Acreditem que é verdade.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

terça jan 28, 2003 6:19 pm

Bem, continuo à espera que o Claudio responda as questões que lhe coloquei. Só espero não morrer à espera! ;)
Já que estamos sempre a "dar na cabeça" às pessoas que aparecem aqui a dizer que estão a pensar cruzar os seus cães, achei estranho que nunca se tivesse falado no que levou o Claudio a cruzar a cadela dele...
E o que é mais grave aqui não é a "estupidez" das pessoas que telefonam a pedir cães de borla, que não pescam nada de cães nem da raça em questão, mas que ainda assim gostavam muito de ter um, mas sim como vai o Cláudio seleccionar os futuros proprietários dos seus cachorros.
Diabo_fs
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 9:07 pm
Contacto:

terça jan 28, 2003 7:10 pm

VascoV... fartei-me de rir lol acho que vou enviar o url do post ao Nuno Markl paa ver se ele aproveita algo para a rubrica da manhã lol :)
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça jan 28, 2003 7:24 pm

Viva o "Portugalo".

Cumprimentos e muita paciência

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça jan 28, 2003 7:25 pm

Repetido
A forma é a imagem plástica da função
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

terça jan 28, 2003 8:25 pm

Viva,

Para a AnaS (e não só):

Antes de mais, peço desculpa por só agora responder. Quem espera desespera, mas quem espera sempre alcança ;) . Infelizmente, a minha disponibilidade para vir ao Forum não é a melhor. Bom, vamos ao que interessa:

A cadela em questão encontra-se dentro do estalão da raça e nas exposicões onde participou, obteve bons resultados e apreciações. O criador a quem a comprei tambem a reconhece como um bom exemplar. Os seus pontos fracos, não foram apontados como “impeditivos” para reproduzir, desde que se tentasse compensá-los com um macho escolhido para o efeito. Estamos a falar de fazer um beneficiamento.

O macho utilizado, também ele validado em algumas exposições e já com provas dadas como reprodutor, foi sugerido por mim (tenho um filho dele) em função de alguns critérios pessoais. Mesmo assim, só avancei depois do “aval” e opinião do criador de ambos os exemplares (que neste caso é o mesmo) e grande conhecedor dos pedigree’s envolvidos.

Perante este cenário, decidi em consciencia, avançar para uma “experiencia” que procurava. Pessoalmente, estou empenhado em gradualmente, com pés e cabeça, aumentar a todos os niveis o meu conhecimento na raça. O mesmo só se consegue através da experiencia prática. Neste momento, sou proprietário de três Rottweilers a caminho do quarto (quem sabe mesmo, do quinto). Tudo porque quero ter uma experiencia efectiva, a todos os niveis, especialmente no que diz respeito a questões comportamentais.

Voltando à criação, posso lhe adiantar que não será uma experiencia a repetir tão cedo. Primeiro, porque vou aguardar pelos resultados obtidos, ou seja tentar acompanhar o crescimento dos cachorros e validar a sua qualidade. Segundo, porque a cadela em questão, irá cumprir com mais do que o tempo de descanso adequado. Terceiro, mas não menos importante, quanto menos ninhadas fizer melhor poderei seleccionar (antecipadamente) os seus futuros donos.

Posso também adiantar, mesmo que tenha cadelas que o justifiquem, apenas farei ninhadas muito mas muito pontualmente. Não o tenciono fazer na prespectiva de lucro ou negócio.Quem o faz com rigor e amor à raça, nunca terá o retorno em dinheiro que compense todo o trabalho, despesas e preocupações.

Provavelmente, se o fizer com pouca regularidade, independentemente de o fazer ou tentar fazer bem feito, serei considerado pela maioria como criador de quintal. Tentarei de forma moderada (a longo prazo) criar uma geração, do proprio canil.Sou contra as fabricas de “salsichas”.

Vou tentar fazer o meu trabalho e seguir o meu percurso, tendo como principal objectivo trabalhar e alertar para o beneficiamento da raça a todos os niveis e não apenas no que diz respeito à beleza.

