Pois... essa de pôr o cão a vomitar depois de mais de 12 horas de digestão... para quê? Que eu saiba a digestão de um cão efectua-se aproximadamente em 9 horas...
O vómito provocado - e para mim o melhor método é o do sal - pode resolver dependendo do tempo e do volume do que o cão engoliu e até da consistência da matéria.
Mas na sequência do que li aqui, pedi a opinião de quem cria cães há quase tanto tempo como eu.
1º - o algodão pode sufocar se dado em demasiado volume (Arcanjo bingo...)
2º - a pessoa com quem falei, confirmou a minha opinião, de que o melhor é "empanturrar" o cão de forma a que a pasta digerida envolva os eventuais fragmentos de vidro e os arraste.
3º - que o melhor mesmo é pedir a ajuda de um veterinário - de preferência, um bom...
Saudações cinófilas
Vítor
O meu cão pode ter comido vidro
Moderador: mcerqueira
A indicação é válida para o vidro e não para agarrar lixo que o animal engula. A minha cadela não engolia vidro sem o mastigar, logo o vidro ía em pedaços pequenos susceptiveis de ferir sériamente o estômago e intestinos. A ideia é esse vidro sair do estomago e não ficar lá. Se funciona mesmo não sei, a minha veterinária diz que sim. Da proxima vez que lá for sempre a questiono mais técnicamente sobre o assunto. Quanto a ossos e afins não tem nada a ver com algodão, só mesmo vidros 

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Foi exactamente isto que pensei, que só funcionava com vidro.LuMaria Escreveu:A indicação é válida para o vidro e não para agarrar lixo que o animal engula. A minha cadela não engolia vidro sem o mastigar, logo o vidro ía em pedaços pequenos susceptiveis de ferir sériamente o estômago e intestinos. A ideia é esse vidro sair do estomago e não ficar lá. Se funciona mesmo não sei, a minha veterinária diz que sim. Da proxima vez que lá for sempre a questiono mais técnicamente sobre o assunto. Quanto a ossos e afins não tem nada a ver com algodão, só mesmo vidros
<p>susana</p>
Penso que ninguém no seu perfeito juizo vá dar um pedaço tal que engasgue o animal.safata Escreveu:1º - o algodão pode sufocar se dado em demasiado volume (Arcanjo bingo...)
2º - a pessoa com quem falei, confirmou a minha opinião, de que o melhor é "empanturrar" o cão de forma a que a pasta digerida envolva os eventuais fragmentos de vidro e os arraste.
3º - que o melhor mesmo é pedir a ajuda de um veterinário - de preferência, um bom...
Claro que a assistência veterinária é aconselhada, fartei-me de dizer isso. Falamos de pronto-socorro por assim dizer.
Mas vou tentar recolher dados mais cientificos. Se é que os há

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Eu por acaso também me falaram da técnica do algodão, mas seria utilizável:
1 - para objectos pontiagudos que tivessem sido recentemente ingeridos e estivessem ainda no estômago
2 - o objectivo seria o objecto ficar envolvido no algodão para não causar irritação ou perfuração das paredes do estômago
3 - mas a actuação não ficaria por aqui, porque a seguir o algodão (com o objecto agarrado) teria que ser retirado, quer provocando o vómito, quer retirando a coisa por endoscopia.
Administrar algodão para depois o deixar seguir pelo resto do tracto intestinal, onde pode causar obstruções, não me parece uma ideia genial ...
1 - para objectos pontiagudos que tivessem sido recentemente ingeridos e estivessem ainda no estômago
2 - o objectivo seria o objecto ficar envolvido no algodão para não causar irritação ou perfuração das paredes do estômago
3 - mas a actuação não ficaria por aqui, porque a seguir o algodão (com o objecto agarrado) teria que ser retirado, quer provocando o vómito, quer retirando a coisa por endoscopia.
Administrar algodão para depois o deixar seguir pelo resto do tracto intestinal, onde pode causar obstruções, não me parece uma ideia genial ...
Ora ainda bem. Já estava aqui a roer-me porque tenho a máxima confiança na minha veterinária. Lógico que a seguir é caminhar para o veterinário. Mas é isso que tenho dito desde o inicío. Isto é "pronto-socorro" para evitar danos mais graves.SeaLords Escreveu:Eu por acaso também me falaram da técnica do algodão, mas seria utilizável:
Fiquei mesmo mais aliviada

