Amputação de caudas nos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 28, 2003 11:07 pm

O país anda ao contrário.

O caso de Barrancos é uma vergonha Nacional e de facto, enquanto há quem goze com a lei e a faça ser alterada, é de rir que empurrem os cães para os "entendidos"
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MiguelS
Membro Júnior
Registado: segunda fev 17, 2003 2:19 pm
Contacto:

quinta mai 29, 2003 1:21 am

E todos os cachorros que tenham menos de um ano e tenham a cauda ou orelhas cortadas, o dono pode ser multado e o cão retirado se for apresentada uma queixa à Sociedade Protectora dos Animais!!!
LoL
Então explica lá isso eu venho de espanha com o cão de orelhas cortadas e eles aqui tiram me o cão?!
que eu saiba não fiz nenhuma ilegalidade, nem tão pouco posso ser multado, era o mesmo que (por exemplo) eu estar numa auto estrada espanhola(não sei quais os valores isto é uma soposição) a andar a 150 e depois entrar em portugal na auto estrada a 100 e ser multado pq no lado espanhol andei a 150 no entanto em espanha era perfeitamente legal o que fazia... (atenção foi só exemplo não sei os limites de velocidade em espanha, nunca passei dos 120 lá e como nunca fui multado... é pq tava dentro dos limites)
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta mai 30, 2003 7:58 am

E todos os cachorros que tenham menos de um ano e tenham a cauda ou orelhas cortadas, o dono pode ser multado e o cão retirado se for apresentada uma queixa à Sociedade Protectora dos Animais!!!
queres ver que me vão buscar as cadelas a casa!!!!! :o maldita a hora que se cortaram as caudas!!!
Mas uma dúvida, a cauda da Riskas foi cortada quando ela estava no criador, pelo Vet da ninhada dele!!! vou ter que pagar 2 multas pelas cadelas que tenho ou 7 pelas caudas que mandei amputar?? :o
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta mai 30, 2003 12:16 pm

SeaLords Escreveu:
A minha opinião, no entanto, é que:
- ovariohisterectomia É sem dúvida uma mutilação (tanto mais que se retira uma parte "boa", voltando à argumentação apresentada pela Florinda)
- são realizadas por conveniência dos donos, que não estão para se chatear a limpar sangue ou a aturar os cães dos vizinhos a rondar e assaltar a casa. Se se considerar que a razão fundamental é "se-me-apareceres-grávida-em-casa-meto-te-no-olho-da-rua", OK, pode-se dizer então que é feita no interesse do animal.

Olá,

Se a ovariohisterectomia na sua opinião é uma mutilação eu não concordo, mas é a sua opinião, respeito. Uma mutilação é uma amputação que priva o animal de um membro ou parte dele, que é o caso das orelhas e da cauda.

As minhas gatas foram esterilizadas não para eu não me chatear com os altos miados e muito menos porque tenho que limpar sangue (que no casa das gatas nem se manifesta), mas sim pelo bem estar delas e para evitar os tais tumores mamarios... não foi por mim, mas sim porque respeito a qualidade de vida dos meus animais.

Não concordo com o corte de caudas e de orelhas por razões estéticas. Acho desumano. A cauda não trás tantos problemas, mas as orelhas... voces sabem e o cão sofre!

Miau
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 30, 2003 12:54 pm

mutilação é uma amputação que priva o animal de um membro ou parte dele
E oh amigo, esterilizar não priva o animal de um orgão ?

voces sabem e o cão sofre!

Pois, nós sabemos umas coisinhas (eu sei poucas, mas com estes post lá vou aprendendo mais qq coisita), no entanto recomendo a leitura destes topicos :

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=438

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=4465

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=1689
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta mai 30, 2003 1:19 pm

CindelP Escreveu:
E oh amigo, esterilizar não priva o animal de um orgão ?
Meu querido, não se esteriliza por vaidade, mas sim por necessidade. Não tentem tirar a importancia ao assunto deste tópico.

Parece-me que estão a querer justificar uma acção com outra, que a meu ver é bem diferente.

Miau
SeaLords
Membro Veterano

sexta mai 30, 2003 1:28 pm

Se a esterilização fosse apenas um acto médico não viria referida no tal Decreto Lei não sei quantas, ao lado dos cortes de cauda, orelhas, cordas vocais e garras. Com efeito, não vejo lá qualquer referência a enucleações, mastectomias, ablacções da cabeça do fémur, extracção de dentes, etc, etc.

Extraido do DL 276/2001 (entretanto fui à pág do PauloC, que é sempre uma grande ajuda)
Artigo 18. o

Amputações
1 — Os detentores de animais de companhia que os apresentem com quaisquer amputações que modifiquem a aparência dos animais ou com fins não curativos devem possuir documento comprovativo, passado pelo médico veterinário que a elas procedeu, da necessidade dessa amputação, nomeadamente discriminando que as mesmas foram feitas por razões médico-veterinárias ou no interesse particular do animal ou para impedir a reprodução.
(os negritos são meus, para os mais distraidos)
Última edição por SeaLords em sexta mai 30, 2003 1:36 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Miau
Membro Veterano

sexta mai 30, 2003 1:36 pm

SeaLords Escreveu: Se a esterilização fosse apenas um acto médico não viria referida no tal Decreto Lei não sei quantas, ao lado dos cortes de cauda, orelhas, cordas vocais e garras. Com efeito, não vejo lá qualquer referência a enucleações, mastectomias, ablacções da cabeça do fémur, extracção de dentes, etc, etc.
Mas com que sentido é que as esterilizações aparecem nesse decreto-lei?

