Cães Perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
texa
Membro
Registado: quarta jan 01, 2003 11:25 pm
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

domingo jan 26, 2003 2:20 pm

VascoV Escreveu: Sabe Texa eu até sei falar razoavelmente bem e expresso-me sem muitos erros de ortografia. E escrever em maiúsculas é desagradável e conto-lhe um segredo. Não dá mais força ao que se diz...

E vai-me desculpar mas a sua falta de argumentação não é para se perceber.
É que fez duas de coisas que identificam os dosnos dos animais das raças ditas" perigosas"
1- Desobedecer a uma ordem da autoridade sabendo da infeliz fama que a raça tem
2-Falar em "Lulus", é tipico da malta das lutas de cães.

E vou ser directo de outra forma não saímos daqui.

É deveras estranho que um policia tenha chamado o corpo de intervenção por sua causa se a conversa com ele foi tão amena e cordial como refere. Não é de forma nenhuma um procedimento policial. Eles têm mais que fazer que andar atrás de uma rapariga. Portanto para tal a sua atitude deve ter sido hostil.
1-Acho que já disse várias vezes que AQUELE polícia se dirigiu a mim e comentou a rir,esses caes tem que andar presos com trela e ançaime,mas como ela ainda era nova que não era necessário!Porque já tive outras situaçoes em que a prendi emediatamente,aliás eles até chateiam se a tiver presa com trela,dizem que ainda é necessário o ançaime....
Que fique bem explicado que eu nao a prendi porque ele disse que não era necessário por ainda ser nova.
2-Veja lá a quem é que está a chamar "malta de lutas de cães" que eu não admito uma insinuaçao dessas ok?
3-Quanto ao facto de ele ter chamado a policia de intervençao,até hoje ainda nao percebi,pois eu não de maneira nenhuma mal educada ou agressiva por isso o meu espanto.

Acho que já tá explicado
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 26, 2003 2:29 pm

Oh, Vasco !
Isso está muito bem para si e para o meu marido (já teve de intervir mais do que uma vez ao pontapé a cães que atacaram a Zorra) mas para mim não serve.
Simplesmente não consigo reagir nestas situações.
Fico paralizada.

Eu contei, na altura, como foi com o Calvin e um cão pequeno (que parece ter por hábito morder em todos os cães que encontra) em que larguei o Calvin e este se comportou à altura : imobilizou o outro cão de barriga para cima e depois largou-o sem o magoar (note-se que o tal outro já o tinha mordido uma vez, em que eu não larguei a trela).
O Calvin era um cão fantástico !
A única coisa que eu fiz foi "mandar vir" com o dono do outro.

Agora com a Zorra, ela ainda é cachorra, não mede as situações.
Quer sempre brincar e é muito sociável.
Já foi mordida por um (no focinho) e eu não soube o que fazer.
Actualmente já é mais cautelosa nas suas aproximações (que diabo, está a aprender) mas ainda assim...

Eu também tento convencer os meus vizinhos a usarem trela mas não uso como argumento a lei - falo, isso sim, do risco de atropelamento.
Têm funcionado mais ou menos.A maioria já usa trela.

Mas, aí está - eu não vivo numa zona problemática.
Aqui não há jovenzinhos com pit ou rott (bem, há um, mas o cão é um amor) armados em Rambo.
Um pouco mais acima (em Porto Salvo, Talaíde, etc.) já as coisas mudam de figura.
Até temos de considerar que andar com trela pode ser visto como um sinal de fraqueza e, portanto, um alvo fácil.

O que eu quiz dizer é que temos de medir onde estamos e a actuação a tomar em face do ambiente que nos rodeia.

O Portugal dos brandos costumes está a mudar.

Também li a carta que um leitor mandou para o público (não se trata de um jornal tablóide, nem os seus leitores são propensos à paranóia fomentada pelos media).