A RAÇA, MERECE E PRECISA MUITO MAIS, DO QUE A SIMPLES VAIDADE DE UMAS TAÇAS NAS PRATELEIRAS!

Em relação a questões de trabalho, sem duvida, é triste a ausencia de uma raça como o Rottweiler nas provas de R.C.I. No entanto, como raça de trabalho e não sendo escrava do mesmo, não é uma raça fácil de treinar (não por falta de capacidades da mesma) para niveis mais elevados. Não deve ser por acaso que os profissionais de adestramento trabalham com outras raças. No que me diz respeito, para já, espero pelo menos a nivel do COB e BH vir a marcar a minha presença....Depois logo se vê. Não posso querer tudo para depois não fazer nada. Estou a traçar uma linha de orientação para este ano fazer umas coisas engraçadas à volta da raça, mas para já não vou adiantar muito.

Quanto aos Testes de caracter do R.C.P., percebo muito bem o que está a dizer e concordo a 100%. Contudo, sei como e em que condições fiz o TC do meu cão Panzer. Comigo não há “esquemas” ou é ou não é. Vamos esperar, que também a esse nivel, haja uma melhoria por parte do R.C.P. Caso assim não seja, lá estarei (em sede própria), no minimo para lhes mostrar o meu descontentamento.

Bom...para terminar...

Como é que selecciono, os futuros donos:

Através de alguns conhecimentos pessoais e posteriormente através de publicidade. Em ambos os casos, existe um conjunto de exigencias, que pessoalmente serão impostas:

Quais as exigencias:

Saber que ter um cão independentemente de ser um Rottweiler é uma responsabilidade que poderá durar entre 10 a 14 anos. Esta responsabilidade implicará uma mundança do dia-a-dia do futuro proprietario.

Saber que o custo de ter um cachorro, não termina com a sua compra, bem pelo contrario.

“Conhecer” as condições da futura casa do cachorro. De preferencia que não seja apartamento. Embora não seja impeditivo, deve haver maior disponibilidade e mentalização para situações desagradáveis, como a da destruição que um cachorro pode causar.

Saber, atendendo às caracteristicas da raça que é importante uma boa sociabilização e educação do cachorro. Sendo que para o conseguir é necessário tempo, dedicação e dinheiro. Dinheiro, dado ser aconselhável recorrer a uma escola de adestramento. O cão necessita de ser trabalhado.

Saber que a alimentação deve rigorosa e cuidada. Esta deve ser de qualidade, implicando os custos inerentes.

Saber que na fase de crescimento do cachorro podem haver custos de veterinário mais elevados, sendo no entanto necessário contar com eles ao longo da vida do cão.

Saber que na futura familia do cachorro, a sua vinda deve ser uma opção de todos e todos o irão tratar da mesma forma.

No meio destas e de outras questões, com o desenrolar da conversa, será mais “facil” avaliar as intenções do potencial comprador.

Espero ter respondido.

Obs – A AnaS ainda continua sem conseguir aceder ao meu site?

Para o Paulo C:

Agradeço-te a tua intervenção. Obrigado.

Ao VascoV (e não só):

É verdade, que malta. A ultima (ontem) é assim: O preço dos cachorros é com rabo ou sem rabo? :o
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jan 28, 2003 9:06 pm

Boa Cláudio. Pode ser que, com este seu longo discurso na primeira pessoa, a malta que por aqui navega consiga perceber finalmente a diferença entre um Criador (que você é) e um criador de fundo de quintal, ou de vão de escada, ou BYB (de acordo com o espaço e a queda para as línguas), que quer ter um filho da sua Fifi.

Já agora, a como é que está o quilo de cauda? :lol:
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Zita
Membro Veterano

terça jan 28, 2003 10:17 pm

- Eu quero um Chihuahua que é para dar á minha filha no Natal.

- Quero Chihuahuas mas só com menos de 1Kg, se tem mais é muito grande!

- Tem Chihuahuas? Que preço? 120 cts? E se fôr sem papeis, não pode ser 60?

- Quanto custam os Chihuahuas? 120 cts? Então prefiro um Pincher!

