Eu sempre tive cães toda a minha vida e confesso que de há uns Anos a esta parte denoto que humanizo os meus animais um pouco demais apesar de não cair em exageros...! Não o deveria fazer? Talvez não mas, como os tenho dentro de casa a conviver 24 horas sobre 24 horas, por vezes essa humanização deve-se a vários factores progressivos de lidar com eles durante tanto tempo.
Contudo, tive um Bobtail que desde bebé até à idade com que morreu de velhinho, nunca quis estar dentro de casa o que era uma carga de trabalhos para mim derivado à pelagem dele pois sujava-se muito mais. Por muito que eu o forçasse ele não queria e ponto final. No entanto, não foi por isso que lhe dei menos carinho ou atenção em relação aos que viviam dentro de casa. Ele era feliz no exterior e muito infeliz no conforto do Lar, por incrível que pareça. Viveu muitos anos bem acarinhado, nunca lhe faltei com nada e até casota térmica ele tinha.
Há cães de guarda, portanto a viverem no exterior que são muito bem tratados e muito acarinhados, apesar dos riscos que correm por envenenamento, tiros, facadas, roubo, etc...!
Tenho um exemplo bem pertinho de mim em que numa fábrica estavam lá 3 cães de guarda em que o dono os trata com todas as mordomias

Mas, entendo o ponto de vista da mce pois, infelizmente, quando se fala em cão de trabalho, neste caso do tópico, cão de guarda, ainda existe a ideia dos maus tratos porque é a realidade da maioria dos casos. Muitos nem são mal tratados mas são negligenciados pelos donos apesar dos cães lhes estarem a poupar muito dinheiro com o trabalho prestado de guarda à Propriedade.
Leo