Sei que há zonas onde a polícia prefere fechar os olhos aos que são realmente perigosos para preferirem chatear o cidadão honesto (afinal o cidadão comum não costuma puxar de uma arma nem chamar os amigos...).
texa
Membro
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

domingo jan 26, 2003 2:29 pm

CindelP Escreveu:
E o simples facto de os outros infrigirem a lei (entenda-se não andarem com os cães à trela) não lhe dá direito nenhum, ou justifica o facto de também querer andar com a sua cadela assim ...
Se todos pensarmos dessa maneira, daqui a dias as trelas desaparecem !!
Acho que tb já disse que não me justifiquei com esse argumento!O que eu disse foi que a minha cadela nao é menos nem mais que os outros, por isso anda sem trela quando eu acho que pode andar, visto que a lei se existe é para todos e as identidades policias nao terão só de me xatear a mim!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 26, 2003 2:30 pm

Já começo a perceber porque ele chamou o corpo de intervenção.

Texa realmente não vale a pena falar consigo. faz n afirmações que estão documentadas nas suas mensagens e depois acima vem dizer aqui que as não fez.

De facto isto de não se saber a idade de certas pessoas no forum faz uma grande diferença...
Última edição por VascoV em domingo jan 26, 2003 2:36 pm, editado 2 vezes no total.
texa
Membro

domingo jan 26, 2003 2:35 pm

VascoV Escreveu: Já começo a perceber porque ele chamou o corpo de intervenção.
Atã diga lá porque foi....
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 26, 2003 2:38 pm

Aisd que carta foi essa ? É que não vou sair para comprar o jornal... pode dar um resumozinho ? :lol:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 26, 2003 2:39 pm

texa Escreveu:
Atã diga lá porque foi....
Quando for possivel ter uma conversa com cabeça, corpo e membros consigo talvez diga.Até lá, cresça...
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

domingo jan 26, 2003 4:58 pm

Chama-se o texto :

Ser atacado por um "pittbull"

Vou tentar resumir :

Um senhor saiu com o seu cão para dar um passeio.
Apareceu-lhe um pit bull, solto, sem trela que se lança sem ruído ao pescoço do cão, não o largando.
O dono reagiu pregando uns pontapés no pit (sem qualquer efeito), depois
pegando nas patas traseiras do mesmo e puxando.Ao fim de algum tempo o pit largou o cão.
O homem largou o pitt e este voltou à carga : desta vez prende a cabeça do cão.
Entretanto aparecem várias pessoas (entre elas uma agente da polícia).
Usam um pau e um capacete de motociclista no pit (além da repetição do processo já descrito) e nada !
Finalmente o dono deu um pontapé nos tomates do pit e este largou o cão.
Nessa altura o dono foi a correr ao vet com o seu cão a escorrer sangue por todo o lado e o cão foi tratado (cito : compressas,
injecções de antibióticos, agulha e linha para coser os estragos).

Quis, então, apurar responsabilidades.
Passo a citar
"...da câmara pedem para ligar mais tarde,porque a colega não pode atender;da polícia dizem-lhe que devia levar para a
esquadra o pitt, eles guardavam-no lá até virem os serviços da câmara."

Termina o texto , continuo a citar :
"Os "pitbull" são para adolescentes que só conhecem a violência da indiferença da sociedade, da falta de afectos, a violência da falta prematura de pais, da falta de valores e objectivos...esta violência surge pela forma como tudo parece ser indiferente às instituições legitimadas pelo nosso voto, às forças de segurança... aos políticos e, por fim, à inepta sociedade civil, na sua forma desorganizada".

Assina Paulo Carreiras, Damaia.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 26, 2003 7:13 pm

Obrigado Aisd

Ora aí está.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

domingo jan 26, 2003 9:23 pm

Tentei fazer um apanhado tão fiel quanto possível do texto original.

Nomeadamente o último parágrafo para que se veja que estamos perante uma história contada por uma pessoa que está longe da histeria anti-cães perigosos e que tenta fazer uma análise mais profunda e consequente do fenómeno conhecido por "cães perigosos".