A mesma pessoa;
- Ainda tem Chihuahuas?
- Já não.
- E não conhece quem tenha?
- Não. Pergunte no CPC por criadores.
- Já perguntei mas não há.
- Pois, em Portugal não é fácil...pode tentar os EUA.
- E quanto custam?
- Por volta de 300/400 cts.
- Ai se eu soubesse tinha comprado por 120!

;)
skwitz
Membro
Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras

terça jan 28, 2003 10:21 pm

é, também tenho muitas abordagens infelizes quando passeio com o meu cão (dogue alemão arlequim).

Uma vez estava parado com ele e chegou-se um ucraniano perto de mim com uma mão cheia de notas de 50 euros a perguntar-me:
"quanto quer?? quanto quer??"

E tenho sempre os lindos comentários:
"ai que grande!! esses cães nem deviam andar na rua"

ou então "que dálmata tão giro..."

:lol: :lol:
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça jan 28, 2003 11:28 pm

Olá Claudio
Gostei da tua abordagem á questão.É uma pena uma grande parte dos criadores não terem essas preocupações.Parabéns, parece-me ser o caminho correcto.Já agora se possível há que tentar parceber qual o perfil de personalidade do potencial comprador, há pessoas que não têm mesmo perfil para terem Rotts.

Saudações
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta jan 29, 2003 8:37 am

Pois eu desde que tenho o Oscaar, nunca ouvi tanta anedota pegada, é de fartar a rir :lol:
Algumas das que oiço:
P:Ah, o seu cão é um Dogue Alemão ou um Grand Danois?
R: É a mesma coisa.......
Não é não, os Grand Danois são mais pequenos que os outros.. :o :o

Ah, o seu cão tem um problema de gigantismo
:o

É arraçado de alguma vaca?

Que horror, andam com estes cães perigosos na rua

E muitas mais há, eu é que até tenho vergonha de contar :roll: :roll:
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 29, 2003 11:59 am

Cláudio,

Obrigado pelas respostas às minhas questões, mas lamento discordar consigo, pois acho que não está a beneficiar a raça em nada com a ninhada que fez. O seu “beneficiamento” foi feito com base nas características morfológicas dos progenitores quando deviam ser feitas com base nas características da funcionalidade dos mesmos. Nenhum dos exemplares possui prova de trabalho, logo nenhum dos cães pode ser considerado um bom exemplar da raça, pois os Rottweilers são uma raça de cães de trabalho, sujeito por isso a uma prova de trabalho.
Conheço muito bem o criador de que fala (e do qual sou bastante amiga), conheço muito bem o Petrus, conheço muito bem quem preparou o Petrus para o teste de carácter, conheço muito bem os pais do Petrus e tive também a oportunidade de conhecer um dos irmãos de ninhada do Petrus, o Pafuri, que infelizmente já faleceu; por isso sei bem do que estou a falar.
Em 1998 foram registados em Portugal cerca de 2500 Rottweilers e na Alemanha foram registados cerca de 2300. A diferença está no facto de que alemães se aperceberam que era urgente melhorar a raça e por isso tornaram-se muito mais exigentes a nível da selecção dos exemplares que utilizam na reprodução.
E já que a sua relação com o criador dos seus cães é tão boa, pergunte-lhe o que é o ZTP e o Korung dos Rottweilers.
Quanto aos profissionais preferirem treinar outras raças que não o Rottweiler, já colocou a hipótese de ser porque a maioria dos exemplares actualmente em Portugal não reúnem as características que tanta fama deram a raça?
Não estou a questionar a sua seriedade como criador, nem os princípios que o movem nesta sua “experiência”, apenas sou da opinião que para fazer criação de Rottweilers é necessário mais do que uma cadela e um cão com bons resultados em exposições de beleza e sem “impedições” morfológicas para a reprodução.
O Rottweiler é sem dúvida uma raça magnífica, mas é curioso que tenha começado a perder as características que o tornaram conhecido como um excelente cão de trabalho, que se deve ao facto de haver pessoas muito “conhecedoras da raça” que decidiram libertá-lo da “escravatura” das provas de trabalho que em alguns países, nomeadamente no país de origem da raça, foram, são e serão, juntamente com o ZTP e Korung, a forma de seleccionar os melhores reprodutores.
Aproveito para lhe desejar boa sorte na escolha dos proprietários para os cachorros, e fico então à espera de o ver aparecer numa prova de trabalho.