Penso que ninguém no seu perfeito juizo vá dar um pedaço tal que engasgue o animal.
Cara LuMaria: quem disse que quem tem cães está no seu perfeito juízo???
"I am convinced that basically dogs think humans are nuts..."(J. Steinbeck)
Bem, voltando ao assunto... eu não sei se quem aqui tem "botado faladura" tem experiência com cães que engolem tudo. Quando eu digo tudo, é mesmo tudo.
Tenho bullmastiffs que comem reamente tudo!!! Desde alhos com casca e tudo, cebola, casca de melancia, pássaros mortos, roupa, etc...
Um deles uma vez engoliu uns collants de vidro... nunca pensei que aquilo esticasse tanto... era ele a fugir e eu agarrado à ponta de um dos pés... Meias dos miudos, já tive que esperar para refazer o par... bem, depois desisti (por razões óbvias) e acabei por comprar mais meias...
Ossos??? Sem conta... Uma cadela de minha criação mas que vendi em cachorra, um dia comeu uma maçaroca de milho... inteira... aí só com uma cirurgia se resolveu o problema, pois fermentou dentro do estômago e inchou... e muito mais coisas comeram que nem me passa pela cabeça...
Portanto quando eu falo dessas coisas, falo com conhecimento de causa. Não é por ouvir dizer...
E este tema começou por causa de pequenos fragmentos de vidro. O animal não engoliu nenhum jarro de cristal Atlantis inteiro. Continuo a defender a ideia de que alimentos que formem uma massa consistente, será a melhor soluçao. Se aparecer sangue nas fezes de forma continuada, se o cão beber muita água (sinal de infecção), então sim: voar depressa para o vet...
E já agora!!! O dono do cão importa-se de nos pôr ao par da evolução da situação??? Obrigado...
Saudações cinófilas
Vítor
Cara LuMaria: quem disse que quem tem cães está no seu perfeito juízo???

"I am convinced that basically dogs think humans are nuts..."(J. Steinbeck)
Bem, voltando ao assunto... eu não sei se quem aqui tem "botado faladura" tem experiência com cães que engolem tudo. Quando eu digo tudo, é mesmo tudo.
Tenho bullmastiffs que comem reamente tudo!!! Desde alhos com casca e tudo, cebola, casca de melancia, pássaros mortos, roupa, etc...
Um deles uma vez engoliu uns collants de vidro... nunca pensei que aquilo esticasse tanto... era ele a fugir e eu agarrado à ponta de um dos pés... Meias dos miudos, já tive que esperar para refazer o par... bem, depois desisti (por razões óbvias) e acabei por comprar mais meias...
Ossos??? Sem conta... Uma cadela de minha criação mas que vendi em cachorra, um dia comeu uma maçaroca de milho... inteira... aí só com uma cirurgia se resolveu o problema, pois fermentou dentro do estômago e inchou... e muito mais coisas comeram que nem me passa pela cabeça...
Portanto quando eu falo dessas coisas, falo com conhecimento de causa. Não é por ouvir dizer...
E este tema começou por causa de pequenos fragmentos de vidro. O animal não engoliu nenhum jarro de cristal Atlantis inteiro. Continuo a defender a ideia de que alimentos que formem uma massa consistente, será a melhor soluçao. Se aparecer sangue nas fezes de forma continuada, se o cão beber muita água (sinal de infecção), então sim: voar depressa para o vet...
E já agora!!! O dono do cão importa-se de nos pôr ao par da evolução da situação??? Obrigado...
Saudações cinófilas
Vítor
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram
Olá a tds, srs e sras o meu mt obrigado pelas vossas opiniões.
O Horácio comeu mt e andou a defecar tipo fabrica cmg atras a inspeccionar os dejectos com um pauzinho para melhor averiguar, conclusão: O canito está optimo cheio de genica e com vontade de fazer mais tropelias, n foi possivel utilizar nenhuma das tecnicas descritas pq ja tinham passado quase 24 horas dsd a ingestão do dito vidro.
Portanto desta ja nos escapamos ufaaaa
Ah o soro fisiológico foi para despachar aquele açucar td
O meu mt obrigado
Luisa
O Horácio comeu mt e andou a defecar tipo fabrica cmg atras a inspeccionar os dejectos com um pauzinho para melhor averiguar, conclusão: O canito está optimo cheio de genica e com vontade de fazer mais tropelias, n foi possivel utilizar nenhuma das tecnicas descritas pq ja tinham passado quase 24 horas dsd a ingestão do dito vidro.
Portanto desta ja nos escapamos ufaaaa

Ah o soro fisiológico foi para despachar aquele açucar td
O meu mt obrigado
Luisa
Se é Luisa só pode ser boa pessoa!dogville Escreveu:O meu mt obrigado
Luisa

Ainda bem que está tudo bem com ele. Continue atenta às fezes e se as vir mais escuras que o habitual fale com o veterinário

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram
Eheheh olha uma associação de Luisas
hummm ainda devemos ser algumas...ja agora Lu, o meu maria tb é dp , so podemos ser optimas pessoas
Um abraço
Luisa

Um abraço
Luisa
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Bingo dois.SeaLords Escreveu:
E já agora...sim, há muita gente chalada o suficiente para encher um animal com algodão suficiente para estofar um peluche.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>