Mas, para mim, o mais relevante da história é a inoperância da polícia.

Não só mandaram a vitíma apreender o cão, como não se preocuparam em identificar o respectivo dono e responsável pelo acontecido.

Isto é, está uma pessoa toda ela legal e responsável a passear o seu animal de estimação, acontece uma destas e depois ?
Nada !

É isto um estado de direito ?
É isto um estado onde o cidadão se pode sentir seguro (desde que cumpra a lei) ?

Estou-me a lembrar de uma vez (já há muitos anos) em que o meu cunhado mais uns amigos militares foram a um bairro degradado de Lisboa buscar o carro dele, que tinha sido roubado.
Foi a própria polícia que lhe disse onde ele devia estar (eles sabem) mas logo lhe disseram também que eles àquele bairro não iam !
E lá estava ele.
Não houve crise, nem problema.Ele pegou no carro e veio embora.
Pelo sim pelo não, os amigos iam armados.
Só Deus sabe o que poderia ter acontecido.

Será que tenho de andar armada para passear o meu cão ?

Este assunto dos "cães perigosos" prende-se directamente com um certo tipo de marginalidade.
Não se trata pois de combater os "cães perigosos" mas de pôr fim a esta criminalidade recente.
Até isso se fazer, cada um por si !
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo jan 26, 2003 9:44 pm

Sabes aisd...

Pode parecer ridiculo mas pelo menos 2 pessoas que eu conheço já passeiam os cães armados.... E acredita que se visses a gentalha que por lá passa ias ver que se justifica perfeitamente, neste bairro(apesar de ser um bairro novo e até bem bonito, tem um bairro de lata ao lado) já foram roubados cães pela trela da mão dos donos e o que a policia fez? nada...

Mas é como eu te digo também existem excepções, por exemplo um dia no mesmo bairro(vivi lá 11 anos) andava um miudo amigo nosso que andava a passear a cachorra Pitt Bull pela trela calmamente e vêm 2 gajos enormes passaram pelo miudo(que na altura devia ter 16 anos) simplesmente apontaram-lhe não sei o quê e levaram a cadela, a policia, mal soube entrou logo pelo bairro de lata (que é logo ali ao lado, no fim da rua) e partiu aquilo tudo até encontrar a cadela, acabaram por não a achar porque os gajos fugiram com ela... mas gostei da atitude que eles tiveram! Mais tarde a cadela foi recuperada por "portas e travessas"... Mas a pessoa que nos entregou a cadela disse logo que já estavam a vê-la á uns dias para rouba-la para lutas... Enfim...

Neste momento acho que isto ao ponto que chegou em certos sitios só mesmo armado...

Em relação a gente civilizada(como nós), acho que os problemas resolvem-se com uma simples trela.
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
texa
Membro

domingo jan 26, 2003 10:23 pm

Texa realmente não vale a pena falar consigo. faz n afirmações que estão documentadas nas suas mensagens e depois acima vem dizer aqui que as não fez.

De facto isto de não se saber a idade de certas pessoas no forum faz uma grande diferença...

Acho que quem ler as minhas mensagens todas não ve nada disso que está a dizer,de eu dizer e não dizer,tudo o que eu disse expliquei e nao estou a contrariar nada...

Quanto ao facto da idade...se isso lhe interessa tenho 20 anos...ainda tenho muito que crescer...mas ainda bem que temos adultos como você....
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

segunda jan 27, 2003 9:10 am

Muito se comenta aqui o uso de trela e/ou açaimo. Não ponho tal lei em causa apenas acho que o uso do açaimo não devia de prescindir o uso de trela. Acho que a trela devia ser sempre obrigatória, independentemente do cão usar açaimo ou não. O uso de apenas o açaimo é um pau de dois bicos, sei de muitas pessoas que soltam os cães apenas de açimo e vão para casa enquanto os cães andam na rua a incomodar os outros. Se alguém chama a atenção a esses donos leva com a boca "mas eles levam açaimo". Bem podemos contrargumentar que aos olhos da lei o dono do cão deve estar sempre por perto mas eles não querem saber. Agarram-se aquela do açaimo e pronto. É que um cão degrande porte quando solto pode ser perigoso, com açaimo ou sem açaimo.