PS – Já consegui visualizar a sua página e devo alertá-lo para ter cuidado com algumas das coisas que escreve, como por exemplo com a técnica de mostrar dominância aos cães colocando-se sobre eles – “Alfaroll” -, pois esta para além de difícil de executar em termos físicos, pois não é fácil tombar e manter imóvel um cão que pode chegar a pesar 60 kg contra vontade, e que se efectivamente for muito dominante vai utilizar todos os meios disponíveis (boca, patas, força física) para impedir que o dono se coloque sobre ele. Algumas pessoas que leiam isto no seu site podem tentar pôr em prática esta técnica com os seus cães, colocando em risco a própria integridade física. Esta técnica apenas deve ser executada por pessoas experientes, pois há que garantir que o cão não sai vencedor nunca, caso contrário o efeito será precisamente o contrário do que se pretende.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quinta jan 30, 2003 1:37 am

Viva,

Para AnaS:
Obrigado pelas respostas às minhas questões, mas lamento discordar consigo, pois acho que não está a beneficiar a raça em nada com a ninhada que fez. O seu “beneficiamento” foi feito com base nas características morfológicas dos progenitores quando deviam ser feitas com base nas características da funcionalidade dos mesmos. Nenhum dos exemplares possui prova de trabalho, logo nenhum dos cães pode ser considerado um bom exemplar da raça, pois os Rottweilers são uma raça de cães de trabalho, sujeito por isso a uma prova de trabalho.
Entendo a sua posição, a qual em parte partilho. Contudo, gostava de comentar e trocar algumas ideias. Não posso concordar quando diz:
O seu “beneficiamento” foi feito com base nas características morfológicas dos progenitores quando deviam ser feitas com base nas características da funcionalidade dos mesmos.
Não vamos passar de um “extremo” para outro. O ideal, na minha opinião, seria o casamento de ambas as características, entre outras.

Uma das preocupações que tive, dentro das limitações existentes, foi para alem dos aspectos morfologicos/ Saude, olhar para o caracter/temperamento (do dia-a-dia) de ambos os exemplares. Não me interessa ter uma “beldade” que depois dado o seu temperamento não pode sair de casa nem ver ninguém. Não me interessa ter um cão que na minha presença me obedece cegamente, mas se me distraio...

Pessoalmente, vivo com o temperamento dos cães e não com a beleza ou obediência mecanica. O facto de termos um excelente cão de trabalho, não significa que o mesmo não possa ser agressivo. Assim sendo, na minha opinião, para obter um bom exemplar, há que tentar potenciar as características inerentes à raça e não beneficiar uma em deterimento de outra.

No caso da ninhada em questão onde características como: Morfologia, Saúde, temperamento e referências de trabalho dos antepassados dos progenitores, aliado ao facto da progenitora demonstrar grande disponibilidade para o adestramento (talvez por a avó materna Fenja Vom Hause karg ter sch I) não são características suficientes para se considerar um beneficiamento, bom...então não sei. Vamos optar por exemplares de pelo comprido e pelagem branca, ausência de afogueados, dentição incorrecta e imcompleta, olhos claros, temperamento instável e agressivo, excelente na pistagem, obediência e guarda. Será este o Rottweiler que se pretende?

Uma das minhas “guerras” com o R.C.P. e com o criador em questão, é estarem sempre a falar de morfologia descurando o temperamento/caracter e o trabalho. Se há alguem que fala nisto até ter a garganta seca, sou eu.

Infelizmente, o clube não tem condições para disponibilizar um campo de trabalho. Já sugeri, efectuarem protocolos com diversas escolas de adestramento ao longo do pais, permitindo aos sócios do R.C.P. descontos interessantes. Em paralelo sensibilizar as pessoas para o adestramento/Trabalho. Organizarem seminários.Não é só dizer que portugal não é a alemanha, há que fazer algo para mudar.
E já que a sua relação com o criador dos seus cães é tão boa, pergunte-lhe o que é o ZTP e o Korung dos Rottweilers
Modestamente, sei do que se trata. E pode estar certa que já abordamos esse tema.