Neste momento até há várias campanhas de esterilização de gatas e cadelas de rua feitas pela Faculdade de Medicina Veterinária e as mais competentes Associações (um bem hajam para elas) e não vejo ninguem a invocar qualquer decreto-lei para impedir esses actos.

A meu ver uma ovariohisterectomia compara-se com uma mastectomia e outros, actos simplesmente médicos e para melhoria da qualidade de vida do animal.

Porque é que amputa a cauda do seu cão ou as orelhas? De certeza que a sua resposta seria muito diferente da minha em relação à esterilização.

Miau
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 30, 2003 1:48 pm

A meu ver uma ovariohisterectomia compara-se com uma mastectomia e outros, actos simplesmente médicos e para melhoria da qualidade de vida do animal.
Melhora a vida ? Em que sentido ...

Aqui entre nós, onde ninguem nos ouve, nunca iria esterelizar um cão/cadela meu (excepto, é claro, por razões de saude) pois afecta o caracter do cão (especialmente dos machos). Aqui, estamos perfeitamente a tornar o cão mais calmo (ladra menos, não mija nas esquinas todas ..) para nosso comodismo. Ursos de peluche há nas lojas

Previne doenças ? Bom, se já estamos nessa de prevenir, a pensar que o nosso cão vai ficar doente e morrer, mais vale não ter cão nenhum.

No entanto, não sou contra as esterelizações , mas não as faria nos meus cães. Até concordo e encorajo em casos especiais - ajudam a controlar a população de caes/gatos abandonados, ajuda a manter a calma em casa (apenas em casos especiais, como qd temos imensos cães e não há possibilidade de separar), nestes casos vai o mal menor.

Sinceramente, convenço-me que o ppl que é contra estas mutilações (ofende esta palavra é ?) é tipo PETA - aqueles fulanos que abraçam as arvores e de certeza mantêm dialogos interessantes com as mesmas.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

sexta mai 30, 2003 2:03 pm

(Apagada, as msgs da CindelP e da Sealords dizem tudo, e se mais faltar basta consultar tópicos antigos onde se discute isto até à exaustão/exaltação)
Miau
Membro Veterano

sexta mai 30, 2003 2:15 pm

CindelP Escreveu:
Melhora a vida ? Em que sentido ...

Aqui entre nós, onde ninguem nos ouve, nunca iria esterelizar um cão/cadela meu (excepto, é claro, por razões de saude) pois afecta o caracter do cão (especialmente dos machos). Aqui, estamos perfeitamente a tornar o cão mais calmo (ladra menos, não mija nas esquinas todas ..) para nosso comodismo. Ursos de peluche há nas lojas

Previne doenças ? Bom, se já estamos nessa de prevenir, a pensar que o nosso cão vai ficar doente e morrer, mais vale não ter cão nenhum.

No entanto, não sou contra as esterelizações , mas não as faria nos meus cães. Até concordo e encorajo em casos especiais - ajudam a controlar a população de caes/gatos abandonados, ajuda a manter a calma em casa (apenas em casos especiais, como qd temos imensos cães e não há possibilidade de separar), nestes casos vai o mal menor.

Sinceramente, convenço-me que o ppl que é contra estas mutilações (ofende esta palavra é ?) é tipo PETA - aqueles fulanos que abraçam as arvores e de certeza mantêm dialogos interessantes com as mesmas.
As gatas e as cadelas tem grandes probabilidades de desenvolver o cancro nas mamas. A esterilização antes do primeiro cio reduz substancialmente o risco do cancro na mama, para além de as fémeas que se sujeitam à ovariohisterectomia não terem infecções uterinas, nos ovários e nas mamas. Já acha que é um bom motivo?

Eu acho que é o suficiente para as pessoas que têm femeas em casa e não pensam em procriar recorram a esta cirurgia. Prolonga a vida das nossas amigas e reduz a probabilidade destas infecções em muitos casos fatais.

Já agora dêem uma espreitadela neste tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Miau
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta mai 30, 2003 2:30 pm

SeaLords Escreveu:, ao lado dos cortes de cauda, orelhas, cordas vocais e garras.
Sealords,

Nunca tinha ouvido falar do corte de cordas vocais. Em que circunstâncias é que era praticado? Simplesmente para o cão não ladrar porque acordava o vizinho, ou por algum motivo mais "funcional"?

Obrigada,
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

sexta mai 30, 2003 2:41 pm

Miau Escreveu:
Já agora dêem uma espreitadela neste tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Miau
Boas,
descontando o facto do presente tópico falar de caudas (e só de cães) lá fui ver o seu tópico no fórum dos gatos:
Miau Escreveu:
Acreditem que acho que nunca tinha sofrido tanto na minha vida... a minha companheira partiu e nasceu mais uma estrela.

