Praias para cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mai 28, 2004 8:26 am

Olá,
Tal como eu já disse no inicio deste tópico, ainda corria o ano de 2003 ;), eu também moro perto da praia. Fora da epoca balnear, os passeios dos meus cães incluem normalmente uma passagem pela praia e, não havendo ninguém por perto, são soltos. Brincam na areia e na água e divertem-se. Normalmente, antes de chegarmos à praia já passámos por locais de mato cerrado onde eles podem fazer as necessidades fisiológicas à vontade, por isso não é costume que as façam na praia. Se fizerem...que remédio...terei de apanhá-las!
Na epoca balnear, não só pela quantidade de pessoas mas também pelo imenso calor, a praia é um lugar a evitar. Normalmente só se for muito cedinho ou no final do dia. Mesmo assim, é muito raro serem soltos.
Para saber se é proibido os cães irem à praia, devem ler o respectivo edital de praia. Se não existir, ou se nada disser sobre cães, então não é proibido. Mas atenção que o facto de não o verem ( como deveria ser) não quer dizer que não exista, por isso o melhor é perguntarem à policia maritima. Normalmente o que os editais dizem é que é proibida a permanência de cães "fora da áreas reservadas para o efeito"...o pior é que nunca vi em lado nenhum essas tais áreas reservadas!!!! Se algum dia forem chateados pela Policia Maritima, experimentem perguntar onde é que é a tal área para poderem colocar lá o cão ;)
De qualquer forma, não se esqueçam que, mesmo não sendo proibida a permanência de cães, a praia não é um lugar diferente de todos os outros locais públicos, pelo que é OBRIGATÒRIO os cães andarem de trela ou açaimo e permanentemente acompanhados pelos respectivos condutores. Isto quer dizer que, em qualquer das circunstãncias, um cão solto a correr livremente pela praia (sem açaimo) está a violar a Lei (o dono é que está, claro!).

Por outro lado, acho errado fazerem-se certas comparações como algumas que li aqui! Quer dizer....eu posso roubar maçãs na mercearia porque há gente que faz pior e assalta bancos? Posso andar de carro e passar sinais vermelhos, só porque há gente que infringe mais do que eu? É que justificar que posso andar com o meu cão na praia à vontade a fazer o que quiser só porque há crianças porcas ou pais irresponsáveis, é um absurdo! Não é um mal maior ou igual que justifica o outro! O raciocinio correcto é que está errado as criancinhas defecarem na praia, mas também está errado os cães fazerem-no! Não é correcto raciocinar-se que não faz mal os cães defecarem na praia porque há criancinhas que também o fazem!
Eu levo os meus cães á praia porque julgo que o simples facto deles circularem na praia não constitui um atentado para a saúde pública!
Responder

Voltar para “Cães”