Tive a oportunidade, recentemente (2 meses), de falar longas horas com o ex-presidente do clube Austriaco do Rottweiler. Em relação ao trabalho, no seguimento de lhe ter dito que não era apologista de cães escravos de trabalho (canil-trabalho-canil-trabalho), comentou o seguinte:

O excesso de rigor (Alemanha/Austria) no trabalho está na origem de muitos dos incidentes com a raça. A obecessão no trabalho leva a que os cães sejam “isolados” e o contacto com o mundo exterior muito reduzido. Muitos deles afirmam mesmo: Para o cão ser agressivo no trabalho de guarda, não pode ser um cão sociavel. O proprio diz ter presenciado algumas situações desagradáveis em plenas provas. Estamos a falar da opinião e constatação de factos de uma pessoa, ligada há mais de dez anos, à raça e em paises como a Alemanha e Austria.

Foi-me dito do Brasil, existirem casos flagrantes de proprietários (alguns deles criadores) que entregam os seus cães a treinadores profissionais. Estes são os responsáveis pelo seu treino e participação em provas de trabalho. No final, quando vem a taça, o dono dá um grande abraço ao treinador e aparece na foto com o trofeu na mão. O cão nessa altura já está fechado no atrelado pronto a ir para o canil. Lamentavel.

O que me atrai no Rottweiler é achá-lo um cão globalmente completo. O que entendo por completo: Bonito (discutivel), Sensível e Inteligente, Companheiro (brincalhão) familiar, Grande personalidade, Leal, Grande sentido de guarda (quer territorial, quer pessoal) tudo isto aliado a uma excelente capacidade de trabalho.

O Rottweiler, como qualquer outro cão merece uma vida digna e adequada às suas caracteristicas. Neste ultimo caso, não é necessário para tal, torná-lo num mero instrumento de vaidade mas sim no cão equilibrado. Aquele que pode estar ao pé de uma criança e em sociedade, independentemente de ser um cão de trabalho.
Quanto aos profissionais preferirem treinar outras raças que não o Rottweiler, já colocou a hipótese de ser porque a maioria dos exemplares actualmente em Portugal não reúnem as características que tanta fama deram a raça?
Não concordo na totalidade. Existe também sempre a possibilidade de irem buscar a uma linhagem de trabalho, um cão à alemanha e mostrarem aquilo que valem. Claro, é preciso gostar da raça. Volto a dizer: existem raças que permitem uma ascenção mais rápida e paralelamente são bons exemplos e pretextos para o negócio da criação.

Em jeito de desabafo, no que diz respeito ao Rottweiler em Portugal, o problema é as pessoas ainda andarem de costas voltadas a olharem para o umbigo. Não existe um interesse efectivo em conciliar ideias e esforços em prol da raça.
PS – Já consegui visualizar a sua página e devo alertá-lo para ter cuidado com algumas das coisas que escreve, como por exemplo com a técnica de mostrar dominância aos cães colocando-se sobre eles – “Alfaroll” -, pois esta para além de difícil de executar em termos físicos, pois não é fácil tombar e manter imóvel um cão que pode chegar a pesar 60 kg contra vontade, e que se efectivamente for muito dominante vai utilizar todos os meios disponíveis (boca, patas, força física) para impedir que o dono se coloque sobre ele. Algumas pessoas que leiam isto no seu site podem tentar pôr em prática esta técnica com os seus cães, colocando em risco a própria integridade física. Esta técnica apenas deve ser executada por pessoas experientes, pois há que garantir que o cão não sai vencedor nunca, caso contrário o efeito será precisamente o contrário do que se pretende
Só com pessoas interessadas e participativas é que se pode mudar o que quer que seja. Acho a sua crítica muito construtiva o que desde já agradeço. Brevemente, irei efectuar algumas retificações nesse sentido.

Em tempos tive que usar com o Panzer, devido à intolerância com alguns cães, o método em causa.

Desejo-lhe também para si a melhor sorte. Obrigado.

Para Sealords e boerboelfan:

Agradeço o vosso incentivo. obrigado.

