Tal como eu já disse no inicio deste tópico, ainda corria o ano de 2003

Na epoca balnear, não só pela quantidade de pessoas mas também pelo imenso calor, a praia é um lugar a evitar. Normalmente só se for muito cedinho ou no final do dia. Mesmo assim, é muito raro serem soltos.
Para saber se é proibido os cães irem à praia, devem ler o respectivo edital de praia. Se não existir, ou se nada disser sobre cães, então não é proibido. Mas atenção que o facto de não o verem ( como deveria ser) não quer dizer que não exista, por isso o melhor é perguntarem à policia maritima. Normalmente o que os editais dizem é que é proibida a permanência de cães "fora da áreas reservadas para o efeito"...o pior é que nunca vi em lado nenhum essas tais áreas reservadas!!!! Se algum dia forem chateados pela Policia Maritima, experimentem perguntar onde é que é a tal área para poderem colocar lá o cão

De qualquer forma, não se esqueçam que, mesmo não sendo proibida a permanência de cães, a praia não é um lugar diferente de todos os outros locais públicos, pelo que é OBRIGATÒRIO os cães andarem de trela ou açaimo e permanentemente acompanhados pelos respectivos condutores. Isto quer dizer que, em qualquer das circunstãncias, um cão solto a correr livremente pela praia (sem açaimo) está a violar a Lei (o dono é que está, claro!).
Por outro lado, acho errado fazerem-se certas comparações como algumas que li aqui! Quer dizer....eu posso roubar maçãs na mercearia porque há gente que faz pior e assalta bancos? Posso andar de carro e passar sinais vermelhos, só porque há gente que infringe mais do que eu? É que justificar que posso andar com o meu cão na praia à vontade a fazer o que quiser só porque há crianças porcas ou pais irresponsáveis, é um absurdo! Não é um mal maior ou igual que justifica o outro! O raciocinio correcto é que está errado as criancinhas defecarem na praia, mas também está errado os cães fazerem-no! Não é correcto raciocinar-se que não faz mal os cães defecarem na praia porque há criancinhas que também o fazem!
Eu levo os meus cães á praia porque julgo que o simples facto deles circularem na praia não constitui um atentado para a saúde pública!