demasiado direitas, pescoços demasiado compridos, frentes muinto pesadas em relação as costas e traseiras fracas.
Acho que é um caso de cada macaco no seu galho cada um é mais adecuado para a função para que foi criado.

Aqui vai outro ditado inglês "breed the best to best and hope for the best"
Última edição por sergiomoreira em segunda nov 13, 2006 2:10 am, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano

domingo nov 12, 2006 12:33 pm

Não me parece que espáduas direitas e traseiras fracas estejam de acordo com o estalão. Agora, que quem selecciona com base em performances se marimba em estalões, isso já não é novidade.
sergiomoreira
Membro Júnior
Registado: terça nov 07, 2006 5:44 pm

domingo nov 12, 2006 2:29 pm

Um greyhound de exposição é selecionado para andar e trotar corretamente que é a forma que eles são avaliados e eles tem a estrutura correcta para essa função.
O greyhound de corrida tem uma estrutura selecionada para a corrida que é a função original da raça.
Os quartos traseiros dos greyhounds de linhas de beleza não são fracos mas para a corrida e em relação a estrutura elevada da maioria dos exemplares estes não se revelam com potencia suficiente.
Nunca vi nenhum greyhound de linhas de beleza ganhar corridas e isso prova a minha teoria.
Confeço que não vi greyhounds de linhas de beleza suficientes para formar uma opinião solida sobre as suas caracteristicas fisicas,talves tenha visto maus exemplares,mas essa é a ideia com que fiquei deles,pode ser que esteja enganado.
Última edição por sergiomoreira em segunda nov 13, 2006 2:12 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”