Obs - Quanto ao preço da cauda, vamos ver o que se pode fazer...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jan 30, 2003 3:25 am

mas também é giro quando me perguntam a raça dos meus cães e eu respondo calmamente - raça rafeira :D :D será que percebem?

anjaazul
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 30, 2003 8:46 am

Claudio,
Não tenho nada a acrescentar àquilo que tu disseste. Seria bom que todos os criadores pensassem como tu.
O "Rottweiler completo" é aquele que revela o máximo potencial da sua beleza física e de caracter, aliados às suas capacidades inatas para o trabalho.

Continua o teu bom trabalho em prol da raça
Abraços
Paulo C.
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 30, 2003 9:42 am

Ninguém aqui falou em passar de um extremo para o outro, pois se assim fosse eu teria cruzado o meu cão, mas não o faço pois acho que em termos de beleza não é um bom exemplar; mas se tiver que se considerar mais uma das caracteristicas em detrimento da outra deve ser sempre a parte do carácter a mais influente na escolha dos progenitores. Não foi isso o que o Cláudio fez e é isso que eu condeno.
Pelo que diz mostra um total desconhecimento do que é um cão de trabalho, por isso não fale do que não sabe.
Para os outros forenses apenas digo que um cão agressivo ou medroso jamais supera uma prova de trabalho.
A sua cadela tem alguma prova de trabalho? Não me parece, portanto se ela mostra tanta disponibilidade, porque não entrou com ela numa prova para testar verdadeiramte o seu carácter?
Não fale nos antepassados das linhas, pois uma coisa são o que os antepassados demonstraram e outra coisa são as caracteristicas da cadela e do cão em questão. O meu cão também tem antepassados com provas de trabalho e campeões de beleza mas isso infelizmente não faz com que ele seja também um cão de trabalho e um bom exemplar em termos morfológicos. Há que testar os pais, senão era fácil, qualquer cão com antepassados campeões seria naturalmente um campeão e como deve saber não é isso que acontece. Os pedigrees não ganham concursos.

"Vamos optar por exemplares de pelo comprido e pelagem branca, ausência de afogueados, dentição incorrecta e imcompleta, olhos claros, temperamento instável e agressivo, excelente na pistagem, obediência e guarda. Será este o Rottweiler que se pretende?"

Mais uma vez mostra que não sabe o que é um cão de trabalho. É lamentável. :evil:

"Uma das minhas “guerras” com o R.C.P. e com o criador em questão, é estarem sempre a falar de morfologia descurando o temperamento/caracter e o trabalho. Se há alguem que fala nisto até ter a garganta seca, sou eu."

Mas acabou por cair no mesmo erro que eles, não é verdade? A beleza em detrimento do trabalho...

"O excesso de rigor (Alemanha/Austria) no trabalho está na origem de muitos dos incidentes com a raça. A obecessão no trabalho leva a que os cães sejam “isolados” e o contacto com o mundo exterior muito reduzido. Muitos deles afirmam mesmo: Para o cão ser agressivo no trabalho de guarda, não pode ser um cão sociavel. O proprio diz ter presenciado algumas situações desagradáveis em plenas provas. Estamos a falar da opinião e constatação de factos de uma pessoa, ligada há mais de dez anos, à raça e em paises como a Alemanha e Austria."

Veja com os seus próprios olhos como são os cães de trabalho e não "emprenhe" pelos ouvidos. Qualquer um dos meus cães é um cão de trabalho e de guarda e posso garantir-lhe que são mais sociáveis que os seus, e não vivem enclausurados. Falo dos meus e de milhares de cães que anualmente entram em provas de trabalho. Mais uma vez fala do que não sabe...

Enviei uma PM ao Cláudio para que pessoalmente me possa dizer em que beneficiou a raça com este cruzamento.

PauloC: Também gostaria de um dia falar pessoalmente com o Paulo. Talvez nesse dia, o Paulo percebesse porque não concordo com o Claúdio, e porque não concordo com o Paulo quando diz ao Cláudio: "Continua o teu bom trabalho em prol da raça"
Responder

Voltar para “Cães”