Perguntei ao veterinária as causas e ele disse-me que a principal causa é a pílula que se dá às gatas que é altamente fatal... e a melhor forma de prevenir é esterilizar as gatas antes de 1 ano de vida.

Há muitas pessoas que continuam a dar pílulas às gatas para não as ouvirem miar e não sabem das graves consequências. Se tiverem oportunidade falem sobre este assunto, esclareçam as pessoas que realmente gostam de animais, porque esta informação é necessária.

Obrigada

Miau
SE a causa é a pílula ENTÃO n se dá a pílula, (not)= SE a causa é a pílula ENTÃO esteriliza-se... n sei se me fiz entender, ou se calhar eu n entendi bem:

1º Você dá a pílula, ponto assente
2º Você teve 1 gata doente devido à pílula, ponto assente
3º Se a tivesse esterilizado ela não ficava com os tais tumores?? mas eles não foram derivados da pílula??..isto já n é para mim ponto assente

Isto foi o que depreendi da sua explicação e da resposta do vet
e desculpe mas não estou a perceber, é que quem não quer barulho...não os tem. Agora medicamentos para calar os gatos é que não e esterilizações muito menos. As pessoas deviam pensar nisso antes de os ter.....gatos ou cães.

Cumprimentos

PS. Não estou a dizer que foi o seu caso, esta é 1 achega para quem o faz para os calar, tal como nos cães para não lhes sujarem as carpetes ou terem 1 cão mais submisso. Quem os pode e consegue ter tem, quem não pode nem consegue...devia estar quieto.
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

sexta mai 30, 2003 3:09 pm

[b]As gatas e as cadelas tem grandes probabilidades de desenvolver o cancro nas mamas. A esterilização antes do primeiro cio reduz substancialmente o risco do cancro na mama, para além de as fémeas que se sujeitam à ovariohisterectomia não terem infecções uterinas, nos ovários e nas mamas. Já acha que é um bom motivo?

Eu acho que é o suficiente para as pessoas que têm femeas em casa e não pensam em procriar recorram a esta cirurgia. Prolonga a vida das nossas amigas e reduz a probabilidade destas infecções em muitos casos fatais. [/b]

Quanto a este assunto tenho de me pronunciar, eu não gosto de entrar em conflitos, mas tenho de defender a esterelização.
Sealords, se bem me lembro quando questionei e pedi opiniões ( leia-se opiniões) sobre a esterelização á Missy a sealords demonstrou-me umas percentagens bastantes decisivas.....

Há aqui qualquer coisa que me está a falhar, pelo que eu leio nas suas mensagens , é uma pessoa que sabe bastante bem o que diz e quando se pronuncia não é só para "atirar postas para o ar" . Se tem a noção que a esterelização previne os tumores em (mtos %) porque é contra, desculpe-me sinceramente , mas não entendo o seu raciocinio.

E julgo que toda a gente faz o melhor pelos seus animais, como já disse noutro tópico , acho que nenhum dono , (prontos está bem , mesmo o melhor rebanho tem a sua ovelha ranhosa) faz as coisas para mal dos seus animasi, pelo contrário, quando as faz é a pensar no bem estar ( fisico ou não) deles.
Miau
Membro Veterano

sexta mai 30, 2003 3:23 pm

Nrc Escreveu:
SE a causa é a pílula ENTÃO n se dá a pílula, (not)= SE a causa é a pílula ENTÃO esteriliza-se... n sei se me fiz entender, ou se calhar eu n entendi bem:

1º Você dá a pílula, ponto assente
2º Você teve 1 gata doente devido à pílula, ponto assente
3º Se a tivesse esterilizado ela não ficava com os tais tumores?? mas eles não foram derivados da pílula??..isto já n é para mim ponto assente

Isto foi o que depreendi da sua explicação e da resposta do vet
e desculpe mas não estou a perceber, é que quem não quer barulho...não os tem. Agora medicamentos para calar os gatos é que não e esterilizações muito menos. As pessoas deviam pensar nisso antes de os ter.....gatos ou cães.

Cumprimentos

PS. Não estou a dizer que foi o seu caso, esta é 1 achega para quem o faz para os calar, tal como nos cães para não lhes sujarem as carpetes ou terem 1 cão mais submisso. Quem os pode e consegue ter tem, quem não pode nem consegue...devia estar quieto.
Xiiiiii que confusão.

Estou a ver que não percebeu nada. A pilula aumenta as probabilidades das fémeas contrairem cancro, eu não dou a pílula, só queria alertar para o facto, e, para mim dar a pílula é que é um crime não a esterilização.

Aconselho-o/a a ler mais sobre este assunto para ver se compreende. Fale com mais pessoas dentro do assunto, mas não complique mais.

Só queria, uma vez que a esterilização foi comparada com os cortes de orelhas e caudas, dar a minha opinião.

Miau
Responder

Voltar para “Cães”