É que um cão de grande porte quando solto pode ser perigoso.....
O meu caso por exemplo, a minha cadela embora não sendo considerada uma raça potencialmente perigosa....
Ora viva,
Queria apenas chamar à atenção que NÂO EXISTE na actual legislação nenhuma 'lista' de raças 'potencialmente perigosas'. A unica coisa que existe é a definição de 'animal potencialmente perigoso' que consta do Decreto-Lei 276/2001, e que diz assim:
Artigo 2. o
Definições
(...)
d) «Animal potencialmente perigoso» qualquer animal que, devido à sua especificidade fisiológica, tipologia racial, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais e danos a bens;
Agora...perante esta definição, quem é que me pode dizer que determinada raça é perigosa e outra não?! Quem é que me pode dizer que um cão grande é peridoso e um pequeno não?
Já repararam que qualquer cão, ou mesmo a maioria dos animais ( mesmo uma pulga ou um mosquito) pode causar lesões a pessoas ou animais e danos a bens?
Qualquer cão pode morder uma pessoa! e isso é uma lesão! Qualquer cão pode estragar bens alheios! O que é isso de tamanho ou potência de mandibula? Será que um Chihuahua não tem potência de mandibula para me arrancar a ponta do nariz?

Notem que a Lei não refere sequer a potencialidade de maior ou menor gravidade da lesão, nem a grandeza do dano!
Enfim.....com legislação assim, o que quererão estes senhores afinal!? Se eu trabalhasse numa Junta de Freguesia, aquando do licenciamento de um cão, das duas uma: ou pedia cadastro e demais exigências a todos os proprietários de cães, ou não pedia a ninguém!! (Acho que eles optam pela segunda escolha).
Quanto à Policia, o melhor é obedecer porque se eles quiserem ser estúpidos podem dar um tiro no cão (depois alegam que se sentiram em prerigo ou ameaçados, e o D.L. 276/2001 permite que as autoridades o façam) e não há nada que possamos fazer para recuperar os nossos cães!
A Lei exige o uso de Trela e açaimo, e no que se refere a 'raças potencialmente perigosas' exige ainda mais! O problema é saber o que são 'raças potencialmente perigosas', mas enquanto isso não for claro ou deixar de existir (que é o que me parece mais justo) todas as raças o são potencialmente!
Ouço aqui muita gente a falar em raças perigosas e no mau uso que os marginais dão aos cães e que se tem de fazer alguma coisa. Meusn amigos....pegando num exemplo absurdo ( mas fácil para explicar): Não se resolveria um problema de marginais que usam facas de cozinha para fazer assaltos, proibindo as facas de cozinha!!! Da mesma forma, não se resolverá o problema dos marginais que dão mau uso a determinados cães, criando Leis restritivas e discriminativas para determinadas raças!! Estes marginais usam as facas de cozinha e os cães à margem da Lei, e é assim que continuarão a usá-las!! Por acaso os assaltantes usam armas registadas? Por acaso vão dar contas à policia das caçadeiras de canos serrados que têm na barraca? ACORDEM MEUS SENHORES!!! Estas Leis só prejudicam quem não devem prejudicar!
Faça-se cumprir a Lei no que se refere ao uso de trela ou açaimo e o caso de acidentes provocados por donos irresponsáveis vai diminuir considerávelmente. Faça-se cumprir a Lei, punindo a marginalidade (assaltos, lutas de cães, etc.) e acabam-se os cães usados para fins ilícitos!
Cumprimentos
Paulo C.