Um abraço a todos,
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 27, 2003 11:09 am

É que um cão de grande porte quando solto pode ser perigoso.....

O meu caso por exemplo, a minha cadela embora não sendo considerada uma raça potencialmente perigosa....
Ora viva,
Queria apenas chamar à atenção que NÂO EXISTE na actual legislação nenhuma 'lista' de raças 'potencialmente perigosas'. A unica coisa que existe é a definição de 'animal potencialmente perigoso' que consta do Decreto-Lei 276/2001, e que diz assim:
Artigo 2. o
Definições

(...)
d) «Animal potencialmente perigoso» qualquer animal que, devido à sua especificidade fisiológica, tipologia racial, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais e danos a bens;

Agora...perante esta definição, quem é que me pode dizer que determinada raça é perigosa e outra não?! Quem é que me pode dizer que um cão grande é peridoso e um pequeno não?
Já repararam que qualquer cão, ou mesmo a maioria dos animais ( mesmo uma pulga ou um mosquito) pode causar lesões a pessoas ou animais e danos a bens?
Qualquer cão pode morder uma pessoa! e isso é uma lesão! Qualquer cão pode estragar bens alheios! O que é isso de tamanho ou potência de mandibula? Será que um Chihuahua não tem potência de mandibula para me arrancar a ponta do nariz? :lol: Notem que a Lei não refere sequer a potencialidade de maior ou menor gravidade da lesão, nem a grandeza do dano!

Enfim.....com legislação assim, o que quererão estes senhores afinal!? Se eu trabalhasse numa Junta de Freguesia, aquando do licenciamento de um cão, das duas uma: ou pedia cadastro e demais exigências a todos os proprietários de cães, ou não pedia a ninguém!! (Acho que eles optam pela segunda escolha).
Quanto à Policia, o melhor é obedecer porque se eles quiserem ser estúpidos podem dar um tiro no cão (depois alegam que se sentiram em prerigo ou ameaçados, e o D.L. 276/2001 permite que as autoridades o façam) e não há nada que possamos fazer para recuperar os nossos cães!
A Lei exige o uso de Trela e açaimo, e no que se refere a 'raças potencialmente perigosas' exige ainda mais! O problema é saber o que são 'raças potencialmente perigosas', mas enquanto isso não for claro ou deixar de existir (que é o que me parece mais justo) todas as raças o são potencialmente!
Ouço aqui muita gente a falar em raças perigosas e no mau uso que os marginais dão aos cães e que se tem de fazer alguma coisa. Meusn amigos....pegando num exemplo absurdo ( mas fácil para explicar): Não se resolveria um problema de marginais que usam facas de cozinha para fazer assaltos, proibindo as facas de cozinha!!! Da mesma forma, não se resolverá o problema dos marginais que dão mau uso a determinados cães, criando Leis restritivas e discriminativas para determinadas raças!! Estes marginais usam as facas de cozinha e os cães à margem da Lei, e é assim que continuarão a usá-las!! Por acaso os assaltantes usam armas registadas? Por acaso vão dar contas à policia das caçadeiras de canos serrados que têm na barraca? ACORDEM MEUS SENHORES!!! Estas Leis só prejudicam quem não devem prejudicar!
Faça-se cumprir a Lei no que se refere ao uso de trela ou açaimo e o caso de acidentes provocados por donos irresponsáveis vai diminuir considerávelmente. Faça-se cumprir a Lei, punindo a marginalidade (assaltos, lutas de cães, etc.) e acabam-se os cães usados para fins ilícitos!

Cumprimentos
Paulo C.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 27, 2003 11:11 am

(repetida)
Bloqueado

Voltar para “Cães”